04 março 2017

Que azar!


... ainda por cima nesta fase importante da época!


«Lesões? O que podemos fazer? Ainda ontem um jogador que estava a ter um bom rendimento se lesionou e tem ali para três semanas.»
Por Luís Filipe Vieira
Foi com estas palavras que o presidente encarnado informou o afastamento de Filipe Augusto durante esta fase importante da época, devido à entorse no pé direito que o deixará de fora frente ao jogo desta noite frente ao Feirense, mas também frente ao Dortmund e Belenenses. Para a recém contratação de inverno é um duro golpe. Não só porque o jogador já de si tem um histórico de lesões que começa a fazer com que muitos desconfiem dele para o alto nível, como também, e, precisamente num momento que poderia mostrar-se ao treinador e aos adeptos, para que pudessem contar com ele, tem este infortúnio.

Para piorar a situação, o meio-campo encarnado começa a entrar num cenário de enorme preocupação. Neste momento, Fejsa está a recuperar de uma entorse. O André Horta já não joga há muito tempo, pelo que está sem ritmo de jogo. Sobra-nos Samaris e Pizzi para o onze titular. Há ainda o André Almeida. E, não podemos esquecer que o camisola 21 está em risco de poder ficar fora do clássico daqui a três semanas se vir um amarelo frente ao Belenenses. Depois, se quiserem limpar os amarelos do Luís Miguel hoje frente ao Feirense, quem fará a posição 8 frente aos azuis de Belém? É que, conforme escrevi atrás, o camisola 8 está sem ritmo de jogo...

Onde está o Nélson Semedo nesta convocatória? E, não! Ele não está lesionado!
Assim, como o Jonas...

Face à lista de convocados do Benfica para o encontro em Santa Maria da Feira, contra a equipa local, o destaque vai para ausência de Nélson Semedo e o regresso de Jonas à convocatória, para além dos lesionados Fejsa, Grimaldo e, mais recentemente, de Filipe Augusto. A primeira pergunta que colocaria ao leitor é: em quem apostariam para lateral direito esta noite? André Almeida ou Pedro Pereira? A segunda pergunta seria: colocariam o Jonas a titular ao lado do "Muitosgolos" ou manteriam a aposta no Rafa? E, tentando ser um pouco mais audaz: manteriam o Carrillo no onze, ou retornavam o Salvio? Pessoalmente, apostaria no jovem lateral direito português em vez do André Almeida. Aliás, acredito que desde que o camisola 23 entrou no clube, no início deste ano, que o "Almeidinhos" deve estar a treinar-se como médio, sobretudo, porque o Benfica está a entrar numa fase em que haverá muitos jogos em que terá que jogar com um duplo pivô a meio-campo (transformação do 4-4-2 para o 4-2-3-1).

Relativamente ao ataque, manteria o Rafa. O internacional português precisa que se mantenha como aposta. Ele está a ter as dificuldades normais de um jogador que chega a um clube que tem uma forma de jogar singular em Portugal: ataque continuado. Eu acredito que ele tem as características necessárias para vingar naquela posição. Terá que ter mais paciência e escutar mais os seus treinadores que deverão estar a analisar o que ele tem feito de bem e mal naquela posição. Quanto ao Jonas apostaria apenas na segunda parte deste encontro. Jogando com o camisola 27 no ataque, apostaria numa dupla de falsos extremos nesta partida, ou seja, Carrillo e Zivkovic. Deixaria o Salvio a "salivar" para o encontro em Dortmund. Contudo, daria uns minutos a Cervi, para ver qual seria a sua resposta face a este momento do Zivkovic... Sobra-nos uma última substituição, que daria a André Horta, se estivéssemos em vantagem já na segunda parte. Caso contrário, apostaria no camisola 9!

O meu onze encarnado frente ao Feirense, com as
respectivas substituições.



P.S.: Não queria deixar de demonstrar a minha total solidariedade com o que o Rui Vitória disse sobre a arbitragem, ontem na conferência de imprensa.


15 comentários:

  1. NÃO. Está mais que provado que Rafa não rende nessa posição. Aliás, entristece-me ver tantos benfiquistas com blogs e tudo ainda apaparicarem absurdos destes. Francamente, o que é que vocês têm na cabeça?! De que é que precisam para enxergar absurdos como este?! Absurdos de um treinador que é um grande homem, um senhor, mesmo, com estrelinha do tamanho da Luz, mas um desastre tacticamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó José Batista, diz-me lá quem te disse que a única opinião correcta é a tua?!

      O Rafa não rende nessa posição porque fez meia dúzia de jogos, ainda por cima de forma intermitente, ou seja, ou era titular, ou era substituto, e sempre jogando aqui e ali no tempo?!

      Mais, porque não tentas perceber que eu não estou apenas a dizer para o Rafa ser titular, mas também estou a dizer que devemos jogar com extremos falsos. E, sabes porque o faço? Porque é precisamente com esse tipo de jogadores que o Rafa poderá ter mais espaço para fugir entre os centrais e os laterais adversários, podendo assim explorá-los e facilitar-lhe a vida como segundo avançado, numa altura que o seu jogo de costas para a baliza está a ser trabalhado.

      Aliás, não se pode esperar milagres sem trabalho. Tal como o Gonçalo Guedes na época passada parecia não render nada a segundo avançado e se não fosse a insistência e o trabalho da equipa técnica com o miúdo, neste início de temporada, talvez não estivéssemos onde estamos agora, face ao seu rendimento naquela posição.

      Eliminar
  2. E já agora, Cervi é um enormíssimo flop.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deves ser daqueles que pensa que os jogadores são máquinas ou avatares de jogos de futebol que rendem sempre o mesmo... O miúdo é outro que precisa de crescer.

      Já agora, escreve bem o que te vou dizer: daqui a umas semanas, estarás a dizer algo parecido do Zivkovic, quando o sérvio baixar um pouco o nível do seu jogo e fizer maus jogos...

      Sabes porque isso acontece? Porque são miúdos. Têm muito aprender. Primeiro, emocionalmente, pois quando sentem dificuldades normalmente quebram e ficam ali meio atordoados sobre como superar as dificuldades. Segundo, a nível de inteligência de jogo. Quando chegam ao onze, vêm sempre com enorme energia e isso disfarça muitas vezes as más decisões ou falhas técnicas. Mas, os adversários ajustam-se e acabam por anulá-los e até aproveitar as suas lacunas. É o que tem acontecido ao Cervi. Agora, cabe verificar a resposta do argentino. E, essa resposta quando é positiva, quase sempre é acompanhada por um crescimento na inteligência de jogo do jogador. Vê o exemplo do Gonçalo Guedes.

      Eliminar
  3. O Nelsinho está castigado, quinto amarelo.

    Feirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Feirense. Pensei que tinha cumprido o castigo na taça de Portugal, mas isso já não vale... ;)

      Por quem estás a torcer hoje?

      Eliminar
  4. Dom Salvio, em 20 minutos:

    - deu um contra-ataque ao Feirense
    - roubou um golo certo ao Mitroglou

    É simplesmente indefensável a sua titularidade!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ofereceu um golo certo ao Mitroglu, após ter roubado a bola ao guarda-redes deles....

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Pelo que tenho lido isso foram só mesmo 20 minutos. Foi uma exibição de luxo pelo que se lê.

      Depois quem andava por aí a dizer que o tipo tem o critério de uma batata é que era maluco...

      Eliminar
    3. Lol! Nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

      😉

      Eliminar

  5. Entretanto não comentei o artigo em si. Horta desaparece por lesão e depois nunca mais calça. É certo que está difícil para uma equipa a quem é permitido enfiar patada atrás de patada, sem que nunca nenhum adversário tenha de temer ser admoestado, mas acho que está na hora de Horta recomeçar a contabilizar minutos no final das partidas, para se ir inserindo.

    A lesão do FA foi uma infelicidade do catano, até porque parece que se lesionou sozinho. Estava a ser uma agradável surpresa e a integrar-se bem. Grimaldo também continua a usa praga...

    Cervi apesar de tudo começa a jogar mais minutos em cada partida e pode estar mais perto de disputar activamente um lugar no 11 inicial. Pode ser que assim o Sálvio esteja mais perto da bancada, mas não nos iludamos!

    Não está fácil isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem assim RB. O Horta recuperou já em janeiro. Jogou contra o Leixões para a taça na Luz e ficou lesionado novamente. Fim de janeiro, chega o Filipe Augusto que é perfeito para o tipo de jogos que iríamos ter na Champions. Com o Pizzi em grande forma e mais o Fejsa e o Samaris a darem cartas não havia necessidade de apostar no Horta.

      Agora sim. E é bom que ele esteja preparado porque até poderá ter que entrar já frente ao Porto.

      Eliminar
    2. «Jogou contra o Leixões para a taça na Luz e ficou lesionado novamente.» - Como eu disse, "desaparece por lesão".

      Entretando FA está na comitiva para o BVB. Bluff ou boas notícias?

      Eliminar
    3. My bad RB. Entendi a frase como crítica à sua não aposta.

      Quanto ao FA... para mim é bluff.

      Eliminar