09 fevereiro 2014

A semana em revista: 2 a 8 de Fevereiro


A análise da semana, incluindo o bloco de notas do jogo a meio da semana, para a taça de Portugal, entre o Penafiel e o Benfica.


DOMINGO:
Garay sairá durante este mês? Eu espero que não!
A notícia já não é nova, mas no passado domingo foi reforçada. O interesse do Zenit de São Petersburgo é real. Atendendo aos bolsos fundos dos russos, acredito que tenham o capital necessário para retirar o argentino de Portugal. O mais difícil será convencer o jogador em ir para um campeonato tão frio e não tão competitivo como é o russo. Para o Benfica o negócio a ser consomado neste momento seria, a meu ver, péssimo. Estamos a menos de 6 meses do mundial de 2014 no Brasil e o Garay é nada mais, nada menos, que o número 2 e titular da defesa alviceleste, neste momento. Vendê-lo portanto, antes do mundial não faz sentido, pois não estamos a valorizá-lo o suficiente. Mesmo que a sua cláusula de rescisão não seja tão elevada (fala-se em 20 M€...), o facto do mundial ser uma grande montra para os jogadores irá aumentar o número de interessados e isso inflaccionará em muito o seu preço. Por outro lado, do lado que deveria ser mais importante - o desportivo, o Benfica iria ressentir-se até ao final da temporada. Notar que os jogadores mais titulares na equipa encarnada são precisamente o Garay e o Luisão, os dois defesas centrais, o que significa que não há no curto prazo quem o possa substituir com a mesma qualidade. Falou-se nesse negócio com o Zenit na chegada de dinheiro e do português Luis Neto. Pessoalmente, gosto muito do internacional português, e acho que daria um excelente complemento ao Luisão. Contudo, só daria o aval do negócio se fosse feito no próximo verão.


SEGUNDA-FEIRA:
Matic... o que é que eu já vos tinha dito? É um médio de classe mundial!
Grande exibição do sérvio na segunda-feira frente ao Manchester City. Conseguiu não só colocar no mesmo bolso os dois dinamos criativos da equipa de Pellegrini, o irriquieto David Silva e o poderoso Yaya Touré, como também ainda teve pernas para acompanhar muitas vezes o velocista Jesus Navas e "sandwichar" os avançados do City. Para além disso, teve tempo para ir ao ataque e mandar uma bola ao poste da baliza de Joe Hart. Exibição de outro mundo. Que saudades... Mais do que as minhas palavras, atestem às palavras dos seguintes senhores do futebol mundial:




TERÇA-FEIRA:
Gaitán como lateral esquerdo? Porque não?!
Na terça-feira, surgiu uma notícia em que dava conta que o argentino Nico Gaitán não se importaria de jogar pela selecção das pampas a lateral esquerdo se tal significasse a sua convocatória para o mundial do Brasil. Na minha opinião, os melhores jogadores do mundo são aqueles que são mais versáteis, não só porque percebem melhor o jogo, como pelas suas elevadas qualidades técnicas/tácticas/físicas, conseguem adaptar-se a todas as condicionantes do jogo. Fico muito contente por ler este discurso do camisola 20 encarnado. Significa que está com a mentalidade de trabalho correcta. Do ponto de vista do Benfica, o Nico faz mais falta a extremo esquerdo, até porque é o único neste momento com velocidade, capacidade de explosão e qualidade técnica para essa posição. No entanto, espero que o Jesus possa prepará-lo para a posição de lateral esquerdo. Penso que em jogos em que é preciso arriscar mais, esse mudança posicional pode ser muito importante para o sucesso da equipa. Ela permitirá um maior controlo da posse de bola e um futebol muito mais pressionante sobre o adversário.


QUARTA-FEIRA:
Bloco de Nota: Penafiel - Benfica


QUINTA-FEIRA:
Sulejmani... o joker da Luz!
O canhoto extremo esquerdo/direito, médio ofesivo e avançado móvel, sérvio, tem sabido aproveitar as oportunidades que tem tido nestes jogos da taça de Portugal e da taça da Liga. A meu ver está ainda em fase de adaptação às funções que Jorge Jesus pretende que ele desempenha no seu modelo idealizado para o Benfica. Penso que o talentoso sérvio poderá desempenhar bem todas as posições mencionadas. Contudo, se o seu reportório técnico dá nas vistas frente a estes adversários de menor nomeada, subsiste a questão de como irá portar-se em jogos mais escaldantes. O que é certo é que o "Mickey" com estas exibições, merece mais minutos na equipa principal, nem que seja a suplente utilizado. E, para responder à minha questão, nada melhor que ser lançado no próximo derby, não acham?


SEXTA-FEIRA:
Porque ele é perigoso... ele é o Óscar "Tacuara" Cardozo!
O goleador paraguaio poderá estar ainda à procura da sua melhor forma, da sua confiança à frente das balizas adversárias. Poderá mesmo não ser opção a titular no derby, no domingo. Contudo, estou convicto de que se há jogo em que o Tacuara é capaz de dar a volta a toda esta situação é este! Por mim, entraria na segunda parte frente ao Sporting. Aproveitaria o provavel desgaste defensivo leonino, para lançar este autêntico caçador de leões... decerto que Rui Patrício ficaria nervoso... ora toca a recordar:






SÁBADO:
Onze & Estratégia para o Derby de domingo
Relativamente ao onze, fazia 2 alterações nos habituais titulares do Benfica. Substituia o Siqueira e o Fejsa por Sílvio e Amorim, respectivamente. Fazia-o porque pretendia melhorar a qualidade de circulação da posse de bola a meio-campo e na primeira fase de construção de jogo. Até porque o Sporting deverá conceder essa superioridade de posse de bola ao Benfica, baseando o seu jogo em transições rápidas (leia-se contra-ataque), pois tem jogadores mais do que suficientes para esse estilo de jogo. Aliás, sem William de Carvalho, o Sporting pede grande capacidade de recuperação de bola, pelo que para repô-la terá que envolver mais jogadores nesse processo, ficando a equipa mais retraída em termos ofensivos. Por outro lado, o Rúben Amorim merece claramente a titularidade e tendo em conta as suas recentes exibições e a forma como soube jogar num campo difícil e pesado como em Penafiel, tirou completamente as minhas dúvidas sobre a sua utilização no derby. Já a aposta no Sílvio, prende-se como uma espécie de 2 em 1. Primeiro, penso que o Português é melhor defesa do que o Siqueira, e sabendo que o Sporting poderá desequilibrar os seus contra-ataques através dos seus extremos (sobretudo o direito!), faz sentido apostar num jogador mais defensivo nessa posição. Até porque no meio-campo terei uma dupla mais tecnicista como o Amorim e o Enzo, que são menos posicionais que o Fejsa, por exemplo. Podemos ver esta entrada do Sílvio como a de Azpilicueta no Man City - Chelsea de segunda-feira, em que anulou o Jesus Navas. Segundo, porque penso que o Siqueira também merece um puxãozinho de orelhas pela sua atitude desplicente no último jogo do campeonato. Ah! E assim, em caso de vitória os Sportinguistas deixam de ter mais uma razão para chorarem, pois o Benfica não utiliza um jogador que se não tivesse havido taça de Portugal a meio da semana, não jogaria no domingo!


Quanto a substituições, faria pelo menos duas certas: as entradas de Cardozo e Sulejmani. A entrada do "Tacuara" seria para refrescar o ataque e ter mais presença na grande área, pelo que provavelmente ou o Lima ou o Rodrigo, um deles sairia. Já a entrada do "Mickey" seria para aumentar a criatividade e criação de oportunidades de golo. Provavelmente faria sair ou o Sílvio ou o Maxi (aquele que estivesse a jogar pior ou com amarelo), passando o Nico Gaitán para lateral esquerdo. Seria pois uma aposta muito ofensiva. É óbvio que o sérvio pode também entrar para refrescar, mas penso que o Benfica ganharia outra alma e controlo assim. A última substituição estaria reservada para um dos seguintes jogadores, mediante o que o jogo estivesse a pedir: Ivan Cavaleiro (se fosse necessário dar maior largura e penetração pelas alas), Fejsa (se fosse necessário ter maior presença física a meio-campo) e Jardel (se fosse necessário entrar mais um defesa central para segurar o resultado ou por lesão de um colega da defesa). Sobrariam o Djuricic (se fosse necessário maior criatividade entre-linhas), Artur (se fosse necessário substituir por lesão o Oblak) e o André Gomes (se fosse necessário maior circulação de bola a meio-campo ou substituir um dos meio-campistas por lesão) ou o Siqueira (caso o convocasse e se fosse mesmo necessário a sua presença no terreno de jogo).

2 comentários:

  1. E sobre o Pinto da Costa nao há noticias?
    Só venho ver este blogue quando falarem do Pinto da Costa.

    ResponderEliminar