19 novembro 2018

A Palestra...


... por Rui Vitória.


Excelente aula de futebol real do Professor Rui Vitória esta tarde, no seu regresso a "casa" na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa. Era bom que os adeptos encarnados vissem esta palestra, sobre o planeamento de jogo e talvez entendessem algumas decisões e estratégias de jogo por parte da equipa técnica encarnada. Fiquem com a palestra.





61 comentários:

  1. É bonito mas o que é facto é que o Benfica com tal professor não joga nada!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é não jogar nada. Outra bem diferente é não ter os resultados que todos queríamos.

      Convido-o a ir ver os golos frente ao Tondela e depois diga-me se realmente não jogamos nada.

      Eliminar
    2. O que se consegue de positivo deve-se à qualidade de alguns jogadores.
      Não há um fio condutor que se possa dizer que é fruto do treino, automatismos em toda a equipa não existem.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. A anarquia táctica de Rui Vitória
      By Rui Malheiro

      Equipa sem dobras e sem mecanismos de compensação. Tinha sido igual em Belém.



      Como é possível uma equipa empatada e aos 15 minutos ser apanhada num 2 para 3? André Almeida, Grimaldo, onde andam? Dois laterais medíocres e em má forma física! Mas tem lugar garantido no 11...



      Se a parte defensiva nunca foi o forte de Rui Vitória, nem de JJ já que raramente trago o ex-técnico, isto é a total anarquia ofensiva. Isto é futebol dos anos 40. Isto... Não é nada!

      http://ofuraredes.blogspot.com/2018/11/a-anarquia-tactica-de-rui-vitoria.html#.W_PhOOj7SUk


      É só analisar as imagens e ver a anarquia da equipa

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Qualquer treinador sem qualidade dos jogadores não chega a lado nenhum. Podemos criticar o trabalho do Rui Vitória, mas fazer críticas sem sentido como tenho lido aqui e um pouco por todo o lado é algo que transcende qualquer crítica e é no mínimo mesquinho.

      Como pode dizer que não há fio condutor se olhamos para os golos em Tondela e vemos princípio, meio e fim. É notório que o golo é fruto da qualidade dos jogadores, mas dentro de um modelo de jogo bem declarado.

      Eliminar
    5. O Rui Malheiro poderia fazer a crítica de forma construtiva, mas não o faz e quanto a mim está a ser errado.

      Verdade que o Benfica teve enormes dificuldades não apenas nas compensações, mas fundamentalmente, na reação à perda de bola. Dois factores que podem contribuir para isso são:
      1 - muitos jovens jogadores na equipa titular, com ainda pouco conhecimento do jogo; e,
      2 - grande densidade competitiva que não permite um treino mais aprofundado sobre vários aspectos do jogo, ainda para mais perante um grupo de trabalho ainda inexperiente.

      É óbvio que o Rui Vitória tem de dar a volta a esta situação, que ele aceitou. Mas, também é bom entendermos que isto até acaba por ser normal, dado o contexto exposto.

      Quanto às fotos, são isso mesmo, fotos, momentos parados no tempo. Se escolheres mal, poderás estar a escolher uma foto que não representa o momento que chamamos de base para o estudo da disposição dos jogadores, digamos, no processo ofensivo puro. Como as fotos são escolhidas para mandar a baixo e não para criticar de forma construtiva, mostradas a um público que não percebe bola de futebol, acaba por ter o tal efeito que pretendem: desacreditação do treinador do Benfica.

      Não deixa de ser engraçado que fales no André Almeida como exemplo de lateral medíocre, quando foi o melhor jogador encarnado em Tondela, por exemplo. Onde estava a crítica do Rui Malheiro, sobrinho do João Malheiro?

      Eliminar
    6. Hum... estás a confundir o melhor jogador encarnado em Tondela.

      Eliminar
    7. Ai estou?

      https://twitter.com/_Goalpoint/status/1061702339822784512

      Eliminar
    8. Quem é o Rui Malheiro?
      Que equipas treinou, sem ser no CM?

      Chama-se a isto um Freitas Lobo, mas em pior, o que é difícil.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    9. Querem ver que isto: http://ofuraredes.blogspot.com/2018/11/a-anarquia-tactica-de-rui-vitoria.html#.W_PhOOj7SUk é mentira? Só porque foi beltrano ou sicrano a postar?
      Negar a evidência???

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    10. E isto também não é verdade?:
      https://i.makeagif.com/media/11-20-2018/ycEtZB.gif

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    11. Essa foto, já expliquei noutro post. Provavelmente nos frames seguintes, já vez a equipa melhor posicionada. De qualquer modo, repara no Gedson, no João Félix, entre outros miúdos que não cumpriram bem, no momento da perda de bola.

      É normal, porque ainda não têm a cultura táctica para este nível competitivo.

      Eliminar
    12. Se esse gif fosse apresentado pelo Guardiola diriam que ele estava a explorar o espaço nas costas da defesa contrária, abrindo espaços e fazendo com que o adversário perdesse a sua forma compacta. Mas, como é o Rui Vitória, entendes que é chouriçada...

      Eliminar
    13. Ligarem ao que o Malheiro e o Freitas Lobo dizem é estar a desqualificarem-se. São pessoas que falam para manter o tacho que têm e de que gostam muito.
      O Malheiro nunca o leio e o Lobo nunca o oiço.
      Gosto de manter a minha sanidade mental intacta.
      Ouvi-los e lê-los é introduzir bias naquilo que se observa.

      Eliminar
    14. Claramente possuem agendas próprias...

      Eliminar
    15. Digo mais: esse malheiro e toda a corja azulada da rtpn enojam.

      Eliminar
  2. Parece que faz uma boa análise dos adversários. E não tenho a menor dúvida que o descanso após cada jogo é de enorme importância, até porque trabalhar em cima de cansaço só trás maus resultados, posto isto, acho exagerado estarem dois dias em recuperação e só no terceiro dia fazerem pequenas coisas...Isso para mim explica alguns abafos que levamos de equipas pequenos, se o jogo com o moreirense foi péssimo, o pior para mim foi com o chaves que até podíamos ter ganho, mas que o chaves fez tudo o que quis no jogo, teve um controlo do mesmo inexplicável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trabalhar sobre cansaço não trás apenas maus resultados como também trás imensas lesões.

      O problema nesses jogos não está no descanso, porque a equipa até está com bons índices físicos. O problema está nas articulações. Há muitos jovens jogadores que acabam por ainda não ter a mesma leitura de jogo o que acaba por ser prejudicial no momento de transição defensiva.

      Um exemplo? Frente ao Moreirense, vê o comportamento de Grimaldo, Gedson e João Félix, com bola antes da perda de bola e depois sem bola na recuperação. Muito trabalho para o Rui Vitória.

      Eliminar
    2. ponto prévio em termos individuais para mim o grimaldo é um dos piores laterais da história do gigante.
      Se é verdade isso e eu concordo, o não treinar também é muito mau, porque deixa a equipa muito exposta fisicamente, também há muitas lesões, a equipa perde ligação entre si, por isso tantas equipas fazem o que querem connosco, as imensas bolas que perdemos, e depois ainda há bolas paradas e alguns outros aspectos que me estou a esquecer, e é neste misto todo que tem levado o clube a este momento mau, e é também por isto que a equipa não evolui....
      Na nba têm jogos quase diários, a recuperação é feita nos aviões e as equipas não deixam de treinar...

      Eliminar
    3. Existe sempre treino. A questão é que o tempo de treino é dedicado a recuperação.

      Porque é que os tubarões não têm assim tantos jogadores jovens? É exactamente por causa disso! Não há muito tempo para poder treinar em altíssima competição. Atenção que aqui "treinar" é ensinar os princípios básicos de jogo e corrigir exaustivamente posicionamentos aos mais jovens. Depois, uma coisa é treino e outra é jogo. A intensidade no jogo é maior e os jovens aprendem muito mais jogando do que treinando.

      Isso da NBA que referes não está correcto. Acontece exactamente o mesmo que aqui: o treino é recuperação física e pouco mais.

      Já agora, quantos rookies tem um plantel da NBA? É tudo malta batida. Com anos de profissionalismo...

      Dito isto, não quero isentar de todo o Rui Vitória. Pode e deve fazer mais do que tem feito. Mas, estarmos aqui a bater nele por tudo e por nada, não acho justo. Até porque não é verdade que seja totalmente responsável.

      Eliminar
    4. A minha questão em relação ao vitória é exactamente essa que tu referes, nesta altura com as condições a estabilidade e o tempo de trabalho já devia fazer mais e melhor.
      Concordo totalmente em relação aos jogadores só jogando evoluem, mas também muito destes jovens passam muito tempo se serem convocados e devia estar alguém responsável(um treinador específico de posição) para treinar aspectos tácticos para poderem evoluir mais rápido. Se me puderes esclarecer se temos agradecia?
      Na questão dos treinos entre jogos de 3 em 3 dias para mim nos jogos do tugão, tendo em conta os adversários, a maior parte deles devia ter ataque posicional com bloqueios de contra ataques, finalização e bolas paradas, claro que não eram com intensidade elevada.

      Eliminar
    5. Condições de estabilidade? Achas mesmo? Esta temporada, jogou sempre com a mesma dupla de centrais? Quantos jogos conseguiu fazer seguidos com essa dupla? Face à densidade elevada de jogos e face ao elevado número de jogadores que vão às seleções, que tempo tem ele para ir amadurecendo as ideias de jogo, sobretudo, nos jogadores mais jovens?

      Concordo com o teu último parágrafo. Há dois momentos de jogo que o Vitória deveria procurar incidir o seu treino: momento ofensivo e transição defensiva.

      Mas, acredito que devido à heterogenidade do grupo (muita gente nova tanto de idade, como recém-chegados ao clube) que acabe por trabalhar outros aspectos.

      Mas, sempre que ele tem uma semana que consegue trabalhar esses aspectos referidos, nota-se rapidamente a diferença.

      Outra coisa, que critico, não à equipa técnica, mas ao departamento de futebol, é que as pré-épocas servem para implementar o modelo e consolidá-lo, para que depois só se façam ajustamentos. No Benfica, fruto da política desportiva e financeira, isso não acontece, devido ao entre-e-sai de jogadores. Por isso, é que escrevi à tempos que "menos é mais".

      Eliminar
    6. Esta estabilidade que falo é ao nível directivo e técnico são lhes dados sempre votos de confiança para poder trabalhar.
      Por isso mesmo devia haver técnicos específicos, para essa integração seja de jovens, seja contratações seja muito rápida em termos tácticos....
      E este ano também ao nível de equipa, não houve saídas, e com o tempo de trabalho que a equipa já leva não devia haver tantas oscilações naquilo que a equipa faz...

      Eliminar
    7. Não concordo Gil, porque sabes o que aconteceria? Perderia-se talento, pois o que um técnico pode achar interessante outro terá outra opinião. E, não sendo uma ciência exacta, acaba-se por perder talento numa fase precoce, que é algo que o modelo desportivo encarnado quer evitar a todo o custo.

      Agora, ter um modelo de jogo, diminuir o número de jogadores que pertencem ao plantel principal e apenas ir buscar à equipa B sempre que necessário, em vez de ter um plantel de 30 jogadores (incluindo lesionados), acho melhor. Isso permite um trabalho mais focado nos elementos mais novos.

      Dito isto, também entendo o que está a acontecer porque o plantel encarnado, quer se aceite ou não está a sofrer uma remodelação. E, querem que os alicerces dessa remodelação sejam baseados nos jovens do Seixal, daí incluírem no plantel cerca de 7 a 8 jovens. Só que isso acarreta custos... perda de pontos, derrotas, perda que qualificações para as eliminatórias da Champions.

      Eliminar
    8. Não acho que se perdesse talento, acho que trabalhando de forma específica dentro do conceito geral de jogo, os jogadores teriam maior evolução e estariam mais perto do seu potencial real.
      Aliás se assim fosse não havia treinador de guarda redes por exemplo....
      Concordo que o número de jogadores também é exagerado, deviam ser menos.

      Eliminar
    9. Mas, tinha de ser uma equipa de técnicos bem identificados com o modelo de jogo a implementar pela equipa técnica.

      Pessoalmente, gosto da ideia, mas não sou fã da sua operacionalização, porque já estou a ver alguns erros que possivelmente poderiam ser cometidos.

      Imagina teres um plantel com dois médios defensivos de características bem distintas, quer física, quer tecnicamente. Isto poderia ter implicações grandes quanto ao modelo de jogo com um e outro jogador.

      Contudo, imaginando que ambos os jogadores são super-talentosos, o Benfica não é ainda um clube que pode contentar-se em dispensar um e ir buscar outro que seja mais de perfil semelhante, para que o trabalho seja convergente.

      Acho que com um técnico com mente aberta, isso não seria um problema, aliás seria encarado como um desafio. Mas, conheço muitos que isso seria um problema de tal forma que bateriam o pé. Um deles é aquele que muitos adeptos gostavam que regressasse...

      Eliminar
    10. Para mim teriam de desenvolver o jogador ao nível físico e mental dentro da sua fisionomia e tendo em conta a posição, e depois envolver isso naquilo que pretendem de cada posição específica.
      Olha que o judas até foi um dos que tinha um mental couch o evandro mota por isso não sei se tens razão, espero é que não volte.
      Para mim um passo que o Gigante devia dar era criar uma super estrutura para cada modalidade, isto é, ter alguém especializado na parte técnica e responsável pelas contratações de técnicos e avaliação dos mesmo, o mesmo em relação aos preparadores físico e assim sucessivamente dentro de cada especialidade e para todo o universo desportivo....

      Eliminar
    11. O Judas queria que o médio da posição 6 tivesse sempre um determinado perfil físico. Com ele, jogadores como Petit, Rúben Neves ou até mesmo um Pirlo jamais teriam lugar naquela posição 6.

      Eliminar
    12. O ponto base era os jogadores nunca perderam as virtudes claro, mas por exemplo desenvolver os aspectos físicos mais massa muscular. E nestes aspectos é a ciência que está a frente...O treinador mais gestor e só preocupado com os aspectos gerais do jogo, os aspectos específicos eram esses treinadores que faziam de acordo com aquilo que ele pretendia....tal como a administração era só gerir e tinham a última palavra claro, mas eram os técnicos especializados que lhe dariam por exemplo cinco opções de treinadores dentro daquilo que era a filosofia do clube

      Eliminar
    13. Pois caro PP o Judas queria este ou aquele a 6.
      Já o RV queria o Filipe Augusto....

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    14. O desenvolvimento dos aspectos físicos devem vir de forma natural. Não sou adepto do jogador em 3 meses ganhar mais uns quilos de massa muscular com treino específico. Muitas vezes esses treinos específicos acabam por retirar mobilidade ao jogador. Por isso, defendo que seja feitos de forma muito natural.

      De resto é isso que se passa no Benfica, Gil.

      Eliminar
    15. O RV tanto queria o Filipe Augusto a 6 que deixou-o ir para a Turquia. Veja lá se o Vitória não quis foi dar oportunidades ao brasileiro para ver se poderia contar com ele ou não?

      Eliminar
    16. Sim mas os aspectos físicos é um dos aspectos, também aspectos tácticos e mentais...por exemplo no conti faz sentido ter mais massa muscular, no rafa não faz sentido nenhum

      Eliminar
    17. Físicos, tácticos, mentais e técnicos... Concordo! ;)

      Eliminar
  3. Lindo, é um académico! Mas também o são os políticos. Percebes-se
    então porque assim vai o país e também o futebol do Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Vou-me mudar para aqui, que o tópico anterior está a ficar bastante NGB-like e começo-me a perder. Não vou responder ao comentário do Sálvio, porque não há necessidade, já me alonguei, já disse o que acho que é o lugar dele neste plantel, e também não deve ser segredo para ninguém que acho que RV ou não quer, ou não é capaz de o adaptar.

    Sim Fejsa chegou um ano antes do que o Samaris e André Gomes chega ao plantel com nenhum minuto na primeira liga. Um bocado como o Gedson mas pronto, um está a aprender a ler e tal...

    «O JJ também teve imenso talento nas mãos e não conseguiu aproveitá-lo durante 3 épocas» Pois Pedro, daí eu dizer que ele tinha gostos caros e que saiam caros. Acho que era importante enquadrar aquela conversa como simplesmente estarmos a comparar, não a desejar o regresso de alguém. Que infelizmente parece que voltará, mas pronto... #elidar

    Como o Pimenta diz ali, o que de positivo há é porque alguns jogadores intrinsecamente têm qualidade para mais.

    Quanto à Palestra... Pá eu também já fui a conferências onde queres mesmo ver o Orador Principal e chegas lá e a discrepância com a realidade é tal que ficas frustrado. Neste caso ficas lixado é porque não percebes como tal pobreza chega a Orador Principal. Não há de resto surpresas por aí além, podemos é extrapolar se as observações de adversários não chegam a conclusões pré-determinadas, mas isso são outros quinhentos...

    Depois sobre o que se quer. Até parece que se querem coisas boas, parece percerber-se os princípios, mas depois o que se vê a equipa a fazer não é nada daquilo. E se fica fácil dizer que Gedson ou Conti ou Gabriel ou Ferreyra não fazem ideia, ou que estão a aprender a ler, como explicar a "iliteracia" de Grimaldo (2,8 anos), André Almeida (3,4 anos), Jardel (3,4 anos), Fejsa (3,4 anos), Pizzi (3,4 anos), Sálvio (3,4 anos), Cervi (2,4 anos), Rafa (2,4 anos) ou Rúben Dias (1,2 anos). Sendo que aquele tempo é o tempo em que treinam com RV, não aquele em que estão no clube.

    Sobre o trabalhar sobre cansaço, de facto se há coisa que RV demonstra é uma capacidade extraordinária para gerir a condição física e não rebentar com jogadores. Aliás, o nosso título o ano passado é prova disso mesmo e qualquer pessoa que tente dizer o contrário é um maledicente de primeira! E no trabalhar o lado emocional o Jardel está um poço de tranquilidade e transmite isso a todos à sua volta. É só ver a forma como através de duas acções despropositadas se afastou dos convocados de duas partidas, pelo menos!

    No fundo há aqueles que acham que RV ainda consegue dar a volta a isto e os que acham que RV não consegue dar a volta. Mesmo os optimistas inveterados como o PP passam a vida a dizer que "RV consegue, só tem de". O problema é que normalmente estes "Só tem de" são aquilo que RV demonstra a cada jornada ser incapaz. Nomeadamente de gerir e aproveitar talento. Não é que seja mau profissional, só não é bom o suficiente para este nível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A "iliteracia" desses é facilmente explicada: por exemplo, frente ao Moreirense, sempre que o Grimaldo subia e procurava combinar com o Félix, este não estava na posição certa para combinar com o espanhol. Resultado? A bola era passada, mas rapidamente perdia-se a posse de bola. Consequência: Grimaldo muito subido, Félix perdido, Gedson também mal posicionado, Fejsa a ter que ser bombeiro, mas distante e linha defensiva a fazer imediatamente contenção. O que isto significa, que em vez de encurtarmos espaços e sermos compactos na reação à perda, fomos o contrário.

      Há responsabilidade do treinador? Há! Mas, há ainda muita mais responsabilidade dos jogadores. E, o que não entendem é que numa combinação entre 3 jogadores, basta um não ser preciso ou estar focado para dar cabo disso.

      Sobre o cansaço e o tema de lesões, tu já reparaste que treinas com jogadores que em média são um ou dois anos mais novos que os das equipas dos tubarões europeus?

      Já reparaste que a maioria dos jogadores que possuem lesões são jovens que num espaço de um a dois anos passam de um nível competitivo de júniores para um nível de séniores de alta densidade competitiva? Ainda por cima numa fase onde ainda estão em crescimento? Achas que tudo isso não implica com o número de casos? Imagina se tivesses só jogadores com 23 a 27 anos no plantel?

      Sobre a gestão e aproveitamento do talento por parte do RV, a minha crítica vai para o número de jogadores que se quer desenvolver. Face à impaciência dos adeptos encarnados, o número de jovens tem de se reduzir.

      Acredito, que na próxima temporada a equipa vai estar no ponto e dar aquele clique para voar bem alto. Dito isto, não significa que vamos perder esta temporada. Nada disso!

      Eliminar
    2. Espero sempre que ganhemos e prefiro um RV que sai pela porta grande do que um que sai pela porta pequena.

      «Há responsabilidade do treinador? Há! Mas, há ainda muita mais responsabilidade dos jogadores.» Pois claro, se calhar adormeceram na palestra e perderam essa indicação...

      Pá, queres acreditar que isto melhora com a "construção do GR para o PL" do RV acredita, agora não te iludas, tu ainda és pior que eu, estás é na fase de negociação e eu já cheguei à aceitação.

      Eliminar
    3. Tu nem sequer viste à palestra e estás a debitar aquilo que um mentecapto colocou no twitter para receber mais uns corações porque é "trending" falar mal do Rui Vitória. Então porquê mandares bocas da "Construção do GR para o PL"?

      Aposto que se a palestra tivesse sido dada pelo Guardiola, estariam agora a comentar esse ponto como um factor que distinguia o treinador catalão dos demais... enfim!

      Eliminar
    4. Vi o filmezinho todo para evitar isso, achei é que, como digo ali em cima, a ligação com a realidade é demasiado pobre para se levar a sério.

      A sério vai lá rever o jogo para se ver como "a preparação" se traduziu "na realidade". Ou aceitamos que as coisas foram como ele disse e como ele queria, e aí percebemos que ele simplesmente não tem unhas para tocar esta guitarra, ou então entramos no domínio do surreal para perceber como ele é tão bom e quanto mais tempo os jogadores passam com ele piores princípios de jogo têm. Devem ser todos maus profissionais e por isso é que ele insiste neles.

      Eliminar
    5. Estás tão obcecado em querer o Rui Vitória fora do Benfica que só estás a escrever disparates.

      Podes perfeitamente preparares a tua equipa muito bem para um jogo, mas mesmo assim, apesar dos espaços serem identificados por ti antes do jogo para que os teus jogadores aproveitem, eles por um motivo ou outro não o conseguem fazer.

      O Guardiola ensinou em Alvalade o Henry sobre como respeitar a sua ideia de jogo, tirando-o do jogo ao intervalo após ter saído da faixa para o centro do terreno, isto apesar de ter marcado o golo que estava a dar a vantagem. Mas, sabes porquê? Porque esse movimento altruista do francês, era no fundo um movimento egoista que acabava por tapar os espaços para o Iniesta se libertar.

      Na altura o Henry já era um jogador consagrado. Precisou de meses para assimilar esta cultura e inteligência do jogo. Agora, imagina o esforço que não terá um Gedson para entender isso e muito mais? E um João Félix? E, até mesmo um Grimaldo?

      Não entenderes isso é meio caminho andado, para tu despedires o Rui Vitória agora, amanhã outro qualquer e por aí adiante até que por obra e graças do espírito santo haja um que encaixe bem.

      Se procuras peças para encaixar, então dedica-te ao Lego e não ao futebol.

      O Benfica está a implementar um modelo de jogo que tem por detrás uma filosofia de jogo, tal e qual como o Cruiyf fez à decadas em Barcelona. Isto é algo que demora. É algo que requer paciência.

      Eu acho que não percebeste ainda o tamanho da tarefa que temos em mãos no Benfica. Nem percebes ao certo o quanto isso nos trará dividendos (não os financeiros, mas sim os desportivos).

      Eliminar
    6. pela conferencia do rui vitoria o que tirei acerca do modelo de jogo dele e que ele e muito mais reaccionario que o oposto, isto é o benfica joga dependente das caracteristicas do adversario e nao de uma ideia de jogo propria dai tanto enfase ao que o adversario faz na na partida... de resto gostei de o ouvir a falar de futebol e so nao percebo pk nao o faz nas CI. dito isto preferia outro treinador pk o nosso futebol tem regredido de ano para ano e o modelo dele nao e assim tao agradavel ao contrario por exemplo do bruno lage em que ja se nota algumas coisas interessantes mesmo dado o pouco tempo

      Eliminar
    7. Atenção, porque ele levou para a palestra a preparação para um jogo de Champions e fora de casa... ou seja, atenção ao contexto!

      Eliminar
  5. Eu gostei daquele pormenor de baixar o Rúben quase para a linha de fundo no início de construção para tirar as referências de marcação à primeira linha do adversário. Lembro-me de ter visto isso no jogo e de me ter feito alguma confusão, mas afinal fez sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivesse sido o Guardiola a explicar, quantos não estariam aqui a idolatrar o treinador...

      Sobre esse tema, já agora, repara no jogo Real Madrid - Barcelona de há umas épocas atrás em que o resultado final foi um 1-3 para o Barça. O Real começou a ganhar porque o Barça errou um passe nesse momento de jogo. Mesmo assim, minutos mais tarde depois de sofrer o golo, continuou a apostar nesse tipo de passe... ganhou o jogo. É a filosofia que está acima da vitória.

      Eliminar
  6. Pena não ter feito a análise dos jogos que fez contra o Belenenses e Moreirense.
    Como colocar o Benfica a jogar como uma equipa pequena By Rui Vitória

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frente ao Belenenses tiveste mais do que oportunidades para marcar. O mesmo com o Moreirense. Pior era se não tivéssemos sequer chegado à baliza adversária. Mas, isso se calhar é demais pedir-lhe para compreender...

      Eliminar
    2. Perder um jogo ou dois não revela nada para além disso mesmo. São pormenores, detalhes.
      É o mesmo que olhar para 1 ou 2 árvores doentes e a partir daí concluir que toda a floresta com centenas de hectares está doente.
      Até poderia estar, mas não se pode inferir tal coisa.
      A não ser que pertença a algum partido ecologista ou esteja a ser pago para afirmar tal coisa.

      Eliminar
  7. Comento só o post e a palestra, sem ter lido metade dos comentários.

    Se há coisa que esta palestra faz, é dar razão aos críticos de RV, e de forma tão eloquente que fiquei sem saber se ria se chorava...

    Tudo está aqui confirmado: é um treinador básico, anacrónico, obcecado com os corredores laterais, que gosta pouco de treinar e gosta de treinar pouco. Demasiado insuficiente para o Benfica, a todos os níveis.

    Ele já tinha dito que 'o treino não é o mais importante' e que prefere o jogo ao treino. Agora acrescenta esta pérola "descansar mais do que treinar e treinar com intensidades baixas"...de onde virá a inédita, quase patética de tão elevada, frequência de lesões? De onde virá a total ausência de evolução (na versão optimista) ou a involução (na versão realis...pessimista) nos processos colectivos da equipa?

    Já chega - só não vê quem não quer ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já chega sim! De tanta obcessão. Então essa de "gosta pouco de treinar e gosta de treinar pouco" deve ser para rir.

      Querem pegar com o Rui Vitória, ao menos critiquem com conhecimento. Tentem perceber os diversos contextos e aí sim, critiquem.

      A frequência de lesões tem também a ver com o número elevado de jogadores em idade em que o crescimento físico dos jogadores ainda não terminou (jovens sub21) e o elevado número de jogadores que chegam a um pantamar competitivo que têm de dar resposta a uma densidade competitiva muito mais elevada do que estavam habituados. Por outras palavras, imagina tu agora passares de jogar com os amigos da rua ou do trabalho às quartas e começares a jogar 3 vezes por semana contra equipas profissionais do nível de Champions e 1ª Liga. Arrebentavas-te todo. Com o tempo o corpo habitua-se e ficar preparado, até lá vais tendo lesões. Maioria delas musculares, sintomáticas de como estás a evoluir em termos musculares.

      Eliminar
    2. LOL Jardel, Jonas, Fejsa, Salvio, Castillo, Ferreyra - tudo putos sub-21!

      Os quatro primeiros, desde que começaram a "recuperar mais que treinar e treinar com intensidades baixas" com RV, coleccionam lesões como se não houvesse amanhã; os dois últimos só cá estão há um trimestre, mas também já provaram dos benefícios de treinar poucochinho e nas calmas...

      Eliminar
    3. Ah e não sei se reparaste, mas acabaste de comparar a equipa B do Benfica. que joga na segunda liga, a eu jogar com os amigos da rua ou com os colegas de trabalho!

      Chiça PP, eu sei que o Hélder Cristóvão era fraco, mas escusas de exagerar! ;-)

      Eliminar
    4. Helder Cristóvão não era fraco, algo que a cartilha tenta passar.
      RV mostrou nesta lição que deu como é um excelente treinador.
      Outro no mesmo contexto adverso em que se encontrava o Benfica não teria conseguido o que ele conseguiu.

      Eliminar
    5. Caro anónimo, aprenda a ler!

      Eliminar
    6. RB e BP, esse é o conselho que vos dou... aprender a ler e saber debater ideias.

      Eliminar
  8. Volta Filipe Augusto kkkk caganda jogador que este destreinador é que sabe da poda kkkk


    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tem isso a ver com a discussão? Acabaram os argumentos?

      Eliminar
    2. Grande exemplo da gestão de recursos por parte do que está de treinador do Glorioso kkkk
      Nem sei porque escrevi isto, NÃO PASSO CARTÃO A ANÓNIMOS!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Isso foi a propósito do quê? Não se enganou no blogue?

      Eliminar