02 janeiro 2016

5... 4...


... para quem já não estava a acreditar a equipa teima em acreditar e a demonstrar a todos que é tudo possível!


Se há duas semanas atrás dissessem que o Benfica estaria a "apenas" 4 pontos da liderança, chamariam-nos de tontinhos, dado o facto de estarmos à altura a 8 pontos da liderança. Em duas semanas essa diferença reduziu-se para metade e nos "entretantos", ainda tivemos tempo para uma troca de prendas e um passagem de ano em plena folia. Tudo isto só demonstra que nunca podemos deixar de acreditar no sonho. Que tudo é possível! Mesmo que hajam algumas dúvidas...

É verdade que a equipa do Benfica não tem jogado muito bem. Pelo menos, não tem jogado o futebol de nota artística. No entanto, se calhar somos muito empolados pelas recentes conquistas, pois se formos a ver bem, já na época passada, o recital de bom futebol já não era o mesmo de outras épocas. De facto, era preciso renovação da equipa e é isso que estamos a assistir e a viver. Por isso mesmo, percebo quando o presidente do Benfica pede um pouco mais de paciência.

Depois, sejamos sinceros, sem Luisão (simplesmente o capitão e jogador mais experiente do clube, lesionado desde o último derby), sem Nélson Semedo (o miúdo-maravilha que fez esquecer um "Mini" que na Luz era Maxi), sem Salvio (a recuperar de longa lesão), sem Samaris (de castigo) e com um Gaitán a 25%, é muita gente importante fora da equipa... demasiada! Penso que com estes a entrada de jovens jogadores como o Renato Sanches e o próprio Gonçalo Guedes seria muito mais pacífica e de certa forma até mais perfeita para estes dois.

Mesmo assim, mal ou bem o Benfica lá vai ganhando. E, de que maneira! Não só ganha em campos historicamente muito difíceis (assim, como ninguém quer a coisa, a equipa de Rui Vitória já ganhou em dois campos onde a equipa de "Judas" teimava em ganhar, i.e., em Braga e em Guimarães), como também já vence com exibições em bom nível e golos de jovens como o Renato Sanches. Para quem é muito criticado e interrogado pela sua competência ao nível de treino, se calhar convinha dar-lhe uma colher de chá perante todos estes factos não acham?

Mas, também é certo que há muito para melhorar. Hoje, frente ao Guimarães, não gostei da exibição de Jardel (pareceu-me cansado, com pouca reacção e pouco solto dentro de campo), Eliseu (às vezes parece que poderia simplificar mais e pareceu-me um pouco desgastado) e Jiménez (parece que está com outro ritmo de jogo e de pensamento diferente dos restantes colegas). Não vou incluir neste lote o Gaitán porque claramente jogou inferiorizado. Aliás, prefiro destacar a excelente entrada de Carcela. Ele só por si aliviou a pressão da equipa do Guimarães sobre o Eliseu, como também pôs em sentido o Bruno Gaspar. Aproveito por destacar o jovem lateral direito do Guimarães. Grande jogo. Grande entrega. Grande competitividade. Mais um produto do Seixal!

Voltando ao marroquino, a sua entrada foi crucial para ligar melhor o jogo entre o nosso meio-campo e o ataque. Gostei de Pizzi em termos de movimentação sem e com bola. Não gostei do Pizzi na tomada de decisão. Teve pelo menos dois lances em que poderia ter feito o passe no momento certo para isolar o companheiro, mas retardou de tal maneira que depois a jogada terminava ou com a recuperação da defesa vitoriana ou com a bola a sair pela linha de fundo. Remates? Só à figura e de quando em vez! Com esta exibição não se vai safar da crítica fácil dos 14M€...

Achei o Jonas meio perdido entre-linhas. Ele lá aparecia e movimentava-se para tal, mas ora os colegas perdiam o tempo de passe, ora o médio-defensivo Cafú (outro made in Benfica!!) estava lá para interceptar. Por falar no jovem capitão do Guimarães (em pouco tempo já é capitão de uma das principais equipas nacionais?!), quando pensarem em ir buscar um médio "6" que tem qualidade técnica e estrutura física para jogar num meio-campo a dois, não é preciso ir muito longe no mercado, ok?!

O enorme jogo do Cafú só foi ofuscado pelo enorme pulmão de Fejsa. Sinceramente, em excelentes condições físicas, tenho de dar razão ao Matic quando diz que o camisola 5 encarnado é o melhor médio-defensivo a actuar no campeonato português. Já não são apenas as intercepções e recuperações de bola que ele é exímio. Agora são também tentativas de lançamento de contra-ataques e pressões bem altas no terreno que acabam por surtir em recuperações de bola em situações privilegiadas para o nosso ataque.

No entanto, o momento do jogo caiu para o seu companheiro de sector: Renato Sanches, aka, o bombista da Luz. Que grande golo. Mais um! É verdade que disfarça muitas lacunas técnico-tácticas que possui. Mas, também é bem verdade que o miúdo não se esconde do jogo e só jogando é que ele vai evoluir muito mais e rapidamente. Agora, cabe ao Rui Vitória gerir bem as meninices do Renato e do Gonçalo em prol deles e da equipa.

Por acaso, achei correcto a gestão do banco do Rui Vitória. Parece que surtiu efeito as dicas sobre as dores de crescimento do Benfica, pois hoje optou por deixar sempre apenas um miúdo (o Renato) dentro de campo e não dois (Renato e Gonçalo) como fez por exemplo frente ao Rio Ave e frente ao União da Madeira. Mais a mais, gostei da aposta de Cristante e consequente subida do Renato para médio-ofensivo, na fase final do encontro. Penso que foi muito importante para o equilíbrio da equipa esta alteração táctica e substituição.

Jogo-a-jogo, o Benfica lá vai crescendo. É certo que com algumas dores e alguma magreza nalguns resultados. Contudo, sem casos e sem grandes penalidades oferecidas - muito pelo contrário! No entanto, apesar de estarem-nos a impingir que vai tudo mal, olhamos para os números e vemos que temos o melhor ataque do campeonato, a equipa com melhor diferença entre golos marcados e sofridos, o que por si só nos coloca como uma equipa com números para ser campeão. Ah! E estou certo que ao intervalo, no estádio Don Afonso Henriques, hoje, o Benfica não tinha apenas 103 passes completados em 112 possíveis como no clássico que se disputou hoje em Alvalade. Duvidam? Então vejam por vós próprios:

Reparem na estatística de passes completos do Sporting e do Porto no clássico de hoje.
Isto são números de equipas que jogam bom futebol? E, quem os ouve a falar, parece que
são o Barcelona ou o Bayern Munique a dar recitais de bom futebol... Ainda dizem
que não há muito "salto alto" no futebol nacional...

28 comentários:

  1. Estou farto de ver esta equipa jogar...Estou farto de comentar sempre o mesmo. Mas por enquanto prefiro esta frase: Se não formos nós a acreditar quem acredita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Se não formos nós»?! Epa, Kamikaze, quem está a acreditar é o grupo de trabalho. Estas vitórias são feitas pela equipa. Ou seja, jogadores e equipa técnica.

      Sinceramente, duvido muito que o Judas ou outro qualquer grande treinador Português e/ou estrangeiro fizesse muito melhor em termos exibicionais neste momento.

      Só para argumentar melhor, vê lá as últimas queixas do Judas no Sporting. Dizia ele que seria necessário o clube investir mais na equipa, ou seja, mais e melhores jogadores. E diz ele quando tem à sua disposição todos os supostos titulares da equipa. Agora imagina ele sem o Ruiz, sem o Adrien, sem o William Carvalho ou sem o João Mário. Como estaria neste momento? Apenas a 4 pontos do líder? Sinceramente, não acredito. E é por isso que devemos ser um pouco mais condescendentes, mas ao mesmo tempo exigentes.

      Não consigo ser tão negativo. ;)

      Eliminar
  2. O Fejsa é um trinco que nos tempos de Costinhas e Makeleles, seria vendido a peso de ouro. Hoje é que já se pede outro tipo de pés para um jogador naquela posição.
    Sempre disse e reitero: Fejsa dá mil voltas a Samaris.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde quando o Fejsa tem maus pés?! Porque falha alguns passes? Porque por vezes tem algumas hesitações comprometedoras? Até podemos achar que sim, mas eu penso que é mais porque os colegas não lhe ajudarem com bons posicionamentos para darem-lhe boas linhas de passe do que propriamente por ser mau tecnicamente.

      Já agora, em que campo enquadras o William Carvalho e o Danilo Pereira?

      Eliminar
    2. Não. Expressei-me mal. Fejsa, não tem amplitude suficiente no seu jogo, a nível de passe, para fazer a equipa jogar a partir de trás- Como William Carvalho, Ruben Neves...-, o que o torna, muitas das vezes, um jogador algo impotente, na primeira fase de construção. Sobretudo contra equipas fechadas, onde Renato é necessário na frente, e devido à inaptidão do Fejsa, se vê, obrigado a descer para assumir a bitola. Isto faz com que muita das vezes, o Benfica tenha 6 jogadores no seu meio-campo defensivo. Como consequência, o último terço do campo, ressente-se da falta de mais um médio para ligar o seu jogo.

      Eliminar
    3. Sou muito fã do William Carvalho. É o denominado construtor de jogo recuado, apesar que neste Sporting, Jesus procura "controlar" melhor a liberdade que dá ao William Carvalho, para que não se perca numa transição - Até porque, uma das poucas debilidades do jogo do William, é o facto de quando tem que recuperar posição, fá-lo de uma forma algo lenta e adormecida. Mas de resto, tem uma qualidade na distribuição de jogo, que faz corar muitos 10 que aí andam no mundo do futebol. É calmo, não sente a pressão de ter a bola, mesmo quando pressionado, e raramente não a entrega com qualidade. É um médio de topo que me enche as medidas, tal como João Mário.


      Do Danilo, tinha expetativas que não foram correspondidas neste Porto. Tem passada larga, é forte fisicamente, mas tecnicamente não traz nada de novo à posição 6- No Porto, muitas das vezes tem que ser a Neves a descer, para que o jogo flua com naturalidade.
      Por vezes fico na dúvida se a posição dele, realmente é a de 6. Penso que tem características interessantes para ser um box to box do género do Matudi.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    5. Gostas do William porque ele tem tido sempre boas linhas de passe para os restantes jogadores. No entanto, ele é constantemente papado pelos adversários que joguem bem em transição ofensiva.

      Enquanto vejo o William a não ter muito mais espaço para evoluir futebolisticamente, já o vejo com o Fejsa, Samaris e todos os outros que o Benfica tem no meio-campo e que podem jogar naquela posição "6". O que é preciso é o modelo de jogo evoluir com a evolução dos jogadores.

      Por outras palavras, o que faz o William parecer um enorme jogador é o enquadramento que ele tem com Adrien e João Mário naquele meio-campo. Pois, estes possibilitam sempre boas soluções e entreajudas.

      Por exemplo, o Rúben Neves e o Danilo ontem foram comidos por não terem esse nível de entrosamento e identificação com o modelo de jogo. Acredito que essa crítica que fazes ao Danilo provem da leitura do artigo noutro blog que o criticaram. A meu ver a questão não está no seu nível técnico, pois se não tivesse jamais teria deixado o Avôbacar na cara de golo como deixou ontem na primeira parte. O problema está no entrosamento com os restantes colegas e identificação com o modelo de jogo da equipa.

      Por exemplo, falas de que tem de ser o Neves a descer para pegar no jogo, mas o Neves também não faz muito melhor... tem é boa imprensa e é um menino bonito deles.

      Eliminar
    6. Kamikaze, o Danilo que estou a falar é o Danilo Pereira que joga agora no Porto. Não é o lateral direito do Real Madrid que jogou no Porto.

      ;)

      Eliminar
    7. Kamikaze, o Danilo que estou a falar é o Danilo Pereira que joga agora no Porto. Não é o lateral direito do Real Madrid que jogou no Porto.

      ;)

      Eliminar
    8. Hahaha, sorry. Assim que li o nome Danilo nem li mais e parti para a critica.

      Eliminar
    9. Não concordo. William é um monstro. Não é trinco que precise de muitas linhas de passe; ele próprio inventa os espaços. Não tem o sentido posicional do Fejsa, nem tão pouco saberá ler o jogo, e pressionar alto como tão bem faz Fejsa. Mas com a bolinha no pé, é trinco raríssimo no mundo do futebol. Não é por acaso que a lenda Xavi, na entrevista ao Record quando teve que destacar algum jogador da Liga Portuguesa, falasse do Wlliam Carvalho e... Rúben Neves- já la vamos.
      Quem acompanhou o euro sub 21, não pode ter dúvidas da qualidade do William. É elementar. A questão de ser apanhado em contra-pé muitas das vezes, é porque é um jogador que não tem problema em ser ele o primeiro construtor de jogo da equipa, no campo do adversário.
      E ser papado nessas ocasiões é normalíssimo: Kroos e Pirlo, alguma vez são génios na arte de defender?
      Há jogadores que basta um toque, um passe para se ver a qualidade do mesmo: Este e Mário não enganam.

      Eliminar
    10. Rúben Neves, é aos 18 anos um jogador de uma competitividade fora de normal.
      Quando vês um miúdo destes, a distribuir o jogo, com passes de longa distância- á lá Alonso-, com a tranquilidade com que ele faz, tu aí, não precisas de mais nada. Mas não é só nessa faceta que já se destaca.
      É agressivo, forte nos duelos individuais, inteligente na forma como pressiona e rouba a bola- Sim, Renato é ainda melhor nestes momentos; Compreende tão bem o jogo, que pode ser um 6 de classe-Ainda lhe falta sentido posicional- ou um 8 Playmaker, ou box to box, porque também sabe temporizar, assumir a batuta do jogo, e também porque tem uma boa capacidade de remate.
      Aos 18 anos é, em suma, um jogador já ele muito completo.
      O futuro é claramente dele. Não duvides disso.
      Este vídeo está muito bom.
      https://www.youtube.com/watch?v=TSo_ppcH4KI

      Eliminar
    11. Sinceramente, não o vejo como um Busquets ou um Yaya Touré, jorgen80.

      Xavi destaca esses dois jogadores que são nada mais nada menos os "hot prospects" de Sporting e Porto respectivamente. É um elogio que vai muito de encontro às respectivas exibições, que visa realçar a antevisão ao clássico e a dinâmica de mercado.

      O William no euro sub21 era talvez o jogador com mais jogos a nível sénior e nas ligas europeias naquela competição. Ou seja, tinha outra inteligência de jogo fruto da sua experiência. Para além de já aguentar ritmos de jogo mais fortes. Digamos que era um gigante a jogar em terra de anões. Não é querer diminuir o seu talento e futebol, mas temos que também saber colocar os pés na terra.

      Por falar no euro sub21, não entendo como o Sérgio Oliveira, aka "Kroos português", não é titular nesta equipa do Porto. Para mim, seria ele e o Danilo e não o Rúben Neves, naquele meio-campo. O Danilo é muitíssimo importante a nível físico e nas bolas paradas. Ou então se querem meter o menino bonito do Porto em campo que retirem o Maicon e coloquem lá o Danilo que pode também jogar como central.

      Eliminar
    12. Eu do Danilo, não li em lado nenhum. São as avaliações que faço, do que vejo. São sensações.
      Sob pressão, por exemplo, treme muitas vezes. Não tem personalidade para assumir o jogo através da posição 6. Acho-o longe do Fernando do Porto, ou do William do Sporting, a todos os níveis.
      Pode ser que no futuro, me faça mudar de opinião.

      Eliminar
    13. Porto, seria Neves a 6 ou Sérgio Oliveira, André André- Novo Maniche- e depois contratava um jogador que oferecesse outras coisas, diferentes do Imbula e do André André. Um Oliver, por exemplo.

      Eliminar
    14. O Danilo está lá à pouco tempo. O Lopes está a tentar implementar um 4-2-3-1, fazendo do Herrera uma espécie de 10. Contudo, o sistema que melhor "cola" às características dos jogadores até é o tradicional 4-3-3. Por outras palavras jogando com duplo pivot a meio-campo tem prejudicado o Porto. Se ele apostar no Danilo como "6" virá logo outro tipo de futebol.

      Pessoalmente, até acho que um jogador como o Danilo que alia a mesma presença física que um William, mas com mais velocidade e mobilidade e excelente capacidade técnica, ele nem precisa de um meio-campo a 3... mas isso é a minha "sensação". ;)

      Sobre o Fernando, repara que este só realmente se tornou um verdadeiro polvo depois da sua segunda temporada no Porto. Até lá também tinha muitos problemas. É normal e faz parte do processo.

      Eliminar
    15. O Porto tem o Sérgio Oliveira e o Evandro. Não percebo como não jogam mais vezes. O Evandro então, para a posição que o Herrera está a fazer...

      Mais, têm lá o Bueno que no Rayo Vallecano era um jogadorzão! O que não lhes falta são bons jogadores. Acho que existe muitos interesses para que certos jogadores estejam na "montra"... caso do Herrera, por exemplo.

      Eliminar
  3. Só pela última imagem se vê a diferença de jogo e qualidade do modelo de JJ face ao adversário (e já agora, contra o Benfica deve ter sido semelhante), predomínio pelo centro do jogo, o local mais próximo da baliza. O Sporting foi SUPERIOR e não fosse o Porto ter dois jogadores melhores que qualquer um do sportem (Brahimi e Corona) a diferença seria ainda maior.

    Relativamente ao nosso Benfica, foi mais uma vitória importante, mas sempre com um sabor algo amargo pelo que se vê a equipa jogar.

    Mais uma vez se repete um jogo fraquíssimo. A sorte em jogo não vai resultar sempre. Temos um treinaDOR fraco em todos os momentos do jogo. Defensivamente descoordenados, o ataque resume-se a muita troca de bola para as laterais, recuar aos centrais e logo que um lateral/extremo tem um pouco de espaço cruza (independentemente de ter ou não superioridade numérica no momento do cruzamente). Não jogam com inteligencia nem critério, nem criatividade.
    Temos bons jogadores (nao excepcionais), mas que não fazem a diferença num modelo de jogo débil e inexistente.
    Vamos aguntar na luta pelo título até regressarem os jogos com os outros dois candidatos (Porto individualmente superior e sporting coletivamente - treinador - mais forte).

    Rui Vitória, uma vez mais refiro, é um grande Benfiquista, mas um mau treinaDOR. Deverá ter a humildade em reconhecer que aidna não está preparado para um clube grande que deve querer ter posse de bola com qualidade e não a realizar jogos sofríveis. Duplo pivot que não dá nada de bom defesiva ou ofensivamente.

    Sugestões por ordem de preferência? Portugueses: Vitor Pereira, Paulo Sousa, Marco Silva, Paulo Fonseca, Peseiro; Estrangeiros: Sarri, Paco Jemez*, Roberto Martinez, Pochetino ... Com certeza o Benfica tem capacidades financeiras e objetivos que podem seduzir quase todos os supra referidos.

    * http://bolanopinheiro.blogs.sapo.pt/15-minutos-a-paco-jemez-no-santiago-9221

    Para este treinaDOR o onze deveria ser o seguinte (e já agora sem treinos era capaz de ser mais produtivo): 442 diamante, com as laterais para os defesas laterais e com jogo predominantemente o centro (as laterais só para abrir jogo e espalhar os adversários, cruzamento só quando em igualdade ou supirioridade numérica na área, ou colega claramente bem posicionado)
    César
    Almeida, Lisandro, Jardel, Grimaldo
    Cristante
    Pizzi, Renato, Gaitán
    Jonas, Mitroglou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting pode ter sido superior, mas está muito longe de ser o bicho papão que estão a tentar fazer dele. 107 passes completos em 112 tentativas de passe representa 92% de acerto, mas isso não quer dizer nada. Os melhores modelos de jogo, como o do Barcelona e Bayern Munique, chegam ao intervalo com 300 e tal passos completos. A meu ver, as pessoas estão apenas a irem com os resultados quando olham para o jogo do Sporting.

      Tal como contra o Benfica, o Sporting só consegue marcar de bola parada ou em transições rápidas. Frente a defesas bem organizadas e contra equipas de qualidade é só derrotas e empates.

      A verdade é esta: o modelo de jogo do Sporting está muito longe de ser o melhor.

      Sobre a vitória do Benfica, dizes que tem sabor amargo... então e a vitória do Sporting frente ao Belenenses em Alvalade? Até parece que jogaram muito melhor... e ganharam com um golo de grande penalidade cometida por um ex-jogador deles nos últimos instantes. Ao menos, nós marcamos sem casos. É uma grande diferença.

      A sorte em jogo? Tivemos também boas oportunidades. Continua a haver problemas na organização ofensiva, nomeadamente no momento do passe. Mas, isto acontece porque não há estabilidade do onze titular. Quando o Fejsa regressa, o Samaris sai castigado. Quando o Pizzi regressa o Gaitán se lesiona... e por aí fora. Já viste isto a acontecer ao Sporting? Eles até tiveram uma feliz coincidência com o caso Carrilo, pois obrigou ao Judas ter que colocar o João Mário no onze.

      A propósito, já reparaste que o Sporting é o único dos candidatos a manter o núcleo duro do meio-campo de uma temporada para a outra? William Carvalho - Adrien - João Mário. Tanto o Porto como o Benfica ainda estão a encontrar os elementos correctos. Tudo isto mexe com os equilíbrios.

      Mais uma vez, substituir o treinador agora é um mau acto de gestão, por mais que não gostem dele. Também eu tenho preferência pelo Paco Jemez:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/06/porque-nao-uma-solucao-fora-da-caixa.html

      Mas, não me vês aqui a pedir constantemente esse treinador. Não o faço, porque acho que não é este o momento para mudanças de equipas técnicas.

      Não acho que esse onze iria resultar. O futebol está muito longe de ser tão dinâmico como montar legos. O Grimaldo ainda agora chegou. Seria errado mandarmos imediatamente para a fogueira. O Cristante tem jogado muito pouco, e sinceramente não tira o lugar ao Fejsa que tem jogado muito bem. Mitroglou tem rodado com o Jiménez e o RV tem feito bem. O Jiménez permite uma maior mobilidade lá na frente e acho correcto a sua utilização. Agora, ele ainda está a acertar o seu ritmo de jogo com o dos restantes colegas. Isto só evolui jogando.

      ;)

      Eliminar
  4. NauBenfica03/01/16, 11:17

    Quando é que temos uma verdadeira equipa, Rui Vitória (e vão 4 meses!)? Quando é que deixamos o jogo desgarrado, desorganizado, titubeante, a passo, chato, improdutivo, de equipa pequena? Quando é que começamos a jogar à Benfica?
    O treino, homem, o treino - jogo sem rotinas consolidadas, sem progressão e intensidade, ausência de pressão e de agressividade sobre o adversário, falta de solidariedade entre setores, defesa atabalhoada, linha média resumida à classe e ao querer do Renato, passes falhados, livres e cantos mal cobrados!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nau,

      Quando é que o RV teve todos os jogadores disponíveis?

      Como é possível termos um jogo tão mal e temos números estatísticos de melhor equipa do campeonato?

      Será que quem está na liderança tem assim tão bom jogo jogado? Repara que o Sporting no meio-campo é a única equipa candidata ao título que manteve os seus jogadores. Há aqui um trabalho de continuidade brutal. Coloca no Sporting umas lesões nos seus jogadores mais influentes e verifica se isso não seria o descalabro.

      Outra coisa, começa-se a endeusar imenso o Renato, mas ele ainda não é esse jogador que muitos fazem-no ser. O Fejsa ontem esteve impecável, então na segunda parte...

      ;)

      Eliminar
  5. o ano passado não se via... o quê?

    34 jogo, 27 vitórias, 11 delas goleadas, 86-16 em golos.

    85 pontos, precisamos de recuar a 1991 para encontra algo parecido, tanto em pontos como em goal average. e o plantel era, em valia, semelhante ao actual. com jesus, o mitroglou faria o que faz hoje um slimani num sporting que individualmente e ligeiramente inferior a nos.

    com jesus, o jefferson e o joao pereira parecem bons laterais, o adrien e joao mario parecem monstros e o slimani parece capaz de render 30 milhoes... o ruiz que ia em declinio em inglaterra vive a segunda juventude...

    enquanto nos temo 34 pontos a jogar zero, vivendo de momentos de inspiracao individual.

    acreditar? claro que acredito, estando a 4 pontos... mas nao e graças ao futebol jogado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segredo dele tem sido este: William Carvalho - Adrien - João Mário. São estes que seguram o jogo leonino, pois são estes que conseguem estar sempre bem posicionados.

      É trabalho do Judas? Ele tem a sua cota parte, mas há muito mais trabalho de continuidade de jogarem juntos à três temporadas do que outra coisa.

      Já agora Anónimo, referiste aos números de toda uma temporada, mas esqueceste de referir o número de derrotas que tivemos na época passada: 3. São as mesmas que temos agora. Eu gosto de pensar que não iremos perder mais até ao final da temporada, fazendo uma segunda volta à Camacho em 2003/2004 ou como o Souness em 1997/1998.

      Outra coisa, em 1991, as vitórias só contavam 2 pontos... portanto tens de fazer as contas de outra forma.

      Sobre acreditar e sobre o futebol jogado? Sê mais paciente...

      ;)

      Eliminar
    2. O ano passado começamos mal de facto, mas nada a ver com este Benfica do Rui Vitória. Não só por ter sido menos tempo, como também se viam processos de jogo.

      Este ano para já nada. Espero que comecem a jogar para ainda virmos a tempo do Tri (35).

      O Sporting está a beneficiar do Benfica e do Porto muito fracos, mas também dos treinadores dessas mesmas equipas. Este Sporting num dos campeonatos anteriores não passava do terceiro lugar.

      Eliminar
    3. Também não tiveste a onda de lesões que tiveste esta temporada, não é verdade?

      Por mim, o Benfica até pode ir ganhando 1 a 0 e com exibições cinzentas. Estou certo que quando os principais jogadores voltarem ao serviço a qualidade irá aumentar brutalmente.

      Mais até do que o efeito do Judas, o Sporting está a beneficiar da continuidade de três importantes jogadores no meio-campo: William Carvalho - Adrien - João Mário.

      Eliminar
    4. O William Carvalho e o João Mário estou de acordo que são grandes jogadores, mas o Adrien não me enche o olho.

      A minha esperança era o processo da Doyen cair-lhes em cima já em Janeiro. Tendo de vender os seus melhores jogadores. Mas não me parece que isso aconteça.

      Não é só o efeito Judas que falo, é sobretudo a fragilidade de Porto e Benfica. Com o Benfica e Porto de anos anteriores não passavam do terceiro lugar.

      Eliminar
    5. O Adrien é muito forte na inteligência de jogo. É ele que equilibra aquela equipa.

      Para mim, a maior força deste Sporting está na manutenção deste trio de meio-campistas. É um trabalho de continuidade que começou com Jesualdo Ferreira/Leonardo Jardim e que o Judas está a saber tirar bom proveito.

      Eliminar