13 setembro 2012

Será esta mais uma invenção do Jesus?

André Almeida, médio-centro de formação jovem, tem assumindo preponderância como sénior fazendo a posição de médio mais defensivo, é, no entanto, visto pelo J.J. como lateral direito. Foi assim que jogou contra o Bétis, mais uma vez com Jesus a comandar. Gostaria de saber porquê?


Na época passada, ainda posso perceber, à luz da trapalhada que foi a gestão do caso Rúben Amorim, do empréstimo de Daniel Wass a um clube francês, e da inércia no mercado de inverno por uma solução credível para a lateral direita, que o Jesus tenha "inventado" uma solução para essa posição com o André Almeida, que até então estava a fazer uma excelente temporada a médio-defensivo no União de Leiria de Manuel Cajuda, que muito contribuiu para o aproveitamento deste talentoso ex-Belenenses, na difícil afirmação como sénior.

Bruno Gaspar tem tanto ou
mais talento que o promissor
João Cancelo... porque é que
nem é convocado para um
jogo particular/amigável?
Contudo, uma das surpresas do jogo amigável frente ao Bétis de Sevilha, em terras Algarvias, foi exactamente a inclusão na segunda parte de André Almeida como lateral direito, quando na equipa B, este nem substituto é do habitual titular, o João Cancelo, que tinha acabado de chegar da selecção jovem sub21. Os substitutos do jovem lateral direito da equipa B, são o promissor Bruno Gaspar e o jovem sueco Victor Lindelöf. Notar que o Gaspar até surgiu em melhor plano mais precocemente que o Cancelo, que ganhou espaço, quando o primeiro teve uma lesão com alguma gravidade.

Victor Lindelöf, é um jovem
estrangeiro, que se não tem
talento para vir a vestir a
camisola encarnada, então
porque é que faz parte da
nossa equipa B?
Com estes dois disponíveis (o Bruno e o Lindelöf), penso que não havia necessidade de estar a insistir numa solução que já se viu que tem tudo para falhar, pois cria um desgaste no jogador, com consequente quebra de confiança, mas também da imagem com que os sócios e simpatizantes do clube terão dele. Por outro lado, se o André Almeida é para ser um futuro lateral direito, porque é que o seu treinador da equipa B não está em consonância de ideias com o técnico da equipa principal e desde já o preparam para tal?

Para vos ser franco, questiono-me até que ponto isto não é propositado para o clube ser obrigado a ir ao mercado em Janeiro e gastar mais umas notas num pseudo-craque que poderia facilmente ser colmatado com um dos jovens talentos da nossa equipa B?

Provavelmente haverá uma explicação mais lógica, para esta insistência, mas enquanto não a houver, penso que todos nós temos o direito de achar mais uma "teimosia", não acham?

Enquanto isso, só espero que não "queimem" já o rapaz.

O técnico encarnado tem de deixar de invenções e enquadrar o André Almeida
na posição onde mais tem-se notabilizado enquanto sénior, i.e., como
médio mais defensivo, a "6".



PS: Estava aqui a pensar e já repararam que depois da adaptação de Rúben Amorim a lateral direito, que de certa forma deu resultado, o técnico Jorge Jesus tem vindo a utilizar o médio defensivo/centro como lateral direito? Aconteceu isso com o Airton e mais recentemente com o Witsel. Há claramente um padrão...

4 comentários:

  1. Lamento informar mas Lindelof creio que estava a representar o seu pais, enquanto que Gaspar vem de paragem prolongada de uma lesão, nem tenho certeza sobre a sua atual situação fisica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que o Cancelo tinha estado com os sub21 se não me falha a memória... Contudo, só precisaríamos de um e o Bruno Gaspar, mesmo vindo de paragem prolongada, até poderia servir de apoio para o jovem promissor. Repara, que ele só iria jogar os últimos 30 minutos... mas seria o suficiente.

      Preferia ter visto o André Almeida na posição do Matic, por exemplo.

      Eliminar
    2. Sérgio Santos14/09/12, 00:56

      A ideia era procurar a solução para Maxi Pereira e não meter lá alguém só por meter. Não estou a ver um jogador que não é titular da equipa B, provavelmente nunca fez um jogo como sénior e que ainda por cima vem de uma lesão prolongada podesse ser o titular da equipa num jogo da Liga dos campeões.

      Eliminar
    3. Sérgio Santos,

      O Bruno Gaspar até pode vir de uma lesão prolongada, mas é um dos jovens talentosos do futebol nacional e ainda por cima é lateral direito. Aliás, antes de aparecer o João Cancelo, e antes de o Bruno ter tido uma lesão grave que praticamente o impediu de jogar na época passada, era ele o titular das equipas jovens encarnadas.

      "Já" tem 19 anos, praticamente os mesmos que um Ola John, por exemplo. Se não tem oportunidades num jogo particular, como o realizado noutro dia, frente ao Bétis, então quando é que irá jogar?

      Será como o Luís Martins que se estreou a titular a época passada pela equipa sénior e logo num jogo de Liga dos Campeões?

      É esta a "nossa" ideia de gestão desportiva?

      E, para mais, porquê esta insistência de um médio-centro como lateral direito? É que conforme escrevi em PS, já não é o primeiro que o Jesus tenta converter em lateral direito...

      Eliminar