20 outubro 2018

Estão à espera do quê?


... com o Samaris!


A esperada triunfante temporada do Benfica será longa e desgastante. Haverá muitos dissabores, mas espera-se muitas mais alegrias, para que o sucesso seja atingido. O objectivo é bem claro: conquistar tudo o que há para ganhar dentro de portas e chegar o mais longe possível na Europa nas asas do talento e irreverência da nossa equipa e no leme sonhador dos nossos adeptos. Mas, para isso é preciso um grupo forte. E, por causa disso, é que sinto-me incomodado pela forma como o Samaris parece estar a ser tratado.


Samaris foi o capitão da equipa
encarnada frente ao Sertanense.
Estamos a falar de um dos capitães da equipa. Um jogador que em pouco tempo conquistou mais do que o que o Jorge Jesus alguma vez conquistou de águia ao peito (e, não, não estou a falar dos campeonatos já conquistados pelo grego, mas sim do nível avançado com que o grego já se expressa em português). O, agora, camisola 22, é um líder nato que transpira pelo seu carisma e forma de estar dentro e fora de campo, sempre em grupo. É um jogador de mística que apenas tem pecado por não segurar a titularidade na equipa.


Aqui, sou-vos sincero, a culpa é da forma como os treinadores portugueses (sobretudo, aqueles que o treinaram/treinam) o vêem futebolisticamente. Qualquer jogador com mais de 1,87m de altura das duas uma, ou poderá ser um ponta-de-lança tipo pinheiro, ou será com toda a certeza um central. Vá, no máximo, e porque esta malta até gosta de aparentar ser moderna, poderá ser um médio-defensivo. O jogador até pode ter um perfil técnico e táctico que noutros futebóis, menos preconceituosos, encaixariam-no noutras posições e com outras funções, bem mais criativas e ofensivas. No entanto, aqui, a questão física é ligada umbilicalmente à vertente defensiva do jogo. Por esse motivo é que Jesus o colocou a jogar como médio-defensivo. E, pelo mesmo motivo é que o Rui Vitória considerou (quase) sempre o grego nessa posição. A questão, é que ambos ou ignoraram as qualidades criativas do Samaris ou então não quiseram adaptar o modelo de jogo da equipa para que este jogador pudesse render muito mais e justificasse o valor pelo qual foi transferido para a Luz (10M€).
(
Já repararam que as grandes equipas europeias que jogam com um tridente de meio-campo, quase todas possuem um "8" que seja fisicamente superior? Já repararam como até o Fernando Santos começa a adoptar essa ideia ao colocar o William Carvalho como interior esquerdo na selecção nacional?

)


Olhando para o modelo de jogo actual encarnado, chega a ser caricato como agora o Vitória aposta num Gedson para tridente de meio-campo com Pizzi e Fejsa, quando poderia tê-lo feito na época passada (mais vezes), com o Samaris (até porque este já tinha jogado com Fejsa no Olympiakos da Grécia), sobretudo, depois da lesão de Krovinovic e na recta final do campeonato, quando frente ao Porto precisávamos de um meio-campo mais energético e agressivo. «Mas, o grego falha muitos passes, pá!» Ok! E o miúdo Gedson, não falha? E, não acham que o Samaris com uma série de 5 ou 6 jogos continuaria a falhar passes? Se o Gedson tem evoluído, porque raio o grego não poderia evoluir também? No final de contas estamos a falar de um jogador com mais de 30 internacionalizações pela Grécia. Depois, com aquela chegada à grande área adversária que o grego tem (vejam o golo dele na época passada na cidade berço), seria um apoio gigante a qualquer um dos nossos pontas-de-lança, nem que seja pela sua dimensão física.
(
Assim de repente, quando no final da época passada o Jonas se lesiona e o Zivkovic acaba por perder um certo gás a meio-campo, se o Vitória tivesse lançado o Samaris no meio-campo, teria sido um complemento ideal para o Raúl na pressão logo à saída de bola do adversário.

)
Pois é, mas agora o plantel tem Gedson que é claramente uma aposta da casa e está a render (e de que maneira, com um golaço frente ao Sertanense e a sua recente exibição com a camisola das quinas). Acabou, também, de adquirir o Gabriel para aquela posição. O Alfa Semedo é agora visto como o "Samaris versão 2018/19", quanto a mim mal, porque tem futebol nos pés e na cabeça para outro nível, posições e funções. Sendo assim, com o Krovinovic a ser concorrência para o Pizzi, com o grego são 7 jogadores para 3 posições. É muita gente, até porque na rotação que possa empregar de jogo para jogo, deverá apenas rodar 1/3 desses jogadores. Em suma, a presença do Samaris no plantel começa a não se justificar.





?
Porque deixaram esta situação acontecer?

?
Pessoalmente, tenho outra solução para o camisola 22: a de defesa central construtor de jogo. Já tive oportunidade de falar nisso aqui no blogue. Mas, até aqui, a direcção encarnada não foi simpática ao entupir esta temporada o eixo defensivo com nada mais, nada menos do que 5 centrais: Rúben Dias, Jardel, Conti, Lema e Luisão. Contrataram-se os dois centrais argentinos porque foram de factos duas excelentes oportunidades de negócio de jogadores com valor e potencial, mas a um custo razoável para os nossos cofres. No entanto, nesta ânsia de agarrar tudo o que mexe e reluz, esqueceram-se de que poderiam estar a criar um problema, ao não valorizar o que já existia. De facto, com um Luisão já reformado, acabamos com 4 centrais. Destes, dois são titularíssimos: o Rúben Dias e o Jardel. Depois temos um miúdo com enorme potencial como o Conti. Mas, o Lema, tem idêntica idade do Samaris e se defensivamente o grego oferece o mesmo que o argentino, ofensivamente é aqui que toma vantagem, sobretudo, na construção de jogo. Isto para não falar que é um jogador muito mais enturmado no grupo que o argentino. Até por este factor não se entende como se deixa o Samaris fora da Liga dos Campeões.


Ninguém cresce para o grego.
Talvez por isso tem sido perseguido.
São estas pequenas incongruências que não explicadas ao Samaris, poderá dar cabo da paz do grupo de trabalho. E, pior, não estou a ver o Benfica a conseguir reaver no curto prazo o investimento feito no "custo 0" do Lema, pois este não será novamente titular até antes de janeiro (só o será se houver lesões de pelo menos dois dos jogadores à sua frente ou castigos para cumprir, como aconteceu para o clássico frente ao Porto). Mas, estou a ver perdermos infantilmente 10M€ em um jogador, carregado de mística, para o mercado, já a partir de janeiro. Será a borla do próximo defeso. Isto é inconcebível.


Não resolver desde já esta situação é criar um ruído extra numa época que conforme escrevi acima, será extremamente ruidosa, fruto da guerra que nos decretaram. E, o exemplo perfeito disso, tem sido as notícias de que o Samaris poderá ir para o Porto e o Sporting no próximo ano. É óbvio que não irá, pois o grego tem amor próprio e jamais iria para estes dois clubes que nas últimas temporadas estiveram por detrás da autêntica caça ao homem, dentro e fora de campo, desencadeada sobre o camisola 22 (basta recordar as queixas de Sporting e do Porto para castigar o Samaris).


26 comentários:

  1. Um dos jogadores mais limitados que passaram pelo Benfica nos últimos anos.
    Um verdadeiro tronco, sucessor dos Fernandos Aguiares, Paulos Almeidas e Bynias.
    Falam do interesse do Sporting e Porto...só pode ser brincadeira de empresário.
    Corre muito, esforça-se muito, mas não joga futebol. Constatemente perdido, seja em que posição seja do meio para a frente; Não é capaz de fazer um passe de 20 metros com direção e efetividade; Mesmo passes curtos, são feitos a queimar. Não tem elegância a jogar, vira muito mal, agilidade a roçar o 0; Jogador que por ser tão mau taticamente, incorre constantemente nas faltas.
    Em suma, um jogador péssimo, caríssimo, mas que tecnicamente é do pior que temos no plantel.
    Fala bom PT, é bom chefe de família e tal, mas isso não chega.
    Nem na equipa B teria titular. Este e Salvio, jogadores que destroem a coesão coletiva pelas falhas gigantes na tomada de decisões, para mim há muito que já teriam saído. Mas como são tão bons, não há quem os pegue.
    No final do ano, vai acabar numa equipa q luta para não descer numa liga grande- com sorte-, ou vai para uma equipa mediana russa ou turca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais limitados?! Fernando Aguiares?! Brincadeira do empresário, quando diz que a «única porta que o Samaris abre é a do Seixal»?! Estás tolo ou quê?

      Corre muito? Não, o Cervi corre muito mais!

      Esforça-se muito? Não, tanto como o Fejsa!

      Não joga futebol? Porra, abre mais é os olhinhos.

      Constantemente perdido? Não é capaz de fazer passes de 20 metros?

      Não tem elegância a jogar? Esta é mesmo para o trollanço, só pode. Agilidade a roçar o 0?! Minha nossa.

      O Samaris só tem faltas porque é o jogador mais agressivo do meio-campo e um alvo fácil para a arbitragem artista que temos no tugão. Vai ver um jogo do Herrera. Vai ver um jogo de um Milner ou de um Henderson no Liverpool. Vai ver um jogo do Busquets no Barcelona. Vai ver um jogo do Casemiro no Real Madrid. Vai ver um jogo do Matic no United. Vai ver um jogo do Fernandinho no City. Vai ver um jogo do Martinez no Bayern. Vai ver mais uns quantos jogos de equipas de topo da Europa e depois vem cá falar.

      Este e o Salvio são dois jogadores que fazem a diferença para melhor na equipa quer seja dentro, quer seja fora.

      Estás tão cego sobre o que é exigível a um jogador naquelas posições que exiges o impossível. E, pior, nem percebes bem o contexto em que um e outro vai tendo exibições menos condizentes.

      Estou quase certo que o Samaris e o Salvio irão renovar pelo Benfica. Faz todo o sentido que o façam.

      Eliminar
    2. Pronto.
      Temos duas opiniões completamente distintas em relação a estes dois jogadores. Para o ano, por esta altura, virei ao teu último post relembrar-te do que acabaste de dizer sobre o Salvio e Samaris :)

      Eliminar
    3. Podes vir, desde que ambos tenham jogado, porque criticar só por criticar quando não jogam é injusto e incorreto.
      😉

      Eliminar
    4. definitivamente o samaris tem qualidade, assim como o salvio. mas temos que ver que temos mais e melhor quer no plantel quer na b. ate para o proprio samaris e mlehor sair. a 6 tens o florentino a subir mais o alfa e fesja que o Rv nao prescinde, a 8 tens o pizzi, krov gedson, zivk, gabriel todos eles melhor que o samaris... assim fica dificil. no caso do salvio e uma questao de arranjar espaço para o jota e willock que ja deviam de jogar na primeira liga

      Eliminar
    5. Há jogadores com maior potencial, sobretudo agora nos miúdos made in Seixal, mas que não têm um décimo da experiência e da ratice que estes jogadores possuem.

      Para além disso, tanto o Salvio como o Samaris são dois porta-estandartes da mística. São jogadores que venceram de águia ao peito. São jogadores que fora de campo dão aquele culto familiar à equipa.

      O Pizzi é outro dessa geração, assim como o André Almeida. Da geração mais jovem, o Rúben Dias destaca-se e penso que deveríamos fazer de tudo para se manter na Luz.

      Sobre serem melhor que o Samaris, tem muito que se lhe diga. O Pizzi há muita gente que não gosta dele, apesar de ser para mim o nosso melhor médio. O Krovinovic se não tem cuidado com a sua parte física começa a ser apelidado de cristal e jamais será jogador para um nível elevado por esta questão física. O Gedson é bom, está a evoluir, mas vai sofrer ainda esta temporada de abaixamento de forma, pois é natural que aconteça. O Zivkovic ainda não definiu completamente o seu jogo, precisa de estabilizar e penso que será na faixa. O Gabriel chegou agora, mas está longe de ganhar ainda o lugar.

      Queres arranjar espaço para o Willock e o Jota? O Salvio não será problema se recuar para lateral direito, por exemplo. Mas, estamos a falar de algo que é para acontecer a médio prazo, e não nos próximos 6 meses.

      Eliminar
    6. Thumbs up por colocares o futuro do Ziv na faixa.
      Para mim, é claro. É um jogador de movimentos parecidos com o Bernardo SIlva. É aí que se sente como peixe na água.

      Eliminar
    7. Mas, olha que na época passada teve muito olhinho e dedinho de treinador aquela passagem do Zivko para interior esquerdo. Aliás, o próprio Bernardo no City já experimentou e com sucesso igual passagem. Faltou uma certa continuidade esta temporada para o Ziv, mas percebo por causa da mudança no meio-campo.

      Eliminar
  2. no 1º video gostei da parte que o narrador refere; benfica com 3 avancados....jimenez, mitroglu e jonas...agora..é 1....e quando é

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora tens 4: Jonas, Seferovic, Castillo e Ferreyra. Jogas com três avançados, pois os extremos são também avançados, pelo que sendo assim, tens mais Salvio, Cervi, Rafa e Zivkovic. E, não nos podemos esquecer dos miúdos João Félix e Jota. Tudo isto para 3 posições?! Mais fácil seriam se fosse para 4 posições, mas mesmo assim é muito malta.

      Eliminar
  3. Ate que enfim uma analise de olhos abertos e inteligente sobre um dos jogadores "portugueses" mais sub-estimados nos ultimos anos. E um crime o que JJ e agora RV tem feito com o Samaris. Parabens pelo artigo.

    ResponderEliminar
  4. Viva PP! Bem-vindo de volta!

    Eu também gosto muito do Samaris. Mas às vezes pergunto-me se gosto mais do Samaris-pessoa ou do Samaris-jogador...
    Nunca esquecerei as suas palavras, importantes na conquista do Tri, quando disse que "perdemos no campo mas goleámos nas bancadas" após o 0-3 com o sporting. É um capitão!

    O facto de ser polivalente, com a possibilidade de jogar em três posições, é uma mais-valia no plantel. Mas não acho que seja melhor que nenhum dos habituais titulares nas posições 6 ou 8. Como central é difícil dizer, pois apenas fez um (ou dois?) jogos nessa posição. No entanto, desde 2016 que tenho o "feeling" que seria aí que se poderia afirmar de forma mais convincente.

    Para segundo médio no 4-4-2 ou interior no 4-3-3, acho que lhe falta alguma qualidade técnica, sobretudo acerto no passe.
    "Se o Gedson tem evoluído, porque raio o grego não poderia evoluir também?" Claro que o Gedson tem crescido enormidades de jogo para jogo, é um miúdo de 19 anos cheio de talento - a margem de progressão é incomparavelmente superior, não é?

    Para mim, o Samaris continua a ser a primeira alternativa ao Fejsa. Nas épocas em que teve de substituir o monstro sérvio acabou por dar conta do recado. O Alfa vejo-o mais como box-to-box.

    Assim sendo, a não ser que esteja a pedir um valor disparatado (tipo 2M€) sou da opinião que devíamos renovar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O erro é olharmos para o Samaris como alternativa ao Fejsa.

      Para mim, neste momento, libertava o Lema em janeiro, para ir jogando com regularidade. A dupla titular poderia ser o Rúben Dias e o Jardel com o Conti e Samaris de precaução. Mas, a melhor dupla em termos de futebol em posse e a querer encostar o adversário lá atrás, seria o Rúben e o Samaris.

      Eu vejo a dupla de centrais mais como 1 médio defensivo/construtor de jogo + 1 defesa central agressivo, que propriamente 2 defesas centrais na fórmula (1 agressivo + 1 de contenção), como habitualmente se vê. Ainda para mais, quando o teu médio defensivo tem as características de um Fejsa.

      O Alfa é um Vieira, já aqui o disse e voltarei a dizer. Tem muito, mas mesmo muito futebol.

      Eliminar
  5. Ora até que enfim que volta à actividade o melhor espaço da blogosfera gloriosa para debater o FUTEBOL do Benfica!

    Quanto ao Samaris, já sabes o que eu acho: é mais ou menos o que escreveu o jorgen80 acima, embora eu ache que ele exagerou um bocado - sobretudo ao equipará-lo a Fernando Aguiar, Bynia ou...Paulo Almeida (?! esta comparação acho particularmente descabida: o Paulo Almeida era 'excessivamente posicional' - mal se mexia do seu posto na cabeça da área - enquanto o Samaris tem o problema oposto...). O Samaris é um exemplo paradigmático daquilo que se diz de ser, no futebol, mais importante correr bem do que correr muito: corre muito e quase sempre mal! Tem deficiências tácticas incompatíveis com o nível do Benfica, em termos de posicionamento, orientação corporal, decisão e movimentos...trocando por miúdos: está sempre no sítio errado à hora errada.

    Isto no meio-campo. Porque, embora possa parecer paradoxal, concordo com tudo o que dizes sobre o Samaris a defesa central com saída de bola. Não sei se é por no meio-campo ele ver jogo a toda a volta e na defesa ter o jogo todo à sua frente, mas atrás ele ganha outra serenidade e outra sabedoria - e com isso tende a estar melhor posicionado, a decidir e a movimentar-se melhor. Aliás, até vou mais longe que tu: se calhar a nossa melhor dupla de centrais era mesmo Rúben Dias/Samaris, mais do que propriamente Rúben/Jardel. Precisamente pelo que mencionas, nomeadamente as características de Fejsa para o início da construção - que vejo cada vez mais como um problema estrutural da equipa - às quais eu juntaria ainda as características de...Jardel para o início da construção (sim, esse mesmo, o 'Hummels da liga portuguesa ;-)).

    Na evolução que ambos desejamos para um grande modelo de jogo de posse, em que predomine a organização ofensiva com qualidade à Benfica, não podemos ter no trio que inicia a construção, logo depois do guarda-redes, dois jogadores tão limitados com bola como Fejsa e Jardel...porque é isso que obriga o Pizzi (terceiro médio!) a descer tanto para 'salvar' a primeira fase de construção, o que por sua vez conduz ao que quanto a mim continua a ser o grande 'cancro' do nosso ataque posicional: a falta de linhas de passe disponíveis dentro do bloco adversário, no corredor central, e a consequente fobia da equipa ao jogo interior, a par da respectiva obsessão pelos corredores laterais - que tantas vezes tem roçado o patético (para não escrever que tem ultrapassado o patético com estardalhaço!). Embora os últimos jogos, sobretudo quando joga Gabriel, já tenham revelado algumas melhorias muito discretas nessa ausência/pobreza de jogo interior, ainda estamos muito longe de um futebol à Benfica. Como aliás sempre estivemos desde Julho de 2015...com a única excepção num par de meses da época passada, quando coexistiram Krovinovic e Jonas no onze...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a troca de Jardel por Samaris não é a única potencial solução para este nosso problema na construção - nem sei se será a melhor solução. A outra é uma 'heresia' que acho que já aflorámos por aqui: tirar Fejsa da posição 6 e substitui-lo por um jogador com outra capacidade com bola, sem se perder demasiado em organização e transição defensivas...eu gostava muito de ver, por exemplo, o Gabriel a 6, com o Gedson a 8 e o Krovinovic a 10 (ou Gedson e Krovi de perfil como dois interiores, dois '8.5', respectivamente direito e esquerdo, para respeitar mais o sistema actual). Isto além de Alfa ou Gedson, que também podem vir a ser 6 mais completos que o Fejsa...não digo na Champions, em clássicos ou nas visitas aos Sportings de Braga e Lisboa, mas de resto, em 80% dos nossos jogos, se calhar estava na hora de deixar cair o dogma e se trabalhar um modelo sem Fejsa...

      Eliminar
    2. A dupla Gabriel e Gedson teria muito potencial. Jogaríamos com dois box-to-box a meio-campo. Seria a minha primeira dupla para um potencial 4-4-2, deixando Rafa e Zivkovic nas faixas e Jonas e Ferreyra ou Seferovic, lá na frente.

      Neste modelo, os laterais seriam o Corchia e o Yuri, com o Samaris e o Rúben Dias a centrais. Na baliza, a titularidade seria a do Odysseas.

      ;)

      Eliminar
    3. Sem dúvida! Eu só estava a partir do pressuposto de se manter o 4x3x3 - porque já se percebeu que é o que o treinador vai fazer...se nem com o Sertanense em campo alegadamente neutro o 4x4x2 foi a opção inicial,...

      Esse 4x4x2 mais 'clássico' com Gabriel e Gedson também me deixa de água na boca. Ziv esquerdino a partir da direita, Gedson destro a partir de dentro; Rafa destro a partir da esquerda, Gabriel esquerdino a partir de dentro...com o Jonas por ali e o Ferreyra na frente, já estou a imaginar o chocolate! E ainda falta o Krovinovic, que por mim joga sempre...

      Uma curiosidade: porquê o Yuri e não o Grimaldo?

      Eliminar
    4. Também não compreendo o porquê de Yuri em vez de Grimaldo. Isto apesar de ver coisas que me agradam no primeiro.

      Eliminar
    5. O Yuri cruza melhor quanto a mim.

      Eliminar
  6. Finalmente o regresso! Ja dá para ler/debater o Benfica.

    Quanto ao Samaris, já aqui concordei que foi, nas nas várias épocas que está no clube, mal aproveitado. Central era de facto um destino que fazia sentido para ele na equipa, mas penso que essa janela passou. Não é só Lema mas também Ferro e para mim até Kalaica que merecem oportunidades até final da época.
    Em relação a Alfa porque não dizer que pode ser precisamente a mesma solução que Samaris ao passar para central? Com a vantagem enorme da idade, margem de progressão e potencial deste.

    Por último realçar que como já vi defendido noutro lado cada vez mais parece que há razões para avançar, em alguns jogos pelo menos, para um 4-4-2 com dois médios Box-to-box. Neste caso Fejsa seria prescindível mas o ganho seria significante em termos de jogo ofensivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muita gente para merecer oportunidades. Eu prefiro escolher um com base no momento e apostar nele, deixando os outros progredirem com as suas carreiras.

      Ou então começar a vender... mas, não sei até que ponto o terceiro anel iria gostar disso...

      ;)

      Eliminar
    2. Não tenho a certeza quanto ao Ferro, parece-me que é algo limitado e acabará a jogar numa equipa menor de Espanha. Já o Kalaica deve ser emprestado a uma equipa dum campeonato competitivo, mas salvaguardando uma possivel valorização.

      Eliminar
    3. Concordo. Eu vou mais longe, pois sou apologista de que neste momento, um clube como o Benfica, que queira praticar um modelo de jogo em posse e de futebol pressionante sobre o meio-campo adversário, deve optar por adaptar médios-defensivos de grande qualidade para as posições de defesa central. Um dos males que vejo no futebol é a forma como dupla de centrais acaba por jogarem um pouco longe da equipa quando a equipa tem a bola. Isto acontece, porque a formação dos jogadores que jogam nessa posição é de que joguem sempre lá atrás.

      Eliminar
  7. É possível que esse seja um dos caminhos que o futebol de alta competição tomara nos próximos anos.

    Por exemplo na NBA tens uma mudança total do estilo de jogo, em grande parte coadjuvada por alterações nas regras do jogo.
    Os "Small ball lineups" são cada vez mais determinantes e comuns e com isso a escolha dos jogadores para cada posição. Aliás a tendência é para um desporto sem posições definidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que neste caso em particular do Samaris, nem é tanto sacrificar a questão física. O grego tem um perfil físico de central, mas como tem qualidade técnica joga mais à frente.

      Por outro lado, também não importo de ver centrais mais baixos. Recordo-me do Gamarra, que nem sequer era muito alto e era um centralão de enorme classe.

      Sobre a tendência para que apontas... é por isso mesmo, que se tivesse que escolher entre um defesa, um médio e um avançado para fazer uma posição, escolheria o médio. Normalmente, são aqueles que possuem maior inteligência de jogo, muito devido à zona de pressão em que actuam. Os defesas são muito inibidos em toda a sua formação. Por seu turno os avançados tendem a ser demasiado individualistas o que lhes estraga na tomada de decisão.

      Numa óptica de "moneyball", acredito que era capaz de criar uma equipa campeã nacional à volta de médios. Com uma excepção: a posição de guarda-redes. E, mesmo assim...

      ;)

      Eliminar