22 maio 2017

E por falar em olhar para dentro...


Quais os talentos a ter de olho no próximo defeso?


Penso que já é do conhecimento público que o Benfica, para poder competir na Europa ao mais alto nível precisa de reforçar o seu orçamento da equipa de futebol, e tendo em conta as limitações da indústria do futebol nacional, os encarnados precisam de todas as épocas fazer um importante encaixe financeiro só em transferências de jogadores.

Ora, com a saída de jogadores, outros terão de entrar, para manter o fornecimento no pipeline do modelo de negócio encarnado, pelo menos nesta fase enquanto que o clube não se torna totalmente auto-suficiente e que a indústria do futebol nacional também ela não cresça para outros níveis. E, é precisamente por esse facto que o Benfica é sempre uma equipa muito atenta ao mercado nacional e internacional, em busca de talento que permita ir suprimindo as saídas que o plantel vai tendo época após época.

Neste sentido, este artigo serve um pouco para identificar alguns dos bons jogadores que actuam em Portugal e que podem no curto e médio prazo servir o plantel encarnado. Optei por listá-los por posição. Futuramente, tencionarei fazer uma análise idêntica sobre quais os talentos que poderemos aproveitar no curto prazo da equipa B. E, posteriormente, olharei um pouco para fora, para o mercado internacional indicando possíveis alvos.

Guarda-Redes
Bruno Varela
Tem-se falado muito em Joel Pereira e André Moreira para o lugar de guarda-redes encarnado na próxima temporada, tendo em conta a paixão do mercado pelo Ederson que muito provavelmente deverá sair da Luz neste defeso. No entanto, há um guarda-redes que tem dado nas vistas esta temporada, que até é da mesma geração que os que estes que têm sido noticiados, mas que tem tido muito mais tempo útil de jogo que os dois em conjunto. Estou a falar do Bruno Varela, que tem sido uma das agradáveis surpresas deste campeonato. O jovem jogador, que foi formado na Luz, é quanto a mim a melhor opção para substituir o Ederson. Em primeiro lugar, não podemos esquecer que o Júlio César durante esta temporada esteve a recuperar fisicamente do seu problema de costas, pelo que no início da próxima época deverá querer recuperar a titularidade. Por outro lado, o Bruno Varela se viesse viria já com alguma bagagem competitiva, mas ainda com imenso potencial para ser trabalhado, um pouco à imagem do Ederson quando veio para a Luz. Ora, esta é a combinação ideal para a gestão das balizas encarnadas. Como terceiro guarda-redes teríamos a continuidade de Paulo Lopes.


Defesas-centrais
O Kalaica bem que pode ter marcado um golo ontem à noite, mas se continuar na Luz na próxima época, dificilmente será titular tendo em conta que apenas deverá sair o Lindelöf neste defeso de verão, mantendo-se o Luisão, Jardel e Lisandro que formam um trio sólido de centrais. É portanto, necessário ter como 4º central não um miúdo, pois este precisa é de acumular jogos e minutos de experiência, mas sim de um jovem já com alguma experiência competitiva, que permita competir nos treinos com os veteranos, mas também em caso de necessidade e de prolongada ausência conseguir subir ao relvado e jogar a alto nível. Nesse contexto vejo três nomes, todos eles por coincidência já foram ligados ao Benfica. São eles o Carlos Ponck, o Fábio Cardoso e o Roderick Miranda.

Carlos Ponck
O médio-defensivo convertido em central na equipa flaviense tem sido uma das sensações do campeonato nacional. Por ser cabo-verdiano, as más línguas dizem que há "gato" quanto à sua idade (22 anos). Contudo, o que interessa é o rendimento desportivo. O Benfica ao retorná-lo de volta ganha um central que apesar de não ter enorme envergadura (apenas 1.83m), é veloz e ágil o suficiente para ir buscar os mais rápidos avançados da Liga. Por outro lado, é um central que não treme com a bola nos pés, o que é sempre muito importante numa equipa como o Benfica onde se exige que os centrais sejam também eles construtores de jogo. O único senão que antevejo é que ele prefere jogar pelo centro direito, posição que o Benfica já tem bem preenchida com Luisão e Lisandro.

Fábio Cardoso
Quanto ao Fábio Cardoso, tem tido uma época bastante positiva no Vitória de Setúbal. Está cada vez mais com futebol consistente e isso é fundamental para a sua afirmação como central de qualidade. Nota-se claramente que é um jogador com escola pela forma como se posiciona e como com bola tenta sair a jogar. Fisicamente parece-me mais imponente que o Ponck, sobretudo nas alturas, muito devido aos seus 1,87m de altura. Não é nenhum tosco com a bola nos pés e tem a vantagem de jogar preferencialmente pelo lado esquerdo do centro da defesa. Aos 23 anos, estaria num momento certo para regressar e fazer a vez de Lindelöf.

Roderick Miranda
Já o Roderick Miranda, sou-vos sincero, é a minha preferência do mercado nacional para esta posição. Sei que muitos Benfiquistas o têm de ponta, sobretudo, por aquilo que aconteceu no dragão em 2012-2013. Mas, para mim é o menos culpado de tudo. Depois desse desaire poderia nunca mais reerguer a sua carreira futebolística, mas no vale do Ave soube reencontrar-se e é hoje uma espécie de Beckenbauer do futebol português. Tirando o Lindelöf, é talvez o melhor central a jogar com os pés em Portugal e, tendo em conta que já possui muitos jogos na 1ª Liga, está no momento certo da sua carreira (aos 25 anos) para poder desafiar os gigantes da defesa encarnada. Já agora, ele gosta de jogar sobre o lado esquerdo do centro da defesa e tem como outra vantagem o facto de já ter alinhado tanto com o Luisão, como com o Jardel e o Lisandro, o que permitira uma fácil readaptação. Isto para não falar que 1,95m de altura é sempre um bom cartão de visita de um central.


Laterais
Existem dois laterais encarnados muito cobiçados pelo mercado. São eles o Nélson Semedo e o Alex Grimaldo. Relativamente a estes jogadores o Benfica já acautelou com alguma antecedência a possível saída de ambos, com as contratações de Pedro Pereira e Hermes no último defeso de inverno. No entanto, embora com potencial são ambos duas incógnitas ainda. Depois se atendermos que há interesse do mercado em André Almeida e que Eliseu poderá estar de saída da Luz, é necessário estar muito atento ao mercado. Nessa óptica vejo em Portugal dois laterais que me seduzem muito: Bruno Gaspar e Pedro Rebocho.

Bruno Gaspar
O lateral direito vitoriano é um "velho" conhecido de Rui Vitória, uma vez que foi este quem o lançou na primeira equipa do Guimarães quando ainda lá estava no comando. O que é certo é que o jovem lateral formado em Seixal agarrou a oportunidade e é hoje um dos laterais direitos mais consistentes do campeonato. Podemos dizer que se destaca por ser defensivo, talvez porque muitos de nós não acompanhe o Guimarães a não ser nos jogos de maior dificuldade, frente ao Benfica, Porto, Sporting e Braga, mas o que é certo é que o Bruno é dos laterais com mais cruzamentos e assistências da 1ª Liga. Pode não ser tão espectacular na condução de bola como o Semedo, mas tem os seus trunfos e a consistência é uma delas. As equipas campeãs também se fazem de jogadores destes. E, não esquecer que temos de começar a pensar em reformular o núcleo duro da equipa se queremos continuar na senda de campeonatos seguidos...

Pedro Rebocho
Quanto ao lateral esquerdo do Moreirense, muito sinceramente, penso que com a orientação correcta poderá estar aqui o Grimaldo ou o Lahm português. Acho um lateral muito inteligente e que sabe distinguir os vários momentos do jogo. Depois, embora seja predominantemente canhoto, tem um nível elevado de ambidestria, muito incomum em jogadores canhotos. Isto permitirá se o Rui Vitória quiser aventurar-se em modelos de jogo "Guardiolianos" com laterais interiores. Por exemplo, com o Rebocho na direita e o Almeida na esquerda. De qualquer das formas, é um jovem formado no Benfica e que canta RAP, é um lateral esquerdo bastante ofensivo e com uma qualidade acima da média ao nível dos cruzamentos e das bolas paradas, tal como o Grimaldo. Com o mentor certo poderá chegar muito longe.


Médios-centro
Nikola Vukcevic
Não sei se Samaris ou Filipe Augusto continuarão de águia ao peito, mas mesmo que continuem e que saia outro médio-centro, seja ele para a posição "6" ou "8", penso que o Benfica deve tentar contratar o médio do Sporting de Braga: o Nikola Vukcevic. O internacional montenegrino é um jogador que alia potência física, sentido táctico e técnica no seu pé esquerdo como poucos no futebol nacional. É um jogador talhado para outros voos, pois apresenta uma regularidade exibicional gigante. Esta época, talvez por outros interesses, como a pressão para assinar novo contrato com o Braga, o tenha feito cair para o banco. No entanto, nas fases de maior aperto é constantemente lançado para dentro das quatro linhas, o que já de si é revelador da sua preponderância no meio-campo arsenalista. No tempo de Paulo Fonseca, era simplesmente o médio que permitia ao técnico português ter confiança para jogar num sistema de 4-4-2 com apenas dois médios no centro do terreno, pois dominavam perante a maioria das equipas. Gostava muito de o ver na Luz num futuro muito próximo.


Extremos
Nestas posições tudo vai depender da saída de possíveis jogadores. Dificilmente vejo o Cervi e o Zivkovic a sairem. São dois jovens talentos de enorme potencial para poderem actuar em grandes ligas e em grande tubarões, mas precisam ainda de confirmar essa qualidade toda no Benfica. Dos destros, i.e., do Salvio, do Carrillo e do Rafa, vejo apenas o argentino como alvo apetecível e em ponto rebuçado para dar o salto ou... então ficar cá e ser uma referência do núcleo duro e poder jogar noutra posição, como a de 2º avançado. Por outro lado, vejo cada vez mais o Rafa como segundo avançado do Benfica e o digno sucessor de Jonas para aquela posição, numa evolução táctica ao estilo daquela que Gonçalo Guedes teve da época passada para esta. De qualquer maneira, mesmo que não sai nenhum dos extremos, como podemos ver poderá haver necessidade de reforçar a equipa nessa posição. Depois, temos de verificar que cada vez mais a tendência será apostar em falsos extremos. Reparem como tirando o Salvio, a maioria dos nossos extremos formaram-se como falsos extremos, ou seja, jogadores de pé trocado à ala em que actuavam, como é o caso de Cervi, Zivkovic, Carrillo e Rafa. Por esse motivo penso que a tendência será procurar extremos com esse perfil e dentro dele encontramos em Portugal estes seguintes 3 jogadores: Ricardo Horta, João Carvalho e Gil Dias.

Ricardo Horta
O irmão de André Horta tem sido dos melhores do Sporting de Braga esta temporada se bem que só agora tem jogado mais tempo. Mas, sempre que joga é dos mais esclarecidos. É um falso extremo esquerdo que sendo destro alia um pouco a criação de jogo com a procura de desequilíbrios individuais. Não é nenhum Neymar, mas também não é nenhum Candeias. Penso que tem potencial para mais. Precisa é de ter o mentor certo para apostar nele, pois acredito que quando perfeitamente adaptado poderá soltar ainda mais o livro de recursos técnicos e espalhar magia. Tem já experiência internacional da Liga Espanhola o que é sempre positivo para um jogador poder triunfar no Benfica. Depois, tendo o irmão no plantel encarnado, poderá ser ainda mais interessante a forma como evoluirão.

João Carvalho
Outro jogador que poderá ser de enorme interesse para reforçar as alas já na próxima temporada é o jovem emprestado pelo Benfica ao Vitória de Setúbal, o João Carvalho. Ele que é um "10" de formação no Seixal, é como falso extremo esquerdo que lhe antevejo futuro. Não tanto como um desequilibrador driblador, mas como criativo com visão de jogo e definição de passe para a desmarcação dos colegas. Como 2º avançado teria sempre muitas dificuldades, sobretudo a este nível, pois teria que aprender a jogar de costas e a jogar mais no espaço vazio, o que lhe desgastaria imenso. Agora, como falso ala esquerdo, poderá funcionar muitas vezes como um terceiro médio ajudando na criação de jogo. Muitos também o vêem como "8", mas penso que para tal teria de tralhar muito a sua reacção à perda. Desta forma, jogando como falso ala esquerdo, permite tirar o melhor dele, ao mesmo tempo que permite o seu amadurecimento táctico. Face ao golo que marcou no dragão esta temporada, muito Benfiquista gostava de vê-lo já na próxima época na Luz. Contudo, se é para fazer apenas alguns jogos, seria mais interessante continuar a jogar noutra equipa da 1ª Liga. E, se formos buscar o Ricardo Horta ao Braga (mesmo estando este sobre empréstimo do Málaga), poderíamos deixar o João na cidade dos arcebispos...

Gil Dias
Quanto ao Gil Dias, é um jogador que aprecio muito. Penso que fisicamente poderá crescer ainda mais. Por exemplo trabalhar um pouco mais a velocidade e a intensidade com que joga. Mas, aquele pé esquerdo e aquela visão de jogo é algo que não podemos deixar de ter em olho. Com Cervi e Zivkovic, não seria um investimento já para vir na próxima temporada, mas seria para assegurar o seu passe num futuro, até porque outro jogador que temos nos nossos quadros pronto para entrar na fileira, o agora sadino Nuno Santos, não está a conseguir assentar o seu jogo no futebol sénior como toda a gente esperaria (talvez por causa da sua complicada lesão). O Gil Dias sendo um jogador do Jorge Mendes e do Mónaco, penso que a sua contratação não seria algo muito difícil. Mas, confesso que não é urgente.


Avançados
Diogo Jota
Em Portugal há um jovem jogador que joga como 2º avançado e que poderia interessar, num futuro a médio prazo, o Benfica. O seu nome é Diogo Jota. O jovem luso emprestado pelo Atlético de Madrid ao Porto, muito provavelmente voltará a Madrid e não ficará no Porto, até porque este não tem por um lado dinheiro para contar a um cego, como está de mãos atadas face ao fair-play financeiro promovido pela UEFA. Dependendo do que acontecer com o Salvio e o Jonas, muito poderá depender o possível interesse encarnado no curto ou no médio prazo pelo Jota. Relativamente às suas características técnica e tácticas, é um jogador um pouco na linha do Guedes e do Rafa. Aliás, é fisicamente uma mistura de ambos e tem golo. Este será um jogador a ter debaixo de olho nos próximos tempos, pois daqui a uma ou duas épocas, poderá ser ideal para a nossa frente de ataque. Mais, depois do Carrillo ter sido uma espécie de bicada ao Sporting depois da saída de Jesus para eles, este Jota poderia ser a bicada perfeita face à saída de Maxi para o Porto...

29 comentários:

  1. o problema dos jogadores que indicaste, fora o gil dias joao carvalho e o diogo jota, e que o potencial deles nao e tao grande para chegarem a grandes clubes europeus e gerarem grandes receitas, como tal compensa mais ao benfica ir buscar outros jogadores. para renovar o nucleo duro pode se fazer pelos miudos da formaçao tipo o horta por exemplo, que ainda aguenta ca umas 2 a 3 epocas e assim sucessivamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o Horta com uma temporada a titular e sem lesões sai logo para um grande clube.

      Eliminar
  2. Pessoalmente gosto muito do medio do Rio Ave o Filip Krovinović. Técnica, capacidade física e é ainda um jovem com grande margem de progressão! Gostei do campeonato que fez, não marca muitos golos mas fez 5 e 3 assistencias. Um bom jogador para o nosso meio campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mau, mas eu preferia o Vukcevic do Braga. Penso que precisamos de canhotos no meio-campo e com aquela estampa física há poucos.

      Para apostar no Krovinovic, preferia apostar já no João Carvalho...

      Eu pretendia era contratar um "6"/"8" com um perfil físico que permita dominarmos o meio-campo apenas com duas unidades, pois deveremos continuar a jogar com 2 avançados declarados.

      ;)

      Eliminar
    2. Olha lá PP e promoções da B? Falas aqui da aposta no João Carvalho e lá em cima falas em ir buscar reforços, muitos deles mais "fazer regressar", mas não te espandes nos putos da B.

      Não tenho conseguido seguir a B como deve ser há uns 3 anos. Não há lá ninguém que esteja no ponto?

      Eliminar
    3. No início do texto escrevi que faria uma análise sobre os "prospects" da B e do mercado internacional noutros artigos. Em princípio farei depois da final da Taça de Portugal.

      ;)

      Eliminar
  3. André Moreira antes de Bruno Varela como alternativa ao Ederson. De resto estamos a falar dos dois melhores redes portugueses para a idade, mas acho o André mais completo, nomeadamente na construção de jogo e jogo fora dos postes. Dito isto... Espero que no contrato de venda ao Setúbal "haja para lá umas cláusulas". Não gostava nada de o ter de defrontar num Porto ou Sporting desta vida...

    E já que falamos de Moreiras, em termos de jogo jogado não via com maus olhos o regresso do José Moreira como terceiro guarda-redes passando o Paulo Lopes para um cargo mais de apoio à formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O André Moreira não tem jogado. Ele é suplente do suplente e depois quando for largado às feras por aqui irá acusar o toque. Por isso mesmo prefiro o Varela, até porque fez a formação cá e é também uma forma de passar a mensagem para muitos da formação que não conseguem entrar logo na equipa principal depois de jogar na equipa B. A mensagem de que possibilidade de regressar à Luz pela porta grande só dependerá do jogador e que oportunidades não faltarão.

      Sobre o Moreira, apenas e só se o Paulo Lopes pendurar as luvas. Mas, como isso não me parece que vá acontecer, que continue o Paulinho, pois está muito bem.

      ;)

      Eliminar
    2. O André Moreira não tem jogado e o Bruno Varela tem jogado num contexto totalmente diferente. Tendo de passar os dois pela pré-temporada acho que o necessário entrosamento com a defesa será bem construído por entre a competição com o Júlio César e os treinos da equipa. Aqui o que acho que se impões é as características que queres num guarda-redes. André Moreira dá-te mais continuidade, se o objectivo for ter alguém com as características do Edersão. Se for ter alguém como alternativa ao JC, então o Bruno Varela está mais nessa linha.

      Sobre o terceiro guarda-redes, Paulo Lopes é fraco, José Moreira não. Se o JC se lesiona e o "outro" (ia dizer o titular mas acredito que numa primeira fase o titular seja o JC) leva um castigo, eu sinto-me muito mais seguro com o Moreira do que com o Paulo Lopes.

      A questão que determina isto no entanto é em termos de balneário. Já se percebeu que o PL está mais do que satisfeito com levantar umas taças no final do ano e servir de animador de serviço. Quereria o Moreira regressar para assumir esse posto? E quereria o PL assumir mais um cargo de formação? Pelo que se ouve o tipo tem jeito para dar dicas, sente o clube e é de tal forma acarinhado que seria óptimo para ajudar os putos.

      Eliminar
    3. Pelo que percebi das declarações do PL, acho que ele quer continuar a fazer parte do grupo de jogadores...

      Sobre o AM e o BV, eu acho que o Varela até sabe jogar muito bem com a bola nos pés. O André ainda não me convenceu de todo nesse capítulo. Aliás, sempre o achei bom entre os postes. Apenas isso.

      Eliminar
  4. Por acaso tenho andado com um feeling que o Diogo Jota vem parar ao Benfica...gostava muito e concordo com o que dizes dele. Precisamos de um bom suplente para o Jonas...e ele ataca bem a profundidade...

    Já com o que dizes do Rafa, discordo, como sabes. Acho que será sempre melhor como falso ala/extremo esquerdo que como segundo avançado. Embora naturalmente possa evoluir muito a jogar de costas para a baliza e em espaços curtos, com muitos adversários por perto, não é a zona de conforto dele. É jogador para jogar de frente para a baliza e com mais espaço.

    Só descanso com o hexa de 2019.

    Carregaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha ideia para o Rafa prende-se com o leque de extremos que temos, estamos a procurar e até estamos a formar, ou seja, falsos extremos. Perante este tipo de jogadores, estes serão mais criadores e procurarão mais o passe para o colega que propriamente o desequilíbrio. E jogando com dois avançados, estes terão que ser jogadores móveis, velozes, dribladores e tecnicistas. E é aqui que o Rafa entra na equação. Neste momento, muita gente não o vê como segundo avançado porque falta-lhe golo, mas acredito que com uma sucessão de jogos a titular, estes virão e depois nunca mais lhe conseguirão tirar a titularidade.

      ;)

      Eliminar
    2. Claro, mas o meu ponto é precisamente que o Rafa é um dos excelentes falsos extremos que temos...

      Eliminar
    3. Hmm... A questão é que eu penso que o Rafa e o Carrillo quando foram contratados, pelas suas idades e pelos valores investidos, deverão ser para serem vendidos a um ou dois anos no máximo.

      Nesse sentido, se colocarmos o Rafa a extremo esquerdo, o Carrillo vai penar no banco. Por esse motivo, ando a colocar o Rafa mais à frente. Por outro lado, porque gostava de o ver ali, mais próximo do golo.

      ;)

      Eliminar
    4. Eh pá, não fazia ideia que tinhas esse tipo de perspectiva de gestão de activos quando fazes as tuas propostas para o jogo ;)

      Não retiro o que disse do Rafa, acho que deve lutar com o Carrillo pelo lugar de falso extremo esquerdo, como o Cervi deve lutar com o Zivkovic pelo lugar de falso extremo direito.

      Eliminar
    5. Vamos ver o que acontece ao Rafa na pré-temporada. Acho que precisa de trabalho ao nível do controle da ansiedade. Estar na zona do golo normalmente contribui para as exibições mais apagadas dele. Quando o metes nas alas a criar jogo, então está sempre muitos furos acima. Como já disse noutros posts, um baralhar das coisas com Rafa a 8 e Pizzi mais a frente ou preferencialmente mais numa ala, não seria mau para tirar pressão ao Rafa, ganhar confiança e deixar as coisas fluirem. No entanto acho que tem as capacidades técnicas para ser o substituto natural do Jonas.

      Concordo com o PP em como Rafa neste momento, ao ser extremo, tapa a entrada do Carrillo. Curiosamente, os melhores momentos do Carrillo foram a jogar na esquerda, onde não força a linha de fundo e transporta bola para dentro. E Lord Sálvio? Já o podemos recambiar para umas Arábias quaisquer só para simplificar esta conversa?

      Eliminar
    6. Adenda: o baralhar de coisas para o ano seria ao nível da pré-temporada, quando dá para brincar com isso!

      Eliminar
    7. Essa do Rafa a 8, RB...acho que é a primeira vez que discordo liminarmente de ti.

      RB e PP, e para baralhar ainda mais a discussão, que acham de Carrillo a segundo avançado?! Vejo-o com mais capacidade de jogar de costas para a baliza, em espaços curtos e muito povoados, que o Rafa. E tem mais golo - ou melhor, mais frieza e eficiência na finalização.

      Zivkovic também pode ser opção para a posição, dando nesse caso a titularidade de falso extremo direito a Cervi...

      Eliminar
    8. A cena do Rafa a 8 é por motivos motivacionais. Em termos do que se pede na construção o Rafa não difere muito do Pizzi, o que se perde é em poder de choque e reacção à perda (vide segundo golo do Boavista). Na pré-época isso não é fundamental, poderia ganhar rotina na posição e durante os jogos, consoante os momentos, trocar com o Pizzi (se até no FM podes pôr os jogadores a trocar imagina quando eles são pessoas e consegues falar com eles). Porquê a 8? Por estar mais longe da baliza adversária e com funções de construção a terem mais destaque do que as de finalização. Há uma pressão grande no Rafa de justificar com golos os milhões investidos. Por mim não lhe cobro isso, mas há esse burburinho e o tipo é humano. Jogando mais afastado a cobrança desaparece, o tipo desinibe-se e com maior confiança vem também mais acerto nos momentos em que aparece mais à frente.

      Carrillo a segundo avançado não. O Rafa tem muito mais capacidade de jogar de costas e em espaços curtos do que ele. O Carrillo no fundo é um Sálvio mas (por enquanto) com mais critério e se o fazes jogar de costas, bola nele é situação desperdiçada.

      O Ziv pode ser opção pontual. No carrossel que foi o jogo após a entrada de Rafa e Jiménez no Bessa, foram muitas as vezes que o Ziv apareceu no meio com bom aproveitamento, mas sempre que o tenho visto a jogar "de raiz" nessa posição, tem estado furos abaixo de quando joga numa ala, seja ela qual for. Nessa posição, apesar de ser mais de 10 do que de falso 9, gosto mais do Cervi (se a escolha for entre esses dois), mas como o Guedes o ano passado, tem de melhorar muito os requerimentos defensivos para a posição.

      Eliminar
    9. O Carrillo é tanto um Salvio como o Stephen Colbert é um Tino de Rans J sabe quando pausar e quando acelerar, lê bem os momentos do jogo, tem muito mais critério e muito melhor tomada de decisão...até na chamada 'atitude' é o oposto: parece demasiadas vezes que está a jogar na praia com os amigos, enquanto Dom Salvio é todo ele 'garra' e 'raça' e tal...

      Em relação ao Ziv/Cervi, és bem capaz de ter razão. Falei no Ziv a segundo avançado mais numa de exercício académico, na sequência da discussão iniciada pelo PP, do que outra coisa. Para mim, das poucas coisas claras que há é que a ala direita do nosso meio-campo ofensivo é do Ziv e ponto final ;)

      Eliminar
    10. BP e RB, quero-vos dizer que fico muito contente pelo debate que estão a efectuar aqui na caixa de comentários, pois é também por isso que criei o blogue.

      Sobre as vossas ideias, vou deixar aqui a minha opinião...

      - Tudo o que seja jogadores criativos e de excelente tomada de decisão devem, a meu ver, jogar no meio-campo e não na linha avançada. Nesta, apenas devem jogar jogadores desequilibradores e que tenham uma excelente eficácia. No máximo, no quarteto de meio-campo, poderá haver mais um ou dois desequilibradores, mas que têm necessariamente de serem excelentes na tomada de decisão. Por esse motivo é que defendo o Salvio jogar mais avançado e concordo que ele não se deva envolver tanto no processo de criação, mas sim no momento de desequilíbrio.

      - Todo o processo de criação ofensivo, é constituído por um momento de descoberta, outro de desequilíbrio e outro de finalização. O que junta todos esses momentos, para além da qualidade técnica dos intervenientes é uma coisa tão importante como a tomada de decisão.

      - Desta forma, e mantendo uma visão sobre o negócio que hoje é o futebol (ou seja, necessidade de optarmos pelo bom e não o óptimo), somos capazes de rearranjar as peças em campo da seguinte maneira: Cervi e Ricardo Horta (ou João Carvalho) como uma dupla de extremos falsos e Zivkovic e Carrillo como outra dupla de extremos falsos. Desta forma libertaria o Rafa para render o Jonas caso fosse necessário. E isto não significaria que o Rafa jogaria apenas a 2º avançado. Também poderia jogar como extremo.

      - O Rafa a "8" só no caso de jogarmos numa toada mais em desespero. Um pouco à imagem de como uma vez o Gaitán jogou à frente do Enzo ficando este a "6" e o Nico a "8"... De qualquer maneira, Pizzi e o André Horta serão mais do que suficientes para a posição "8". Já agora por falar no Horta, já viram como um criativo como ele jogou pouco quando jogou a 2º avançado frente ao Boavista? E, repararam como o seu jogo subiu de qualidade quando desceu no terreno?! A questão não é tanto pensarmos que ele é um mau 2º avançado, mas sim porque a bola raramente lhe chegava em condições. Ou seja, para se alimentar bem os "animais" lá da frente é preciso ter gente criativa que saiba descobrir linhas de passe, que seja simples a jogar, que sejam precisos e que tenham excelente tomada de decisão, para que a bola não se perca.

      Eliminar
  5. Para substituir o Ederson (a sua saida parece inevitável, infelizmente) escolheria o Bruno Varela (embora não me esqueça das provocações aos benfiquistas quando veio jogar à Luz esta época), ainda para mais sendo um produto da nossa formação.

    Quanto ás noticias do interesse dos tubarões europeus nos nossos laterais, só espero que não deixem sair os dois (Semedo e Grimaldo)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A meu ver, só deverá sair o Semedo, até porque o histórico de lesões do Grimaldo deixam esses clubes um pouco de pé atrás com ele. Mas, veremos... o Barcelona poderá querer retomá-lo de volta, até porque o Digne não foi uma boa contratação.

      ;)

      Eliminar
    2. Semedo é certo que sai, falta saber para onde e por quanto. Grimaldo a sair só se fosse para o banco do Barça, tudo o resto soa a fumaça. Mas como diz o PP, há o histórico de lesões. Sem fazer uma boa época do início ao fim dificilmente um tubarão o abocanha.

      Varela não é nenhum fora de série (na senda de Enke, Oblak ou Ederson) mas é, como disse ali em cima, um dos dois melhores da sua geração. Mesmo assim a jogar fora da pequena área perde para o André Moreira. Uma boa alternativa é o Miguel qq coisa do Guimarães, que é bem conhecido do RV. Enquanto andarmos a discutir tipos melhores que o José Sá por mim qualquer um serve! =P

      Quanto às provocações, o Varela não deve ter esquecido umas vozes que o chamaram de frangueiro e que o empurraram para o empréstimo ao Valladolid.

      Eliminar
    3. Sim, é verdade... também podemos ver um lado "positivo" nas lesões - permitem-nos segurar bons jogadores, como o Grimaldo ou o Fejsa, que em condições normais já não estariam por cá.

      Acerca do Bruno Varela penso que não havia necessidade nenhuma de fazer o "espetáculo" que fez no estádio do clube que o formou, mas não seja por isso que não lhe possamos dar uma segunda oportunidade. Até porque é um guarda-redes com um grande futuro pela frente tal como o André Moreira.

      Eliminar
    4. Pois, mas também são essas lesões que não nos permitem crescer enquanto equipa a nível internacional. Por exemplo, quantas vezes tivemos o Jonas em condições para os oitavos e quartos de final da Liga dos Campeões nos últimos dois anos? E, ele é simplesmente o nosso melhor jogador... o equivalente ao Messi ou ao Ronaldo cá do sítio. Portanto, é importante que nós também devemos exigir essa robustez física aos jogadores que vamos contratando. Notar, que inclusive esses são aqueles que os tubarões mais desejam ter nas suas fileiras e portanto, mais facilmente abrem os cordões à bolsa...

      Eliminar
  6. Nalguns pontos concordo, noutros discordo, no que diz respeito ao guarda-redes agrada-me a opção pelo Varela, nos defesas centrais parecem-me todos boas opções, sendo que a do Roderick também é a minha preferência, evoluiu muito, já não é o jogador mole que era há 4 anos atrás e acredito que gostaria de calar muitas bocas depois do que se passou em 2013.
    As opções para as laterais agradam-me, depende de quem sai ou fica.
    Quanto ao médio-centro, também me agrada bastante a opção pelo Vukcevic, é um excelente jogador e poderia muito bem impor-se no nosso clube, no entanto não acredito que o Braga o venda barato.
    Quanto aos extremos é onde discordo praticamente em tudo, para mim o Rafa é um extremo-esquerdo para jogar como jogava o enorme Simão, o Cervi é uma máquina, sendo que a permanência do Carrillo e Salvio são uma incógnita. Quanto ao Zivkovic sinceramente não me tem agradado até ao momento, esperava mais dele, parece-me um jogador um pouco mole, de ter a bolinha no pé e pouco mais, parece-me até um pouco pesado, sem velocidade, portanto na minha modesta opinião seria um jogador a emprestar a uma boa equipa onde pudesse conhecer melhor o futebol português e demonstrasse qualidade para voltar ao Benfica.
    Gil Dias e essencialmente Ricardo Horta não me parecem jogadores para o Benfica e o João Carvalho é um 10 puro, talentoso, mas também concordo que um ano mais de empréstimo não seria mau para a evolução dele.
    Quanto ao Diogo Jota, confirmou no Porto que não é atualmente jogador para um grande, no Benfica não seria titular, para além que acho que o Atletico de Madrid iria pedir uma fortuna por ele, a minha opção para esta posição seria um jogador que considero muito talentoso, uma força da natureza, um todo terreno que pode jogar praticamente em qualquer posição, o Etebo do Feirense, apenas tem 21 anos e parece-me um jogador com um potencial tremendo, não acredito que seja muito caro e portanto seria uma aposta a ter em conta.

    Tony Montana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Zivkovic não é mole. Ainda agora frente ao Boavista, colocou muito bem o pé sobre os adversários quando havia necessidade e gostei da forma como se entregou aos duelos e aos choques. Agora, também acho que o miúdo não é nenhuma lebre, mas não é porque é ou está pesado. Ele sempre foi assim. Onde ele é forte é na decisão e a descobrir linhas de passe.

      O Gil Dias ainda tenho as minhas reservas sobre o seu futuro, mas com 19 anos, e muito provavelmente, face ao valor do seu passe, arriscaria, nem que fosse para entre este e o Nuno Santos que está emprestado ao Setúbal, um deles poder vir em 2019 (próxima época deverá servir para valorizar ou o Zivkovic ou o Cervi, pelo que um deles deverá sair na próxima temporada).

      O Ricardo Horta joga mais do que tem jogado em Braga. Ele está lá como emprestado pelo Málaga. Mas, num clube como o Benfica, com o irmão no plantel, penso que ambos poderiam apoiarem-se mais, o que seria benéfico em termos competitivos internos. Depois o Ricardo já tem experiência e juventude suficiente para poder entrar em campo vindo do banco e render. Depois, com confiança e uma série de jogos terá oportunidade de se mostrar muito mais o futebol que possui.

      O Jota é outro que seria não para a próxima temporada, mas para a outra a seguir.

      Sobre o Etebo, muito bem recordado. É de facto um "hot prospect" muito interessante. Tem sim um potencial brutal. Acredito que muito provavelmente na próxima temporada se não for para um grande, sairá para um clube de meio da tabela em Espanha. Só para adicionar a seguinte informação:

      https://www.youtube.com/watch?v=38DVcQNJEVI

      Ninguém marca 4 golos nas Olimpíadas, mesmo contra o Japão, sem ter muita qualidade...

      ;)

      Eliminar
  7. Depois da final da taça, fazer regressar o Bruno Gaspar para concorrer com o Pedro Pereira parece-me ser aquele tipo de dores de cabeça que todos os treinadores gostam de ter.

    O Rebocho, haverá necessidade de o fazer regressar já? A menos que haja algum bixo papão atrás dele para mim era deixar a rodar, pelo menos até se perceber que tipo de alternativa o Hermes pode ser.

    Vukcevic para mim acima de Samaris e Felipe Augusto, mas só se na B não houver nada de interessante para somar minutos. O brasileiro a mim continua a desapontar, o grego está a reconquistar algum capital perdido, mas mesmo assim ainda não olho para ele como alter-Fejsa.

    Alguma palavra sobre a palha toda de Nacional e Estoril? Há ali alguma coisa que se aproveite ou é tudo para emprestar?

    ResponderEliminar