10 agosto 2016

Isto sim...


... seriam duas boas notícias!

A qualidade sai cara. É verdade que o Benfica tem agora uma nova política desportiva, de aposta no jovem talento da formação ou na contratação de jovens com potencial tremendo de baixo custo ou de oportunidades de mercado. Tanto o Rafa e o Hernanes não entram propriamente nessa política. No entanto, essa política não pode ser cega. Ou seja, não pode (nem deve!) ser seguida escrupulosamente.

O internacional A português é um miúdo de 23 anos que subiu no futebol à custa do seu talento. Não é um jogador de formação de nenhum dos grandes, e no entanto, lá chegou à 1ª divisão. A escola que tem futebolística, é praticamente aquela que obteve de Paulo Fonseca na época passada. Até aí, foi o seu talento e a carolice de um ou outro técnico que teve nos clubes por onde passou. Fisicamente, o Rafa é um "anão", mas só em tamanho. Em campo, luta que nem um "leão". Bem, se calhar a escolha das palavras não é a melhor. Refraseando... luta que nem um "dragão". Bolas! Tudo menos isso! Agora é que é... luta (e joga) que nem um "tetracampeão"! Repararam na campanha de charme que estou a fazer ao Rafa?! Este piscar de olhos não é inocente, pois acredito vivamente que estamos perante o próximo grande talento nacional. Se 20M€ é muito dinheiro no campeonato português, é-o com certeza, mas também é certo que o miúdo valerá facilmente o dobro depois de fazer na Liga dos Campeões o que faz nos nossos relvados. Depois, afinal de contas estamos a falar de um campeão da Europa. Por fim, com a possível saída de Salvio ainda neste defeso de verão, a camisola 18 tanto do gosto do Rafa ficará livre...

Quanto ao internacional A canarinho, palavras para quê? Trata-se somente de um dos melhores médios brasileiros da actualidade e quanto a mim o mais versátil no meio-campo, uma vez que facilmente desempenha todas as posições dessa zona do terreno. Onde ele poderá dar o seu maior contributo é como médio "8". As maiores críticas são divididas entre o preço/vencimento do jogador e a sua idade. Quanto à idade, o que dizer do rendimento de Jonas? De Luisão? De Júlio César? Tudo já trintões e a manterem o rendimento dos melhores anos das suas carreiras. Porque é que não podemos pensar que o Hernanes não será mais um nesses moldes? Ainda para mais, tratando-se de um atleta muito dedicado e profissional como ele é. E, quanto ao preço, apenas volto a afirmar: "a qualidade paga-se!" O que é certo é que com o brasileiro (e o Rafa), o Benfica pode ambicionar a outros voos na Liga dos Campeões. Aliás, essa ambição até poderá ser um trunfo negocial para o Glorioso conseguir convencer o "Profeta" a vir para a Luz, pois um dos maiores sonhos dele é exactamente esse: ganhar uma Liga dos Campeões! O outro trunfo é que ele viria para uma família Benfiquista, em que poderia contar com um grupo de brasileiros do melhor que ele poderá encontrar no futebol mundial (Júlio César, Luisão, Jardel e Jonas) e que lhe podem abrir as portas para a selecção canarinha, que ele tanto ambiciona regressar.

Com estes dois craques, acredito piamente que o Benfica consiga lutar por todos os troféus esta temporada. Não falo apenas dos troféus internos. Falo inclusive, de ombrear com outro fulgor os tubarões europeus. Se na época passada ficamos entre as 8 melhores equipas europeias, esta temporada poderíamos ambicionar a no mínimo ficar entre as 4 melhores do velho continente. Temos uma equipa que possui uma base sólida, recheada de talento, muito dele ainda imaturo, e como tal, estes dois reforços poderiam compensar isso, para além de acrescentar ainda mais qualidade ao grupo comandado por Rui Vitória.






P.S.: Fala-se da saída do extremo Carrillo ainda neste defeso. A meu ver, penso que isso não vai acontecer pelo simples facto de faltar apenas um ano de residência e trabalho em Portugal para o internacional peruano pedir nacionalidade portuguesa e com isso ter outra força numa possível futura transferência para um grande campeonato. Transferir-se agora seria colocar isso em causa.

6 comentários:

  1. Para variar concordo em tudo! =P

    Só acho que com o "negociador implacável" ainda é capaz de o vender apesar do que disseste. Quando me lembro da campanha para o Deco ser naturalizado (e o que isso rendeu aos cofres do Fruta Café e Pute*o)...

    BF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vender quem? O Rafa? Duvido... pelo menos ainda neste defeso. A transferência do Rafa será uma das últimas deste verão.

      O Carrillo não deve sair agora pelo motivo que escrevi. Mas, penso que a ideia não é a de fazerem o mesmo que o Deco. De qualquer maneira, o Deco foi mais uma questão de poderem valorizar o jogador do que uma necessidade da selecção nacional. Por muito bom que o Deco seja penso que a sua naturalização e internacionalização pela selecção nacional foi para servir terceiros. A malta apoiou porque o Deco é de facto um granre jogador, o Rui Costa estava num mau momento de forma e Hugo Viana vinha de uma má experiência em Inglaterra.

      Eliminar
  2. Rafa e Hernanes? Que equipa fabulosa teríamos. Mas cheira-me que em vez de Hernanes será João Moutinho. A possível ida de Sálvio para o Mónaco poderá envolver o Moutinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm... F.L., mas achas que depois daquela jura de amor ao Porto ele viria para a Luz?

      Eliminar
  3. alguem disse:


    Se de facto o RAFA fosse um jogador como o "pintam", há muito que não estava no braga. De facto RAFA é um jogador razoável, ligeiramente acima da média e SÓ ISSO, para Craque ainda lhe falta muito ou então NUNCA lá chegará. Caso fosse assim tão bom já os Tubarões o tinham sondado, aliás já o tinham vindo buscar a peso de milhões e se o não fazem é porque de alguma coisa sabem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema do Rafa neste momento é a quantidade de entidades a quem o seu passe pertence. Depois joga num clube sem grande história por muito que o queiram agigantar.

      Os clubes estrangeiros não vêem os jogos de clube como o Braga.

      Tudo isto junto faz com que ele ainda não tenha saído. Ele é um grande, mas mesmo grande jogador.

      Eliminar