19 maio 2017

Boa vista sobre...


... para o último jogo do campeonato.


Faz parte da nossa cultura e do nosso ADN.
O Rui Vitória foi assertivo na conferência desta 6ª feira que antecede o último jogo da 1ª Liga NOS 2016-2017, no estádio do Bessa, no Porto, que opõe o Benfica ao Boavista. Aliás! Como tem sido apanágio do técnico encarnado. Desde logo simplificou e não entrou em folclores jornalísticos, definindo bem os 3 objectivos para este encontro e mais do que isso, deixando bem claro que o foco não está na final da taça de Portugal, mas sim sobre o adversário de sábado.

Sendo assim, não poderia estar mais de acordo com o nosso treinador. De facto, os objectivos têm mesmo de ser os 3 referidos. Ou seja, primeiro é vencer. Não poderia ser de outra forma, porque essa é a nossa cultura. Segundo, e porque todos os jogadores que compõem o plantel o merecem, o Rui vai querer fazer deles todos campeões nacionais. Aliás, tetracampeões! E, o terceiro, é de treinador com grande visão: aumentar a competitividade através do número de soluções disponíveis e com ritmo de jogo para a final no Jamor. Por aqui, também se vê a cultura de exigência que está incutida neste grupo de trabalho.



Desta maneira, e com vista a cumprir estes 3 objectivos, apostaria num onze composto por: Júlio César (que a meu ver, seria o titular no Jamor) na baliza; seguido por um quarteto defensivo formado por Pedro Pereira a lateral direito e Kalaica a defesa-central sobre o lado esquerdo (e que estreariam no campeonato nacional) e que seriam coadjuvados pelos veteranos Lisandro e Eliseu; à frente destes, um quarteto de meio-campo formado por Samaris e André Horta como dupla do meio-campo e com Zivkovic e Rafa jogando como falsos extremos; que alimentariam a dupla atacante formada por Jonas e Mitroglou. A ideia com este onze é simples. Assegurar vitória sobre o Boavista, com uma equipa com um poder de fogo como Jonas e Mitroglou. Aliás, gostava mesmo que o Jonas conseguisse chegar aos 15 golos no campeonato (tem 13 neste momento). Por outro lado, permitia dar ritmo de jogo a Júlio César, Lisandro, André Horta, Zivkovic e Rafa que poderão vir a ter uma palavra a dizer na final da taça. Depois, também estaríamos a pensar logo de início no tal segundo objectivo, i.e., o de tornar o grupo todo tetracampeão nacional.

Lista de convocados para o último jogo do campeonato.
Penso que ficou a faltar a inclusão de 3 jovens da equipa B:
Rúben Dias, Pedro Rodrigues e Diogo Gonçalves.
Mas, entendo a decisão do Rui Vitória, face aos objectivos
propostos e preparar a final do Jamor.
Então e o Paulo Lopes?! Tenham calma, pois pensei em tudo! Este e o Hermes jogariam na 2ª parte, assim como o André Almeida (ou o Filipe Augusto), que mais do que entrar para o lugar do Pedro Pereira, entraria para a saída do Jonas aos 60 minutos de jogo - é preciso poupar o camisola 10 e para além disso, estou convencido que o miúdo que veio de Itália, vai pegar de estaca. Quanto ao Paulo Lopes seria para substituir o Júlio César, enquanto o Hermes seria para o público encarnado poder aplaudir o Eliseu, que bem merece tal os maltratos que muitos adeptos encarnados têm feito. Desta forma, o Rafa poderia subir no terreno e jogar como 2º avançado, enquanto o André Horta poderia jogar como falso médio-ala esquerdo, o Samaris como número "8" e o André Almeida como "6" ou vice-versa entre estes os dois, tal a polivalência de ambos. E isto, se o Rui Vitória quiser manter o mesmo sistema e modelo de jogo, pois poderá com os jogadores em campo optar por um 4-2-3-1 mais claro, ou seja, com o André Horta por detrás de Mitroglou, com Rafa e Zivkovic como falsos extremos e, ainda, com um duplo pivôt de meio-campo formado por André Almeida e Samaris.


A minha proposta de onze, táctica e substituições para o
jogo frente ao Boavista, da 34ª Jornada do campeonato.

6 comentários:

  1. Só quando já somos campeões é que tiras o Dom Salvio do teu onze e pões o melhor jogador para a posição tss tss 😜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, tu viste o jogão do Salvio no sábado passado? E já reparaste que foi precisamente no jogo em que os restantes jogadores estavam focados e concentrados a jogar? De tal forma que a bola chegava sempre ao Salvio no momento certo? Pois é muito por aí que eu já vos tinha comentado. A culpa não é do jogador mas sim na operacionalização do modelo de jogo.

      Eliminar
    2. Caríssimo, estava só a meter-me contigo...mas se é para falar a sério, diz-me só se houve alguém que tivesse jogado mal no sábado? Diz-me só se achas que um jogo tão excepcional como o de sábado é representativo do futebol que jogámos este ano? E finalmente, diz-me só se 20 minutos de Dom Salvio em Vila do Conde mais 90 minutos no sábado são mais representativos do que ele jogou este ano do que as centenas de minutos em todas as jornadas anteriores?

      Eliminar
    3. Quanto ao problema na operacionalização do nosso modelo de jogo, ele existe, mas não é esse problema que faz do Salvio o jogador que é e sempre foi...ou seja, mesmo que fosse envolvido em fases mais adiantadas e recebesse a bola de frente para a baliza adversária, não ia deixar de ter as palas que só o deixam ver o chão à sua frente; não ia deixar de ter pouco sentido colectivo do jogo; não ia deixar de ter pouco critério com bola; não ia deixar de ter má tomada de decisão; não ia deixar de correr muito e mal em vez de correr bem; não ia deixar de exasperar os avançados e não ia deixar de entregar contra-ataques ao adversário como se não houvesse amanhã...

      Eliminar
    4. Assim obrigas-me a parecer um defensor do Salvio... mas, já reparaste que o "Dom Toto" esteve em muitos dos momentos importantes da época? Repara no jogo frente ao Sporting na Luz... e noutros jogos...

      Continuo a chamar-vos a atenção para o facto do problema do "Salvio" não ser o Salvio!!! É um problema de operacionalização do modelo. Um problema criado por um lado pelo entrosamento e foco de todos os jogadores, mas também pelos adversários, pois não jogamos sozinhos.

      Eliminar
    5. Quanto ao teu segundo comentário apenas vou dizer-te o seguinte: vou estar por cá quando afirmares o mesmo de Rafa, de Carrillo e até mesmo do Zivkovic (se eles se mantiverem na Luz tempo suficiente para conquistarem a titularidade).

      😉

      Eliminar