06 junho 2018

Com este...


... não tenho dúvidas que teríamos sido P3N7ACAMPEÕES!


O Benfica acaba de convencer um dos jogadores mais apetecíveis do mercado, não apenas pela qualidade demonstrada pelo goleador ponta-de-lança internacional A albiceleste, mas por estar em final de contrato na equipa ucraniana do Shakhtar Donetsk. Verdade que o "custo zero", na realidade não é bem assim, porque um jogador livre com esta qualidade irá a leilão. No entanto, o facto dos encarnados terem conseguido o acordo com o ex-pupilo de Paulo Fonseca, diz muito da actual capacidade negocial do clube da Luz. Por acaso, estou curioso se as vendas e a redução recente do passivo em mais de 100M€ estará já a surtir efeito, no que toca ao aumento do orçamento para o futebol. Mas, isso é tema para outro artigo...

Falando um pouco do Ferreyra, tal como escrevi no título deste artigo, com ele no plantel esta temporada teríamos conseguido o P3N7A. Digo isto, porque quando o Jonas se lesionou, precisávamos de um suplente que pudesse jogar como o craque brasileiro na equipa. Um jogador, que não apenas fosse mortal à frente da baliza e na posição "9", mas que soubesse combinar, jogar e criar jogadas para os colegas, tal como o camisola 10. Esse jogador era o Ferreyra. Quem o viu actuar na equipa de Paulo Fonseca, percebe que há muito mais jogador que apenas o tradicional ponta-de-lança finalizador. Reparem que a equipa ucraniana, conta com jogadores como Taison, Marlos e Bernard que gostam também de fazer o gosto ao pé. Por isso, o Ferreyra não era apenas um finalizador naquela equipa. Ele criava imensos espaços para esses jogadores conseguirem desequilibrar. No entanto, com a sua mobilidade e velocidade, alia ainda uma estatura física invejável, que lhe permite ser exímio no jogo aéreo. Sendo assim, quer seja a jogar sozinho, substituindo o Jonas, quer seja a jogar com o Jonas ao lado, o Ferreyra é claramente um reforço para a próxima temporada. Bem-vindo craque!


28 comentários:

  1. Pensava q te ias alongar mais sobre o jogador :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não preciso. Acho que este já toda a gente o viu jogar. Para além disso, terei oportunidade de escrever mais futuramente.

      ;)

      Eliminar
  2. Finalmente uma grande contratação! Carrega Ferreyra!

    ResponderEliminar
  3. eu acho que este ano estamos a investir porque o ano passado correu tao mal que agora tinham que se redimir. senao vejamos a quantidade de jogadores que estamos a contratar para a equipa principal. depois nos ja tinhamos esse tipo de avançado que faz mais que finalizar no seferovic. o meu medo e que rui vitoria nao aproveite este estilo de jogadores visto que ja começa a ser uma tendencia (djuricic, seferovic,jovic,cristante,joao carvalho,carrillo..) jogadores que se definam muito no perfil tecnico e inteligencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o teu alerta sobre o Seferovic, no entanto, este Ferreyra é mais jogador, a meu ver.

      Muitos desses jogadores não são aproveitados porque eles próprios não sabem lidar com a competitividade interna. Repara no relato do Jovic à poucos dias, sobre como não soube aproveitar o tempo do Benfica? Não é só culpa do treinador...

      Para mim, culpo o Vitória por não ter adaptado a equipa ao Raul quando ficou sem o Jonas para as últimas jornadas do campeonato.

      Eliminar
    2. "o meu medo e que rui vitoria nao aproveite este estilo de jogadores visto que ja começa a ser uma tendencia (djuricic, seferovic,jovic,cristante,joao carvalho,carrillo..) jogadores que se definam muito no perfil técnico e inteligência."

      Exactamente! Ando a escrever isso há três anos. E podes acrescentar à tua lista Krovinovic, Zivkovic e Rafa...que não foram primeira ou segunda opção de RV!...aliás, suspeito que o Jonas só foi primeira opção porque marca muitos golos...foi o único jogador com esse perfil que foi primeira opção para RV!!...

      Eliminar
    3. quanto ao jovic e verdade que ele assumiu os erros, mas isso e razao para o benfica deixar de apostar num miudo de 19 anos? ou emprestar com clausula de compra? agora 1 epoca e pronto la vai ele para o mundial e nos ficamos somente com 12 milhoes.... eu obviamente apoio estas contrataçoes, mas que o seferovic sai desnecessariamente desvalorizado la isso sai. repara que mesmo o rafa com o rui vitoria e visto somente pela velocidade dele e passa se a imagem que ele nao sabe jogar em espaços curtos enquanto que com o paulo fonseca o jogar entre linhas era o ponto forte do rafa... ou seja penso que ele nao esteja a rentabilizar bem esta faceta dos jogadores. o maior problema e que os nossos jovens da formaçao tem todos esta faceta...

      Eliminar
    4. BP estás a ser mauzinho. Acho que o actual sistema se beneficia um jogador, esse jogador é o Jonas.

      Eliminar
    5. O problema não está em deixar de apostar. O problema é que para competires na Champions, precisas de orçamento gigante. Para teres orçamento gigante precisas de ver-te livre do passivo, para dessa forma poderes usar a tua receita no orçamento. Para veres-te livre do passivo, com a actual conjuntura do nosso campeonato, precisas de vender jogadores e muitos. Para venderes jogadores com frequência, precisas que eles entrem e rendem logo na montra. Não há muito tempo para termos paciência.

      É um problema de time to market. Mas, este problema pode originar outro, como vimos na fraca campanha da Champions na época passada, pois este entra e sai pode diminuir a performance desportiva...

      Eliminar
    6. PP, não estou não. Tu é que és demasiado bonzinho para o RV ;)

      Eliminar
    7. Estás sim. Por exemplo, o Zivkovic e o Krovinovic são dois jogadores que beneficiaram do modelo do Rui Vitória. O próprio Cervi também. O Rafa e até mesmo o Salvio, tiveram em bom plano. O André Almeida fez uma época impecável.

      Agora, há decisões que a meu ver o Rui deveria ter tomado de forma diferente e não o fez. Mas, crucifica-lo por isso, quando não teve a benece que o Jesus é o Sérgio tiveram, acho maldoso. Provavelmente, dirás que é uma opinião apaixonada, mas ela é maliciosa para com quem se calhar mais do que todos nós queria triunfar está temporada.

      Eliminar
    8. O Zivkovic esteve proscrito durante um ano e meio - entre banco e bancada, com uma passagem trimestral do cavalo. O Rafa igual. O Krovinovic teve que esperar um trimestre para que as primeiras opções de RV para a posição falhassem (Filipe Augusto, Samaris).

      Escrever isto não é ser mauzinho: é ser factual.

      E não foram eles que beneficiaram com o modelo: foi o modelo que só começou a funcionar bem quando eles entraram no onze!

      Eliminar
    9. O Augusto e o Samaris foram opções para a posição 8 e não a 10, ou seja, ele deu primeiro a batuta de 10 ao Pizzi. Quando este não rendeu tão bem, deu a batuta ao Krovi e ao Zivko. Não vejo mal nisso. Faz parte do processo natural de crescimento.

      Tens de entender que estás a lidar com pessoas. Não podes chegar a um treino e substituir o jogador à cara podre. Tens de lhe dar a hipótese de lutar. E isso muitas vezes é o tempo que leva a mudar de opções.

      Eliminar
    10. Não me lixes, o nosso 4x3x3 tinha um 6 e dois '8' - dois médios interiores na mesma linha - não era esse modelo de 4x3x3 com um 6, um 8 e um 10. Pelo menos não foi durante meses, nos últimos jogos sim, ele introduziu uma variante com o Zivkovic numa linha mais adiantada que o Pizzi, como uma espécie de 10.

      Claro que não podes chegar a um treino e substituir logo o Filipe Augusto pelo Krovinovic ou Ziv à cara podre. Mas a necessidade de substituição só surgiu porque a primeira opção foi o Filipe Augusto...por mais voltas que dês. E essa é que é a questão: que tipo de treinador é que olha para jogadores como Filipe Augusto e Samaris, olha para jogadores como Krovinovic e Zivkovic, e escolhe os primeiros...

      Eliminar
    11. Num 4-3-3 com médio defensivo pronunciado e com dois interiores, normalmente há sempre um dos interiores com maior liberdade ofensiva, sendo o jogador que ocupa a posição 10 nesse modelo.

      Quando jogava o Augusto era o Pizzi que fazia de 10. A questão, é que o Augusto passou 3 meses a treinar como 8 num modelo de dois médios, podendo ter maior liberdade atacante, e depois acabou por ter que entrar num plano de três médios. Isso não ajudou ao rendimento do brasileiro. E, a piorar, tudo isto foi a reacção intempestiva depois de tantas críticas (injustas quanto a mim!), mas que lhe fizeram perder a razão. Depois, sempre que entrou parecia que tinha de demonstrar a todos que tinha jogo para mais. Quanto mais ele tentava demonstrar, mais erros cometia.

      Acredito, que com calma e resiliência ele teria mostrado mais do que jogou.

      O Samaris é um grande jogador. O mau neste final da época, foi do Rui Vitória apenas ter contado com o Samaris para jogar na posição do Fejsa. Vai ver o jogo em Alvalade e depois diz-me quem agarrou o nosso meio-campo? Foi o grego!

      O Krovinovic e o Zivkovic, são muito bons se tiveres sempre posse de bola. Portanto, ou adaptas a equipa com uma cultura de posse de bola quer seja contra equipas pequenas, quer contra as grandes, ou então, tens de colocar outros jogadores para reforçar o meio-campo.

      O trabalho de Guardiola nos clubes por onde passa deveria servir de caso de estudo para os nossos treinadores. Talvez percebessem como ele consegue com que David Silva, De Bruyne e Gündogan conseguem defender melhor que equipas com tridentes de meio-campo constituídos por jogadores defensivos. Tem tudo a ver com o modelo, a sua interpretação e a concentração sem bola. Neste capítulo penso que o Benfica tem muito que aprender ainda.

      Eliminar
    12. O teu último parágrafo explica tudo. E na verdade mostra que, no fundo no fundo, estamos de acordo...😉

      Eliminar
    13. Eu acho que os adeptos são muito impacientes com treinadores e jogadores. Então com o Rui Vitória e com os jogadores do Benfica, é fora do normal.

      Olha para o Jesus. Alguma vez ele poderia estar 3 épocas e ser constantemente apoiado pelos adeptos como foi no Sporting? Repara que no Benfica foi o presidente que o manteve depois de 3 épocas sem ganhar o título. No Sporting foram os adeptos a quererem que ele ficasse depois de 3 épocas sem ganhar o título.

      Eliminar
    14. Sim, mas não podes comparar o Benfica com o Sporting - nem, por extensão, benfiquistas com sportinguistas...

      Porque o Sporting e os sportinguistas têm cultura de derrota - e já ficam todos contentes por, simplesmente, voltarem a contar de alguma forma, mesmo acabando por perder na mesma.

      Já nós, é o que ambos sabemos. Estamos para lá de ter cultura de vitória: temos exigência de vitória. O Benfica tem que ganhar e se não ganhar, não era bem o Benfica...;) alguma vez os benfiquistas ficariam todos contentes só por contarem de alguma forma?!?! Absolutamente impossível.

      Ainda agora cheguei de uma almoçarada com três casais amigos. Dois deles incluindo dois verdadeiros sportinguistas (não lagartos), envergonhadíssimos com o circo e completamente contra o Kim Jong Carvalho, desde sempre e agora mais ainda. Sabes qual era a perspectiva de um deles sobre a próxima época do Sporting? Qualquer coisa como isto: "vamos jogar com 11 de certeza; e isto até pode ser bom porque baixou muito as expectativas para o Sporting - se perdermos, será o normal, já estamos habituados e é o que toda a gente está à espera; mas imagina que ficamos à frente do Benfica ou do Porto [repara que ele nem disse "imagina que ganhamos" lol], vai ser brutal". Agora eu pergunto: achas que este tipo de raciocínio é sequer remotamente possível no benfiquismo??!! É que dá vontade de rir só de imaginar a hipótese.

      Eliminar
    15. Olha que a nossa cultura de vitória também tem muito que se lhe diga...

      Repara como é o discurso de um adepto Benfiquista antes de um clássico. Nunca é assertivo quanto às suas qualidades. Está sempre a amordaçar-se para não ferir susceptibilidades do adversário. Olha agora para o discurso deles. Olha para o discurso dos jogadores do Barcelona, do City, do Bayern, do PSG, antes de jogarem contra os seus principais rivais. É quase sempre assertivo quanto às suas capacidades. Por aí também se vê a cultura de vitória.

      De qualquer modo, voltando um pouco atrás, não é com vinagre que apanhas as abelhas... é preciso algum tacto. Temos de perceber que os jogadores e treinadores, mal ou bem, têm de ter qualidade para chegarem onde chegaram. O que é importante, é darmos-lhes as condições ideais para eles conseguirem por isso em prática.

      Dito isto, põe-te no lugar do Rui Vitória. Desde o dia um, que toda a gente estava um pouco contra ele. O treinador campeão tinha saído e logo para o adversário da 2ª circular. A pressão que o homem não levou e, o quanto ele não aguentou. Não desistiu nunca e lá conseguiu conquistar o título nacional. Não tem mérito?! Esta temporada, tivesse ele o Jonas até ao final da época e teria conseguido o P3N7A, não tenho a mínima dúvida disso. (Poderei criticá-lo que deveria ter feito mais com o Raúl e o Seferovic no plantel, mas também sei que todos os treinadores erram. O que acho inadmissível é que enquanto alguns erram e podem parar o jogo a meio e retomá-lo mais de 30 dias depois, outros não podem... é a vida, dirão alguns, mas... é melhor não dizer o que me vai na cabeça agora!)

      Depois, o Filipe Augusto... ele foi menino, é certo. Deveria ter demonstrado mais fibra quando pressionado. Tem talento futebolístico para mais e melhor, mas agora estarmos sempre a dar paulada sobre o ceguinho?? Para quê?!

      Uma das maiores lições do desporto rei é de nos ensinar sobre como lidar com os erros: seguir em frente, pois há sempre o próximo jogo. Essa é a verdadeira cultura do campeão.

      ;)

      Eliminar
    16. Voltando ainda, também eu, um pouco atrás, é como diz a Leonor Pinhão há muitos anos: o maior inimigo do Benfica é a sua própria grandeza...a impaciência de que falas vem daí, sempre foi assim e sempre será. Quem não souber lidar com isso, mais vale não vir para o Benfica - porque isso não vai mudar.

      Sobre o discurso antes dos clássicos, concordo contigo. Mas também aí responsabilizo, em parte, Rui Vitória ;). A subserviência e o medo de perder - se quiseres, a atitude mental de pequeno - começa sempre, também, na postura e discurso dele antes dos clássicos. Falta-lhe tudo: arrogância, verve, carisma, criatividade, energia que põe os jogadores a ferver...é sempre a mesma modorra da mesma conversa pejada de banalidades inespecíficas, que ele tanto aplica à antevisão dum clássico como à antevisão duma primeira eliminatória da Taça com o Cinfães.

      Também acho que com o Jonas até o fim, tinha ganho o penta. Mas convenhamos que se olharmos à globalidade do campeonato não o merecemos; e que só com duas derrotas consecutivas dos frutistas é que ficámos realmente na luta pelo título. Bolas, nós fizemos 3 meses muito bons numa época que tem 10 meses, em que os outros 7 meses foram miseráveis! Na qualidade exibicional e nos resultados.

      Independentemente de eu te dar razão no escandalosíssimo Estoril Gate e em mais uma série de jogos particularmente circenses deste campeonato. Nós não merecemos ganhar este campeonato porque fomos profundamente incompetentes, a vários níveis. Eles também não o mereceram porque o viciaram com adversários alegadamente comprados e mais 30 por uma alegada linha. E o Sporting não o mereceu ganhar porque...é o Sporting. Quase nunca merece - e nas raríssimas vezes em que merece, perde na mesma! 😁

      Pensando bem, o campeonato passado não foi merecido por ninguém. E ficaria muito bem à Federação, quando se comprovar a frutaria 2.0, deixar a época 17/18 em aberto, sem campeão atribuído...

      Eliminar
    17. Sabes, sobre o teu primeiro parágrafo, não é apenas os jogadores e os treinadores terem de saber lidar. Nós como adeptos também temos de evoluir culturalmente. O que se passou esta temporada ao nível do ruído e comportamento dos adeptos do futebol, a nível geral, é disso notório.

      Depois, não retiro a responsabilidade do Vitória. Mas, bolas, o Rui não pode sequer errar. Já o Serginho e o Jesus podem quantas vezes quiserem, porque esses sim são levados ao colo dentro e fora dos relvados. O jogo deveria ser justo para todos e de facto não é. Pelo menos aqui em Portugal.

      Não vi esse discurso de coitadinho por parte do Rui Vitória. Ele foi muito assertivo. Eu até acho que ele colocou o melhor onze para ganhar ao Porto. Um onze que ele tinha vindo a trabalhar. Ele, não reforçou o meio-campo, como depois fez em Alvalade. Se calhar foi esse o erro. Conforme já tive oportunidade de escrever, para mim com pequenas alterações, que seriam mais nuances tácticas que mudanças profundas, estou convencido que o desfecho do jogo teria sido outro. Mas, mais do que maltratarmos o Vitória, porque não reforçar a grande penalidade perdoada ao Porto no final? Se somos muito exigentes connosco, devemos também que ser exigentes com os próximos. Só assim, estaremos a dar o nosso contributo. É isso que nos faz falta.

      Não merecemos o campeonato?! Porque raio?! Bolas, andámos a fazer uma competição de trás para a frente e depois não merecíamos ganhar? Diz isso ao Miguel Oliveira que ganhou na última curva no campeonato da moto2, ainda no fim-de-semana passado!? O que foi mal, foi a campanha na Champions, mas sobre isso deverei escrever nos próximos dias, portanto, fica atento.

      Entristece-me ler que penses que não merecíamos ser campeões. Quem nos prejudicou e caluniou tem aqui a sua primeira vitória. O Porto merece ganhar com aquela qualidade de jogo? Bola bombeada para o Marega? E com aquela quantidade de jogos duvidosos?!

      Eu já escrevi aqui que deveríamos ter impugnado este campeonato, mas isso é outro assunto.

      Eliminar
    18. Mas eu também não só não disse que o Porto merecia ganhar, como até disse mesmo que não merecia! E não só por todos os alegadamentes, que eu mencionei, como também pelo que tu mencionas da qualidade de jogo e da bola bombeada para o Marega. Isso é que é mais deprimente: não perdemos contra um Porto de James, Falcões e Hulks, treinados por Vítor Pereira, mas contra um Porto de Maregas e Soares, de bola longa para a corrida da mota que mal sabe o que é uma bola, treinados por Sérgio Conceição...e contra só isto, mesmo com o plantel que tínhamos, era nossa obrigação sermos suficientemente superiores para acomodar os alegadamentes todos da frutaria 2.0 e ainda assim sair na frente.

      Tu estás sempre a dizer mal do futebol do Porto de Sérgio Conceição - e muito bem. Não podia estar mais de acordo. Aliás, vou mais longe ainda: foi do futebol mais pobre e básico que já os vi jogar, nos 40 anos que levo de acompanhar o nosso campeonato. E mesmo assim conseguimos ir sempre atrás deles e perder o título para eles! Juntando a isto a catástrofe que foi a Champions e a miséria que foram as Taças, não sei como podes ser tão benevolente. Ou para usar a tua linguagem, tão bonzinho ;)

      Venha esse post sobre a nossa Champions! Estou sempre curioso e sempre interessado no que tens para escrever sobre o nosso Benfica!

      PS E obrigado por teres tanta paciência para me aturar e por ires sempre alimentando estes nossos debates, sempre memoráveis 🙂

      Eliminar
    19. Era nossa obrigação? Não é bem assim. Já reparaste como tudo e mais alguma coisa estava contra nós? Desvalorizaram-nos, rebaixaram-nos, roubaram-nos, incriminaram-nos,... e mesmo assim, ninguém da sociedade ficou do nosso lado? Nem mesmo os Benfiquistas foram totalmente unidos.

      Verdade que o Rui poderia não ter errado, mas não será que isso é pedirmos o impossível, tendo em conta que todo o mundo erra?

      Eliminar
    20. Obviamente que não se pode exigir, nem a RV nem a ninguém, que não erre. Não é esse o ponto, como nunca é, relativamente a nenhum ser humano.

      Mas isso é uma 'LaPalissada'. Porque o que faz a diferença não é errar ou não errar - errar é um dado adquirido. O que faz a diferença é a magnitude do erro, a consistência do erro, o contexto em que o erro é cometido, a frequência dos erros...e ao longo desta época, fui apontando aqui muitos, demasiados erros de grande magnitude e/ou consistentes e/ou em momentos decisivos (como o clássico do título) e/ou que se repetiram até à náusea...

      Aqui acho que nunca estaremos de acordo: tu achas que claramente melhor que RV só o Guardiola, eu acho que RV nem chega a ser claramente melhor que a maioria dos treinadores da Primeira Liga...

      Eliminar
    21. Não estás a competir numa competição imparcial. Esse é o problema. Estás a exigir que passemos a competir na parcialidade? Uma coisa é lidar esporadicamente com a parcialidade, outra é aceitar essa parcialidade como algo normal. Para quê? Para dizermos que somos superiores? Isso não é de campeão. Isso é vaidade.

      Eliminar
    22. Não é isso que digo. Aliás, como penso que terei manifestado quando defendeste a impugnação do campeonato, concordo que o Benfica o deveria fazer.

      O que digo é que, independentemente dessa influência, o Benfica tem obrigação de render muito mais e melhor do que rendeu no último campeonato.

      Eliminar
    23. Ele só não rende porque o campo é inclinado. ;)

      Não se pode desprezar a inclinação do campo, por mais ténue que seja. Olha até arranjo-te uma metáfora melhor. Estás a ver a altura entre degraus? Sabias que essa altura está padronizada? E, sabes porquê? Porque basta um centímetro acima para as pessoas começarem a tropeçar nas escadas, apesar de toda a gente saber subir degraus...

      Eliminar