11 junho 2015

A espinha dorsal


Um olhar sobre a equipa tipo bicampeã nacional e a tendência do defeso de verão.



Vender Vs Vencer
Um ponto prévio que merece ser prontamente esclarecido, é que não há nenhuma lei no mundo do futebol que diga que uma equipa experiente é uma má equipa. Aliás, existem estudos que até referem que as equipas campeãs são aquelas que têm um elevado número de jogadores experientes. Contudo, acontece que o modelo de gestão do Benfica pressupõe uma enorme fatia das receitas provenientes de transferências de jogadores (cerca de 40 a 50%). Ora, o jogador mais apetecível para os grandes "tubarões" europeus são os jogadores mais jovens (com maior tempo para poderem render os avultados investimentos), i.e., jogadores que não ultrapassem os 28 anos (o ideal até é inferiores a 25 anos).

Assim sendo, e olhando para o onze tipo bicampeão nacional, verificamos que é necessário abrir mais vagas para jogadores jovens, mas com potencial conseguirem entrar no onze titular, para que seja valorizados e posteriormente vendidos. Por outro lado, precisamos de manter um número de jogadores experientes que mantenham a coesão e identidade da equipa, assim como a cultura de vitória. Ou seja, é importante identificar quem fará parte da espinha dorsal da equipa e quais as posições que devem ser reforçadas.


Espinha Dorsal
Conforme poderá já ter verificado, a figura de capa com o onze bicampeão do Benfica (2014-2015), tem alguns dos jogadores realçados. Esses formam a tal espinha dorsal, sobre o qual a próxima equipa técnica deverá construir e evoluir a equipa do Benfica. Mas, quem são eles?

Júlio César é o guarda-redes. Apesar de já ter 35 anos, esta idade num guarda-redes, que esteja em pleno das suas capacidades físicas, é considerada como estando no pico da sua forma e faculdades. Tendo em conta que Michel Preud'Homme e van der Saar guardaram as luvas já bem perto dos 40 anos, podemos dizer com convicção que teremos guarda-redes para mais 4 ou 5 temporadas! E, não teremos um guarda-redes qualquer... temos sim um dos melhores guarda-redes do mundo e o titular da selecção canarinha!

Luisão é o capitão da equipa e é também o nosso pentacampeão. É um símbolo do clube e uma autoridade dentro e fora de campo. Os anos passam (já está com 34 anos) e parece que o jogador fica ainda mais refinado. Por tudo o que ele representa em termos tácticos para a equipa e o respectivo sistema defensivo encarnado, mas também por aquilo que ele dá no balneário e fora dele, é um activo que deve ser preservado. No entanto, na próxima temporada deverá ser dada importância à questão de substituição do "girafa". Quem seguirá? Para mim seria o argentino Lisandro López, mas este só em termos de posição e funções, pois em liderança será o seu companheiro de sector: o Jardel.

Jardel é outro esteiro da defesa encarnada. Um jogador que era suplente da dupla titular, foi promovido esta temporada a titular e soube aproveitar a oportunidade. Merece tudo de bom que lhe está a acontecer. Neste momento, é titular indiscutível ao lado de Luisão, onde os dois são superiores à soma das partes. Na minha opinião, o sucesso desportivo da próxima temporada vai dever-se muito à manutenção desta dupla de centrais no Benfica. Para suplente de Jardel, querendo ir o mais longe possível na Liga dos Campeões e já tendo o Lisandro para "formar", talvez o melhor fosse termos um defesa já feito que pudesse entrar no onze sem grandes problemas. Poderá ser o Sidnei? Por outro lado, se a equipa técnica considerar que o Lisandro só precisa é de jogar, poderá haver espaço para o Vítor Lindelöf...

Maxi é um dos subcapitães do conjunto encarnado. Tem já 31 anos, mas está aí para as curvas. É fundamental dentro e fora do balneário. Para mais, é um jogador de top mundial. Assim sendo, quantos jogadores com estas características e altamente identificados com o clube conseguiríamos ter no mercado? Pois é... nenhum! Isto não se compra e como tal devemos ao máximo preservar, pois é com jogadores destes, que têm alma, para além da qualidade técnica, que se nascem e produzem campeões. Penso que o uruguaio será o tutor ideal para o Nelson Semedo, o extraordinário lateral direito da equipa B que poderá subir ao plantel principal já na próxima temporada...

Samaris é um recém chegado ao Benfica, mas já é um esteiro do meio-campo encarnado. Foi uma das maiores contratações do Glorioso - custou cerca de 10M€ - e como tal deverá ser um dos jogadores a serem rentabilizados no futuro próximo (esta temporada? Ou na próxima?). A meu ver, e dada a sua importância táctica e potencial por explorar, o grego deve ficar mais uma temporada. Acredito que com a recuperação a 110% do sérvio Fejsa, o futuro do grego passe para a posição "8" do meio-campo encarnado. Aí penso mesmo que poderá dar um salto ainda maior ao seu nível exibicional e com isso um acréscimo desportivo para a equipa. Em última análise, sairá muito mais valorizado financeiramente e assim se tornará um fruto apetecível no próximo verão.

Jonas é também ele um recém chegado ao Benfica. Veio a custo 0 e foi talvez a melhor contratação do futebol europeu da última temporada face ao rácio performance/custo. O avançado canarinho é só classe e para mim é o melhor jogador que vi jogar de costas para a baliza e entre-linhas no Benfica. Ele faz o que o Aimar e o Saviola faziam à umas épocas atrás, com a diferença de ser apenas um só jogador. Nem mesmo a irreverência de Rodrigo ou a explosão de Lima nessa posição obtinham tão bons resultados e exibições. Mesmo com 31 anos, penso que o brasileiro está aí para as curvas e é uma referência no nosso ataque. Quanto ao acréscimo de dificuldade para a Liga dos Campeões, apenas o melhor elogio que poderei fazer é o seguinte: com Jonas desde Agosto, estou certo que tínhamos ficado na "Champions" muito mais tempo. Para a próxima temporada vamos ver isso mesmo. Agora, uma coisa é certa, convém ao Benfica acautelar uma alternativa para ele, nem que seja para consumo interno... (Talisca? Djuricic? Contratação?)

Estes são os 6 jogadores que formam a espinha dorsal dos encarnados. Penso que as restantes 5 posições devem ser reforçadas com jogadores mais jovens e com potencial para no curto e médio prazo poderem ser alternativas, uma vez que desta espinha dorsal só haverá um jogador (Samaris) com potencial para ser transferido por uma elevada quantia.


Renovar posições
As restantes cinco posições do onze bicampeão nacional são posições que merecem ser reforçadas para que no curto e médio prazo o Benfica possa manter o seu modelo de negócio e fonte de receitas.

Eliseu é um importante jogador do plantel encarnado. É actualmente o nosso único lateral esquerdo, embora ele seja um extremo de raíz... A meu ver, o Benfica deve assegurar um reforço para esta posição de lateral esquerdo, pois o Açoreano tem já 31 anos e apenas é um indiscutível no onze porque não tem concorrência. Reforço este que deve ser jovem, mas não tão jovem que tenhamos de ensinar-lhe o "b-a-bá", até porque o benjamim do sector estará no flanco contrário (Nelson Semedo). O perfil de jogador que defendo será um atleta entre os 21 e os 25 anos, com pelo menos uma ou duas temporadas de sénior numa primeira liga nacional de renome. Um jogador mais experiente também poderá ser equacionado, mas dependerá muito das condições e características do jogador.

Pizzi tem sido uma agradável surpresa como médio-centro-ofensivo. Contudo, o seu nível exibicional ainda não se estabilizou. Com a recuperação de Fejsa e Amorim para a posição "6" da equipa e com um Samaris a assumir a sua preponderância no centro do meio-campo encarnado, penso que Pizzi terá que procurar outros espaços na equipa. Talvez um regresso às origens? Ou seja, a falso extremo esquerdo ou a número "10". Tendo em conta a possível saída de Nico Gaitán da esquerda e a lesão prolongada de Salvio, o internacional Português de 25 anos poderá ser o senhor que se segue nessas posições...

Salvio é o habitual titular da ala direita encarnada. Em condições normais, estaria neste momento no mercado. Contudo, a sua lesão grave e prolongada no final desta temporada, fará com que fique connosco por mais tempo (pelo menos até Janeiro de 2016). O argentino é talvez o nosso maior activo, face ao potencial futebolístico e idade que apresenta (24 anos). Assim sendo, deveremos acautelar desde já reforços para a sua posição, pois Sulejmani já saiu e Ola John prepara-se também para sair. Qual o perfil dos reforços? Jogadores entre os 21 e os 26 anos e já com experiência competitiva que possam acrescentar talento e gerar mais valias à equipa no curto espaço de tempo. Um verdadeiro talento por empréstimo também não deverá ser descartado, uma vez que depois da recuperação de Salvio, este possivelmente será o titular até ao final da temporada (isto se entretanto a direcção não o vender em Janeiro). Para além do reforço que deverá ser o titular nesta posição, o Benfica deve deixar uma vaga de suplente para um jovem "canterado".

Gaitán é o camisola 10 do Benfica e o jogador mais importante da equipa. Com 27 anos, prepara-se para dar o salto, deixando muito provavelmente órfã a posição de extremo esquerdo do onze bicampeão. O holandês Ola John poderia ser o seu substituto, tivesse demonstrado competências para tal ao longo das últimas 3 temporadas. Deverá estar de saída agora no verão. Depois, havia o sérvio Sulejmani que entretanto foi vendido. O que parece-me certo é que o Benfica deverá procurar reforços também para esta posição. O perfil é exactamente o mesmo que referi para a flanco contrário.

Sobre estas duas posições, de extremos direito e esquerdo, penso que o Benfica deveria procurar dois extremos canhotos e dois destros. Tal é importante para o equilíbrio das opções de passe e de profundidade. Para além disso, dois desses extremos (um canhoto e outro destro) devem ter características mais clássicas, i.e., mais verticais, com enorme capacidade de drible, potência física e velocidade. Os restantes dois (um canhoto e outro destro), deveriam ser mais criativos, procurando espaços interiores e criando linhas de passe para os avançados. Todos os quatro têm de ter a polivalência de jogarem em ambos os flancos. E nomes para estas posições? Em primeiro lugar deveríamos verificar se não teremos jogadores para essas posições nas nossas fileiras... Do que eu vejo, Pizzi e Bébé parecem-me boas soluções para destros, pois um é mais criativo e cerebral e o outro mais explosivo. Ambos são polivalentes, têm potencial para crescerem futebolisticamente e estão na idade certa para se afirmarem. Como opções para os canhotos, vejo a adaptação de Talisca (adaptação essa que penso que seja favorável para o crescimento do Baiano) e a inclusão de um talento como o Nuno Santos da equipa B na equipa principal, ou até mesmo (o meu preferido) Hélder Costa. Caso o Talisca também saia, porque não apostar no regresso de Bernardo Silva? Ou num Rony Lopes? Outra opção de qualidade, embora muito mais experiente é o Bryan Ruiz, jogador que poderá fazer todas as posições do meio-campo para a frente... Obviamente, que haverá outras opções, muitas delas mais sonantes, mas penso que são um pouco desnecessárias, pois existe muita qualidade para ser explorado. Recordar, que muitos dos que estão na calha para saírem também eram nomes sonantes uma época atrás.

Lima é o ponta-de-lança referência dos encarnados. Com 32 anos e a hipótese de rumar a outras paragens e fazer um encaixe financeiro considerável com isso, parece-me ser uma proposta irrecusável para a direcção do clube e jogador. Por outro lado, Derley, habitual suplente não convenceu e assim sendo, abrem-se aqui duas vagas para serem preenchidas com jogadores de qualidade. Qual o perfil? O titular deverá ser um ponta-de-lança com muita mobilidade e capacidade física que possa complementar o parceiro de ataque: o Jonas. Já o substituto, poderá ser um jogador mais inexperiente mas que tenha muito valor e força de vontade em vingar na equipa. Nomes? Temos o Nelson Oliveira sob contrato. Sem Lima e com um Jonas ao lado, estou certo que o jovem Português poderia afirmar-se definitivamente no futebol. Outra solução para companheiro de ataque do "pistolas" seria o Joel Campbell. Depois, como jovens soluções temos um leque que pode ir na aposta do uruguaio Jonathan Rodriguez ou até mesmo no retorno de Ivan Cavaleiro que tão boa conta deu no Deportivo da Coruña esta temporada.

Bem feitas as contas, para renovar estas 5 posições, o Benfica só terá mesmo necessidade intrínseca de ir ao mercado para duas delas: lateral esquerdo e extremo canhoto. As restantes, poderá aproveitar o que tem em "casa".



P.S.: Entretanto, preocupa-me o circo de possíveis contratações que o Benfica parece estar novamente envolvido. Embora, os adeptos gostam de ver cromos novos, muitos dos que têm vindo a público como reforços não são assim tão melhores dos que já temos nas nossas fileiras. Por exemplo, penso que a possível contratação de Zivkovic é desnecessária quando se tem um jovem como o Nuno Santos. Advinho que muito entre-e-sai irá acontecer e a meu ver isso será contraproducente, uma vez que irá desestabilizar rotinas na equipa.

2 comentários:

  1. Acredito que muitos destes novos jogadores não irão fazer parte do plantel principal e provavelmente irão rodar noutros clubes.
    O que me deixa preocupado é as possíveis saídas. Com um novo treinador, é importante manter a base da equipa bicampeã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Por isso mesmo fiquei admirado com a venda do Sulejmani. Pensava que com a venda do Gaitán, o sérvio iria finalmente agarrar a titularidade no onze.

      Relativamente à lesão do Salvio, seria assegurada pelo Pizzi. Aliás, o Pizzi substituiria o Gaitán na esquerda e o Sulejmani o Salvio na direita. Depois era só completar com mais dois extremos. Um deles poderia vir da lista de jogadores emprestados e o outro do tal lote de formados do clube. As minhas opções seriam o Bébé (acho que está ali um potencial brutal que deveria ser melhor aproveitado... quantos extremos de 1,90m, que têm agilidade, velocidade, potência e pés de veludo que conhecemos no futebol mundial?) e o Hélder Costa ou Nuno Santos (um canhoto para dar simetria ao jogo).

      Eliminar