20 outubro 2014

Já temos 9,5!


Falta-nos ainda saber se já temos um "6" e um "4", para termos equipa para atacar a Liga dos Campeões?!

Qual a melhor opção para a posição "4"?
Jardel: a actual melhor opção para
a posição "4".
Neste momento, Jesus tem como opções para acompanhar o capitão Luisão no eixo da defesa dois jogadores: o Jardel e o Lisandro Lopéz. O brasileiro tem a favor dele o facto de já ir para a 4 temporada de águia ao peito e de trabalho com o técnico português. Por outro lado, já possui uma cumplicidade de jogo com o capitão Luisão que mais nenhum tem neste momento. No entanto, vem de lesão e já não está a competir à pelo menos duas/três semanas. Já o argentino, tem como vantagem a sua juventude e potencial futebolístico. Contudo, a maior desvantagem é exactamente a sua juventude e potencial, pois não tem ainda a experiência de jogar numa competição onde errar é fatal. Para além disso, terá que provar o seu potencial nessas condições extremas. Será que vai aguentar a pressão?

Se o Jardel estiver em condições, penso que apostaria no brasileiro, até porque não gostei da exibição do argentino na serra da Estrela, este sábado. Também faz mais sentido, jogar com o brasileiro, porque o Benfica deverá jogar numa toada de contra-ataque, pois o jogo é no Mónaco, pois este está mais rotinado com a marcação em cima do adversário. Da mesma forma, jogando em bloco baixo, serão os médios que farão a primeira fase de construção de jogo, protegendo assim as possíveis fragilidades do jogo do camisola 33 encarnado.


Qual a melhor opção para a posição "6"?
André Almeida: a actual melhor
opção para a posição "6".
Para esta posição temos três opções: Samaris, Cristante e André Almeida. O grego tarda em entrar na dinâmica da equipa e se para o consumo interno basta, para a europa já vimos que não! Pior está o italiano, depois do que vimos em Leverkusen. No entanto, no sábado já deu sinais de pulsação, com imensas recuperações e uma assistência a 60 metros para Jonas. Sobre o polivalente português, Jesus já veio dizer que o seu calcanhar de Aquiles é o passe. No entanto, é o tipo que estará mais próximo daquilo que o Jesus pretende que façam naquela posição.

Atendendo a estas opções, apostaria na opção mais conservadora e diria ao Jesus para deixar a questão do passe de parte. É que tenho a certeza que o André Almeida pode e vai melhorar esse aspecto do seu jogo. Assim sendo, a posição de médio mais defensivo da equipa seria dele.


O melhor onze encarnado neste momento
O melhor onze encarnado neste momento: Júlio César
(guarda-redes); Maxi Pereira (defesa direito), Luisão
(líbero), Jardel (defesa central), Eliseu (lateral esquerdo);
André Almeida (médio centro defensivo), Enzo Peréz
(médio centro ofensivo), Salvio (extremo direito),
Talisca (avançado móvel), Jonas (falso 9)
e Nico Gaitán (avançado interior esquerdo).




P.S.: Por lapso, esqueci-me completamente que o Jonas não pode alinhar nos jogos da Liga dos Campeões porque não foi inscrito. Pelo que, desta forma, e na minha opinião, o melhor onze encarnado para defrontar o Mónaco é o seguinte:

A única alteração é a entrada de Tiago (Bébé) para o lugar
do Jonas. Não optei pelo Derley, porque penso que para
este encontro em que o Benfica deve apostar no
contra-golpe, o mais indicado será utilizar alguém rápido
e poderoso no 1 para 1 em drible e em velocidade.
Recordar que o Tiago foi avançado no Paços de Ferreira
e foi um dos melhores marcadores do campeonato nacional.
Aliás, foi o melhor marcador português do campeonato na
temporada passada.

12 comentários:

  1. a analise esta bem feita e dizes que temos 9,5 e depois colocas o gajo a jogar a 9, alias jogando com dois 9,5, não faz muito sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jonas pode jogar a 9, e ser um falso 9. O Talisca pode jogar a 10 e ser muitas vezes um terceiro médio, ocupando a posição "8" do Enzo. Este pode descer um pouco mais no terreno e fazer parelha com o André Almeida, naquilo que se denomina de duplo pivot do meio-campo.

      Toda esta movimentação acaba por ser uma mudança de sistema de 4-4-2 (ou 4-2-4), para um 4-2-3-1 (ou até mesmo um 4-3-3).

      Eliminar
    2. percebo mas ainda não esta provado que o jonas seja bom a 9 o que fez foi só a segundo avançado, o caso mais flagrante é o lima que a ponta de lança não funciona principalmente contra equipas fechadas.
      quando jogas em 4231 ou 433 só com um avançado ele tem que ser um ponta de lança, coisa que ainda não esta provado que o jonas seja, e então contra equipas fechadas como as do nosso campeonato ainda mais e nesses casos jonas e talisca duvido muito que funcione.

      Eliminar
    3. Quando jogo em 4-2-3-1 ou 4-3-3 não preciso de jogar com um ponta-de-lança. Por exemplo, o Messi não é um ponta-de-lança e mesmo assim é talvez o melhor avançado a jogar nesses esquemas.

      Porque não ter o Talisca e o Jonas a moerem as entre-linhas e a deixar os centrais adversários sem ninguém para marcar e os seus médios-defensivos defensivos em inferioridade numérica?

      Para que um sistema desse tipo seja praticável, é preciso que os jogadores estejam entrosados e tenham um nível de precisão de passe muito elevado.

      Eliminar
    4. não estou a discutir as tácticas nos seu geral mas a sua aplicação no campeonato nacional, o exemplo do messi não serve de nada porque messi só existe um e é doutro mundo.

      quais entre-linhas mas no campeonato nacional com os autocarros em que os médios se juntam aos defesas existem entre-linhas alem de que assim os defesas centrais ficam a servir de liberos sempre na sobre e dois ainda por cima, se não tiveres um ponta de lança a moer os centrais dificilmente marcas. alias o problema do lima é mesmo esse e presumo que se o jonas jogar a ponta de lança ou falso ponta de lança vai ter os mesmos do lima não marca.

      Eliminar
    5. Ó João Carlos, para perceberes a minha ideia, temos de estar a discutir sistemas e dinâmicas de jogo.

      O sistema que coloquei acima são os que melhor se enquadram perante o perfil dos melhores jogadores que temos à disposição.

      Dizer que o Messi é só um é um bocado relativo. O argentino é de facto um dos poucos, mas só o é, porque souberam muito bem aproveitar o seu talento e colocá-lo em prol da equipa. Tivesse o argentino tido outro tipo de treinador, e a esta hora, ou estaria a fazer de ponta-de-lança fixo entre os centrais, a fazer uns golitos por temporada, mas nada de transcendental, ou então estaria na ala como falso extremo, a servir os outros colegas.

      O Messi é de facto um bom exemplo de como o 9,5 pode ser a melhor resposta para jogar frente a defesas bem fechadas. O Barcelona joga praticamente 90 minutos com o adversário no seu meio-campo defensivo e é com 9,5 e falsos extremos/avançados interiores que eles conseguem sempre bons resultados, bom futebol e até goleadas.

      Sendo assim, não percebo o porquê de achares que frente aos "autocarros" nacionais, o Benfica teria sucesso diferente se aplicasse o mesmo tipo de dinâmicas?

      Repara, que os avançados ao recuarem para entre-linhas, acabam por formar com os dois médios encarnados, um quadrado de pressão no corredor central, que na transição defensiva, poderá funcionar como forma de recuperação da posse de bola muito rapidamente, e aí apanhar o adversário desprevenido com uma transição rápida e com superioridade numérica nesse sector.

      Para isso resultar, é preciso que os da frente:
      1 - não queiram fazer tudo sozinhos
      2 - tenham uma capacidade de recepção e passe acima da média, para poderem jogar a um ou dois toques
      3 - tenham disponibilidade física, para não se deixarem ficar encostados aos centrais e saberem recuar, conforme necessidade

      O modelo clássico e muito rígido onde há um extremo que finta meio mundo e um ponta-de-lança que está lá para encostar, não faz muito sentido hoje em dia. Apenas o faz quando a diferença de qualidade é gritante. No entanto, basta dares uma olhadela pelas melhores equipas europeias e veres que não há nenhuma que jogue com um ponta-de-lança com essas características. O mais próximo poderá ser o Ibrahimovic no PSG, mas mesmo esse é um 9,5, pois é fundamental na manobra criativa do ataque parisiense.

      Eliminar
    6. o que dizes sobre os sistemas e o que são hoje tens razão e nunca discordei dessa a tua opinião.
      mas o que esta por provar é que esse sistema resulte em portugal porque o que sempre se viu é que nunca resultou porque embora noutros países os clubes se fechem defensivamente mas raramente se vê equipas que nem do seu meio campo saem, muitas vezes nem de dois terços.
      quanto ao messi discordo que se não fosse o tal 9,5 era um 9 puro nunca seria isso, seria um dez com poucos golos como acontece na selecção argentina.
      e o argumento do messi pode ser aplicado ao talisca que neste momento da sua carreira ainda pode ser tudo e como vez eu sobre esse não disse nada.
      eu não tenho nada contra o sistema de dois 9,5 a não ser o facto de não resultar se resultar não tenho nada contra mas a experiência diz-nos que nunca, ou raramente, resultou.

      Eliminar
    7. João,

      Acho que deves ver mais jogos das ligas estrangeiras, nomeadamente, da Liga Espanhola e em particular dos clubes que vão ao Nou Camp.

      O Talisca pode fazer 4 ou 5 posições do meio-campo e ataque. Tem físico, tem técnica para tal. Falta-lhe agora um pouco mais de conhecimento táctico e depois experiência competitiva.

      O futuro do futebol está nos jogadores polivalentes, pois o futuro do futebol a nível táctico não é uma equipa ficar condicionada os 90 minutos a um sistema de jogo. E, aqui podemos ler "sistema de jogo", não só à táctica e disposição dos jogadores em campo, como também às respectivas dinâmicas.

      Sobre o sistema de dois 9.5, o de não resultar tem muito que se lhe diga. Actualmente o Real Madrid joga assim. Para resultar é preciso qualidade. Não apenas dos que estão em campo, mas também dos que esquematizam os treinos... Não é para todos.

      Eliminar
  2. texto sem sentido, grande confusão de ideias.

    ResponderEliminar
  3. Também me parece que o Jardel oferece mais garantias e neste momento apostava nele. No meio campo prefiro Samaris ou mesmo Cristante. Seria muito difícil começar a jogar com Luisão , Jardel e Almeida a não ser que o nosso jogo fosse apenas uma sucessão de bolas bombeadas para a frente.
    Concordo em absoluto com o posicionamento dos dois atacantes : Talisca e Jonas são a melhor solução mas no Mónaco Jonas não vai poder jogar e deverá ser substituído por Derley. Se calhar vai escandalizar muita gente mas se é para contra-ataque , nestes jogos , não seria chocante ver o Bebé no centro do ataque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena! Tens toda a razão! O Jonas não pode jogar frente ao Mónaco! Grande galo! Vai-nos fazer muita, mas mesmo muita falta!

      Com o Lima a regressar (?) de lesão, o Derley perdulário e ainda à procura do seu espaço na equipa,... o Talisca ainda imaturo para a europa... vamos lá ver... confesso que o Tiago (Bébé) talvez seja a melhor solução. Aliás, não era a avançado que ele jogava no Paços de Ferreira, e com sucesso?

      No meio-campo só não prefiro o Samaris ou o Cristante, porque embora tenham melhor qualidade no gesto técnico do passe, a verdade é que a sua falta de entrosamento e mau posicionamento, levam a que falhem exactamente muitos passes. Prefiro recuar o Enzo para junto do Almeida, ficando o argentino encarregue dos passes a médio e longa distância com o Almeida para os passes curtos, do que o Samaris ou o Cristante. Pelo menos, neste momento.

      Assim sendo, a equipa para o Mónaco seria:
      GR - Júlio César
      DD - Maxi Pereira
      LC - Luisão
      DC - Jardel
      LE - Eliseu
      MCD - André Almeida
      MCO - Enzo Peréz
      ED - Salvio
      AM - Talisca
      AC - Tiago (Bébé)
      AE - Nico Gaitán

      Eliminar