04 janeiro 2016

Abriu o mercado de inverno


O jovem lateral esquerdo catalão, ex-Barcelona, foi a primeira contratação do Benfica neste mercado de inverno. Que saídas e entradas poderemos esperar mais em Janeiro?



As últimas contratações...

Grimaldo: o primeiro reforço
A posição de lateral esquerdo à muito que era apontada como um dos calcanhares de Aquiles da equipa encarnada. Já no verão passado fazia referência a isso aqui, dando como possíveis soluções o Raphäel Guerreiro, o Juan Vargas e o Fábio Coentrão. O Grimaldo acaba por ser um misto de Juan Vargas em termos de custo, com a juventude e potencial de Raphäel Guerreiro e o desejo de ser o sucessor de Fábio Coentrão. Nesse contexto, foi uma excelente aquisição, pois enquadra-se perfeitamente na nossa política de contratações.

Muitos Benfiquistas, franziram o olho, pois preferiam jogadores do nível do Guilherme Siqueira. No entanto, este não veio para a Luz pelo mesmo motivo que não ficou na época passada: elevado custo em massa salarial. E quer gostemos ou não, a aposta numa solução "moneyball" do Eliseu só dá razão à direcção sobre essa decisão. De facto, face ao racio custo/rendimento do internacional português com o agora lateral esquerdo do Atlético de Madrid, os números são bem mais vantajosos para o primeiro (a diferença de rendimento de um e de outro não é assim tão proeminente que justifique o elevado custo no brasileiro).

Outros adeptos encarnados, questionavam o porquê de apostar em Grimaldo quando se tem um Pedro Rebocho nos quadros da equipa B. Ora bem, a observação é bastante pertinente, mas também tem resposta: redundância de aposta, implica duplicação de taxa de sucesso com um jovem jogador. Ou seja, à sempre uma certa incerteza nas projecções de jovens talentos com potencial para serem futuros jogadores de futebol. Uns conseguem lá chegar e outros perdem-se na transição para o futebol sénior. Ao termos dois, não só estamos a duplicar a probabilidade de sucesso, como também estamos a aumentar a competitividade. Com isto, estaremos a aumentar o ritmo de crescimento destes jogadores e isso implica melhores performances desportivas da equipa. Mais a mais, olhando para o peso do Rebocho na equipa B, desfalcando-a assim sem ter alguém jovem, mas maduro, numa defesa já de si muito imatura, seria o descalabro. Assim sendo, Grimaldo até poderá rodar com Rebocho na posição de lateral esquerdo na equipa B, quando este for chamado à equipa principal. Já repararam que com uma contratação acabamos por estar a fortalecer duas equipas?


Cervi: vem ou não vem já?
Cervi já assinou contrato com
o Benfica.
O jovem extremo esquerdo argentino será o sucessor do Nico Gaitán. Joga na mesma posição e em termos técnicos é superbo. O seu clube pretende que ele só venha para o Benfica em Junho e sinceramente, é o preferível até para o Benfica. Por mais que queiramos, sem a saída de Gaitán e com um Carcela cada vez mais entrosado e identificado com o clube, o espaço que o argentino teria neste momento, seria idêntico àquele que Nuno Santos teve nestes primeiros seis meses, ou seja, quase nenhum.

Isso para mim iria quebrar a evolução do jovem extremo, que com aquela idade precisa é de jogar. Agora, é preciso definir questões burocráticas como por exemplo, quem é que lhe vai pagar o salário que ele tem a receber com este novo contrato? Ou saber se o contrato pode ser estendido em termos de duração por mais 6 meses por causa deste "atraso"? Outra questão: o jogador aceitaria jogar na equipa B?


Arrumando a casa...

Vitória: vender ou emprestar?
Steven Vitória deverá ser
vendido ou emprestado.
O central Steven Vitória, que poderá jogar futuramente pela selecção nacional do Canadá, retornou ao Benfica após o empréstimo à equipa americana dos Philadelphia Union. Não é um mau central. Recordo que foi o esteio da defesa do Estoril de Marco Silva. É exímio nos lances aéreos e nas bolas paradas, nomeadamente nos livres e grandes penalidades. Foi o central goleador da liga portuguesa à umas temporadas atrás. Sendo assim, é um jogador com alguma qualidade. Tiraria o lugar a um dos titulares neste momento? Sinceramente, não! Mas, o interesse da Fiorentina em Lisandro e o possível grande encaixe financeiro daí resultante poderá equacionar a manutenção do Steven Vitória. Pessoalmente, vejo mais futuro no Lisandro do que no Steven. Ou seja, quando Luisão estiver clinicamente apto, acho muito mais difícil ele tirar o lugar ao argentino, do que propriamente ao luso-canadiano se for ele quem estiver a jogar. Assim sendo, preferia uma venda ou até um empréstimo com custos suportados pelo clube emprestado.


Lindelöf: empréstimo ou equipa B?
Victor Lindelöf será
reforço para a equipa B.
O melhor lateral direito sub21 do último europeu não tem jogado muito na equipa principal encarnada. Começou a temporada como 4ª opção para central, mas é a 3ª após a lesão de Luisão. Já vimos que em circunstâncias normais será opção para titular apenas nos confrontos da Taça da Liga e muito provavelmente nesta fase de grupos desta competição. Quando chegar a fase de decisão, Rui Vitória deverá apostar na dupla habitualmente titular. E, poderá inclusive fazer recuar o Fejsa para essa posição. Sendo assim, estamos a falar de um universo de 3 jogos, mais uns quantos até final da temporada. Por isso mesmo, faz sentido questionarmos sobre um possível empréstimo. Pessoalmente, prefiro mantê-lo por perto, para poder moldá-lo como jogador ao meu sistema de jogo. E, tendo em conta os resultados da equipa B, ele jogaria sempre que não fosse convocado na equipa de Hélder Cristóvão. Aliás, como tem feito nos últimos tempos. Poderá ser o reforço que a equipa B precisa para fazer uma segunda volta épica, ao mesmo tempo que prepara o seu caminho na equipa principal.


Cristante: o melhor será emprestar
Vender Cristante? Não!
Mas, emprestar? Sim!
O internacional sub21 italiano é um jogador que tem muito cartel na liga italiana. Para mim o ideal é emprestá-lo a um clube que possa jogar assiduamente, pois ele neste momento precisa apenas de jogar para poder evoluir. No Benfica está tapado por Fejsa, Samaris e André Almeida naquela posição "6", a de médio-defensivo. Questiona-se se o Bryan poderia jogar a médio box-to-box? Poder até podia, mas neste momento parte atrás de Samaris, Renato Sanches e Talisca que têm sido os jogadores que têm jogado nessa posição "8". E, ainda há o João Teixeira para essa posição. Ou seja, realisticamente, as hipóteses de ele jogar com regularidade são muito diminutas, e para fazer 5 jogos até o final de temporada, mais vale ser emprestado. Mas, atenção! Não é emprestar a qualquer um que lhe pague o vencimento. É preciso acautelar que ele seja titular na equipa para onde será emprestado. O campeonato italiano será o seu preferido, mas o espanhol é aqui ao lado e há muito clube que estaria disposto a recebê-lo e com condições de dar-lhe titularidade e vencimento.


Teixeira: empréstimo ou equipa B?
João Teixeira é mais um
reforço para a equipa B.
Tal como o central sueco, o João Teixeira deve jogar na equipa B. Aliás, a equipa de Hélder Cristóvão bem que precisa de um jogador com a capacidade de liderança do JT. O técnico da equipa B pode inclusive começar a adoptar o mesmo modelo de jogo, permitindo a uma maior adaptação do João Teixeira quando este for chamado novamente à equipa principal. Pessoalmente, lamento que o JT tenha tido uma lesão no início da temporada que lhe fez perder o comboio e por sua vez fez com que Rui Vitória olhasse para o Renato Sanches. Lamento, porque penso que a sorte do Renato Sanches deveu-se muito a esse azar do João, pois considero o médio encarnado como o jogador que poderia fazer aquela posição "8" que tantas dores de cabeça tem dado ao RV. O que lhe desejo é que possa recuperar os índices físicos e de confiança na B, que faça a equipa subir na tabela classificativa e que ainda esta temporada dê uma perninha na equipa principal. A mesma dinâmica que defendi acima para Grimaldo e Rebocho, é a mesma que defendo para João Teixeira e Renato Sanches.


Talisca: precisa de ir para a equipa B
Talisca: o avançado que a
equipa B precisa.
O baiano é dos jogadores que mais potencial tem e que está mais em risco de passar ao lado de uma excelente carreira. Vendê-lo por um valor que cubra todo investimento já feito nele é uma opção. Não estou é a ver quem o queira comprar dada a forma do jogador. Já emprestar é outra conversa para os interessados. Contudo, para o Benfica um empréstimo não iria surtir o efeito necessário. Ao contrário do Cristante, cuja maturidade leva-me a não hesitar em emprestá-lo a um clube que possa jogar com regularidade, com o baiano o caso é diferente. Há claramente aqui uma questão mental. Estou convicto que se for emprestado, nunca mais sairá desse carrossel. Mentalmente, o Talisca é ainda um moleque. Pensa que o futebol é só uma questão de talento, algum esforço em alguns momentos chaves e ter um excelente representante. Nada mais errado! Mais, o baiano pelas suas qualidades físicas e técnicas, se for bem ensinado a ler bem o jogo, será um fora-de-série. O problema é que essa qualidade de ensino está em grande parte nos grandes clubes. Logo a ser emprestado, não terá essa qualidade ao seu dispor pelo que o mais certo é perder-se. A equipa B, precisa de um médio e avançado que marque golos, algo que o baiano gosta de fazer. No entanto, na equipa principal tem lacunas que frente a adversários mais difíceis do nosso campeonato e da Liga dos Campeões, ele não consegue superar. Mas, jogando da equipa B, com a supervisão da equipa técnica principal em estreita colaboração com a equipa técnica da B, poderemos desenvolver um trabalho de evolução sobre o jogador brasileiro. Trabalho esse que no final da temporada poderemos dizer que o Talisca na próxima temporada será uma das referências da equipa principal.


Taarabt: manter na equipa B
Poderá Taarabt ser a arma
secreta no final da época?
De momento é mantê-lo na equipa B. Está a ser de jogo para jogo cada vez mais influente no jogo da equipa. Os seus níveis físicos estão cada vez melhores, embora ainda longe de aguentar um ritmo de uma Champions League, por exemplo. Ele tem de pensar nesta temporada, como uma temporada de reabilitação, pelo que uma saída agora penso que iria fazer-lhe mais mal que bem. Para o Benfica até é de interesse que ele se mantenha no Seixal. Poderá sempre ir fazendo uma perninha na equipa principal sempre que RV o achar necessário, podendo ser até uma espécie de arma secreta para a fase final da temporada. Até lá, e em jeito de preparar o futuro da próxima temporada, seria interessante começar a construir uma sociedade entre o marroquino, o baiano Talisca e o jovem luso João Teixeira. Acho que vale a pena arriscar e trabalhar esta ideia, não acham?


Djuricic: o suplente de Jonas
Djuricic pode ser o suplente
de Jonas 
O sérvio que pelos vistos foi infantil, é talvez dos jogadores que podem fazer de Jonas, o que está neste momento em melhor forma física, técnica e táctica, para o fazer. Só por isso não deve ser vendido ou até mesmo emprestado. Aliás, neste momento, quem conseguiria dar-nos o que já investimos por ele? E, quem conseguiria fazê-lo evoluir num empréstimo? Pois é... ninguém! Mais, que tipo de mensagem estaríamos a passar para os jogadores, ao aceitar as condições cada vez que um jogador faz birra?! O ideal será ter uma conversa franca e mostrar ao jogador que o momento dele no Benfica está aí ao virar da esquina. Pessoalmente, ele até já perdeu uma enorme oportunidade no jogo frente ao Nacional que aposto o Rui Vitória já lhe tinha reservado em pensamento. Haverá mais dois jogos da fase de grupos da Taça da Liga ainda este mês de Janeiro, o ideal para o camisola 22 poder pegar de estaca e impor outra competitividade ao Jonas.


Outras carências...
Na baliza, o último encontro da Taça da Liga fez ver que podemos contar com o nosso guarda-redes suplente. Pessoalmente, tentaria dar mais jogos ao Ederson, inclusive do campeonato, sobretudo, na fase final e se já tivermos o título no bolso (o que me parece um pouco difícil, mas vamos ver). Pelo menos, daria-lhe os jogos da Taça da Liga todos.

Na defesa, a recuperação de Nélson Semedo estará concluída no final deste mês. Para além disso, Sílvio está recuperado e André Almeida, mal ou bem, tem dado conta do recado. Logo, não acho que seja fundamental uma contratação para este posto. Isto não invalida que se peça ao Hélder Cristóvão que vá desenvolvendo futuras soluções, como o Clésio e outros. Na lateral esquerda, a contratação de Grimaldo acaba por resolver um problema que Eliseu tinha: o de falta de rotatividade naquela posição. Ao contrário do que muita gente pensa, o maior problema do Eliseu é ter que jogar constantemente e sem ter ninguém que possa fazer o seu lugar com qualidade. Isso leva a que seja talvez dos jogadores com maior desgaste em campo do nosso lado.

Lisandro, Jardel, Luisão e Lindelöf são mais o que suficientes para esta temporada. O capitão encarnado deverá estar de volta no princípio do próximo mês de Fevereiro. Depois, há ainda a opção de recuar Fejsa para central. Opção que eu particularmente gosto porque visaria um modelo de jogo com maior qualidade na posse de bola e uma construção de jogo muito mais segura na sua primeira fase.

No meio-campo, Salvio é outro que está prestes de terminar a sua recuperação após longo período de lesão, portanto, será basicamente um reforço de inverno para as alas. Gaitán que teve o último mês lesionado, está recuperado e a recuperar o seu melhor momento de forma. Temos ainda Carcela que está a dar cartas e o jovem Gonçalo que está também aí para as curvas. O que está em melhor forma é a contratação mais cara do Benfica: Pizzi. Portanto, por aqui até não há muita pressa em que o Salvio se restabeleça, podendo o Rui Vitória fazer uma gestão disso da melhor maneira possível, para que não haja recaídas. Depois, há ainda Vítor Andrade e o miúdo Bilal que deverão ser bem trabalhados na equipa B com Hélder Cristóvão. Lamento é o infortúnio da lesão do extremo esquerdo Nuno Santos. 

Fejsa, Samaris, André Almeida e Renato Sanches podem parecer insuficientes à primeira vista, mas se adicionarmos Pizzi e João Teixeira, as coisas já se recompõem para apenas dois lugares no centro do meio-campo. Queria realçar uma curiosidade, pois perante as mudanças neste mercado de inverno, todos estes jogadores irão ter vários minutos acumulados, pelo que terão ritmo de jogo. Se não vejamos: Fejsa ou é titular ou então poderá jogar como central (terceira opção em alguns jogos), Samaris à partida será titular quer seja na posição "6" ou "8", André Almeida irá acumular minutos na lateral direita até Semedo estiver recuperado e Sílvio estar a 100%, depois poderá jogar na posição "6", Renato Sanches tem sido o habitual titular na posição "8", Pizzi tem jogado na ala, mas também pode jogar nessa posição como no passado recente e João Teixeira irá acumular minutos de jogo na equipa B.

No ataque, Jonas, Mitroglou, Jiménez e Djuricic são mais do que suficientes e é dos sectores que temos mais opções como Taarabt, Talisca, Pizzi, Gaitán e Gonçalo Guedes.

Tendo em conta esta análise, se há posição em campo que poderia ser melhorada com um reforço é a de médio-centro (posição "8"). Escrevo isto porque a meu ver a opção que deveria ser trabalhada seria a de Samaris. No entanto, este está a ser rodado com o Fejsa na posição "6". Por outro lado, Pizzi está cada vez melhor na ala. E, a aposta tem sido no jovem Renato Sanches, que quanto a mim ainda está longe de dar aquela segurança que vamos necessitar na fase de decisão da temporada. Acredito que o miúdo vai evoluir, assim como o João Teixeira, mas gostava de poder contar com outro tipo de segurança nesse sector. É por isso que a haver um novo reforço que fosse para esta zona do terreno. Qual o perfil da minha preferência? Um jogador dotado tecnicamente. Excelente na condução da bola. Melhor ainda na tomada de decisão. Intenso e um nível atlético acima da média (>1,85m). De preferência canhoto. Experiente (de preferência internacional). Baixo custo de aquisição (custo zero/residual ou empréstimo até final da época) e salarial. E, que possa jogar na Liga dos Campeões.

O médio centro do Deportivo da Coruña, o bósnio Haris Medunjanin é um jogador que
enquadra bem o perfil de médio que precisamos, embora se podermos encontrar
alguém mais intenso, melhor. Alguma sugestão? Dentro dos critérios mencionados?

30 comentários:

  1. Marcelo Meli!! Grande jogador!
    Ass: Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro, pouca experiência, pequeno, destro... para isso já temos muitos. Essa é a minha opinião.

      ;)

      Eliminar
    2. Morgan Sanson ? youri tielemans?
      ASS: pedro

      Eliminar
    3. O Tielemans é ainda mais caro, menos experiente, mais franzino, destro,... Eh!Eh!Eh! ;P

      Estou-me a rir, mas ele é craque. O Melli também é bom jogador, mas ambos são do estilo do Sanches. É preciso alguém com outra carimba.

      Arranja-me um médio 8 que tenha já experiência (27 a 31 anos), que já tenha a escola toda, pelo que não obrigará a grande trabalho táctico, e que seja canhoto. De certo que haverá mais do que aquele que lancei.

      Eliminar
    4. lol . Éver Banega? Mati Fernández? Ricardo Álvarez ? Ben arfa?

      Eliminar
    5. Hatem Ben arfa é um grande jogador e o contrato dele acaba em janeiro

      Eliminar
    6. São tudo soluções de qualidade, não digo que não, mas:

      - Éver Banega é dos mais bem pagos em Sevilla
      - Mati Fernández já teve no Sporting e sempre foi um jogador inconstante e caro
      - Ricardo Álvarez acabámos de perder essa oportunidade, pois foi para a Sampdoria
      - Ben Arfa vejo-o mais na ala, mas será que faz de "8"?

      Eliminar
  2. Leroy fer, seria um excelente 8 para o plantel actual, um jogador fisica e tecnicamente de grande nível, aos 26 anos já tem 279 jogos disputados e 48 golos como sénior, o que atesta a sua grande qualidade atletica.

    A outra hipotese valida é a do Marcelo Meli, que apesar de não ter tenta envergadura fisica, é um atleta com muita intensidade, rápido, com muita entrega, raça e já com experiência de jogar em clubes que lutam por titulos e muita exigência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema nem é a qualidade desses jogadores, são os custos... haverá uma solução de baixo custo, tipo um empréstimo?

      Eliminar
    2. O Nuri Sahin, não joga em Dortmund por opção ou lesão?
      Se for por opção seria muito bom tê-lo por cá, nem que fosse por empréstimo...
      Rui Teodoro

      Eliminar
    3. Grande dica Rui Teodoro! Gostei! Embora também seja um jogador caro... mas era bem capaz de vir para cá por empréstimo até final da temporada e já preenchia um pouco os meus requisitos.

      Eliminar
    4. Leroy Fer também seria uma excelente contratação.

      Eliminar
    5. Esse já não sai de Inglaterra. Aliás, o Leroy Fer é um belo exemplo de como o mercado mudou imenso nos últimos 5 anos. Antes seria um jogador que viria primeiro para Portugal, sendo valorizado, antes de seguir para um grande campeonato como o inglês ou o espanhol.

      Com o aumento dos orçamentos das equipas inglesas devido ao novo contrato de direitos televisivos, estas equipas conseguem comprar logo estes miúdos de 20 a 23 anos, pois conseguem não só pagar-lhes as cláusulas como também vencimentos competitivos e assediá-los com o jogar numa EPL que em termos de dificuldade e espectacularidade rivaliza com a Champions League.

      Também por aqui se explica a necessidade de mudança de paradigma para o futebol do Benfica.

      Eliminar
  3. PP, infelizmente, não tenho nenhuma dica para 8. Mas não queria deixar de te dar os parabéns pelo artigo.
    Super-completo, objectivo, sem facciosismos. E vê-se que sabes do que falas; excelente!!
    Vou, de certeza, voltar a este blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios António Viegas. ;)

      Eliminar
  4. Meus caros, quantidade não é qualidade. E, por exemplo, no ataque gostaria de ver um matador, possante, tipo "Hulk" (Suk ?). Jonas esconde-se nos grandes jogos e Jimenez e Mitroglou ainda não me convenceram. Vamos jogar com o Zenit e não temos esse ponta de lança que possa jogar sozinho no ataque, nem temos um defesa esquerdo que dê garantias. Grimaldo vem da 3ª divisão espanhola, não tem ritmo nem estaleca para ser já opção. Imaginam Grimaldo a levar com o Hulk no seu flanco?
    Na minha opinião precisamos de um defesa esquerdo já com alguma experiência, o tal médio e o ponta de lança. Suk seria o meu preferido. Cervi se não vier já não será problema, temos o Carcela, o Gaitan, o Guedes e, esperemos que em breve, o Salvio.
    Zivkovic de que se fala há meses seria muito bem vindo. Não, como disse, porque precisemos muito de jogadores para o lugar que ele ocupa, mas porque se trata de um jogador que elevaria significativamente o valor do actual plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. F.L., achas que se contratarmos o Suk ele vai chegar aqui e jogar o mesmo que tem jogado em Setúbal? Já agora, acompanhas os jogos todos dos sadinos para confirmares que ele tem realmente sido muito constante ao longo da época? É que mesmo marcando golos, pode estar a ser tão inconstante como o Jonas, por exemplo.

      O Jiménez é esse jogador que pretendes. Agora é preciso conseguir extrair isso dele. Acredito que mais uma série de jogos nas pernas e veremos ele a jogar ao mesmo ritmo que os vários companheiros.

      Em Guimarães, vi coisas que agradou-me, como a sua movimentação. Quando digo que está sem ritmo é quando vejo nesse jogo ele a perder bolas por passes fora do tempo, ou forçar o um-contra-um quando pode pausar o jogo e esperar que os companheiros subam no terreno, enfim... estes pequenos (e grandes) detalhes.

      Eliminar
    2. Caro PP, admito que até possas ter razão. Vindo de um clube inferior nunca se sabe se o jogador terá o mesmo rendimento num clube superior. Vi alguns jogos dele (não todos), mas do que vi, gostei.
      Sempre tive e ainda tenho muita expectativa quanto ao Jimenez. Mas o que eu não gosto nele é precisamente essa movimentação de que falas. Não sei se é indicação do treinador, mas quanto a mim Jimenez deveria estar mais fixo na grande área. Acho que se desgasta muito com essa movimentação. Precisamos de alguém que "lá" esteja e vejo muitas vezes a ser o próprio Jimenez a fazer os centros para a área. E, realmente, este é um detalhe que, se corrigido, poderá dar ao Benfica o "matador" de que precisa.
      Seja com for, estamos a jogar mal...mas a ganhar. Continuemos assim, prefiro ganhar jogando "mal", que jogar "bem" e perder. E acho que ainda vamos chegar ao "tri".

      Eliminar
    3. Jogando com falsos extremos, que aproveitem os meios-espaços entre-linhas, é necessário que os avançados não fiquem estáticos entre os centrais.

      A questão é que o Jiménez está ainda desarticulado com as restantes dinâmicas da equipa. Aliás, não é o único. Por isso, é que parece que jogamos muito mal. Para um olhar mais atento, vê alguns movimentos interessantes da equipa sem e com bola. Contudo, muitos deles estão desfasados. É como se tu tivesses dançar kizomba com a dama e estivesses sempre sempre a pisar-lhe nos pés, ou a movimentares-te num sentido e ela noutro.

      Acredito que com o tempo (mais uns 3 ou 4 jogos) as coisas vão ao lugar. O que é preciso é dar-lhe continuidade ao trabalho que ele tem feito. Uma coisa é certa: já percebemos que tem golo! Menos mal!

      ;)

      Eliminar
    4. Alice no País das Maravilhas

      Se o Suk for tão inconstante como o Jonas (14 golos e 6 assistências) creio que de facto seria uma péssima opção relativamente a Mitroglou 7 golos e Jimenez 5 golos. O Suk servido por muito melhores jogadores só conseguiu 11 golos e 4 assistências é muito fraco, ao nível do Jonas, acompanho-te perfeitamente na análise. Abraço.

      Eliminar
    5. Directamente da Legolândia... gostava que o futebol fosse como as peças do lego: tira uma e mete outra que tudo se encaixa bem.

      Infelizmente no mundo real as coisas são diferentes...

      Mas, mesmo na ordem dos números, a aritmética é lixada, pois 7+5>11...

      No entanto, mesmo que por capricho, ou porque o Suk representa aquela ultima moda que toda a gente tem de ter e tu tens de ser o primeiro a ter para mostrar aos outros, viesse para a Luz, como explicarias o enorme investimento feito em Mitroglou e Jiménez? Ainda para mais quando mal ou bem eles até têm dado algum rendimento?

      Precisamos assim de tantos avançados? Quando no máximo só jogam 2 de cada vez?

      Fico sem saber quem realmente estará no País das Maravilhas!

      Eliminar
    6. Alice no País das Maravilhas

      PP observo que está bem colocado o sinal de maior do que, também frequentei o ensino primário.
      Eu na ordem de ideias que me iluminam a mente brilhante que sou, (não existe ironia nas palavras), prefiro o Suk ao Mitroglou. Tem-se gasto tanto dinheiro que talvez fosse uma boa solução, mas duvido que o Mendes seja o empresário do coreano, pelo que deve ser impossível. Nem acredito que o Benfica tenha 2 milhões para adquirir o atleta, foram gastos os últimos euros com esse enorme atleta que é Pizzi e em Jimenez, que está a produzir muitíssimo mais que o Suk. Talvez hajam 6 milhões para o Mitroglou lá para Junho.

      Quem está no país das maravilhas é a alice, o coelho e o rainha de copas entre muitos outros, andam todos com a cabeça á roda naquele reino, é não ligar.
      Abraço. A ironia serve para colocar o real numa balança entre o irrelevante e a boa disposição, só isso. Fica bem. Viva o Benfica.

      Eliminar
    7. Deverias ter-te explicado melhor, pois se a intenção é libertar o Mitroglou, substituindo pelo Suk até posso compreender à luz do "moneyball".

      Contudo, tal decisão mais do que ter o aval do Mendes iria colidir imenso com uma importante fracção dos adeptos encarnados, porque quer se goste ou não o "Metralhas" é jogador de grande classe e poderá ser muito importante numa Champions, enquanto que o Suk poderá servir para os jogos do tugão, mas faltará a confirmação dele num nível superior.

      De qualquer maneira, espero que estejamos a falar de uma contratação para o verão e não neste inverno, apesar dos sadinos já terem começado a fazer o leilão público...

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Uma sugestão para a posição 8, embora não esteja em final de contrato (acaba em 2017), é o jovem alemão de 20 anos Marc Stendera.

    Embora seja muito jovem já conta com grande maturidade. Reparei nele no Mundial sub-20 do ano passado. É rápido e eficaz. Deixo aqui o perfil do jogador:

    http://www.transfermarkt.pt/marc-stendera/profil/spieler/160943

    Em relação ao resto, gostei da sugestão do Nuri Sahin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sugestão Kamikaze! Mas, para esse perfil, já não temos o Sanches e o Teixeira? E não esquecer do alemão Mukhtar... pessoalmente, estava à procura de um "8", canhoto, com craveira e que o RV não tivesse que perder muito tempo a explicar o b-a-ba, para ir rodando e poder trabalhar com alguma segurança os "putos".

      O Nuri Sahin é de facto uma excelente sugestão. Só acredito que viesse por empréstimo, embora também tenha reservas quanto à massa salarial que o Benfica poderia distender nele. Mas, que seria um reforço que me encheria as medidas, lá isso era!

      ;)

      Eliminar
  7. Querem saber uma curiosidade engraçada? O Leroy Fer faz anos hoje! Nasceu a 05/01/1990, segundo aqui:

    http://www.transfermarkt.pt/leroy-fer/profil/spieler/63342

    ResponderEliminar
  8. Então e o que acham do Kampl?

    ResponderEliminar
  9. Alguns 8 que por empréstimo ou definitivo poderia na minha opinião serem úteis ao nosso Benfica.

    - Andrea Poli (Milan) 26 anos
    - Hermanes (Juventus) 30 anos
    - Joe Allen (Liverpool) 25 anos
    - Fabian Delph (Man. City) 26 anos
    - Nabil Bentaleb (Tottenham) 21 anos
    - Sebastian Rode (Bayern) 25 anos
    - Nuri Sahin (Dortmund) 27 anos
    - Marco Höger (Schalke) 26 anos
    - Clément Grenier (Lyon) 24 anos
    - Abou Diaby (Marselha) 29 anos
    - Ander Iturraspe (Bilbao) 26 anos

    Uns com mais hipóteses outras com mais imaginação, mas acho que está aqui uma boa lista para a necessidade mais importante do actual plantel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bentaleb e o Sahin enchem-me as medidas, apesar do jogador dos Spurs ser ainda muito novinho.

      Eliminar