20 janeiro 2016

Taça da Liga...


Devido à vitória magra, muitas críticas foram levantadas à equipa de Rui Vitória. Na sua maioria injustas.



Também eu gostava muito que o Benfica tivesse goleado e feito uma exibição de encher o olho. Mas, nem sempre isso é possível. O adepto encarnado e o crítico de circunstância, têm a tendência constante para esquecerem-se que a actual equipa titular do Benfica é na verdade a equipa de suplentes. Assim sendo, é importante entenderem que ontem quem jogou no estádio do Oriental foi, nada mais, nada menos, que os suplentes dos suplentes. Ou seja, a equipa de reservas.

Rui Vitória apostou nesses jogadores menos utilizados porque simplesmente precisa de ter mais opções para a equipa habitualmente titular. Com o Luisão e o Gaitán estarem a 15 dias de ficarem recuperados a 100%, com Salvio ainda sem data de regresso, foi com naturalidade que ele quisesse apostar em Nélson Semedo e Sílvio neste encontro. Para os mais desatentos, o Benfica tem jogado com uma adaptação à lateral direita, chamado André Almeida. É por isso fundamental que tanto Nélson Semedo como Sílvio ganhem o mais rapidamente, ritmo de jogo.

Mas, e quanto a Grimaldo? Porque não foi aposta quando até está bem fisicamente? É simples pessoal, o catalão acabou de chegar à Luz e está a entrar agora no grupo de trabalho. O tempo para formar e formatar o jogador para o nosso modelo de jogo não é o melhor. É mais fácil e seguro recuperar Nélson Semedo e Sílvio do que propriamente apostar no catalão. É que com a recuperação de Semedo e de Sílvio, o Rui Vitória ganha dois internacionais A por Portugal, mas acima de tudo recupera os meses de trabalho já desenvolvidos com estes dois. E, isto é fundamental para que o Benfica entre forte e coeso em Fevereiro. Reparem que tanto André Almeida como o Sílvio poderão dar uma perninha na lateral esquerda, sobretudo nos jogos mais complicados e em que o Eliseu por um motivo ou outro não possa ser o titular. Quanto ao catalão, é continuar a treinar no duro e que decerto que o Rui Vitória irá apostar nele durante os jogos, sobretudo, os mais fáceis para que o impacto seja em crescendo com a confiança.

Outra crítica injusta tem sido apontada ao sérvio Djuricic. O rapaz não joga pelo Benfica desde os 15 minutos finais no Bonfim frente ao Vitória de Setúbal, e mesmo nesse curto espaço de tempo em campo ainda arranjou forma de oferecer um golo cantado ao avançado encarnado de então. Como é que queriam que ele fizesse uma exibição de encher o olho se tem jogado pouco? Ainda por cima num campo tão pesado como o de ontem? Temos de ser um pouco mais condescendentes com os jogadores. Eu sei que o sérvio também tem as suas falhas - que até já originaram ele perder a titularidade no jogo frente ao Nacional da Madeira no primeiro encontro do Benfica nesta edição da Taça da Liga - mas, o rapaz tem imenso talento e bem enquadrado será o substituto ideal de Jonas. O Djuricic tem um futebol de dois toques espectacular. Ainda ontem deu para notar isso sempre que a bola chegava lá à frente. E, tem também muito golo, conforme o seu histórico pelo Heerenveen comprova. O que ele precisa é jogar com mais regularidade para ir pegando o lugar. Um pouco como fizeram com Carcela.

Escrito isto, algumas outras notas sobre a equipa encarnada:

  • Ederson surpreendeu-me pela positiva. É preciso ter muita qualidade enquanto futebolista, para exibir-se ao nível que se exibiu, tendo em conta que raramente joga. Claramente a dar indicações que se pode contar com ele no futuro... próximo!
  • Lindelöf sem deslumbrar muito, cumpriu com o que devia fazer. Chamo particular atenção para a forma como Lisandro comandou e bem a linha defensiva. Tal como eu já esperava aqui na pré-época.
  • Semedo e Sílvio estão a recuperar o ritmo de jogo e a melhor forma física. Este jogo foi importantíssimo para tal. Dentro de 3 a 5 jogos consecutivos estarão no seu melhor.
  • Samaris disse presente e foi um guerreiro no meio-campo. A meu ver o melhor jogador encarnado nessa zona do terreno. Talisca foi uma boa surpresa não só pelo golo, como por alguns pormenores a meio-campo é claramente o substituto de Renato neste momento. Mas, tem de evitar perder a bola naquela zona do terreno como fez uma vez na 1ª parte.
  • Não gostei de Carcela e de Gonçalo Guedes no jogo. Eles têm de ser muito mais criativos e também objectivos. Muitas perdas de bolas a meio-campo devido a estes dois.
  • Até gostei do Djuricic tendo em conta o que ele (não) tem jogado. Tentou quase sempre dar linhas de passe sem bola. Com bola tentou sempre decidir simples e rápido e quase sempre bem. Faltou-lhe quem acompanhasse-lhe mais atrás (Talisca, Guedes e Carcela). Quanto ao Mitroglou, pareceu-me que poderia e deveria ter feito mais.
  • Sobre as substituições: Pizzi melhorou um pouco o jogo do Benfica, mas não tanto como seria de esperar, Renato Sanches deu outra energia a meio-campo e Jiménez entrou bem ao dar maior mobilidade no ataque.

6 comentários:

  1. Não consegui ver quase nada do jogo. O stream estava quase sempre a bloquear.
    De qualquer das formas a obrigação foi cumprida.

    PS: Renato por 65 milhões ao Manchester United? Que te parece? Gostava que fizesses um post para discutir o que se deve fazer. Seria uma discussão interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o United dar esse valor por ele é porque o desejam muito, como tal deverão oferecer-lhe um contrato que o Benfica dificilmente poderá igualar. E isso é meio caminho para a cabeça do jogador começar a flutuar.

      Eliminar
    2. Para mim essa questão das propostas irresistiveis tem sempre solução. Era termos um suplente á altura. Porque repara... se vendemos o Renato ao United ficamos sem médio-centro (quer dizer...podemos meter lá o Pizzi, mas não é a mesma coisa). Será que vendê-lo já beneficia o jogador e o Benfica? Não será melhor esperar 2 ou 3 anos? Tendo sempre em consideração que o jogador evolui normalmente.

      Eliminar
    3. Kamikaze, nós até temos suplente à altura. Esta época tem sido de transição e se não tivesse havido alguns problemas com lesões, Samaris poderia ser neste momento o tal médio-centro. Lembras-te de quando fomos ao Porto?

      Depois, estou convicto que no início da temporada quem seria o tal suplente vindo da formação não era propriamente o Renato Sanches, mas sim o João Teixeira. Até mesmo o Guzzo fez a pré-época para uma avaliação. E, isto só falando de jogadores dentro do mesmo perfil de médio-centro das últimas temporadas.

      Podemos inclusive adoptar outro tipo de sistema (dentro do 4-4-2), para articular melhor os jogadores. Por exemplo, penso que o Pizzi poderá render imenso dentro deste 4-4-2 mais tradicional como falso extremo esquerdo, mas num 4-4-2 com o meio-campo em diamante, poderá ser uma solução interessante na direita, um pouco à imagem do que acontecia em 2009/2010.

      Outra solução será efectivamente ir ao mercado. Pessoalmente, nessa situação tentaria verificar a situação do Manuel Fernandes no Lokomotiv de Moscovo.

      Eliminar
    4. É verdade. O Samaris pode fazer essa posição, neste momento não sei se era fácil voltar a ser um "8" pois já não joga nessa posição há 2 anos. Outra questão é: Mas afinal é ou não para apostar na formação?

      Sinceramente não vejo o João Teixeira a assumir um lugar na equipa A.

      Mudar para 4-4-2 acho que até poderia fazer efeito. Pode ser uma boa solução de facto.

      Ir ao mercado é o que devemos fazer agora para enfrentar o resto da época (principalmente o próximo mês e meio que será decisivo). Continuo a bater na tecla da contratação de um médio box-to-box. Mas conhecendo o Vieira não acredito que se venha a verificar.

      Eliminar
    5. Correção: Mudar de sistema acho que até poderia fazer efeito...

      Eliminar