29 novembro 2018

Uma decisão...


... e acertada, mas...


... esperava que fosse mais convicta, com um reforço em forma de contrato com o Rui Vitória.

Penso que dessa forma, mais do que um puxão de orelhas colectivo, o presidente encarnado estaria a passar a mensagem para dentro da equipa de que quem realmente era imprescindível seria o treinador. Portanto, a partir desse momento, qualquer personalidade mais egocêntrica que pensasse que poderia minar o grupo, iria sentir-se isolada, estancando assim qualquer foco interno (seja ele de jogadores, de adjuntos, de scouting, de massagista ou até mesmo da senhora que passa a ferro as camisolas).

Eu estou a favor da continuidade do Rui Vitória, porque estrategicamente é aquela que permite ainda ambicionar a chegar a títulos esta temporada. Tirem o cavalinho da chuva para quem pense que um Jorge Jesus que pudesse vir em janeiro viria resolver alguma coisa. Logo à partida, não estou a ver um Pizzi, ou um Jonas, ou até mesmo um Salvio a achar muita piada ter novamente um treinador que enquanto esteve no outro lado da circular, não hesitou em chincalhar todo o grupo de trabalho do Benfica. Mais, o terceiro anel, iria estar sempre dividido e ao mínimo sinal de alarme, faria a vida negra. Depois, estaríamos a recontratar um treinador que mais do que se identificar com o projecto encarnado quereria era que o Benfica se identificasse com o seu projecto pessoal. Facilmente, ele ao fim de uma temporada em alta deixaria os encarnados para um grande clube europeu, deixando projectos de jovens jogadores em desenvolvimento, pendurados.

Da mesma forma, um Leonardo Jardim, um Paulo Fonseca, entre outros, também poderiam não estar identificados com o projecto encarnado, nem tão pouco aproveitar o que já está feito na Luz. É preciso identificação e assumir o projecto encarnado por parte de qualquer treinador. Isso é importante, para a estratégia de crescimento sustentável do Benfica, para que a curto e médio prazo possamos competir a outro nível na Europa. Por outro lado, uma solução interina, como a de Bruno Laje, poderia sair furada para a primeira equipa, pois esse treinador estaria sempre sujeito ao fantasma JJ, qualquer que fosse o resultado. Noutra perspectiva, essa solução do Bruno Laje poderia deixar a equipa B órfão do seu cérebro, colocando em causa o trabalho que tem sido realizado na equipa B até ao momento, e que será fundamental para o futuro próximo do Benfica. Agora, quando o Rui Vitória sair, não seria mal pensado equacionar esta solução, por uma questão de identidade, competência e continuidade.



28 comentários:

  1. «esperava que fosse mais convicta, com um reforço em forma de contrato com o Rui Vitória.» - Tu drogas-te? -_-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não RB, tem tudo haver com uma estratégia de liderança e um rumo traçado.

      Tal como o LFV, tu, eu e muitos dos que aqui comentam, vemos que os problemas do Benfica não são culpa de apenas uma pessoa, o treinador. É culpa também de alguns dos principais jogadores, por exemplo, não há nenhum que assume verdadeiramente o lugar de Luisão e agarre a equipa impondo uma exigência dentro do ceio do grupo. Depois, também tens uma direcção que fruto da aposta da estratégia desportiva assentada na formação, não conseguiu renovar o núcleo duro que permite uma estabilidade exibicional da equipa. Ou seja, do grupo daqueles habituais titulares, não há nenhum que seja titular indiscutível (Jardel, Fejsa, Salvio e Jonas, são todos lesionados crónicos, sobre o Pizzi e até o André Almeida, mas são 2/11 de uma equipa). Vá lá que contrataram (e bem) o Odysseas, mas falta mais gente. Toda a gente tem culpa, inclusive, o Rui Vitória, conforme escrevi no artigo anterior.

      Mas, a única coisa que tenho a certeza é que saindo o RV o Benfica não ganharia o campeonato. Não entendo, é como não consegues ver isso.

      Eliminar
    2. Ainda não estou convencido que RV vá até Maio. Provavelmente a solução vieirista para a coisa agora não estava disponível e portanto é deixá-lo marinar mais um pouco.

      Mas da mesma forma que tu não entendo como eu não vejo, eu não entendo como tu não vês que com RV não és campeão em Maio.

      Eliminar
    3. Concordo com a continuação de RV. Continua a ser bom treinador digam o que disserem. E é a única maneira de ainda ganharmos o campeonato.
      Claro que todas as decisões podem dar para o torto. Ninguém adivinha o futuro.
      Mas eu confio mais na intuição de Vieira do que na minha, nesta matéria.
      Por isso foi escolhido pelos sócios. Para decidir e até agora tem decidido bem.

      Eliminar
    4. Um treinador para o Benfica não pode ser decidido de ânimo leve.

      Com o RV há possibilidade de seres campeão. Repara que em todas as épocas tinhas problemas idênticos nesta altura da época. Tem tudo a ver com o envelhecimento do núcleo duro da equipa que dava estabilidade para os mais jovens crescerem e por outro lado com jovens cada vez mais jovens. Por exemplo, o Di Maria, o Ramires, o David Luiz e o Fábio Coentrão não eram tão mais jovens que um Grimaldo, um Rúben Dias, um Gedson, ou um João Félix. Muito pelo contrário.

      A outra decisão (saida de RV) sei bem que não seríamos campeões. Repara, é tão fácil para um treinador ter a desculpa de que aquele grupo não foi o escolhido por ele. Os próprios adeptos facilmente o desculparam por isso. Mas, na prática estaríamos a baixar espectativas. Isto leva a ciclos que origina mediocridade. É o caso dos 🦎 s.

      Eliminar
    5. "Claro que todas as decisões podem dar para o torto."
      Verdade anónimo. Mas, sei que está decisão tem mais hipóteses de sucesso que as outras.

      😉

      Eliminar
  2. Vou guardar para rever mais tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partir deste momento temos é de apoiar, mesmo que tenhamos uma opinião diferente. Eu próprio, tinha outras preferências a nível de equipa técnica, mas percebo e até louvo a decisão de dentro para fora do LFV.

      Eliminar
    2. Uma decisão desta natureza tem que ter por base um fundamento, um objectivo, uma estratégia.
      Não pode nascer duma luz que veio do além.

      Eliminar
    3. E vem. Essa luz que ele viu foi a luz da clarividência de uma tomada de decisão com base na razão e não com base na emoção. Não é à toa que ele procurou distanciar-se, ficando sozinho. Qualquer que seja o resultado no final da época, para mim esta decisão é a única que permite termos hipóteses de comemorar nessa altura.

      Eliminar
  3. Tu estás a ficar potentíssimo na ironia involuntária, PP!

    E o curioso é que a misturas com grande lucidez - todo o parágrafo sobre JJ.

    Que dia ontem. Acordei, fresco e cintilante, a ouvir roots reggae, deitei-me a ouvir Joy Division e Bauhaus. O que não faz um presidente com mediunidade ostensiva!....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presidente tem uma visão e uma estratégia, quer se goste ou não.

      ;)

      Eliminar
    2. Tem uma visão e estratégia? Mas qual? Tirando encher os bolsos dele e dos amigalhaços, que estratégia tem para o Clube? Um dia diz uma coisa no dia seguinte outra, isto é ter estratégia? Epá tem vergonha e não queiras defender o indefensavel, quanto a Rui Vitória não passa o ano no comando da equipa, aliás duvido muito que ganhe ao Feirense na próxima jornada, mas para tipos como tu tudo está bem, o importante é apoiar e acreditar na estratégia do ventoinhas, se tivessem vergonha na cara é que era bom.

      Carlos Gomes

      Eliminar
    3. Desculpa lá, PP, mas tu que estás sempre a falar em gestão racional e verdadeira liderança e tal, achas normal que uma decisão tão crucial para o core business de uma SAD cotada em bolsa não seja baseada na racionalidade, na meritocracia e na democracia, mas numa 'luz que lhe deu'??! Uma pseudo-epifania de vão de escada? Ainda para mais quando já tinha havido uma decisão democrática da Administração da SAD, baseada em critérios de racionalidade e meritocracia??!

      Isto não é de uma SAD cotada em Bolsa com dimensão internacional, nem sequer de uma PME familiar que sirva uma freguesia nacional: isto é de amador e de ditador! Não admira que me dê tanta dor! ;-)

      Eliminar
    4. @Anónimo: O mundo do futebol mudou muito não em 20 ou 30 anos, mas nos últimos 5 a 10 anos. Olha bem para a lista dos campeonatos com melhores remunerações para os jogadores. Hoje em dia, até o brasileirão e o campeonato argentino, pagam melhor aos talentos. Não é à toa que apenas consegues ir ainda buscar o Conti a um clube do meio da tabela lá, por exemplo.

      Isso obriga a que tenha que ter uma estratégia para manter-te na alta roda do futebol. Essa passa pela formação. Numa primeira fase, conseguimos investir para ombrear com o Porto para ocuparmos o lugar deles na entrada da Champions. Numa segunda fase, começámos a desinvestir no jogador internacional e a investir forte no jogador da formação, continuando a fazer dinheiro para abater a dívida e termos capitais próprios positivos.

      A terceira fase é com o dinheiro que não se investe na aquisição de jogadores, investir na manutenção do melhor que temos durante muito mais tempo para alicerçar cada vez melhores campanhas europeias. É esta a fase em que começámos.

      Um novo treinador, iria por tudo em causa, sobretudo, se não for devidamente enquadrado com toda esta estratégia.

      Eliminar
    5. @BP: Não acho é normal decidir-se contratar um treinador num espaço de 24 horas por em termos emocionais estarmos zangados com a goleada sofrida em Munique e todo o acumular de situações.

      A "luz" que ele fala é a mesma que tu tens quando tens de decidir uma situação importante. Pões os prós e contras, ponderas e tomas uma decisão. Acho normal. Não havia uma decisão democrática, porque aquilo não funciona como democracia.

      Qualquer organização tem um presidente que responde por todos. É absolutamente legítimo a decisão do presidente. A meu ver, vou mais longe e digo que foi de enorme coragem e racional, numa altura que facilmente poderia embarcar na decisão emocional.

      Eliminar
    6. Mas porquê contratar um treinador desconhecido como RV?
      Então o presidente não disse que estavam estudadas alternativas a) b) e c)?
      E se não estavam deviam estar, com colaboração de pessoas que percebessem algo de futebol, o que manifestamente não é o caso de LFV!

      Eliminar
    7. Contratar às pressas...

      Eliminar
    8. O RV já vinha referenciado pela SAD do Benfica. Pelo que deu a entender a decisão na noite anterior seria a do Bruno Laje ficar com a equipa até haver uma decisão quanto ao novo treinador.

      Eliminar
    9. Contratar um treinador no espaço de 24 horas, PP? Oh pá, isso foi um soundbyte feliz, nada mais.

      É que se não foi e o Benfica não tinha nada preparado no dossier treinador, com o contexto que se vive há mais de um ano em relação ao treinador, então é mais uma vez de um amadorismo não compatível com uma estrutura profissional de uma SAD cotada em Bolsa...

      Mas não acredito, sinceramente. Acredito que o Benfica mantém dossiers de potenciais treinadores, como mantém de potenciais jogadores. E que, como o sucessor não podia vir já e o presidente não queria 'chamuscar' o Bruno Lage, o despedimento foi meramente adiado até o sucessor estar disponível e esse soundbyte de não podermos contratar um treinador em 24 horas não passou muito de um subterfúgio conveniente...

      Eliminar
    10. A contratação de RV foi das melhores decisões de Vieira, melhor do que quando contratou JJ da 1ª vez. Igual quando decidiu manter JJ.

      As alturas são diferentes, na altura JJ era a escolha certa.
      Agora é o RV e os números comprovam-no. Não é um ano que nega os factos!

      A cartilha anti RV é trazida de fora para dentro do clube. Como na altura também era feito com JJ. Exactamente igual, para quem tiver paciência para ler o que se dizia e escrevia na altura.

      Interessante é que com a diferença de 6 anos a cartilha era a mesma, escrita pelas mesmas pessoas. Muito interessante!

      Eliminar
  4. o que está correcto,e concordo com o Presidente,os jogadores tem de correr desmarcarem-se darem linhas de passe que é o que não tem acontecido, de certeza que o Vieira ontem falou com os jogadores ,e colocou os pontos de forma a perceberem que quem manda é o o Rui Vitoria imagino que quem pensava em grupos e grupinhos,terá ficado a pensar 2 vezes, porque a equipa que estava a jogar bem até há 4,5 jogos atrás vai ter de encarrilar,o
    Presidente ontem foi claro,as culpas não são só do Treinador,eu acho que o Rui Vitoria é muito próximo dos jogadores,há que manter distancias,não é necessário ser carrasco,mas trabalho é trabalho e conhaque é conhaque,como se costuma dizer,força Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores, assim como todos os outros são parte do problema.

      Eu acho que poderia ter sido mais taxativo na forma como quis que o Rui Vitória continuasse.

      Agora, o Rui tem também de dar corda aos sapatos. Tem demonstrar inconformismo com o actual estado. Só estaremos bem quando tivermos no nosso lugar por direito: em 1º.

      Eliminar
    2. A corda dos sapatos do RV não estica mais...

      Eliminar
    3. O RV é um treinador que tem uma missão difícil num contexto complicado.

      O Benfica está em guerra com tudo o que gira à volta da indústria do futebol em Portugal, porque tem sucesso, e as forças instaladoras não querem isso, pois é uma enorme ameaça para a sua existência.

      Mais a mais, o Benfica tem conseguido a hegemonia de forma autónoma. Estamos a dois anos de sermos absolutamente hegemónicos em Portugal. Dois anos, para que a classe de Rúben Dias e companhia atingirem uma maturidade competitiva que permitem à nossa equipa atingir outro nível competitivo na Europa.

      Eliminar
  5. Mas qual estratégia? Foi uma luz que lhe deu...

    Vou aguardar para ver o que dizes quando JJ entrar no Benfica em Janeiro

    ResponderEliminar
  6. Alguém me consegue explicar aquele golo anulado ao Zivkovic? Só por curiosidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://twitter.com/RPicareta/status/1071509052868489218

      Eliminar