05 agosto 2016

Que...


E, não estou a falar do franguinho...


Estou completamente rendido a esta selecção olímpica nacional de futebol. Sem grandes estrelas, tendo inclusive grandes dificuldades para seleccionar os 18 que foram para o torneio, depois de Rui Jorge ter contactado 57 jogadores, apresentar a qualidade de jogo que apresentou, mesmo com todas as lacunas técnicas que alguns dos seus jogadores têm e ganhar frente a uma selecção recheada do melhor talento que a Argentina pode oferecer neste momento naquele escalão, não é para todos.

Eu prefiro assim, sem craques, sem lobbies, sem pressões. Só com o trabalho, o treino de qualidade e a criação de um espírito de equipa capaz de colmatar qualquer lacuna técnica, táctica e física. Mas, desenganem-se quem pensa que somos uns pés de tijolo. Nada disso. Jogadores como Bruno Fernandes, um criativo com um corpo franzino, que nem sequer tem velocidade, lá joga e faz jogar. O médio defensivo do Porto com nome de polaco - Tomás Podtawski - e com pés de veludo que sai sempre a jogar das tarefas defensivas. O "Kroos" português chamado Sérgio Oliveira. Temos também um filho de jogador, que é um grande avançado - o Gonçalo Paciência - que fez um trabalho perfeito em termos de movimentações na zona atacante. Filho de peixe sabe nadar e este tendo as oportunidades que o pai teve, será muito mais que ele. E, temos até, um desempregado - o André Martins - que esteve também muito bem a meio-campo. Estes podem não ter a mesma fama que outros na sua idade, mas com humildade e espírito de sacrifício fizeram algo que duvido muito que os tais "craques" fariam melhor.

Que grande gozo deve estar a ter o Rui Jorge neste momento. E, que grande chapada de luva branca está a dar a toda a tribo do futebol que continua a dar mais importância ao talento que ao trabalho e, sobretudo, à qualidade deste. Acredito vivamente que Portugal, apesar de ter as suas lacunas poderá chegar bem longe neste torneio olímpico. O Ouro? Porque não?! Acabámos de ganhar 2 a 0 aos super candidatos argentinos.






P.S.: E aquele golo do Pité(u)?! Já estás arrependido por não ter ido Nuno Santos?!

8 comentários:

  1. O que e que se passou com os equipamentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensava que os equipamentos dos atletas olímpicos nacionais eram da marca espanhola Joma, enquanto que a roupa de protocolar era da Salsa. Parece-me que o futebol é um pouco à parte e resolveram adaptar o equipamento da selecção nacional.

      Podes reparar que o símbolo nestas camisolas não é da Federação, mas sim da Missão Olímpica Portuguesa. A questão das letras prende-se muito provavelmente por uma má estampagem dos nomes nas camisolas.

      O mais certo é a Nike que equipa os equipamentos da selecção nacional já ter isto reportado, pois eles não brincam com estas coisas em serviço.

      ;)

      Eliminar
  2. Grande Rui Jorge, com 3as escolhas e a mostrar como é minha uma equipa em pouco tempo, mtos parabéns, mta qualidade tem este treinador.... Próximo selecionador com todo o mérito se deixarem lá chegar.
    E que dizer dos jogadores que deram tudo o que tinham, magnifica atitude dos "3 escolhas"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim nem 3ªs escolhas são... são mais 4ªs ou 5ªs... André Martins no fundo de desemprego... Rui Jorge está realmente de parabéns.

      ;)

      Eliminar
  3. Nuno Santos não foi porque não está em condições. Sempre a inventar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... só se for agora. À umas semanas quando o Rui Jorge lhe telefonou disse que não podia ir porque queria fazer concentrar-se no clube. Estamos a falar da selecção nacional. Nem que fosse a selecção de berlindes. És convocado e deveria ser um orgulho representar. Ele assim é que perde. E vou-te mais longe, pois eu sou um fan do seu futebol, de tal forma que em vez de ter gasto dinheiro em Zivkovic apostava no miúdo esta temporada.

      Eliminar