05 agosto 2017

«Impossível é o que se está a passar.»


... para se justificar os maus resultados.»



Espectacular intervenção do presidente do Benfica no almoço oficial antes da Supertaça Cândido de Oliveira, que abre a época 2017/2018. Senão acreditam, então leiam o discurso de Luís Filipe Vieira, que apresento de seguida. Considero que o momento para tamanha crítica foi perfeito e tocou em todos os pontos que deveria tocar, sempre num tom de querer fazer parte da solução e nunca do problema.

Meu caro Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Fernando Gomes Caro Presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, 
Restantes dirigentes e convidados presentes neste almoço, 
Minhas senhoras e meus senhores,       
A Supertaça Cândido de Oliveira marca o início oficial da época. E marca também, o início daquilo que deve ser a festa do futebol. 
Um desporto que mobiliza milhões de adeptos e simpatizantes, numa atividade que tanto prestígio tem dado ao país e tanto tem contribuído para a economia nacional. 
Uma indústria com um enorme potencial e quando gerida de forma profissional, rigorosa e transparente obtém resultados que a todos nos orgulha. 
Como é um bom exemplo, os que têm sido obtidos pelas nossas seleções nacionais nos diferentes escalões, que teve o seu momento mais alto no Europeu e que resulta de um trabalho bem coordenado entre a Federação e os clubes. 
Nesse sentido, senhor Presidente, tendo conhecimento das novas áreas de aposta da Federação, quero garantir que conta connosco na projeção de novas competições nas áreas de formação – até porque como todos sabem essa é uma área prioritária para o Benfica. 
Nós assumimos como principal prioridade estratégica o investimento na Caixa Futebol Campus do Seixal, a aposta na formação, na escola e viveiro dos nossos jogadores. 
Por isso, fizemos questão de assinalar o arranque da nova época como uma apresentação e visita às obras de alargamento que ali estamos a efetuar. 
Mas nas diferentes frentes de alargamento do fenómeno futebolístico, surge agora depois do futsal, o futebol feminino como a nova área que está em grande expansão e crescimento no nosso pais - com milhares de jovens a aderirem de forma apaixonada à sua prática. 
Naturalmente, o Sport Lisboa e Benfica está muito atento a este crescimento. Iniciámos um rigoroso processo de estudo e análise sobre a eventual entrada do nosso clube no futebol feminino. 
O FUTEBOL PORTUGUÊS MERECE MELHOR
Estudo rigoroso porque queremos respeitar e preservar o trabalho de enorme esforço e de investimento na formação, que muitas coletividades têm realizado há longos anos no futebol feminino. 
São muitas horas de trabalho que merecem que sejam preservadas pelos grandes clubes, constituindo uma área em que não queremos surgir de uma forma abrupta, meramente comprando títulos. 
Estamos a analisar e em breve anunciaremos o nosso modelo de adesão respeitando os princípios atrás referidos. 
Mas senhores Presidentes e caros convidados, 
Quero neste encontro que assinala o início da nova época, em que mais uma vez os nossos dois clubes disputam um troféu, dando um bom exemplo de como é possível competir mas com respeito mútuo e fair play, abordar os sinais preocupantes com que a nova época se inicia. 
A violência verbal, o clima de intimidação e ameaças, as suspeitas levantadas sobre todos os agentes desportivos, o absurdo de se ver um clube desprestigiar a principal competição nacional e de fazer pública exibição de informação supostamente roubada a outra sociedade desportiva - tudo isto é lamentável. 
Mas tudo isto só acontece - porque existe quem tem pactuado com este conjunto de situações - pela sua inércia e incapacidade para reagir a tempo e horas com a autoridade e a credibilidade que se exigia. 
Está à vista de todos - quem tem alimentado este clima, para justificar a falta de resultados. Quem quer fazer tábua rasa de tudo o que de bom o futebol português têm realizado, numa escandalosa política de terra queimada de tudo denegrir. 
Impõe-se por isso, que talvez tenha chegado o momento das entidades oficiais, do estado e do governo chamarem a si, a procura do encontro de uma solução que permita, que seja uma entidade independente e credível a regulamentar e gerir as principais áreas que requerem independência e autonomia face aos diferentes competidores. 
Que saiba impor regras claras e transparentes. 
Impossível é o que se está a passar. A degradação dia a dia da imagem e credibilidade do futebol português para se justificar os maus resultados. A criação de um ambiente de permanente hostilidade entre clubes que a ninguém beneficia e muito menos a esta industria, onde afinal, interessa a todos nós contribuir para o seu prestígio. 
O futebol português merece melhor.     
Termino, a lembrar que hoje vão estar em campo as duas equipas com melhores resultados na ultima época. 
Saúdo na pessoa do seu presidente o Vitória Sport Clube e todos os seus adeptos, que do berço da nação, se deslocam a Aveiro para esta competição de campeões. 
O Sport Lisboa e Benfica regressa às competições oficiais depois de uma época ímpar, em que conquistou o histórico Tetra e o Triplete (o Campeonato, a Taça de Portugal e a Supertaça Cândido de Oliveira de 2016). 
Nesta maravilhosa e acolhedora cidade de Aveiro, que esta noite seja mais um belo jogo entre dois clubes que fazem questão de manter uma sã convivência e rivalidade.

Em Sport Lisboa e Benfica 

10 comentários:

  1. Para o Nicolá Maduro também é inaceitável o que se está a passar na Venezuela, com aqueles anticristos todos os dias a manifestar-se contra ele, querendo estragar a missa que ele quer impor ao país.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que falta de noção... comparar ao incomparável.

      Eliminar
    2. Deves estar a fazer confusão com o clube das putas azul e verde.

      Eliminar
  2. É disto que eu falo e não é calar , tem que ser os órgãos oficiais a falar para dar eco as v3z3s que forem precisas. Muito bem Presidente.

    ResponderEliminar
  3. Porra!
    Até que enfim, Presidente!
    Agora falta fazer a nossa parte e montar uma equipa Campeã!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porra lawrence, não estás a ver o jogão que estamos a fazer em Aveiro?! Se aquilo não é um projeto de equipa campeã, então não sei o que é!?

      Eliminar
  4. Pp faltam alternativas, até Rui Vitória sabe isso. O Felipe Augusto provou que não é jogador para o Benfica mais ums vez. Sem.pizzi meio campo não funciona ja tinha dito isto. Gr So Varela e Júlio César e pouco este porque passa mais tempo lesionado e a idade não perdoa. E o fejsa é enorme mas não temos ninguém para o lugar dele. O André almeida precisa de uma alternativa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica não está em condições para comprar 25 jogadores que sejam imediatamente alternativas. Aliás, não há clube algum que o faça, pois os nossos melhores são normalmente os tais jogadores com tudo a provar nos grandes tubarões europeus, pois o nível futebolístico é muito diferente.

      Como tal, temos de nos habituarmos à ideia que as soluções são sobretudo criadas cá dentro, com sustentabilidade.

      A falta de paciência da maioria dos adeptos é que deitaria todo este processo por terra. Isto é tão simples quanto isto: se queres um vinho premiado, para além de teres que ter uma casta muito boa, precisas também de um processo de amadurecimento muito bom. Mas, acima de tudo, precisas de tempo (aka paciência) para aguardar que tudo se desenvolva.

      Esta equipa técnica já provou que consegue ganhar desta forma, algo que a anterior não conseguia e era capaz de gastar 300% mais do que esta gasta.

      O Varela e o Júlio César são mais do que suficientes. Para substituto do Fejsa, tens lá o Samaris e o Filipe Augusto e ainda o Almeida se for necessário. Na direita tens ainda dois miúdos que irão evoluir muito, na sombra do Almeida.

      Sinceramente, o que o Benfica precisa é de trabalhar soluções, em vez de focar-se apenas em problemas pequenos.

      Eliminar
  5. Quanto ao Benfica, bom jogo enquanto houve gás, depois mérito do Vitória mas acima de tudo , quando pizzi desaparece o Benfica não tem.quem ligue o jogo. O golo Varela não tem culpa nenhuma um dos centrais ou Grimaldo é que não acompanhou o raphinha.

    Sálvio sabe jogar bem mas quando quer meter se na.cabine telefônica estraga tudo. E o individualismo dele é que faz que ele não seja um jogador fundamental no Benfica.

    Quanto ao fejsa enorme , Jardel é normal os.ritmos a confiança precisa de jogos, Luisão parabéns fez história. André Almeida muito bem, Grimaldi e Eliseu, curiosamente desde que Eliseu entrou em.jogo o.Vitória desapareceu pelo lado direito .

    Pizzi não precisa q lhe ensinem nada, não se chama Rui Costa mas a classe está lá toda , assim como Jonas. Cervi nao foi dos melhores jogos , mas é incansaavel nao desiste de uma vbola o que ajuda a equipa na esquerda como ninguem em.pressao alta .Jimenez incansável mal entrou . Parece com a forma da primeira época de morder os calcanhares aos adversários .

    Seferovic avançado de classe mundial não é alemão mas parece. Só falta mesmo as alternativas a este ..

    eu acertei no 11 apenas com a dif do Júlio César por lesão.

    Espero ver zivkovic e Willock e krovinovic a serem as alternativas a cervi piźzi e Sálvio. Assim como desejo que rafa seja o markovic do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pizzi desaparece quando Jonas, Luisão, Jardel e Grimaldo perdem folgor. Porquê? Porque a distância entre estas duas pontas aumenta enormemente.

      Depois, o facto de não se ter matado o jogo com o 3º golo nas "n" oportunidades claras que tivemos para marcar, é como se estivéssemos a dar oxigénio aos vitorianos.

      Gostava de ver o Salvio no corredor central, sempre que o vejo lá, vejo a ter movimentos e tomadas de decisão muito boas. A meu ver, ele tem instruções para forçar o um-contra-um sempre que pode e joga como extremo direito puro. E, o motivo é para atrair sobre ele dois ou três adversários. Isso cria espaço vazio no corredor central e no flanco contrário. O problema é que quando ele joga para trás ou para o meio-campo, não há continuidade rápida da equipa. O Fejsa e o Pizzi são ambos destros e têm que dar três ou quatro toques para enquadrar um passe médio/longo da direita para a esquerda. Isso é o suficiente para fechar a janela de oportunidade. Um esquerdino como o Filipe Augusto poderá ter maior facilidade.

      Sobre o Eliseu... o que é que eu escrevi ontem?! Pois é... ;)

      O Rafa vai ser o Messi do Benfica, vais ver.

      Eliminar