08 setembro 2012

Os problemas desta selecção

João Moutinho, Raul Meireles e Nani são para mim os grandes problemas desta selecção nacional.  Vejamos porquê.



Enquanto os primeiros dois são médios muito semelhantes e são médios predominantemente de transição, estes acabam por terem grandes dificuldades em fazer posse de bola, mas também menor criatividade e pior qualidade no último passe para assistir o trio da frente na criação de lances de golo. Estas limitações são ainda mais transparentes quando a selecção nacional joga frente a adversários mais fechados e organizados.

Já quanto ao "extremo" Nani, o problema é outro. A meu ver, o rendimento do Nani neste ano tem sido paupérrimo. Tem marcado alguns golos decisivos, é certo, mas está para a nossa selecção nacional como o "soneca" Geovanni estava para o Glorioso há umas temporadas atrás. Ou seja, joga quando lhe dá na real gana.

Ora, para aproveitarmos as potencialidades de um dos melhores do mundo na actualidade, o Cristiano Ronaldo, na sua plenitude, este deveria e necessita de ser mais bem acompanhado tanto ao lado como atrás.

Na linha da frente, ontem gostei imenso do trabalho do Hélder Postiga que foi incansável na pressão e no tentar descer para jogar para os colegas, embora ainda possa e deva fazer mais. O Ronaldo, esse foi igual a si próprio e o seu maior adversário foram os postes da baliza luxemburguesa. Faltou foi o Nani desequilibrador e assistente no tridente da frente. No entanto, penso que a forma física e mental do camisola 17 está longe de ser a necessária para este tipo de jogos. Percebo que o treinador deva dar sempre um sinal de confiança ao jogador, mas há no banco outras soluções sedentas de serem alternativas e em busca de uma oportunidade. Varela ontem provou isso mesmo. Mas, gostaria num futuro próximo ver o Hélder Barbosa, o próprio Pizzi e até mesmo o regresso do Danny a essa posição. Por outro lado, pergunto-me se a posição do Nani é mesmo a de extremo direito ou esquerdo, ou será que ele no centro atrás do avançado não poderia renascer como jogador?

No meio-campo, embora o sacrificado nas substituições tenha sido o Miguel Veloso, talvez vítima da falta de movimentações para abrir linhas de passe do Moutinho e Meireles, demasiados estáticos ontem à noite, e como tal com várias perdas de bola por passes interceptados pelo adversário, penso que o problema reside nesta dupla de oitos que joga à sua frente. Falta-nos um elemento mais criativo naquele tridente do meio-campo. Será Hugo Viana? Será o Ruben Micael? Será o próprio Nani, conforme escrevi anteriormente? Ou futuramente será o Carlos Martins? Ou o Danny? Ou até mesmo o Manuel Fernandes? Sinceramente, eu penso que sim! Falta-nos é saber qual dos dois é que sairá... a meu ver seria o Raul Meireles.

Quanto à defesa, gosto do nosso quarteto defensivo, muito embora ele possa e deva render muito mais. Rui Patrício esteve muito bem numa ou noutra situação, transmitindo segurança entre os postes.

Será que o Paulo Bento irá perceber estes erros ou irá continuar a insistir nesta situação até que um resultado comprometedor aconteça? Esta pergunta faz todo o sentido, pois a maioria dos treinadores só faz este tipo de alterações com resultados negativos, mesmo que os resultados anteriores, embora positivos, não tenham sido nada convincentes...

2 comentários:

  1. hoje fiquei a conhecer o Guerreiro

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Espero que tenhas gostado. ;)

      E então, o que achas do tema? É que penso que o Moutinho e o Raul Meireles no mesmo meio-campo... resulta em certos jogos, mas face a equipas mais fechadas... eu torço o nariz. Ainda para mais com um "trapalhão" Nani.

      Acho que o Paulo Bento tem o direito de mudar e experimentar alguém no meio-campo com mais criatividade (quem sabe se não é essa a posição do Nani?) e reforçar a ala com alguém que esteja mais confiante, mesmo que não tenha o nome do habitual titular.

      Abraço

      Eliminar