Os anos 90s foram do "baixinho" Romário, o virar do século e do milénio foram do "fenómeno" Ronaldo e esta década será de... Rodrigo?!
O ispânico-brasileiro, filho do ex-lateral esquerdo do Flamengo, Adalberto, é o novo "miúdo-maravilha" do futebol internacional. Um pé esquerdo portentoso, uma técnica e controlo de esférico tipicamente brasileira, uma inteligência táctica europeia, tudo isto aliada a uma atitude humilde e enorme capacidade de trabalho, só tem tudo para ser uma aposta ganha!
Rodrigo no Benfica já contabiliza 15 golos em todas as competições. |
No Benfica, o Rodrigo tem sido um "fenómeno", nesta temporada. Em 25 jogos disputados, muitos deles vindos do banco, outros a titular, já fez 15 golos. Esta performance não é nada mal para um miúdo de 20 anos, que ainda deverá estar a procurar o seu espaço no futebol sénior. Até onde poderá ir? Eu ficaria contente se terminasse com o mesmo número de golos que os jogos que disputar durante toda a temporada. Seria mesmo um feito notável de um verdadeiro fora-de-série.
Rodrigo nos sub21 pela "la roja". |
Na selecção sub21 espanhola, o Rodrigo é o avançado referência da equipa, num esquema latino de 4-3-3, mas penso que é como 2º avançado, no 4-4-2 de Jesus no Benfica, que acabamos por ver o melhor de Rodrigo no futebol sénior. Penso que no futuro, poderá vir a estar apto a jogar como único avançado lá na frente. Para que isso aconteça, é preciso ter um pouco mais de maturidade e matreirice que só se ganha com alguma experiência. É engraçado verificar e recordar que até mesmo o genuíno "fenómeno", o conterrâneo Ronaldo, explodiu também num modelo com dois avançados, pois ao seu lado jogava um tal de Giovani, no Barcelona de Bobby Robson. Quando vejo as arrancadas e os dribles aos guarda-redes, do camisola 19 encarnado, vejo "flashes" do Ronaldo. Não quero compará-los, pois todos são diferentes. De qualquer das formas, Rodrigo poderá procurar ter uma evolução como a do Ronaldo, que quando chega ao Real Madrid já está mais ciente das funções de um avançado referência da equipa, a.k.a., ponta-de-lança.
- Um dos movimentos típicos do Rodrigo são as combinações com os colegas de equipa e o drible em frente ao guarda-redes, como podemos ver neste primeiro golo frente ao Nacional:
1 - 2 com o Nolito após mais uma das arrancadas características de Rodrigo... |
... para depois finalizar como gosta, i.e., fintando o guarda-redes adversário. |
- Outro dos movimentos típicos do camisola 19 encarnado são as suas arrancadas para o espaço entre os defesas e o guarda-redes adversário, como na jogada para o seu segundo golo frente ao Nacional:
Reparem na mudança de velocidade/capacidade de explosão... |
... e no pormenor da finalização pelo "buraco da agulha". |
O camisola 19 encarnado começa a ser uma referência. |
A "pérola" encarnada, não será um avançado referência como é o Cardozo, pois as suas características futebolísticas são bem distintas. O 19, gosta de utilizar a sua velocidade ora fazendo diagonais, curtas e longas, ora jogando nas costas dos centrais, ora arrancando no um-contra-um ou procurando tabelar com outro companheiro de equipa. É pois um jogador bem mais dinâmico e móvel. Por isso mesmo, poderá vir a ser bem apreciado em equipas de topo do futebol mundial. Aliás, já se nota no Glorioso. Confesso, que vejo-o a poder levar o Benfica a outros patamares internacionais, se houver inteligência da direcção, da equipa técnica e até mesmo do próprio jogador.
Pode ainda não ter a estrutura muscular como a do "fenómeno" Ronaldo, mas garra parece não faltar. E ainda bem! |
Este gesto técnico perfeito com o seu melhor pé (o esquerdo), conferiu este golaço entrar na curta lista dos melhores golos da Liga dos Campeões. Uma verdadeira obra-prima, não é verdade? |
Rodrigo com penteado à Ronaldo, versão mundial 2002 na Coreia e Japão. Depois de Romário e Ronaldo, será que vai prosseguir a dinastia dos Ro's pelo escrete? |
Rodrigo está claramente a viver o seu melhor período na sua ainda curta carreira futebolística. Faço votos que continuemos a vê-lo de águia ao peito por muito tempo. |
PS: Com o europeu aí tão perto, com Villa nas "boxes" até próximo do europeu, e com um Fernando Torres cada vez menos confiante, talvez Del Bosques possa mesmo resolver em apostar neste diamante, ainda para mais se o Benfica continuar a lapidá-lo como está a fazê-lo... Ah! E porque hoje é dia de aniversário do girafa: Parabéns Luisão!
O unico 'problema' é que provavelmente, quando chegar o Europeu, o Rodrigo já não seja jogador do Benfica...
ResponderEliminar@Very Light: esperemos bem que isso não aconteça. Tenho esperanças de que este miúdo possa dar-nos aquele pulo que nos falta na europa, a nível de títulos. Ele e já agora o "nosso" Nélson Oliveira.
ResponderEliminarHi!
ResponderEliminarZahovic play at Port. Rare movie.
https://www.youtube.com/watch?v=MavHqrVrVjg&t=
King regards