08 fevereiro 2013

Será que Lima poderá calçar na canarinha?


Numa semana em que muito se falou na possibilidade de Lima naturalizar-se português e com isso ser convocado para o "clube" nacional, veio agora o ex-capitão e lateral esquerdo do escrete brasileiro, Roberto Carlos, elogiar o avançado brasileiro ao serviço dos encarnados. Será um sinal de que as portas da selecção brasileira estarão a abrir-se para Lima?

«Lima é dos melhores avançados do Mundo»
Foi assim que o Roberto Carlos, ex-lateral esquerdo campeão do mundo em 2002 pelo Brasil, descreveu o avançado brasileiro ao serviço do Benfica:
“Na minha opinião, o Lima é atualmente um dos melhores avançados do Mundo. O que está a fazer desde que chegou ao Benfica é de se tirar o chapéu. Avançados assim são raros hoje em dia.”
Pelo menos, isto é sinal que estão atentos às exibições do Lima no Benfica...



As debilidades da canarinha
O jogo do escrete no novo estádio de Wembley, frente à selecção inglesa, na passada quarta-feira, revelou sérias debilidades no seu ataque. É verdade que o meio-campo, com Paulinho, Ramires e até mesmo com Ronaldinho não funcionou como deveria. Por outro lado, Neymar também esteve muito escondido no jogo. Somente Óscar, pela direita do ataque canarinho, é que ainda fazia alguma comichão aos ingleses. Quanto ao Luís Fabiano... bem, penso mesmo que ele nem sequer entrou em campo. E é por essa exibição que penso que Lima poderá muito bem a ter a sua hipótese.


Mas, quem são os outros concorrentes à posição 9 do Brasil?
Para além do já referido Luís Fabiano, todas as outras opções para a posição de avançado centro são:
Fred o goleador brasileiro ao serviço
do campeão Fluminense.
  • Fred: que ainda na quarta-feira teve uma excelente entrada na segunda parte, poderá talvez ser neste momento o mais sério concorrente ao lugar, pois marcou o golo contra o Brasil e tem sido convocado. Joga actualmente no campeão brasileiro, o Fluminense (de Deco). Este ponta-de-lança brasileiro, contabilizou na época passada 20 golos em 28 jogos (0,71 golos/jogo) e ficou à frente do Luís Fabiano, que tinha marcado 17 golos em 22 jogos (0,77 golos/jogo). Ambos para o campeonato brasileiro, que tem 38 jornadas.
Leandro Damião recusou vir para a
europa neste defeso.
  • Leandro Damião: não foi convocado para este encontro, uma vez que tem estado afastado dos golos desde 23 de Setembro (!?) - marcou à 3 dias no clássico Gre-Nal. O ponta-de-lança do colorado gaúcho (Internacional), que neste Dezembro deu uma nega ao interesse do Tottenham de André Villas-Boas, não está a passar por um bom momento da sua carreira, embora pareça dar sinais de mudança. Na época passada, marcou no campeonato brasileiro 7 golos em 19 encontros (0,37 golos/jogo).
Pato transferiu-se neste mercado de
inverno para o Corinthians.
  • Alexandre Pato: também não foi convocado para este encontro particular. O agora jogador do campeão mundial de clubes, o brasileiro Corinthians, tem tido uma carreira marcada por imensas lesões. Na verdade, Pato não se pode considerar um ponta-de-lança de raiz, mas um avançado móvel, podendo também jogar nas alas. Tirando o nome, e alguns pormenores técnicos, neste momento, não é jogador que faça grande diferença numa equipa. Na época passada, fez 1 golos em 11 encontros (0,09 golos/jogo).

Não deixa de ser curioso como a maioria dos pontas-de-lança brasileiros para a selecção encontram-se todos neste momento no Brasil. Isto até poderá funcionar como vantagem para o Lima poder chegar à selecção brasileira. É que se há algo que ficou demonstrado no último encontro da selecção, foi que os jogadores que menos pedalada tiveram no escrete, foram aqueles que jogam precisamente no Brasil.



PS: Já agora, na época passada o Lima fez 20 golos em 30 encontros da 1ª liga portuguesa (0,67 golos/jogo). O que não é nada mal, tendo em conta a competitividade europeia face à brasileira. Eu acho que são bons números para pelo menos fazer pensar o Scolari, não acham?

2 comentários:

  1. rui benfiquista08/02/13, 10:21

    eu acho que devemos pressiona-lo a jogar já pela nossa seleçao, alias ele numa entrevista demonstrou interesse em jogar por nós

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro rui benfiquista,

      Por muito que goste do Lima e por muito bom que ele seja (e é!), não poderei concordar com essa possibilidade simplesmente por uma questão de princípios.

      Concordar com isso será o mesmo que concordar com a política da (des)aposta generalizada do jogador português (em troca de interesses obscuros que visa a rentabilidade de terceiros), e que nos levará sempre a esta situação facilitada de "naturalização" de estrangeiros.

      Eliminar