11 janeiro 2016

Qual é o melhor jogador...


... em Portugal?
Jonas "Pistolas"!

Ainda há dúvidas?
O Raúl tem sido um importante
auxílio de Jonas, fazendo de "Lima".
O craque brasileiro do Benfica joga e faz jogar. E é por esse simples motivo que é o melhor jogador em Portugal. Ele defende, ataca, passa, dribla e marca golos. Muitos golos. Tantos golos que para além de ser responsável por cerca de 42% dos golos encarnados esta temporada, é agora líder do prémio bota de ouro desta temporada de 2015-2016. Mas, ainda falta metade da época. De qualquer forma, a sua veia goleadora está melhor do que nunca. Com este "hat-trick" na Madeira, frente ao Nacional, soma 18 golos em 17 jornadas. Nada mal, para um jogador que estava no desemprego à pouco mais de um ano, não acham? Pessoalmente, fiquei super contente com este feito do camisola 17. Já à muito que o via bisar nas partidas e ficava com a sensação que poderia fazer mais golos nelas. Esta é a segunda vez que faz 3 golos numa só partida pelo Benfica. A primeira foi logo no seu primeiro jogo, frente ao Sporting de Covilhã. Aliás, esta poderia ter sido a terceira se no último jogo da época passada não lhe tivessem anulado um golo limpo... golo esse que lhe daria o prémio que deveria ter sido dele por direito: o de melhor marcado do campeonato nacional (bota de prata). De qualquer maneira, quando é que realmente estreia a fazer três (ou mais) golos num jogo na Luz? Fica aqui o desafio.



Estamos "muita" fortes!
Os treinadores adversários
(como o Manuel Machado)
já se renderam ao
jogo colectivo do Benfica.
Quem o diz até não sou eu, mas sim o técnico alvinegro após esta vitória do Benfica sobre o Nacional por 4 a 1. Senão vejamos o que ele falou no final da partida:
«Parabéns ao Benfica, foi mais forte em todos as vertentes do jogo: mais forte individualmente e coletivamente. Não há muito a contestar, é um jogo de análise simples.»
por Manuel Machado 
Para quem, há pouco mais de uma semana apresentou-se na conferência de imprensa muito crítico com o jogo encarnado, quase ofendido, por o Benfica ter ganho sem saber jogar, o Manuel Machado é outro técnico que teve de engolir em seco o que falou. De mal o menos, é importante realçar que ele foi inteligente o suficiente para admitir que o Benfica jogou de facto muito bem. Já outros, assobiam para o lado e dão mil e uma desculpas.



Ainda há dores de crescimento!
O miúdo Renato Sanches ainda
tem um longo caminho evolutivo.
E vai continuar a existir durante mais algum tempo. É inevitável, faz parte do crescimento dos miúdos. O Renato Sanches é uma dessas dores. O jovem craque encarnado, foi dos piores em campo ao nível do passe, do drible e do posicionamento. O problema do passe nem é o gesto técnico, pois desse ponto de vista ele é do melhor que há. O problema está na tomada de decisão. Ora retém a bola durante muito tempo, ora toma a opção incorrecta do destinatário do passe. A questão do drible é aquilo que eu já tenho vindo a dizer desde o seu segundo jogo a titular: arrisca em demasia o drible em zonas proibitivas e sobretudo em momentos de jogo críticos. Resultado? O facto de perder a bola em dribles em zonas e momentos que não deveria fazer, acaba por ser vítima de outro problema: o do posicionamento. Não é a primeira vez que vejo o Fejsa como o único médio do meio-campo encarnado, isto porque o menino Renato se entusiasmou em levar a bola para a frente e depois perdeu-a... Frente a equipas de maior qualidade isso pode ser fatal! Soluções? Continuar a trabalhar diariamente para ele ir percebendo como deve actuar num meio-campo a dois jogadores (ao invés do que está habituados dos escalões de formação - meio-campo a três jogadores). E, porque não testá-lo como médio-ala? Aquela arrancada pelo lado esquerdo que resultou num dos falhanços do ano, por Jonas, é mais uma jogada que ele tenta fazer pela ala. Fica aqui a sugestão para o técnico encarnado. Contudo, tomara todas as dores serem assim!


Suplentes que viraram titulares...
Melhor contratação encarnada desta
temporada? O Carcela-González!
Conforme já tive oportunidade de referir noutros artigos, Rui Vitória tem sabido aproveitar a onde de lesões dos habituais titulares para "nivelar com inteligência" todo o seu grupo de trabalho. Disso é a aposta nos miúdos Gonçalo Guedes, Renato Sanches e Talisca (este também é um miúdo), mas também em André Almeida, Lisandro, Fejsa, Carcela e Jiménez. Outrora muitas vezes criticados, são hoje esteiros da equipa. O polivalente médio e agora lateral direito português já cruza com uma precisão assinalável. Há um claro trabalho a nível técnico que tem produzido resultados. O central argentino já fez esquecer o capitão Luisão, pois em termos estatísticos até podemos dizer que com ele em campo sofremos menos golos (embora hoje tenha ficado chateado, mas já lá vamos). E, o que dizer do sérvio Fejsa? Que monstro em campo. Penso que sem ele, jamais o Rui Vitória teria confiança em apostar no Sanches naquela posição. Este no final do ano, deve pagar ao "amuleto de campeão" um verdadeiro manjar de rei. Depois, Carcela é quanto a mim a melhor contratação do Benfica desta temporada. Vem dar à equipa algo que ela no ano passado não tinha nas faixas: um driblador nato e que saiba assistir os colegas de equipa. Por fim, o avançado mexicano parece ainda ter alguns anticorpos na boca dos adeptos. Como tem falhado alguns golos que parecem fáceis, os adeptos tendem logo a fazer maus juízos de valor. No entanto, poucos conseguem ver que é por causa da sua mobilidade e de estar sempre disponível para receber a bola e pressionar o adversário, que facilita o trabalho de Jonas, não só a construir, como a finalizar. Estou muito contente com o crescimento destes jogadores. Será fundamental, para esta segunda parte da temporada!



... e titulares que viraram suplentes
O "monstro" do
meio-campo encarnado
é prova viva que
suplentes viram titulares
e vice-versa.
Escrevo daqueles que estão disponíveis para jogar, mas que perderam a titularidade (nem que seja momentânea). São estes jogadores o Gonçalo Guedes, o Talisca, o Samaris e o Mitroglou. O jovem extremo made in Seixal, tem perdido gás relativamente ao início da temporada. Aliás, eu penso que ele não perdeu frescura física. O que aconteceu é que o nível físico de todos os adversários subiu para valores normais. O que está a faltar ao camisola 20 encarnado é uma mudança do seu estilo de jogo. Tem de mudar a forma como lê e executa o jogo. Por exemplo, quando a bola lhe chega aos pés, saber exactamente o que vai fazer a seguir e executá-lo o mais rapidamente possível. O Guedes andava a perder muitas bolas, porque recebia-as, mas depois porque os adversários estavam sempre em cima dele já não tinha tempo para pensar e executar bem. Resultado, perda de bola. Aliás, é engraçado ver, que o problema do Talisca é parecido. Isso até pode ser benéfico para o Rui Vitória, uma vez que tem dois jogadores na mesma fase de maturação, facilitando o trabalho com ambos. Já quanto aos dois gregos, penso que são as armas secretas do Benfica. Estão a funcionar como jogadores de rotação na posição de médio-defensivo (Samaris) e ponta-de-lança (Mitroglou). Na minha opinião, a ideia é muito boa, até porque nem um, nem outro está nos seus picos de forma. Não obstante, gostaria que o Vitória testasse o Samaris e o Fejsa juntos no meio-campo. Tenho esperança que o faça, quando o Sílvio regressar à lateral direita, pois aí o André Almeida poderá regressar às origens (meio-campo). Quanto ao Kostas Mitroglou, o que é certo é que lá vai marcando o seu golinho. Hoje foi mais um!


Estamos a evoluir!
Não é apenas o Benfica que está
a evoluir, com as ideias e
metodologias de treino do Vitória,
ele próprio também está a evoluir
imenso como treinador.
Acho que é notória a evolução da equipa de Rui Vitória. As palavras dele são de uma clarividência brutais:
«Independentemente do que se passa à nossa volta, a equipa esteve fantástica na interpretação do que era necessário fazer. Foi uma exibição categórica. Dissemos que estamos presentes, a equipa esteve muito bem organizada, sempre à procura do golo. Quando assim é torna-se tudo mais fácil. Queríamos brindar os nossos adeptos com uma boa exibição, com muitos golos. Foi uma pena não terem estado todos a assistir. Esta equipa tem vindo a trabalhar muito. Estamos melhores a cada jogo, com um caudal ofensivo muito forte. Temos muito trabalho pela frente, mas estou muito satisfeito. Jonas? A equipa foi no seu todo muito forte e trabalhadora. Permitiu que houvesse o tal atirador especial. Os bons jogadores nestas alturas aparecem.»
por Rui Vitória 
O que eu achei mais curioso foi ver que o Rui Vitória já está a pensar na próxima etapa da evolução da equipa. Neste jogo, a equipa evoluiu de um sistema de jogo de 4-4-2 para o 4-2-3-1, com a saída de Jonas. Nessa altura, Pizzi tomou rédeas da posição "10". Por seu turno, Gonçalo Guedes e Talisca deambulavam entre as alas e até a posição "10". Mitroglou era o homem golo. Já não é a primeira vez que ele termina o jogo desta maneira, mas gosto que ele procure evoluir o modelo de jogo. Acho que a equipa e os jogadores saem a ganhar, até porque é um modelo que mais assenta sobre eles.


Campo torto...
Reparem nos pedaços de relva soltos
espalhados por todo o campo.
O lance que originou o golo do Nacional foi muito consentido pela nossa dupla de centrais. Tanto Jardel e Lisandro atrapalharam-se com a bola naquele curto espaço. Essa atrapalhação foi aproveitada pelo avançado do Nacional, que mesmo assim não ia conseguindo fazer golo. A razão por tudo isto é apenas uma: o estado do terreno de jogo. Isso fez-me logo recordar duma saída do ex-treinador encarnado Jorge Jesus na última semana, quando disse «Se a sala estiver torta, tu não sabes dançar». Já convinha que a Liga, como entidade organizadora, fosse mais exigente com os clubes quanto ao estado dos relvados a apresentar para os jogos de 1ª Liga.


... e condições adversas
O nevoeiro não só esconde o futebol,
como também os seus meandros. 
A mim ninguém me tira que a marcação de jogos grandes para horários em que toda a gente sabe que haverá nevoeiro na Choupana não seja concertado. Eu penso que há muitos interesses para que os jogos tenham esse desfecho de retomar os jogos noutra data. Em primeiro lugar, para o Nacional e todo o comércio próximo do estádio e até mesmo a indústria hoteleira da região, terá sempre uma receita acrescida com duas datas. A maioria dos adeptos que perdem o jogo da primeira vez, podem até serem ressarcidos quanto ao bilhete, mas e quanto às refeições, alojamentos e viagens? Em segundo lugar, a quem poderá interessar mais um adiamento do jogo do Benfica? Ao Porto e Sporting, pois tendo ganho criariam logo ali um fosso que seria utilizado, tal como já aconteceu no final do ano passado, depois do adiantamento do jogo frente ao União da Madeira. Mais, há de todo interesse por parte dos grupos económicos desses dois clubes (grandes grupos empresariais do norte da parte do Porto e de grandes grupos "bancários" da para do Sporting), para que estes dois tenham sucesso desportivo (e sobretudo financeiro, via entrada directa da Liga dos Campeões e venda de jogadores valorizados pelos títulos desportivos). Em suma, o nevoeiro até será dos menores problemas que o Benfica irá ter que enfrentar até ao final do campeonato. Podem ter a certeza que isto será mais um campeonato do contra-tudo-e-contra-todos. Há forças "ocultas" que estão a inclinar o campo.

Como ultrapassar todas as adversidades? Espírito de união, de grupo e de equipa!
E Pluribus Unum.

10 comentários:

  1. PETIÇÃO VMOC ZPORTING LISSABON
    Petição contra a discriminação no tratamento das dívidas dos clubes aos bancos / contra o prolongamento do vencimento das VMOC do Sporting

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79624

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente iniciativa, RuiL. E até vou mais longe, era importante questionarem os candidatos à Presidência da República sobre esta dualidade de tratamentos...

      Eliminar
  2. Desta vez gostei mais do jogo que o Benfica fez. Teve algumas falhas que podiam ter dado prejuizo, mas no geral jogou bem.

    Quanto ao Jonas, para mim temos os três melhores jogadores da Liga: Jonas, Gaitán e Salvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica tem vindo sempre em crescendo. E, acho que tens toda a razão sobre o pódio dos melhores jogadores em Portugal.

      ;)

      Eliminar
  3. Grande Guerreiro! Mais uma excelente análise, e que me deixa animado.
    Já desesperava de encontrar alguém, que se vê saber de bola, e que considera que o RV está a fazer um bom trabalho.
    Como sabes, a maioria dos especialistas acha que o RV é treinador de equipa pequena, uma espécie de Paulo Fonseca do Benfica, esquecendo que o SLB tem o melhor ataque da prova. Curiosamente, depois deste jogo calaram-se um pouco...
    Pode ser que ainda tenham de engolir todos os insultos que têm andado a proferir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado António!

      Mas, vou-te desde já confessar que o Rui Vitória não era a minha primeira escolha quando em Junho estávamos à procura de um treinador, como podes ver aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/06/porque-nao-uma-solucao-fora-da-caixa.html

      Não o era porque sabia que o próprio treinador teria que evoluir muito, não só na metodologia de treino (treinar uma equipa para jogar de semana a semana é diferente de treinar uma equipa com jogos de 3 em 3 dias e com inúmeras deslocações), como em presença e comunicação.

      Em termos de futebol jogado, eu nunca vi esse rótulo de treinador de equipa pequena, porque já conhecia o seu trabalho nas várias equipas por onde passou, inclusive, num Vitória de Guimarães que basicamente estava a utilizar os conceitos de "moneyball" para poder competir na 1ª Liga. Ou seja, uma equipa que custava tanto como um saco de caramelos, conseguiu metê-la a jogar futebol e a andar em lugares de topo (pelo menos enquanto teve Hernâni). Não se pode dizer que o treinador seja mau. Se ele foi mais defensivo? Pode ter sido, mas também o futebol em Portugal é resultado e quando não se tem cão, caçasse com gato. Foi o que ele fez.

      O Vitória já tem o melhor ataque da prova desde o início da época. E, mesmo assim ninguém passava-lhe cartão. O "hype" do Judas continuava a persistir e muitos Benfiquistas estavam ainda agarrados ao passado. E, pior, estavam ainda a ouvir alguém que pura e simplesmente trocou em 6 maravilhosos anos por dinheiro.

      Por isso, ainda dou mais crédito ao Rui Vitória, pois nem podemos falar de condições idênticas à que Paulo Fonseca teve quando foi para o Porto, pois aí nunca teve a pressão que o RV teve desde o início.

      É normal que muitos adeptos agora se retratam e mudem de opinião. Perante os factos... não há argumentos. Mesmo assim, assisto frequentemente quem ainda defenda o ex-treinador encarnado e isso é que me faz imensa confusão.

      Pessoalmente, estou muito positivo com o desenrolar da época encarnada. Vejo a equipa muito unida. E, vejo o que seria suporto ser a equipa de reservas a jogar como uma equipa titular. Isto deixa-me espectante e optimista com o que iremos jogar quando os habituais titulares estiverem recuperados.

      E, sim! Haverá muita gente que vai engolir em seco insultos e negativismos à volta da nossa equipa.

      ;)

      Eliminar
    2. Falo por mim: não passei logo crédito a Rui Vitória, mas pelo futebol praticado, e agora á medida que vai melhorando regularmente começo a apreciar mais... isso é normal. Para mim não é só vencer, mas também convencer. O que desejo é que no final da época possa engolir tudo o que disse em particular da estrutura que para mim são os responsáveis para o bem ou para o mal.

      Mas nunca defendi o asco do JJ. Isso para mim é de adepto manso. Enquanto o Rui Vitória for nosso treinador espero que vença tudo e todos. Agora que em Junho preferi Marco Silva, lá isso preferi.

      Eliminar
    3. Kamikaze, mas tu sabes perfeitamente que há malta que pura e simplesmente não foi com a cara do RV e continuam a mandá-lo abaixo. Para mim isso é que é feio, para não dizer nojento.

      Eliminar
  4. Muito bem, como sempre. Excelente análise. Continuo contudo a pensar que nos falta ainda um médio centro. Nota-se uma quebra de rendimento do Renato. Que eu acho perfeitamente natural. São as chamadas dores de crescimento. Gostaria que entrasse alguém mais experiente que alternasse com o Renato na equipa. E vamos entrar nas fases decisivas do campeonato. Rumo ao tri. Mas atenção, precisamos estar atentos. Eles já estão nervosos. E a campanha anti Benfica vai redobrar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado F.L.!

      Para mim, temos esse médio: chama-se Samaris. Contudo, eu penso que o Rui Vitória pensa nele neste momento para a posição "6". No entanto, tenho a sensação (pelo que vi no primeiro terço de campeonato), que o André Almeida será o substituto da posição "6" quando o Sílvio e o Semedo recuperarem e estiverem disponíveis para a lateral direita. Isso, permitirá utilizar o Samaris na posição "8".

      Quanto a possíveis entradas, nomeadamente de gente com mais experiência, seria de facto positivo. Aliás, fiz menção disso mesmo aqui:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2016/01/abriu-o-mercado-de-inverno.html

      E, até defini um perfil para essa posição.

      De qualquer maneira, ver melhor como o Talisca está a evoluir, dando-lhe minutos nessa posição, poderá também ser uma boa solução. Até porque parece-me que o baiano está a arrebitar-se e a querer lutar pelo lugar.

      Quanto a "eles"... já estão nervosos desde a pré-época. Este ano é o vai ou racha para eles. E sinceramente há muitos interesses de terceiros para que nós não vençamos.

      Eliminar