13 agosto 2016

Assim começa...


E, o pré-jogo fortíssimo do Benfica.

Ainda esta semana o presidente do Sporting fala que os campeonatos ganhavam-se 50% em campo e 50% fora do campo. A verdade é que o que ele disse é bem verdade. Ganha-se não apenas pelo que as equipas fazem em campo, mas por toda a preparação que se faz com a equipa, quer ao nível do treino, quer ao nível da comunicação interna e externa. E, é aí que o presidente do Sporting se equivoca. Continua a desculpar as incompetências e ineficiências da sua estrutura com pseudo-ajudas de arbitragem e da comunicação social, para com o actual tricampeão nacional. Assim se despreza o trabalho efectuado durante vários anos - aliás durante várias décadas - para afinar toda uma máquina, uma autêntica equipa que forma a tal "estrutura" que o Benfica tem actualmente. Parece fácil, mas não o é.

«O futebol tem quatro componentes extremamente importantes: 25% treinador, 25% plantel, 25% comunicação social e 25% o que envolve a arbitragem. Estamos a falar de 50%, acho pouco e não abonatório.»
por Bruno de Carvalho 

Ao mesmo tempo, esquece que é ele que se fotografa ao lado de Pedro Proença, seu colega de faculdade e que foi eleito presidente da Liga muito por força da campanha que o Sporting desenvolveu em seu proveito. Isto, para não falar de lugares nas equipas do Sporting a filhos de dirigentes ligados à arbitragem nacional. Mas, a "grande lata" de todo este discurso vai para os "almoços-grátis" que ele e a sua equipa técnica concede aos jornalistas portugueses. Por fim, fico na dúvida se quando ele acha "pouco" os 50% se está a falar do futebol jogado ou se está realmente a falar do extra-futebol. Pelas acções que tem tido sinto-me inclinado por ir por este último... A verdade é que uma pessoa de bem jamais teria este tipo de discurso e comportamentos. A história se encarregará de o colocar no seu devido lugar. Enquanto isso, apreciemos o jogo fortíssimo do Benfica, fora de campo, com transparência e valores, na conferência de imprensa de Rui Vitória que antecede o jogo frente ao Tondela:






P.S.: Com esta dinâmica não duvido mesmo nada que o Tetra esteja mais próximo. É continuar assim e sempre a elevar o futebol do Benfica e de Portugal. Gostei muito das respostas que ouvi. Uma autêntica lição de comunicação para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário