23 novembro 2015

Há males que vêm por bem


Por vezes, quando não há a visão para tal é o próprio destino que trás mudanças que poderão ser vantajosas. É sobre isso que pretendo debater neste artigo.


No rescaldo do derby da Taça de Portugal, Rui Vitória viu a sua equipa a ficar condicionada de alguns dos seus jogadores mais importantes. Falo do capitão Luisão que fracturou o braço e do Gaitán com um traumatismo craniano. Mas, também há ainda a lesão de Jonas que o impediu de jogar no derby do sábado passado.

Numa perspectiva mais conservadora, isto por si só seria já um pré-aviso de pânico generalizado. Como poderemos continuar a jogar o quer que seja sem os nossos melhores jogadores? Pois bem, estes são realmente os melhores quando estão em condições para tal. É nestes momentos que o técnico tem realmente de olhar para o banco e lembrar-se que há muito bom jogador que poderá ter aqui a sua oportunidade, mostrar-se e mais ainda, mostrar que poderá trazer valor acrescentado que os outros não estavam a trazer.

Neste contexto, considero que com Lisandro Lopez no eixo defensivo poderemos ganhar muito mais agressividade naquele sector. Sendo mais veloz que o capitão e dispondo de uma gama de recursos técnicos elevado (recordar que o Lisandro era avançado nos escalões de formação argentinos) estou convicto que poderá ser o jogador que precisamos para ganhar os tais 50 metros à frente da baliza. As únicas dificuldades que antevejo até nem são no entrosamento com o Jardel. Será mais em saber qual o ritmo de jogo que possui e tendo em conta a subida da linha defensiva se as saídas do Júlio César a "varrer" o espaço nas costas da defesa serão do mesmo tipo que originou o primeiro golo do Sporting em Alvalade - E, sim! Estou chateado contigo Júlio! Depois os 2 meses de repouso do Luisão darão a série de jogos que Lisandro precisa para atingir a regularidade que ele pretende e que os adeptos impacientemente (incorrectos) tanto têm exigido.

A saída de Luisão e de Gaitán por lesão, assim como a lesão
de Jonas, podem ser benéficas para a equipa encarnada,
sobretudo para Lisandro, Carcela e Pizzi.

Ok! Se em termos defensivos as coisas parecem estar solucionadas, no meio-campo com a lesão de Gaitán parece que as coisas poderão ser mais problemáticas. Adiciono aqui a lesão de Jonas. Olhando para o trabalho feito nas últimas duas semanas, tendo em conta o que o Benfica apresentou no derby, penso que esta situação poderá ser (mais uma vez) benéfica para a equipa. Sem Gaitán, o Benfica não tem mais um extremo puro esquerdo no plantel. Bem, a verdade até tem, o Nuno Santos. Mas, como este raramente joga e ainda por cima quando há um Carcela a começar a dar nas vistas, penso que o mais sensato é apostar-se no jogador mais experiente e com ritmo de jogo, até porque o trabalho táctico feito nas últimas semanas aponta para o perfil dele.

Na realidade, o 4-2-3-1 apresentado em Alvalade teve boas indicações quando o Benfica jogava com falsos extremos. O lance do golo encarnado é disso retrato: Gaitán sobre a meia-esquerda tenta puxar para dentro onde encontra com o seu melhor pé e num passe longo em diagonal para o flanco esquerdo, o colega Pizzi que deixa para Mitroglou finalizar para golo. Agora substituem o nome de Gaitán pelo de Carcela e digam lá se vos descrevessem essa jogada não diriam que se enquadrava perfeitamente no perfil do que o Carcela costuma fazer?

O mais engraçado é que com a lesão de Jonas, nem seria necessário o Gonçalo Guedes sair, pois este poderia perfeitamente jogar no flanco contrário, com o Pizzi a jogar como "10" atrás do ponta-de-lança Mitroglou. Já agora, dada a polivalência e dinâmica de Pizzi, Carcela e Guedes, estes três poderiam ir mudando de posições durante o jogo. Atrás deste trio, Rui Vitória deve continuar a apostar em Samaris e Talisca. O baiano é dos mais criticados, mas a meu ver está cada vez melhor e o seu pé esquerdo oferece coisas que só ele pode oferecer de todos os médios que possamos ter à disposição. Neste contexto, André Almeida, Cristante e até mesmo o João Teixeira e o Renato Sanches poderiam ficar de reserva. Da mesma forma como Taarabt e Djuricic poderão ser suplentes do trio atrás do ponta-de-lança.

E, tendo em conta que vamos ao Cazaquistão e depois à "pedreira" de Braga, penso mesmo que esta é a oportunidade de ouro para Rui Vitória começar a tecer algumas mudanças na equipa encarnada.


14 comentários:

  1. Respostas
    1. Por falar de "saída", o interesse da Fiorentina deveria despertar a curiosidade de alguns adeptos mais leigos no porquê da equipa do Paulo Sousa estar tanto interessada no argentino... logo uma equipa que adora ter posse de bola e gosta de "sair" a jogar.

      ;)

      Eliminar
    2. Irrelevante. O que Paulo Sousa vai pedir ao LL é diferente do que RV pede, portanto um tipo que é um ás para a Fiore pode ser um enterra no Benfica. LL ainda não fez um jogo pelo Benfica onde não fique mal na figura de um golo sofrido. Bom, talvez frente ao Estoril se tiver jogado...

      Eliminar
  2. O Benfica é mediocre em processo defensivo, portanto o Luísão até podia ser substituido pelo Boateng, ia dar ao mesmo, o problema não são os jogadores mas sim o modelo que era de excelência com Jesus e que o medíocre Rui Vitória conseguiu destruiu porque é incompetente

    Em Junho eu avisei precisamente isto, o Rui Vitória é medíocre em processo defensivo (defender com muitos como no Guimarães não significa saber defender bem) e jogadores como o Luisão ficariam mais expostos porque Rui Vitória é mediocre

    Na altura fui acusado de nada perceber de futebol e que o LFV é que sabia de futebol e que eu só estava a dizer mal por dizer, no entanto mais uma vez viu-se quem estava certo...eu avisei em Junho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é apenas os jogadores ou apenas o treinador. O problema é um misto de ambas. A meu ver, acho que o Rui Vitória não está a saber utilizar os jogadores certos para implementar aquilo que parece ser o modelo de jogo que ele pretende no Benfica.

      A visão que dei neste artigo, fazendo algumas substituições vai de encontro a essas ideias.

      Sobre o Jesus, apenas reforço o facto do modelo dele ser tudo menos de excelência. Uma coisa é ter bons executantes que disfarçam as deficiências do modelo dele, como acontecia no Benfica. Outra é realmente o modelo ser de excelência.

      No futebol actual contam-se pelos dedos de uma mão os clubes que possuem modelos de excelência. Talvez apenas o Bayern de Munique, o Barcelona e o PSG dos clubes de topo. Depois há a Fiorentina, o Celta de Vigo, o Dortmund e agora o Liverpool.

      Por falar no Luisão, a minha opinião sobre ele podes ver nos artigos mais recentes:

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/11/a-defesa-do-benfica-nao-e-assim-tao-boa.html

      http://o-guerreiro-da-luz.blogspot.pt/2015/11/e-tao-isto-luisao.html

      Ou seja, quando o Luisão quer ele ainda consegue interpretar bem o que se lhe pede. Agora, se calhar já não tem a frescura física e mental para impor essa regularidade. Assim sendo, mais se justifica a inclusão de Lisandro na defesa.

      Por fim, continuo a não perceber o porquê de insistires em teres ou não teres razão e o LFV saber ou não de futebol. As coisas não podem ser colocadas nesses termos. Está errado pensar-se assim. Se as coisas fossem assim tão lineares...

      Deixo-te o seguinte exercício para pensares: tens uma abertura e tens 3 objectos de formas diferentes (um cubo, um prisma triangular e uma esfera). O objectivo é pelo menos um dele conseguir entrar no orifício. Se este tiver uma abertura quadrada, o cubo pode perfeitamente entrar. Se tiver triangular... entra o prisma. E, se for circular entra a esfera. Mas, existe uma outra possível solução para o problema: nenhum dos objectos entrar na abertura! Porquê? Porque ninguém disse qual era a forma da abertura.

      O mesmo raciocínio podes exportar para o tema que tanto tens falado: a escolha incorrecta do Rui Vitória para o Benfica. Para ti, o candidato que tu sugeres é que seria o correcto. Contudo, na verdade tu não podes afirmar que tal teria mais ou menos sucesso que o RV até agora. O mesmo poderia dizer se estivesse aqui a bater o pé e a insistir no Paco Jemez.

      O que eu posso entender é que o LFV seguiu determinados critérios para a escolha de RV como treinador, que eu muito sinceramente, por mais que gostasse que fosse outro, tenho de entender e aceitar, porque na realidade até foram critérios bastante válidos.

      Neste tipo de decisões devemos apelar mais ao lado racional do que ao emocional.

      Eliminar
    2. É precisamente por apelar ao lado racional, por ter visto jogos do Guimarães e por conhecer a carreira e falta de qualidade do Rui Vitória que mantenho que NUNCA o Rui Vitória podia ser treinador do Benfica, porque é incapaz e incompetente para o cargo

      Qualquer pessoa que perceba de futebol sabia isto, e em Junho isto foi avisado por mim e por várias outras pessoas, precisamente porque não vemos o futebol de forma emocional como tu vez que tens sempre como critério "se é do Benfica então é bom", isso é um critério meramente emocional nada mais que isso

      Critério racional foi o que eu tive em Junho/Julho/Agosto e nessa altura os Benfiquistas acusavam-me de ser do Sporting por deixar a nu toda a incapacidade e incompetência do Rui Vitória..

      Eliminar
    3. Pois eu não partilho a tua opinião. O Rui Vitória tem com certeza os seus defeitos, mas daí a dizer que ele não tem qualidade ou potencial para ser um bom treinador vai uma enorme diferença. E eu vi inúmeros jogos do Guimarães e não apenas os últimos da temporada passada. A minha opinião é que o trabalho do Rui Vitória dava-lhe acesso a entrar no concurso do novo treinador do Glorioso. Dependendo dos critérios e da ponderação que cada um dá a estes poderia ter sido contratado um ou outro treinador.

      O Marco Silva era o que toda gente queria. Esquecem-se que ele não poderia ser contratado dado o problema que tinha com o Sporting e o tempo que demorou a ser resolvido. Tecnicamente, o Marco Silva é o treinador da moda, não é muito mais que isso.

      O Vítor Pereira é um treinador que no Porto era muito forte, mas fora da esfera proteccionista do norte, pouco ou nada tem feito de grande relevo. O desempenho no Fenerbarçe comprova isso mesmo!

      Quem mais poderia estar na lista... deixa-me cá ver: Paulo Bento... será preciso dizer muito mais?! Paulo Fonseca? Que não aguentou a pressão no Porto? Quem sobra mais?

      Klopp? Entre ter convites para Inglaterra e vir para Portugal... penso estar a dizer tudo. Ancelotti? Para estar uma época e ir logo embora? Achas mesmo que este iria mesmo querer pegar numa equipa de miúdos para formá-los?

      Mais... os melhores a nível técnico até eram o Paulo Sousa e o Paco Jemez. O português tinha acabado de chegar à Fiorentina e para além disso, o histórico de traição dele na Luz seria difícil de engolir por parte dos adeptos encarnados. Sobrava o Paquito. Era esse que queria. Mas, entendo as razões que levaram a optar pelo RV. Agora, em vez de estar a reclamar por tudo e por nada e sobretudo quando as coisas estão a correr mal, prefiro apoiar. O final de temporada é sempre o melhor momento para fazer reavaliações.

      Por acaso acho que sou muito moderado em termos emocionais e no que respeita ao futebol. Se tal não fosse assim já há muito que estava a envenenar a imagem do Rui Vitória. Criticas-me por "se é do Benfica então é bom", quando nunca me expressei como tal. O máximo que disse foi que o Rui Vitória sendo Benfiquista foi mais um ponto para ele, uma vez que se identificaria muito mais com o projecto do que com qualquer outro treinador que estaria à espera do clube ser um trampolim para o top 5 dos melhores campeonatos.

      Eliminar
  3. Os principais critérios foram:
    Um treinador baratínho, dócil, que não disputasse o seu protagonismo e que valorizasse os miúdos para vender em packs de 15 milhões, já em Janeiro ou no final da época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O preço sim foi um critério. Ser dócil ou não, não acredito. Mas se o critério fosse alguém que reunisse o maior aval da opinião pública possível, então decerto que o candidato não teria sido o Rui Vitória.

      Sobre vender os jogadores jovens por packs de 15M€ sem ainda não terem provado tudo o que podem, quem me dera que todos os anos vendêssemos pelo menos 3 assim, era excelente.

      Eliminar
    2. Afinal o objectivo da formação não é valorizar o plantel, substituir contratações manhosas, mas fazer dinheiro para depois pagar passes e comissões aos amigos.
      Alguns que saíram talvez agora fizessem falta e já estão a render lucro a quem os comprou.

      Eliminar
    3. Não foi isso que escrevi José. A ideia por detrás da formação é a seguinte: em vez de comprarmos jogadores com 21 ou 23 anos com grande potencial como aconteceu com os Di Marias, os Ramires, os Witsels, os Javis Garcias, é apostar nos nossos jovens de maior potencial e valorizá-los. A intenção principal é sempre manter o equilíbrio da equipa principal tendo em conta os objectivos da equipa (leia-se fundamentelmente conquistar tudo a nível nacional e chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões). Mas, se houver possibilidades de negócio que não belisquem esses objectivos, podem ser feitas vendas antes.

      Recordar que os jogadores a nível financeiro têm curvas de valor, ou seja, muito jovem não valem nada e a partir de certa idade a valorização até decresce. Por outras palavras, há um máximo algures entre esses dois mínimos. A boa gestão será vender esse jogador pelo máximo que ele poderá render-nos, se e só se o equilíbrio desportivo estiver devidamente acautelado.

      Quanto ao facto de alguns já terem saído e agora fazerem muita falta (João Cancelo, Bernardo Silva entre outros) esse é um ponto que concordo. E, penso mesmo que o LFV também concorda. Ele sabe que há luz do momento fez um bom negócio com os jogadores, mas face à curva de valor dos jogadores não o fez. E, talvez por isso é que sentiu que com Jesus o modelo ficaria sempre comprometido, pois os jovens nunca se desenvolveriam a tempo e horas para atingir o máximo das suas curvas de valor. E isto para falar apenas em termos financeiros e não debater a possível importância desses jogadores em termos desportivos.

      ;)

      Eliminar
    4. PP,

      Como viste os jogos do Vitória, o que achas que é que o RV tem para ensinar aos putos do Benfica, que os valorize e faça deles grandes jogadores? Que tipo de qualidades achas que ele pode potenciar e quais as suas limitações?

      Porque neste momento, até os que sabemos serem bons jogadores, Jonas e Gaitán à cabeça, parecem piores...

      Eliminar