03 março 2019

É tudo nosso...


... é nada deles!

Em primeiro lugar, o Benfica! Desde já aviso o leitor que hoje não estou em condições para falar muito sobre o jogo. Ainda estou a digerir, a lidar mesmo, com esta gloriosa vitória no clássico que poderá significar mais um marco importante na nossa riquíssima história futebolística. Deixo já a promessa que nos próximos dias, com mais tempo, irei dissecar um pouco mais este clássico, porque de facto há muito para falar dele em termos futebolísticos.


Apenas dizer-vos que somos muito melhores que o Porto e que a única coisa que tem nivelado o campeonato para eles (e para o Sporting, diga-se!) tem sido a arbitragem. Vou falar dela, porque de facto é importante colocar o dedo na ferida. Vou também falar dos tiros no pé de um adversário que ainda a esta hora está a tentar perceber o que aconteceu ontem à noite, não é verdade Serginho?! Será que os jornalistas vão questionar a utilização do Pepe em detrimento do que até agora tinha sido considerado por todos o melhor central da tua equipa, o Militão?!


Mas, acima de tudo, irei escrever sobre o nosso glorioso Benfica e como o Bruno Lage manietou o adversário. Mas, estejam descansados que não me vou esquecer dos nossos heróis em campo: o Odysseas com defesas impossíveis; aquela jovem dupla de centrais que basicamente jogaram o jogo todo amarelados; o jogão do nosso "Rei Leónidas", i.e., o nosso greco-espartano Samaris; o tão injustamente criticado Gabriel, para mim o melhor reforço da 1ª Liga desta temporada; a tentativa de fazer desaparecer o Pizzi do jogo por parte de Jorge Sousa, mas a sua magia no lance do golo do Rafa; o desequilíbrio do pequeno barbudo que está a fazer a sua melhor época; e o "miúdo-maravilha" João Félix que começa a ter números ao nível dos melhores jogadores do mundo com a sua idade. Mas, até lá, desfrutem do resumo do jogo.



36 comentários:

  1. Extraordinária a classe de BL, mais uma vez, após o jogo, por exemplo na resposta ao mind game que o sonsinho dos clérigos fez julgando que o condicionaria: "o que importa não é adivinhar o 11, mas sim perceber as dinâmicas envolvidas". Saiu-lhe no seu tom sempre humilde, mas é altamente irónico!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não disse aquilo com segundas intenções. É o que ele pensa mesmo. Nem sequer ele ouve as declarações do Sérgio Conceição como picardias. Está tão focado no trabalho que é absolutamente transparente. Esta transparência é também o reflexo da enorme confiança que tem nos seus jogadores. Depois é um aglutinador. Já reparaste que está a tentar juntar todos os jogadores num único objectivo? Desde os mais veteranos (Jonas), aos mais jovens (Jota), passando por emprestados (Corchia), proscritos (Taarabt) e recuperados (Krovinovic).

      Eliminar
    2. Não digo que o BL queira entrar no jogo das picardias. A humildade é genuína e esse não é nada o estilo dele (e ainda bem!). O que não deixa de ser irónico é que, por exemplo, mesmo tendo jogado os dois médios que o SC "adivinhou", eles puderam fazer o que BL determinou sem que SC conseguisse realmente contrariá-lo: nomeadamente a forma como não só amarraram o jogo interior dos frutistas, mas também como foram colocados em posição de construir sem serem sujeitos a pressão pelas costas (certamente ao contrário daquilo que SC estaria à espera…). O próprio BL tem falado tantas vezes da capacidade de reinvenção, jogo a jogo, mesmo mantendo as premissas essenciais…

      Absolutamente de acordo quanto à gestão do grupo. Uma palavra: mestria.

      Eliminar
    3. Do plano estratégico esteve perfeito. Agora, a meu ver falta crescer nos seguintes pontos:

      1 - recuperar jogadores mais experientes para o modelo de jogo, tais como Cervi, Salvio, Jonas, Jardel e Fejsa;

      2 - recuperar jogadores como Krovinovic, Zivkovic e Taarabt

      3 - tornar o modelo de jogo do Benfica muito mais dominador, um pouco à imagem do modelo do Barcelona quando entra o Guardiola.

      Eliminar
    4. «sem que SC conseguisse realmente contrariá-lo» Mas isso tem a ver com o SC e não com o Lage. Quando se ouve o SC a falar sobre como a equipa não conseguiu pausar o jogo e só acelera... Quer dizer, como é possível ao fim de dois anos sempre a investir a equipa do Porto meter travão? E quem naquela equipa estava minimamente habilitado a meter travão? Óliver e Brahimi. É pouco...

      Eliminar
    5. Sim, é claro que isso também deriva da incapacidade do próprio sonsinho dos clérigos; mas não só, o BL também teve muita responsabilidade nisso. Referia-me especificamente ao modo como determinou a chegada da bola aos médios centro, numa fase em que já não estão de costas para o meio-campo adversário, contornando assim o tipo de pressão a que estiveram sujeitos por exemplo na meia-final da taça da liga (veja-se o lance do desarme ao Gabriel, no 1-0 dos frustistas). Lage é inteligente, e foi muito fácil trocar as voltas ao serginho, que, na leitura do jogo que estava a ser jogado, não teve capacidade de reacção.

      Eliminar
    6. Aliás, só a extrema frustração causada pela consciência da própria incapacidade perante a estratégia montada por BL pode justificar, se é que tem justificação, aquela reacção de desprezo à tentativa de cumprimento de um génio de 19 anos que já joga como ele nunca jogou na vida…

      Eliminar
  2. Eheheh coisa linda.

    Também eu ainda estou demasiado feliz para falar do jogo ao detalhe. Mas tenho que dizer isto, mais uma vez: Bruno Lage já é o novo Sven-Goran Eriksson, para o Benfica; um dia será também o novo Guardiola, para o futebol!...

    Carregaaaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quero é que ele seja para nós o mesmo que o Guardiola foi para o Barcelona.

      ;D

      Eliminar
    2. Pra mim basta que seja comó Ericso... (o Fernando Martins chamava-lhe assim)

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    3. Eu quero que o Benfica faça no Dragão o mesmo que o Barcelona tem feito no Bernabéu nos últimos 9 anos para o campeonato, i.e., vitórias.

      Eliminar
    4. Então queremos ambos o mesmo. Assim é que é bonito.

      Eliminar
    5. Eu quero um Benfica ainda mais dominador. Cujos processos de jogo sejam tão superiores aos dos adversários que crie o mesmo sentimento de impotência neles que o Barcelona criou no tempo do Guardiola, onde muitas dessas equipas já nem atacavam ou saíam para o ataque e cujo único objetivo não era evitar a derrota, mas sim a humilhação.

      Eliminar
    6. Também eu. Foi com esse Benfica que cresci, foi graças ao Benfica ser isso que me tornei benfiquista, aliás!

      E digo-te mais: não tenho dúvida que, se o BL cumprir o contrato, é isso que vai acontecer!

      Tenho é dúvida que ele cumpra o contrato...

      Eliminar
    7. Verdade, mas se queres que te diga, acho que nunca fomos verdadeiramente como uma equipa do Guardiola é dominante sobre o adversário. Penso que sempre fomos melhores porque eramos efectivamente melhores. Tinhamos os melhores numa altura onde a qualidade dos jogadores por si só ganhavam jogos. O futebol evoluiu muito. As equipas com menor tecnica começaram a ombrear com as equipas de maior talento, devido à maior organização colectiva e maior energia empregue dentro das 4 linhas.

      Agora, conseguir ir ao Dragão e fazer com que eles passem os 90 minutos a correr atrás da bola, isso é algo que adorava ver o meu glorioso fazer.

      Acredito, que com o Lage possamos almejar a esse modelo de jogo. Talvez apenas na próxima época, porque ele ainda não teve pré-época com a equipa.

      Eliminar
    8. Estava-me a referir-me ao Benfica do início dos anos 80...o de Bento, Humberto Coelho, Shéu, Diamantino, Chalana, Nené...nessa altura, o Benfica era exactamente aquilo que escreveste: as equipas já nem tentavam sair, só mesmo evitar a humilhação. Claro que era com o futebol muito menos organizado e menos colectivo da era pré-modelo de jogo. Mas isso foi o contexto histórico daquela equipa, não há nada a fazer.

      Agora, é verdade que mesmo nessa altura raramente íamos às Antas ou a Alvalade pô-los a correr atrás da bola os 90 minutos...

      E é ainda mais verdade que o BL é o treinador ideal para chegarmos aí a breve prazo. Basta impedir o bi frutista este ano, ser campeão e ter a tal pré-época para trabalhar o seu modelo. Mas é para trabalhar o seu modelo, não é para ir dar a ganhar um par de milhões à SAD com digressões estapafúrdias pelas Américas ou Ásias...

      Eliminar
    9. As digressões não são o problema. Para mim o problema é teres que fazer uma pré-época com 30 e poucos jogadores. Eu gostaria que a nossa pré-época fosse muito mais elitista. Já com um grupo bem definido. Só assim se trabalha em qualidade.

      Eliminar
    10. Mas, sabes começo a pensar que este é o problema que a nossa política de contratações vai acabar sempre por fazer até não sermos realmente uma equipa que compre em vez de vender.

      Já reparaste que com a compra do Caio Lucas, com quantos extremos esquerdos vamos ficar para a próxima temporada? Rafa, Cervi, Zivkovic, Jota, Diogo Gonçalves (se regressar), Willock e, não esquecer, do Taarabt. Verdade que alguns destes serão colocados noutros clubes, outros poderão jogar noutras posições, mas mesmo assim teoricamente, teremos 3 ou 4 opções logo à partida.

      Eliminar
    11. Yap, é um completo disparate! Ainda estou para perceber a nossa obsessão por extremos. É sempre a posição para a qual temos mais opções e sempre a posição para a qual fazemos mais contratações. Isto nem nos Monty Python. Ainda por cima num clube histórica e culturalmente de matriz táctica 442!...faz quase tão pouco sentido como o Sporting.

      Eliminar
    12. Tem a ver com o facto de os jogadores mais talentosos ficarem nas posições onde possam criar mais desequilíbrios.

      E, é por causa disso, que a maioria dos jogadores que depois são convertidos, quer em laterais, quer em médios, quer em avançados, quer (como é óbvio) a extremos, são jogadores que fizeram formação nessa posição.

      Como temos pouco dinheiro para investir em talentos já formatados, temos que investir num processo de peneiração recorrendo a um perfil técnico e físico de um jogador nessa posição.

      Repara, por exemplo, como sou capaz de limpar aqueles jogadores todos sem fazer vendas e empréstimos:
      - Rafa pode jogar a extremo esquerdo ou a direito e ainda como avançado.
      - Cervi pode-se converter num lateral esquerdo.
      - Zivkovic pode jogar como médio-centro/interior.
      - Jota pode ser um avançado.
      - Diogo Gonçalves pode ser convertido em lateral direito.
      - Willock pode ser extremo esquerdo ou direito e ainda tem golo nos pés para jogar como avançado.
      - Taarabt pode ser o "10" jogando tanto como segundo avançado, como médio-centro.

      Eliminar
    13. Eu nestas coisas já o disse. Menos que a Rosenborguização do Benfica não me deixa satisfeito. Ou Bayernização, para nivelar por cima!

      Eliminar
  3. Completamente de acordo que o Gabriel é o melhor reforço deste campeonato! Que exibição monstruosa estava a fazer até aquele malfadado lance! Estava a ser o melhor em campo, quanto a mim - ainda melhor que os outros ases maiores do jogo (Ferro, Samaris, Pizzi, Rafa, Félix). É impressionante a taxa de acerto dos seus comportamentos, posicionamentos, decisões e execuções, nos quatro momentos do jogo!

    Como sabes, eu sempre estive contigo na ideia de que o FCP de SC nunca jogou futebol de qualidade, nem pouco mais ou menos! Sempre foi um jogo de duelos físicos, jogo directo no ataque à profundidade do touro burro Marega e tentativa de desequilíbrios individuais do Brahimi. É isto o jogo deles desde que chegou o SC. Foram durante mais de ano e meio uma das equipas mais sobrevalorizadas da história recente do futebol português, e o seu treinador de garra e correrias cegas um dos mais sobrevalorizados do mesmo período.

    Foi preciso chegar o Bruno Lage para expôr a nudez do rei, reduzindo-os à equipa básica e anacrónica que são. E que bem que está a saber.

    Agora é juntar à quebra física que já se vai notando há algumas semanas a quebra anímica de terem perdido a liderança em casa para nós, enquanto levavam uma lição de futebol, e vê-los afundar, esperando pela habitual ironia fina do Padrinho com muuuita paciência! :-P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gabriel é um jogador e tanto. Consegue aliar a técnica e a táctica ao físico e mental, como nenhum outro médio em Portugal. Para mim, a melhor e a maior contratação para o campeonato nacional desta temporada.

      O facto deste Porto do Sérgio Conceição ser constantemente elogiado é facilmente perceptível se atendermos que a comunicação social é quase toda dragartiana. E, depois é ainda mais perceptível, se entendermos como a indústria do futebol funciona em Portugal. O Porto precisa de vender e anda a todo o custo vender banha de cobra como ouro de 27 quilates. O Brahimi faz umas fintas jeitosas, mas lá fora é facilmente anulado, porque não conta com o proteccionismo que possui em Portugal. Depois é um jogador que não sabe defender. Mas, não é de admirar. Ele antes de vir para o Porto jogava num clube pequeno em Espanha. Queriam o quê?!

      O Felipe é outro. O Eder Militão é outro, ou achas que se realmente fosse muito bom, o Pepe teria-o tirado do onze titular? A questão é que mais de metade dos roubos de bola do jovem brasileiro deveriam ser considerados faltas e não são. Dessa forma conseguem manipular as estatísticas e com isso a opinião pública. Falam agora dos erros do Pepe, mas esquecem-se do erro de marcação e de controlo de profundidade do Militão no jogo da Luz, onde o Seferovic comeu-o todinho.

      Verdade BP, foi preciso vir o Lage e com apenas algumas melhorias em apenas dois momentos do jogo (ataque organizado e transição defensiva) consegue logo estas excelentes exibições.

      Agora, quero é que o Benfica vingue a derrota na primeira volta do campeonato para o Belenenses, com uma exibição por números expressivos e com um ficha limpa para a nossa baliza. Isto está claro depois de um jogo frente ao Dínamo de Zagreb, na Croácia, que se espera que nos dê vantagem na eliminatória para depois podermos gerir na Luz.

      Eliminar
    2. Errata: onde se lê "apenas algumas melhorias em apenas dois momentos do jogo", deve ler-se "tantas e tão drásticas melhorias, em todos os momentos do jogo"

      ;-)

      Eliminar
    3. Eu escrevi algumas, porque continuo a achar que ele com mais tempo de treino trará a equipa para um nível ainda mais superior ao que estamos a ver. Tenho grandes espectativas para o Lage.

      Eliminar
    4. Ah ok. Mas as melhorias medem-se em relação ao chamado baseline, ou seja, ao contexto anterior. E aí, são mesmo muitas e drásticas.

      Estou completamente de acordo contigo quanto às expectativas e ao que ele ainda pode fazer do nosso futebol. Desde Eriksson que um treinador do Benfica não me conquistava assim!

      Eliminar
    5. Quanto à situação anterior as melhorias são óbvias. Sobretudo, ao nível da transição defensiva. Contudo, o Lage tem pouco mais de uma dezena de jogos no Benfica e tem 11 golos sofridos. Verdade que já jogámos com Sporting (2x), Porto (2x) e Galatasaray (2x), tudo equipas de nível elevado e com qualidade, mas precisamos e podemos fazer melhor.

      Agora, é verdade todos os elogios ao Lage. ;)

      Eliminar
    6. Junta-te à nossa comunidade:

      https://www.igrejalageana.com/

      Que assim seja.

      Eliminar
    7. E além desses, também tivemos dois jogos seguidos em Guimarães...nem quero pensar o que teriam sido os resultados nesses 8 jogos, com o anterior destreinador...

      Eliminar
    8. Igreja Lageana... ROFL!

      Eliminar
    9. E, para não falar nesses dois jogos frente ao Guimarães. O que eu me ri no sábado de manhã a ouvir os tolos dos bimbos à porta do estádio a dizer que o Benfica do Lage ainda não tinha defrontado equipas fortes... Ah! Ah! Ah!

      Eliminar
    10. Ahahah desde o início do Lage que eles andam nisso do 'ainda não foi posto à prova" e tal. Primeiro, iam ser os jogos em Guimarães que iam ser a verdadeira prova...como ganhámos ambos, afinal já eram os jogos com os lagartos...como ganhámos ambos, afinal já era a eliminatória com o Galatsaray, sobretudo o jogo lá no inferno de Istambul...também ganhámos, e a poupar meia dúzia de titulares! Finalmente, era o jogo no Dragão o primeiro verdadeiro teste...e agora? Será que o Benfica de Lage só será verdadeiramente posto à prova quando disputar a final da Champions contra o City de Guardiola? :-P

      Eliminar
    11. Não, isso não acontecerá, pelo simples facto de que seremos nós os responsáveis pela sua escandalosa eliminação logo nos oitavos!! :-P (wishful thinking, por enquanto…)

      Eliminar
    12. Eu tenho essa do ser posto à prova e defini que para mim era o jogo no Dragão. Por tudo o que rodeia esse jogo específico. Para mim passou no teste.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar