26 novembro 2014

Adeus Europa!


Algumas notas sobre esta saída dos encarnados das competições europeias nesta temporada de 2014-2015.

  • Se há grupo equilibrado nesta Liga dos Campeões é o Grupo C, onde Benfica, Mónaco, Zenit e Bayer Leverkusen são equipas equiparáveis em termos de valores individuais e colectivos.

  • Depois das vendas do verão passado e da onda de lesões de importantes jogadores, Jesus tem como missão principal a reconstrução da equipa encarnada. Tal tarefa demora tempo e muito trabalho diário.

  • Jogadores como Samaris, Talisca e Derley são jogadores que precisam ainda de serem devidamente enquadrados no grupo e nas ideias de jogo. Sobretudo, quando confrontados em jogos de grande exigência.

  • Penso que esta consciência da equipa e dos seus jogadores já tinha sido tomada por Jesus na pré-época, no torneio da Emirates em Londres. Pouco tempo depois, surgiu uma entrevista do técnico encarnado em que claramente fez questão de dizer que entre competições europeias e campeonato nacional, escolheria a revalidação do título Português.

  • Penso que Fejsa, Jonas e sobretudo Rúben Amorim fizeram muita falta ao Benfica nesta competição europeia. Por outro lado, interrogo-me se o crescimento exponencial de Talisca neste início de temporada teria sido o mesmo se, por exemplo o Jonas estivesse inscrito na "Champions"... é este o custo da "formação"!

  • As competições europeias são acima de tudo uma montra para os jogadores do Benfica. O Benfica é hoje em dia um ponto de venda de jogadores de futebol de altíssima qualidade, ao mesmo tempo que vai formando e potenciando esses grandes talentos. Temos que perceber este modelo de negócio. Não quer dizer que a estratégia seja sempre esta.

  • Com um plantel perto de 30 jogadores profissionais, e com esta saída das competições europeias, penso que haverá muitas saídas da Luz nesta passagem de ano. Mais concretamente: 1 guarda-redes, 1 ou 2 laterais, 1 ou 2 médio-centro, 2 extremos e 2 avançados.

  • Será necessário ter tantos avançados no plantel? É que temos: Lima, Derley, Jonas, Jara, Nélson Oliveira, Talisca e Tiago (Bébé). Nota: Talisca pode jogar a médio e Tiago pode jogar a extremo. Provavelmente dois destes jogadores devem sair... Jara? Lima? Nélson Oliveira? Por mim, sairiam os dois primeiros.

  • Será necessário ter tantos extremos? Temos: Salvio, Gaitán, Ola John, Sulejmani, Tiago, Gonçalo Guedes, Hélder Costa e Pizzi. Sabendo que Pizzi está a ser adaptado a médio centro, penso que mesmo assim são muitos extremos para apenas duas posições. A meu ver, este sector deverá emagrecer com a saída de dois jogadores. Ola John? Sulejmani? Tiago? Por mim, sairiam os dois primeiros e integrava os miúdos Guedes e Costa.

  • Será necessário tantos médios? Temos: Fejsa, Cristante, Samaris, Rúben Amorim, Enzo Peréz, Pizzi e até o próprio Talisca. Pizzi e o Talisca podem jogar noutras posições. O Rúben Amorim tem um histórico de lesões que não permite contarmos completamente com ele. Há ainda a possibilidade de utilização de André Almeida... De qualquer maneira, penso que há um ou dois jogadores a mais neste lote. Se há altura "perfeita" para vender o Enzo, será agora! 

  • Serão necessários tantos laterais? Temos: Maxi, André Almeida, Sílvio, Eliseu e Benito. Os internacionais Portugueses, André Almeida e Sílvio, podem jogar tanto na direita como na esquerda. São 5 jogadores para duas posições. O internacional A luso Eliseu estará recuperado em Dezembro/Janeiro, logo penso que se a direcção quiser, poderá vender alguém deste sector. Maxi? Benito? Estes dois e contratar um lateral esquerdo de futuro? Retomar Cancelo de empréstimo?

  • Será necessário tantos guarda-redes? Temos: Júlio César, Artur, Paulo Lopes e Bruno Varela. Sem competições internacionais, apenas com jogos do campeonato e taças, penso que não é necessário tantos guarda-redes, sobretudo daqueles que mais ganham. Por exemplo, penso que poderíamos vender o Artur. 

  • O Benfica deve encarar de forma positiva esta saída das competições europeias, porque:
  1. Permitirá desenvolver os novos jogadores num ambiente mais controlado e menos pressionante, como no futebol português.
  2. Permitirá emagrecer uma estrutura complexa, obrigando a estrutura a ser mais eficiente devido à contenção de custos.
  3. Permitirá um foco muito maior, de toda a estrutura do futebol encarnado em repetir o sucesso da época passada, ao contrário dos nossos mais directos adversários.



P.S.: Sobre o jogo em si, irei pronunciar-me amanhã. Existe algumas críticas ao técnico encarnado que penso serem pertinentes serem efectuadas. Outras que tenho ouvido nos media já acho que é um abuso...

6 comentários:

  1. "O Benfica deverá encarar de forma positiva esta saída das competições europeias…"
    Tá tudo dito!
    Quem diz isto, demonstra o grau de exigência e de expectativa a que está habituado e ou ambiciona
    fdxxxxx, que pequenez!!!!!!

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Anónimo!

      Quem diz isso, aceita a derrota e coloca todo o seu esforço e energia em trabalhar para que ela não aconteça novamente.

      Chorar sobre leite derramado é atitude de miúdo mimado e de perdedor!

      A diferença entre um perdedor e um vencedor está em querer melhorar até conseguir vencer. Toda a gente perde. Toda a gente erra.

      O Benfica perdeu, o Jesus errou e sobre isso tenho total certeza que no final do dia ele sentiu o falhanço europeu desta temporada. Mas, também devemos saber contextualizá-la e enquadrá-la bem.

      Eliminar
  2. Zé do Telhado27/11/14, 12:04

    O JJ para variar perdeu o jogo quando tira o Talisca e mete o Derley... até ali esteve a dominar, não tinha marcado por infelicidade, a partir desse momento perdeu o controle do jogo. O homem é burro e burro velho já não aprende. Tinha metido o Derley pelo Lima, e o Talisca pelo Cristante ou Pizzi e tinha ganho o jogo. Enfim... mas isto sou eu que não percebe nada de bola.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé,

      O teu raciocínio até pode estar correcto, assim como poderá estar correcto o raciocínio do Jesus. Pior de tudo, nunca iremos saber se dessa forma que escreveste iríamos vencer.

      Eu percebo a opção que ele quis tomar:
      1 - campo pesado, relva cada vez mais solta e irregular
      2 - utilizar futebol mais directo, para tentar esticar linhas e com isso o Zenit perder um pouco a tal vantagem numérica a meio-campo
      3 - criar mais espaço para Nico e Salvio criarem e desequilibrarem
      4 - criar pressão sobre os defesas com dois avançados
      5 - ganhar segundas bolas vindo de trás

      O problema é que não conseguiram e num lance com erro defensivo, a qualidade dos jogadores do Zenit veio ao de cima e pumba!

      Dito isto não quero dizer que não concorde com o que escreveste. Apenas não concordo com o assassinato público que andam a fazer ao Jesus.

      Eliminar
  3. policia corrupto27/11/14, 12:23

    "Jogadores como Samaris, Talisca e Derley são jogadores que precisam ainda de serem devidamente enquadrados no grupo e nas ideias de jogo. Sobretudo, quando confrontados em jogos de grande exigência."

    Fdx e as pré-epocas servem mesmo para quê? chegas ao final de novembro e os jogadores ainda não estão "enquadrados" ?!!
    Quase 30 milhões estoirados na pré-epoca pra termos este nivél de FuTaBoLe... continuem a apoiar a incopetência

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém está aqui a apoiar incompetência! Aliás, uma breve visita pelos meus artigos verificarás que penso pela minha cabeça relativamente aos mais variados temas do futebol encarnado.

      Sobre as pré-épocas:
      1 - Samaris chegou no final da pré-época.
      2 - Não é com uma pré-época que um miúdo como o Talisca vai aprender o necessário para atingir o seu potencial máximo três meses depois, nem tão pouco numa época, quanto mais!?

      Sobre os 30M€ estoirados e a nossa política de contratações, podes ver o que penso na análise que fiz à entrevista de Jesus aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2014/10/sobre-entrevista-de-jesus.html

      Eliminar