14 janeiro 2016

Não há problema!


Caso se confirme o empréstimo de Victor Lindelöf, temos o Steven Vitória!



O campeão europeu de sub21 em 2015 e considerado o melhor lateral direito dessa competição, tem a possibilidade de ser cedido à equipa do Middlesbrough neste mercado de Inverno. Trata-se pura e simplesmente da melhor equipa da 2ª liga inglesa, o Championship. No entanto, e conhecendo a equipa de Aitor Karanka, que está repleta de defesas com qualidade, pergunto quais as reais hipóteses do jovem sueco ter efectivamente tempo de jogo. É verdade que a experiência será de um semestre (isto se não houver cláusula de compra no final do empréstimo), pelo que em caso de não jogar até poderá ser rentável, uma vez que o jovem irá experimentar outro futebol, o que o fará crescer enquanto jogador e homem.

Pessoalmente, no lugar de Rui Vitória e de Hélder Cristóvão, estaria um pouco reticente na medida que ele poderia ser trabalhado e melhor acompanhado sob nossa supervisão. Um central de equipa grande é muito diferente de um central de equipa mais pequena. Logo à partida um central de equipa grande ocupa na maior parte do tempo de jogo a posição equivalente a de um médio-defensivo. Mas, não é apenas o seu posicionamento. É também as funções que desempenham no processo ofensivo, onde são invariavelmente os primeiros construtores de jogo. Já numa equipa mais pequena, esses só são vistos no meio-campo. Como podemos ver, o trabalho de treino numa e noutra equipa com os centrais será diferente. E, é esse o meu maior receio, ou seja, se o Lindelöf não se vai perder do ponto de vista técnico e táctico neste tipo de empréstimos. A minha esperança quanto ao Middlesbrough está no seu treinador: Aitor Karanka. Para quem não o conhece, este espanhol foi capitão do Real Madrid, uma equipa grande, onde os centrais eram os primeiros organizadores de jogo.

Mas, temos Steven Vitória. O luso-canadiano acabou de chegar à Luz depois de terminado o seu empréstimo aos Philadelphia Union. É um central bem experiente e que tem uma grande cumplicidade dentro de campo com o Jardel. Lembram-se deles dois em 2013-2014 fazerem alguns jogos na equipa B, pois eram suplentes de Luisão e Garay? Pois bem, grande parte do sucesso da equipa B, nesse ano deveu-se e muito à coesão que estes dois deram ao eixo defensivo. Ora, porque não repetir um pouco dessa fórmula? Da parte do Vitória, não estou a ver grande problema de voltar a jogar na equipa B, nem que seja para ir ganhando forma física e ritmo de jogo, pois já está parado à algumas semanas (pelo menos há um mês). Os miúdos da B e Hélder Cristóvão iriam gostar de poder contar nos próximos tempos com um jogador deste calibre, que é um líder na defesa. Algo que tem faltado àquela equipa. Por outro lado, e estando a jogar na equipa B, isso não significa que não possa ser chamado à equipa principal. E, aí só dependerá dele em conseguir o seu lugar ou não. Tomara que todos os nossos problemas fossem estes...

5 comentários:

  1. Concordo com a teoria da forma de jogar de equipa pequena, mas no championship o Midlesbrough joga para subir, ou seja, é grande no campeonato que disputa.
    E relembrar que a segunda divisão inglesa não é uma segunda portuguesa, com todo o respeito que a mesma merece.

    Miguel F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Miguel. Por isso, não vejo que seja muito mau o empréstimo do Lindelöf. Depois como temos o Steven Vitória, fica tudo mais facilitado em termos de ter alguém para uma eventualidade.

      Eliminar
    2. Até porque neste caso formar jogadores é prioritário... os resultados vêm num segundo plano, embora sejam também importantes.

      Eliminar
  2. https://m.youtube.com/watch?v=B8qUv4zEz44

    Vejam e apreciem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande video... mais um do Guilherme Cabral. ;)

      Eliminar