15 julho 2013

Excelente ideia, Pep!

O que Guardiola está a fazer com Kroos, poderá ser utilizado por Jesus "inventar/criar" um substituto de Matic. Sabem qual o jogador que estou a falar? Descobrem-no nas próximas linhas...

Aprender com os melhores...
Saber aprender com os melhores é uma das formas mais rápidas de evoluir. Olhando para a forma como o Guardiola está a reorganizar a equipa campeã da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique, podemos aprender muito sobre como jogar em posse e em pressão alta. E, até mesmo encontrar a solução para o possível substituto de Matic no plantel encarnado...

Pirlo um "10" que virou um "6" de categoria mundial
graças à visão de um treinador como Carlo Ancelotti.
Ao invés de seu antecessor, Jupp Heynckes, o técnico catalão inverteu o tridente de meio-campo. O outrora 4-2-3-1 transformou-se num 4-3-3, muito à imagem do Barcelona. Mas, em vez de utilizar um médio-defensivo de raiz, ou um central mais tecnicista para a posição "6", Guardiola utiliza o Toni Kroos, "10" da equipa da Baviera na última temporada. Mas, fará algum sentido isso? Não estará o Guardiola a "inventar"?

Não! O Guardiola está a inventar e não a "inventar" (há uma grande diferença... ;P). Se pensarmos bem faz todo o sentido que ele faça essa alteração táctica, sobretudo, numa equipa que se quer que jogue em posse de bola e sobre o meio-campo adversário. Os "10's" são regra geral jogadores cerebrais e criativos, que gostam de ter a bola no pé, olhar à volta e criar jogo. Assim sendo, se a equipa jogar dentro do meio-campo adversário e o "10" jogar como usualmente joga, ou seja, atrás do ponta-de-lança ou como médio mais ofensivo, este jogará bem dentro das linhas inimigas. E, com isso perde toda a sua capacidade de organizar jogo. E, é por isso que ele recua o seu "10" em campo. Um pouco como acontece no futebol americano com o "quarterback". ;D

Malesani foi um dos técnicos italianos que melhor
soube explorar todas as qualidades e potencialidades
do príncipe de Florença, o maestro Rui Costa.
A ideia não é nova...
Seguindo a mesma lógica de pensamento, Carlo Ancelotti recuperou um "10" como Andrea Pirlo, fazendo dele um dos melhores médios "6" do mundo, muito pela contribuição que o italiano dá ao jogo das suas equipas. Por outro lado, o antigo maestro da Luz, o português Rui Costa, também em 1997-1998, comandado pelo italiano Alberto Malesani, no seu 3-5-2, acabava por muitas vezes por trocar de posição com o médio "8" da equipa. Aliás, muitas vezes esse "8" era na prática um "Full Back" ao estilo do futebol americano, tal a protecção que conferia ao "10", bloqueando a marcação ao homem que muitas vezes o mago português sofria no "calcio". Realmente em termos de pormenores tácticos os italianos são fenomenais...

Mas, o que é que isto tem a ver com o Benfica?
E com o Jesus? E com o substituto do Matic no Benfica? A resposta, penso que já dei à uns meses atrás no artigo "O quarterback", com a adaptação do jovem internacional português André Gomes à posição. O facto de o Guardiola estar a fazer o mesmo com Toni Kroos, só dá ainda mais credibilidade a essa ideia.

E, atenção que em termos técnicos, tácticos e físicos, o André Gomes e o Benfica poderiam sair a ganhar. É preciso entender, que o "6" no modelo encarnado tem de ser mais do que um "6" nos tradicionais modelos. Precisa de ser um jogador com um perfil técnico elevado, isto se o Benfica quiser ter mais controlo na zona intermédia do terreno. Por conseguinte, é preciso entender que embora a intensidade de jogo do André Gomes pode aumentar, ela nunca será a mesma que a de um Gaitán, o que em posições mais avançadas poderá ser uma desvantagem. A "6" também poderia aprender a jogar um pouco mais com o seu físico o que o tornaria mais completo.

André Gomes poderá muito bem ser o substituto natural de Matic, se o
Jesus souber aproveitar.




PS: O Toni Kroos até poderá não ser o habitual titular daquela posição, mas esta abordagem do Guardiola é de enorme visão e conhecimento das características dos seus jogadores.

15 comentários:

  1. O Bayern tem só dos melhores médios defensivos da atualidade (Luiz Gustavo e sobretudo Javi MArtinez), alem de Scheweinsteiger (para mim) melhor bos-to-box do mundo, pelo que só acredito de Kroos a "6" com Javi MArtinez a falso central (jogando numa especie de 3-4-3), mas corre o risco de lhe acontecer o mesmo que aconteceu no ultimo ano no Barça quando decidiu jogar assim com o Busquets a falso central.
    Quanto ao André Gomes nao considero que tenha assim tantas qualidades (principalmente fisicas) para ser o 6 que o Benfica precisa,especialmete com a tactica utilizada por JJ, para mim seria muito melhor como substituto de Enzo do que de Matic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,

      Porque é que não se apresenta ou assina o comentário?

      Sobre o tema... concordo com as opções do Bayern que referiste, daí o meu "PS" final. De qualquer maneira, não deixa de ser interessante a visão do Guardiola.

      Eu acho que essa visão poderá ser a resposta para o substituto do Matic e no curto prazo. Como se costuma dizer, "quem não tem cão, caça com gato".

      Neste caso, até poderá parecer que a utilização do André Gomes a "6" é um desperdiço, mas eu acho que não. Acho até que o Gomes irá evoluir muito mais rapidamente nessa posição, aproveitando todas as suas características.

      Fisicamente, o André Gomes, no alto dos seus 1,87m é robusto o suficiente para ganhar nos duelos físicos. Terá que evoluir no seu jogo de cabeça, mas mesmo esse não é assim tão mal.

      Depois, não sendo um jogador tão intenso, na posição "6" irá ter mais tempo para adaptar-se à intensidade do futebol sénior e ficará bem menos exposto a essa faceta se tivesse que actuar mais à frente do terreno.

      O próprio Kroos, quando apareceu tinha algumas dificuldades nesse capítulo, daí que em certos jogos no Bayern tenha sido preterido por um Müller na posição "10".

      A táctica do Jesus exige que o "6" não seja apenas um médio-defensivo puro. Com centrais como os que temos, a saída de bola acaba sempre por se efectuar ou pelos laterais, ou pelo médio-defensivo que recua até à linha defensiva na fase de construção.

      É aí que o André Gomes, poderá ser fundamental a organizar jogo.

      Eliminar
    2. Foi anonimo porque nao tenho conta google e esqueci-me de assinar no fim.

      Mas consideras que André Gomes tem (neste momento, pois no futuro tenho grande esperança nele) para ser o patrão do meio-campo de uma equipa como o Benfica??Na minha opinião não e a "6" nunca será, mas posso perfeitamente estar enganado.

      Fisicamente é alto mas é muito lento de movimentos e neste momento tem muito pouca intensidade sendo que não concordo com o ficar menos exposto se for "6", se for um "6" à Javi Garcia não fica muito exposto (pois só joga para traz e lada) mas se quiser ser um à Matic ou Pirlo terá de ter muita segurança no passe e recepção, algo que neste momento ainda falha em demasia para jogar numa posição tão importante.

      Neste momento (como no ano passado) falta claramente um substituto a Matic e caso se confirme a sua saída penso que teremos muitas dificuldades na época que se avizinha

      André

      Eliminar
    3. André,

      Ser "o" patrão do meio-campo, já, acho muito improvável. Substituir o Matic não é pêra doce. De qualquer maneira, acho que o André Gomes tem muito mais possibilidades de ir evoluindo um pouco à sombra do Matic (mas não é jogar uma vez por mês... é ir jogando com regularidade, pelo menos 2x por semana).

      Penso que terá grande facilidade em adaptar-se ao lugar, pois as funções enquadram-se bem nas suas características.

      Nota que, a meu ver, um jogador para a posição "8" do Benfica de Jesus, precisa de ser mais intenso... precisa de ser o primeiro a sair à pressão. Nesse contexto, não estou a ver o Gomes a safar-se tão bem como se safará na posição "6". Só se o 4-4-2 de Jesus der lugar a uma espécie de 4-2-3-1, como em muitos jogos na época passada...

      Eliminar
    4. Durante meses a fio sempre ouvir dizer que perdemos um número 8 excepcional, para termos um 6 razoável... falo claramente de Matic! No entanto, muitas vezes as nossas ideias, opiniões são desmentidas pela realidade, mas gostamos sempre de afirmar o contrário, porque em futebol julgamos sempre que sabemos muito mais do que os actores do mundo do futebol!

      Ao contrário de muitos outros, eu concordo com o autor do Post. André Gomes se quiser agarrar o lugar a titular na equipa do SLB, deve concentrar-se em se tornar num 6. Tem capacidade de passe, tem visão.. tem altura e se trabalhar o fisico, terá corpo para a posição! Temos as soluções dentro de casa!

      Eliminar
    5. Menino Rebelde,

      Ainda para mais, quando pelos vistos foi contratado mais um Fariña para a posição "8"/"10". (Nem se sabe bem para que posição este foi contratado... enfim... isto dá pano para mangas...)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Era uma ideia de baixo custo, pelo menos.

      Eliminar
  3. Ola PP!

    Tendo em conta que o Benfica joga fundamentalmente em transicoes, achas que o Kroos é um bom exemplo para a posicao 6? Eu acho que neste caso, a jogares com 2 extremos e 2 pontas, o Kroos seria mais util a 8, com um 6 mais classico atras. Tu precisaras de um medio com capacidade de recuperacao em redor dele, se jogares com o Kroos a 6, nao? Nas melhores epocas do Pirlo, ele tinha Gattuso e Ambrosini sempre em seu redor, porque defensivamente o Pirlo nao era tao forte.
    Eu gosto muito da ideia do trequartista recuado e é por isso que Pirlo é o meu jogador favorito. Mas nao acho que seja de facil implementacao, principalmente se o teu playmaker joga num meio campo a 2, vais ter de lhe dar liberdade e depois ficas apenas com um médio na zona central do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gonçalo!

      O facto de colocar o André Gomes na posição "6" e não na posição "8" (do Enzo), é porque acho que não tem os níveis de intensidade neste momento para aquela posição. Se terá no futuro, é uma incógnita, pois acho o Gomes demasiado "cerebral" para jogar mais à frente no terreno.

      Por incrível que pareça, a zona que outrora era dada aos grandes artistas, para pensarem o jogo, está feita numa zona de grande pressão, daí que cada vez mais vemos exemplos de "Pirlos" a surgirem no futebol mundial. Xavi Hernandez também joga mais recuado, quase ao lado do Busquets. O Xabi Alonso é outro bom exemplo de uma espécie de "playmaker" recuado. E, poderia falar de muitos outros.

      Considero que o Benfica com Maxi, Luisão, Garay e Melgarejo/Cortez, no quarteto defensivo, terá sempre dificuldades em construir lá de trás. Daí que o Matic tem sido fundamental, pois tem um perfil técnico muito superior ao comum dos médios-defensivos. Por exemplo, não estou a ver o Airton, mesmo sendo brasileiro, a ter a mesma qualidade de construção de jogo. E, esse é mais um dos importantes factores para querer apostar no André Gomes nessa posição.

      Depois, com um jogador como o Enzo ou até mesmo um Rúben Amorim, jogadores mais rotativos e com enorme capacidade de "pressing", penso mesmo que se o André Gomes aprimorar o seu jogo posicional, terá a vida facilitada em termos defensivos.

      Depois, há também o efeito de formação do André Gomes. Naquela posição fica menos exposto à sua possível falta de intensidade, ao mesmo tempo que vai construindo essa mesma intensidade e outro tipo de competências que o possibilitam ser um médio muito mais completo.

      Em termos potenciais, o André Gomes tem um perfil técnico e físico bem atractivos. Falta avaliar a parte mental, não só ao nível de profissionalização, mas sobretudo, na inteligência de jogo e na tomada de decisão. Daí que acho que ele poderá aprender muito, tornando-se muito mais completo.

      Nota importante: todo este raciocínio, pressupõe construir uma alternativa ao Matic. Explorar o melhor companheiro de meio-campo para o Matic, é algo diferente. Eu penso, que em certos jogos, se o André Gomes se adaptar a essa posição "6", poderemos jogar com Matic e André Gomes no meio-campo, havendo como é óbvio uma diferença de comportamentos no meio-campo, mas que até poderia ser saudável.

      Eliminar
  4. Mas a minha questão não é se o Gomes tem ou não capacidade para ser o tal 6, é mais se tem sentido teres um 6 com essas características com o modelo de jogo actual. Imagina que tinhas de fazer um 11 para o Benfica com o AG a 6, quem seriam os 11 e como jogariam?


    Pessoalmente so vejo dois jogadores que poderão algum dia chegar a um nível próximo do Pirlo, que são o Verratti e o Illarra. O problema de jogares com o playmaker a 6 é que tem de ter uma capacidade de passe longo tão boa ou melhor que a de passe curto. O 6 nesse caso terá de recorrer ao passe longo para criar passes de ruptura o que implica uma qualidade de passe que é muito rara... Não acho que o André Gomes consiga chegar a esse nível, porque sinceramente não acho que alguem tenha essa capacidade de alternar o passe longo e o curto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo,

      Duas coisas:

      - Não vejo o Gomes como titular no meio-campo do Benfica, com Matic e Enzo em forma. Acho que de todas as possíveis soluções para a posição do Matic é aquela que mais gostaria face ao que já escrevi.

      - A ideia não é transformar o André Gomes num Pirlo, mas sim num Matic. E, por acaso até acho que um dos pontos mais fortes do André Gomes é a qualidade de passe. Onde ele tem jogado, destaca-se ao nível do passe curto, mas já o vi ele fazer variações de campo de jogo, muito boas e alguns passes em profundidade com muita qualidade.

      PS: Nem Verratti, nem Illarra terão o perfume de jogo do Pirlo. O Verratti faz-me lembrar o Moutinho. E, o Illarra tenho para mim que será o sucessor de Xabi Alonso.

      Eliminar
  5. Ok, já compreendi!

    Quanto ao Pirlo, é mesmo isso, tem algo diferente dos restantes. Já se falou em tanta gente para o seu lugar e ninguem lhe chega perto.. Acho que o Verratti tem mais criatividade que o Moutinho quando tinha a mesma idade, mas é muito menos rotativo e prefere jogar em posições mais recuadas. O Illarra já é o novo Xabi Alonso e tem tudo pra evoluir! Parece-me que é um bocado mais agil que o Alonso e mais rapido, o que já é um bom acréscimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Gonçalo!

      Por acaso, eu não gosto muito de colocar rótulos em certos jogadores, daqueles de ser o novo "Pirlo" ou o novo "Redondo". Mas, confesso que para explicar às pessoas que tipo de jogador acho que é, torna-se muito mais fácil colocar esse tipo de comparações.

      De qualquer maneira, de uma coisa é certa, jamais teria feito a comparação do Markovic como se fosse o novo Eusébio... ;)

      Eliminar
  6. A ideia teórica parece-me boa e cheira-me que é a ideia de Jesus há algum tempo. Tanto que quando saiu Javi, colocou logo Witsel e parece que já havia a ideia de Matic para entrar mais vezes no lugar do Javi.

    Agora, André Gomes para fazer esse papel?

    André Gomes é dos jogadores jovens mais overrateds em Portugal. Aqui é assim, 8 ou 80... se é português, é dos melhores ou é fraco.

    Parece-me que tecnicamente é banal... nunca vai ser mais que uma alternativa.

    ResponderEliminar