18 junho 2018

Preocupante a influência da...


...  dragartariana.

Sinceramente, já começamos a ficar um pouquinho fartos desta comunicação social que é claramente dragarta. Ainda têm dúvidas? Então vejam as opções que a maioria dos comentadores - qualquer que seja o canal de televisão - tem vindo a exigir para a selecção nacional nos jogos deste mundial: desde Adrien Silva a substituir o João Moutinho, a Bruno Fernandes por trás do Cristiano Ronaldo, João Mário na esquerda e André Silva ao lado do capitão. Advinhem quem é que eles querem ver fora do onze da selecção? Sobretudo, o Bernardo Silva e o Gonçalo Guedes... O pior disto tudo, é que nem sequer ouvem a eles próprios. Preferem mudar tudo para meter os "seus queridos", do que apenas fazer uma (no máximo duas) mudança(s): Manuel Fernandes como interior/ala esquerdo e Rúben Dias no centro da defesa. Se sobre o Manelélé já falei anteriormente, sobre o jovem central encarnado falo agora porque ao ver a exibição de Portugal frente à Espanha senti a falta da nossa linha defensiva não ter conseguido manter as distâncias curtas para com os outros sectores da equipa. Para além disso, faltou-nos maior agressividade defensiva.

Como não acredito em coincidências, é brutal a influência que o Porto e o Sporting têm hoje não apenas na comunicação social, como também dentro da selecção. A pressão de fazer dinheiro com vendas de jogadores é de tal forma tão grande que é preciso valorizar de qualquer maneira e feitio os seus jogadores. Por isso, é fundamental dominar o market placement, seja ele em qualquer dos inúmeros programas desportivos, ou na própria selecção nacional. Obviamente, que o seleccionador nacional jamais irá admitir que sofre dessa pressão, até porque quem pressiona faz-lo de forma camuflada e manipulável, tal como vos fazem todos os dias quando olham para os programas e ouvem estes opinion makers a lentamente fazer-vos moldar as vossas opiniões. Querem um exemplo?

Peguem no Bruno Fernandes. É um excelente jogador, mas ainda é um miúdo. Facilmente, ficamos seduzidos com os golos dele de meia distância, ou as combinações com os colegas atacantes, ou então com os toques de bola de grande perfume futebolístico. No entanto, sabiam que é dos jogadores que mais perdas de bola possui a meio-campo? Sabiam que é dos jogadores que no passe curto não tem assim tanta qualidade de execução, como por exemplo, um Kroos. E já agora, já repararam que apenas o vêem em clips de vídeo com a bola nos pés? Sabendo que a maioria do tempo ele passa sem a bola nos pés, não seria interessante ver uma análise do jogador sem bola? Não! Porque o Bruno Fernandes não é nada bom a defender. Nem sequer sabe fazer pressão ou cortar linhas de passe. Isso foi notório no jogo contra a Espanha.

No entanto, a crucificação foi feita apenas sobre o Gonçalo Guedes e o Bernardo Silva. Esquecem-se estes dragartos da comunicação social, que uma equipa constrói-se de trás para a frente. Quero com isto dizer o seguinte: se a bola emperra no Bruno Fernandes que é uma espécie de terceiro médio escondido na ala esquerda do 4-4-2 de Fernando Santos, é óbvio que a qualidade de jogo que chega a Gonçalo Guedes e Bernardo Silva não seja a mesma. Por outro lado, estas perdas de bola, para a saída do nosso ataque, pelo Bruno Fernandes acabam por influenciar negativamente o posicionamento e o desgaste energético do nosso ataque (Guedes e Bernardo), ainda para mais quando do outro lado está uma Espanha que te faz correr e de que maneira, quando perdes a bola.

O pior disto tudo, é olhar para os 23 seleccionados e ver ali escarrapachada a solução que nos daria uma outra dimensão futebolística nesta fase final do campeonato do mundo de 2018: o Manuel Fernandes. A continuar assim, se vencermos o mundial, tiro o meu chapéu ao Ronaldo, porque será única e exclusivamente graças a ele que lá chegaremos. Não será com certeza pelas ideias de jogo,  que por mais brilhantes que sejam do Sr. Eng.º, a verdade é que não há cunha que os salve do mal futebol. Mas tenho a certeza, que em qualquer dos casos, todos estes envolvidos vão se dar bem, pois a obrigatoriedade de ganhar é só para o discurso do jantar com o presidente, porque de resto, sigamos com o sonho que a malta fica contente na mesma.




P.S.: O Adrien Silva, o João Mário e o André Silva foram autênticos fiascos nos seus clubes esta temporada, por motivos diversos e muitos deles por razões externas. No entanto, apesar de podermos nutrir alguma simpatia pelos atletas, tem de valer a meritocracia e não o factor "C". Por isso, não faz sentido esta tentativa de influenciar as decisões do seleccionador nacional.

14 comentários:

  1. A equipa é feita em função dos interesses do Ronaldo.

    Se o Ronaldo achar que brilha mais ao lado do André Silva do que do Gonçalo Guedes, será o Silva a jogar e não o Guedes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito minimamente nisso. Diabolizam imenso o Ronaldo, havendo o interesse de fazer dele uma diva que não é. O Zidane soube bem levá-lo. Acredito que conversando, mesmo que ele pudesse ter alguém preferido saberia escutar uma opinião diferente.

      😉

      Eliminar
    2. Não sei onde andas, mas desde 2008 que esta é a selecção dos amigos do Ronaldo e só joga quem ele quer. Dois exemplos:
      - Em 2012, na fase de apuramento para o Mundial 2014, o Nelson Oliveira, num jogo particular, acho, em melhor posição remata e falha. O Ronaldo, mesmo estando em pior posição, quase chorou por o Nelson não lhe ter passado a bola. O que aconteceu? O Nelson Oliveira só voltou à selecção na fase de apuramento para o Mundial 2018.
      - Nelson Semedo chega ao Barcelona e dá uma entrevista para a Barcelona TV em que elogia o Messi. O que aconteceu? Nunca mais foi convocado, e é só o titular do Barcelona. E não venham com a lesão, porque o Raphael Guerreiro quase não jogou esta época e 'tá lá.
      Por isso, os portugueses têm de ver que o Ronaldo, com a ajuda do Mendes, monopoliza a equipa. O Fernando Santos é uma marioneta.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
    3. O Semedo não é o titular do Barcelona... Ainda! 😉

      Eliminar
    4. Antes da lesão, era. Mas mesmo assim fez mais jogos que o Raphael e estava em melhor forma. O Cédric é uma anedota, não defende nem ataca, anda pelos intervalos da chuva e vai jogando.
      Por mais que não queiram ver, é demais evidente que só quem é amigo do Ronaldo é que calça. Veja-se o que a comunicação social anda a fazer nestes últimos dias, o Gonçalo quase não teve bola contra Espanha e já o querem tirar da equipa. O B. Fernandes jogou numa posição que nunca jogou e o Moutinho que nada fez e nada tem a dar mais à selecção é que fica no onze em detrimento de um jogador bem melhor.

      Obrigado e Saudações!

      Eliminar
  2. Hugo Santos19/06/18, 01:04

    Acho que o melhor exemplo do que falas é o Cédric. Numa altura em que a melhor posição em termos de qualidade e quantidade é a de lateral direito quem é convocado e titular é um tipo que nem nos melhores 5 laterais portugueses está.

    E o que dizer de deixar Rony Lopes de fora e levar este André Silva? Um fez mais de 40 jogos no Mónaco que foi campeão de França e semi-finalista da Champions. Marcou 17 golos. O outro não conseguiu ser titular num Milan de rastos e apenas marcou 2 golos no campeonato e alguns na Liga Europa a custa de uma pré-eliminatoria com uns desconhecidos.

    Reparem como Bruno Fernandes ao fim de um mês no Sporting passou logo a ser chamado regularmente e comparem com as convocatórias que Pizzi teve depois das 2 grandes épocas que fez no Tri e Tetra do Benfica. Na segunda foi mesmo o melhor jogador da Liga. Pizzi chegou até a ser humilhado quando numa convocatória de 24 foi enviado para a bancada em detrimento de 3 guarda-redes no banco.

    Reparem como Gonçalo Guedes apenas começou a ser convocado regularmente quando se tornou numa das figuras da Liga Espanhola.

    Reparem como Renato Sanches deixou logo de ser convocado após o Europeu quando não conseguiu ser opção regular no Bayern mas como João Mário se manteve sempre nas convocatórias mesmo não sendo opção regular do Inter.

    É incomparável a dificuldade que um jogador do Benfica, ou que passou pelo Benfica, tem em chegar a selecção em contraste com outros.

    Nelson Semedo, Cancelo e Rony Lopes. 3 jogadores que vingaram fora de portas e continuam a ser preteridos em detrimento de jogadores banais. Parece que querem adiar ao máximo a influência do Seixal na selecção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo Santos19/06/18, 01:22

      Só para acrescentar que o Rony Lopes para além de 17 golos ainda fez 12 assistências nesta época. Quando não se convoca um jogador com este rendimento e se leva o André Silva está tudo explicado sobre os interesses da selecção.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo Hugo. Até quando vamos deixar isto acontecer?

      Eliminar
    3. Arriscamos a não ganhar o mundial mom possivelmente o melhor jogador de todos os tempos do nosso lado, por causa de compadrios.

      😒

      Eliminar
    4. É por tudo isto que se disse,que não consigo ter quaquer empatia pela seleção do mendes e do reinaldo. Por mim qualquer jogador do Benfica ou formado no seixal deveria dizer NÃO a esta seleção.

      Eliminar
    5. Acho que assim é assumirmos indirectamente que não podemos com eles. Temos é de ser mais activos e denunciar estes esquemas.

      😉

      Eliminar
  3. Ganhar o mundial será impossível porque ninguém ganha o euromilhões duas vezes . Mesmo não sendo titular do Barcelona o Nelsinho deveria estar na convocatória como também o Cancelo que estará segundo se diz a caminho da Juventus. Cedric e Fonte são bons rapazes mas jogam pouco . Deixar Rony Lopes de fora é uma piada tão boa como convocar Adrien Silva . Quanto à comunicação social desportiva , é profundamente parcial , desonesta e ignorante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estão porque não precisam de montra. Já o Ricardo Pereira. Repara com antes da venda para o Leicester, a comunicação social exigia que ele fosse o titular. E, agora, depois de vendido já não falam nele?!

      Eliminar
  4. Belo post, PP.

    Quanto a mim, a entrada mais urgente no onze até é o Rúben Dias. Isto com base no que vi no jogo com a Espanha: como tu afloras, vi um espaço gigantesco no único espaço que não podes dar a uma equipa como a Espanha - o corredor central, nas costas da linha média...porque a linha de quatro médios até fazia pressão média alta, mas a linha defensiva ficava muito atrás. Pelo menos um dos golos da Espanha começou num desequilíbrio por eles terem bola nesse espaço...

    Além disso, equipa grande hoje em dia tem que ter no mínimo um central que seja competente com a bola no pé, no início da construção. Nem Pepe nem Fonte o são - e também por isso, contra a Espanha da posse de bola, os charutos dos centrais para a frente só vieram agudizar ainda mais a nossa incapacidade de ter bola em ataque posicional...

    Do Manuel Fernandes, já falámos. Para mim, também era titular indiscutível.

    ResponderEliminar