18 setembro 2012

Porquê Jesus?

«Tanto Jardel como Miguel Vítor são dois jogadores com capacidade forte no jogo aéreo. Claro que o Jardel é mais forte que o Miguel Vítor nessa característica. Trabalhámos durante a semana para que estejamos adaptados a essa situação de jogo»

Deu-me um nó na garganta agora ao jantar, quando ouvi o Jesus proferir estas afirmações, na conferência de imprensa que antecede o jogo para a Liga dos Campeões frente ao Celtic de Glasgow. Como é possível um técnico de elite ter este tipo de raciocínio para explicar quem deverá ser o central titular frente à equipa escocesa?

Reparem, que ele basicamente disse que o Miguel Vítor é pior que o Jardel, no que toca ao jogo aéreo. Olhando para os dados estatísticos de um e de outro jogador, no mínimo é discutível... se não for mesmo ao contrário do que o Jesus disse. Em que é que o Jesus se baseia para proferir tamanha afirmação?

Mas, mesmo que tal fosse verdade, como sentirá o Miguel Vítor após esta sentença do seu treinador? Qual será a sua motivação, quando o seu treinador já o vê como o 4º central? Mais, qual será a "cara-de-pau" do Jesus, se um dia só poder utilizar o Miguel Vítor (conforme aconteceu na época passada) e tiver que motivar o seu pupilo a fazer uma grande exibição depois de já ter sentenciado a sua opinião sobre o atleta? Será que nessa altura para o motivar vai dizer o que não pensa realmente?

E isto para não falar de dar trunfos ao adversário em termos de conhecimento táctico e técnico dos seus próprios jogadores...

É de mau líder não saber integrar e fomentar um grupo coeso de trabalho.
Miguel Vítor e Jardel são dois excelentes centrais, cada um no seu estilo
de jogo. Um poderá ser mais forte que o outro em várias vertentes do
futebol. Contudo, um técnico nunca pode vir à praça pública fazer um juízo
de valor como fê-lo agora, pois corre o risco de até equivocar-se na
sua avaliação, como também estar a minar o seu grupo de trabalho e
em último o seu próprio trabalho
.

Já agora, e ainda sobre a conferência de imprensa, o jogo frente ao Celtic e as opções de Jesus, gostava de poder ter feito uma questão: porque é que andámos na pré-temporada a treinar um Djaló adaptado a lateral direito, quando já toda a gente sabia que ele iria para outro lado jogar? Porque não ter-se apostado logo no jovem João Cancelo?

São tudo questões que gostaria de perguntar ao treinador encarnado. E vocês o que acham disto?

1 comentário:

  1. Concordo plenamente. Por mim, a única coisa que me descansa é que esta temporada vai ter fim! Mas já estou a preparar os analgésicos!

    ResponderEliminar