06 agosto 2017

Ai está...


... o primeiro troféu da época 2017-2018.


Nada melhor que começar a temporada da mesma forma como terminámos a última: ganhando troféus! E, este ano o Benfica conquista a sua 7ª Supertaça Cândido de Oliveira, a segunda consecutiva. Conquista esta que não merece qualquer contestação tal o domínio encarnado em campo. De facto, a qualidade técnica e táctica da nossa equipa é imensamente superior à dos adversários que teremos este ano a nível interno, incluindo este Vitória de Guimarães.

Os vitorianos bem que tentaram nivelar o jogo através de uma entrega assinalável, se bem que por vezes demasiado perdoável pela equipa de arbitragem, que fechou muitas vezes os olhos a muitos lances merecedores de falta por parte dos comandados de Pedro Martins. Contudo, a qualidade de jogo de Jonas, Pizzi e companhia não deram hipóteses. Bem, para ser franco até deram hipóteses, quando, primeiro, durante a primeira parte falharam inúmeras ocasiões de golo (não é Salvio?!) e na segunda pareciam estar a adiar o inadiável, i.e., o terceiro tento dos encarnados. Por isso, é que quando o Guimarães marca o seu tento pouco antes do término da 1º tempo, estes ganham nova vida, pois no fundo estavam com a sorte do jogo por ainda estarem vivos e bem dentro do jogo.


Esse tento surge, não por culpa de A, B ou C de forma individual, mas sim por não ter havido a comunicação e leitura correcta desse lance. Sei que muita gente poderá culpabilizar o Bruno Varela, porque parece que fica a meio-caminho da situação, mas acho demasiado duro (e maldoso) fazer isso, até porque não está correcto. A leitura do lance deve ser fundamental para todos os jogadores, inclusive para o guarda-redes, assim como a comunicação. Mas, neste caso a responsabilidade é toda do sector defensivo encarnado. O Bruno decerto que com os jogos irá articular-se melhor com os colegas e vice-versa. No entanto, a meu ver esses erros de comunicação e de leitura de jogo devem-se sobretudo à incapacidade da maioria dos jogadores do sector recuado aguentar sequer 60 minutos de jogo.


Isso foi notório na segunda parte. Quando ontem escrevia que preferia Lisandro e Eliseu no eixo defensivo, era por causa dos índices físicos que ambos apresentam neste momento. Lembrei-me disso quando vi a incapacidade de reacção da nossa linha defensiva face à pressão do Guimarães no início do 2º tempo. O Grimaldo como já era espectável foi até ao red line e espero sinceramente que não tenha tido nenhuma lesão muscular grave, pois nesta altura será para ficar 4 semanas de fora, no mínimo. Eu teria apostado no Eliseu, apesar de entender que à luz da lógica de mercado que o Benfica está a seguir seja mais tentador meter um jovem espanhol a competir. Depois, também entendo o argumento que Rui Vitória deverá utilizar para ter apostado no camisola 3 e não no internacional português: «Grimaldo e Cervi entendem-se às mil maravilhas». Não obstante, a forma física deveria ser condição sine qua non no futebol ao mais alto nível. O Jardel é outro que tal como o Luisão (que já é recorrente deste estado nos inícios de temporada), ainda foram escondendo com um ou outro lance as dificuldades que possuíam em reagir a tempo e a horas. Por esse motivos, gostaria de ter visto o Lisandro ao lado do Luisão (já agora parabéns capitão pelos 20 títulos de águia ao peito).


Penso mesmo que talvez com maior energia no quarteto defensivo, o Vitória não teria necessidade de recorrer ao Filipe Augusto, para reequilibrar a equipa na segunda parte. Verdade que o jovem brasileiro está ainda naquela fase em que a cada uma coisa que faz bem, faz outra mal. Mas, a entrega e a intenção está lá toda. É apenas uma questão de ele serenar o seu jogo, que depois as coisas irão surgir-lhe com naturalidade. Também. com naturalidade vejo uma nova dupla atacante a surgir, tal como já tinha vaticinado, entre o Seferovic e o Raúl, pois o Jonas também não aguenta os 90 minutos, neste momento.


Quem aguenta os 90 minutos e está com uma rotação muito alta é o motor de jogo Pizzi. Ele é sem sombra de dúvidas o melhor médio português da actualidade e o prémio de melhor jogador em campo não poderia calhar em melhores mãos. É um regalo vê-lo jogar. A forma como ele descobre os espaços para dar linhas de passes aos colegas. A forma como ele cria espaços, ou como ele cria linhas de passe, é de outro mundo. A forma como ele gere o tempo, o ritmo e a direcção do jogo, só é acompanhado pela quase omnipresença de Fejsa. Para mim, os dois jogadores do plantel encarnado que são inequivocamente de classe mundial. Haverá mais, entre os veteranos, os mais jovens e aqueles que chegaram à pouco tempo, mas estes dois são uma classe à parte.

Por fim, apenas fazer uma menção honrosa para o Cervi que é outro que está a levar muito a sério esta fase preparatória da pré-época/início de temporada. É o único dos mais novinhos que chegou com o trabalho de casa feito. Por isso, é que é dos poucos que apresenta uma reacção à perda como poucos. No entanto, com a bola nos pés e no último terço do terreno falta-lhe sempre uma coisa: simplificar. Quer adornar quase sempre os lances e com isso perde a janela de oportunidade para tomar a decisão correcta e mais objectiva para a equipa.







P.S.: Lamento o tom aziático dos comentadores da RTP, ou talvez não! 😝


59 comentários:

  1. e hoje houve imensas boas jogadas de classe a 1 2 toques que poderiam ter dado em golo, gostei da equipa mas o bruno varela tem muito a melhorar especialmente o jogo de pes mas achei interessante. devias fazer um texto a explicar o futebol do benfica do rui vitoria, e que imensa gente influenciada um bocado pela imprensa iram dizer que so valemos pelos talentos individuais e que taticamente ele e fraco -_-. hoje gostei da pressão que os jogadores do benfica faziam e pararam vários contra ataques a custa disso em especial na 1 parte, foi isso que consideravas a contrapressão?. Bom texto bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim ele tem de jogar mais para se entrosar com o resto da defesa. Depois seguirá a evolução normal técnica.

      O Rui Vitória tacticamente é fraco só para quem não quer ver futebol. Ele é actualmente um dos mais evoluídos técnicos portugueses da actualidade.

      A contrapressão é uma forma de reagir à perda. Há quem recue para certas zonas reorganizando-se para fazer pressão. E, há quem queira reagir rapidamente à perda. A contrapressão é exactamente isto. Reacção rápida, energética à perda de bola através da pressão de 4 jogadores, que poderá ser através de várias formas (referência ao jogador, à bola, às linhas de passe,...). Mas, repara que para o fazeres precisas de jogadores que possam dar essa energia. O Seferovic, o Cervi, o Salvio e o Pizzi são fundamentais nesse aspecto. O Jonas é a espaços e o Fejsa preenche bem os pontos cegos. Agora, gostava de ver o modelo com o Seferovic e o Raúl juntos, acho que a pressão seria muito mais asfixiante. Com Jonas, é possível, mas para isso a equipa tem de ir buscar energia a algum lado. Nesse caso seria ao centro da defesa, com centrais fortes e rápidos, capazes de jogar com a linha bem subida, encurtando o espaço e com isso as distâncias e consequentemente a energia despendida pelos jogadores na reacção às perdas.

      Agradeço o apoio. ;)

      Eliminar
  2. Que maravilha esta monotonia do futebol português! 😉

    Gostei muito da primeira parte - até a bola chegar ao Salvio...

    Fiquei surpreendido com a pressão tão alta das nossas duas primeiras linhas, na primeira parte! Parece que vamos ter muito esta estratégia, imagino que para recuperar bolas altas e matar nas transições rápidas. E que bem que as estamos a fazer, cada vez mais. Houve alguns lances de transição rápida ao primeiro toque que foram um verdadeiro regalo. Por outro lado, com esta estratégia, se o adversário consegue ultrapassar essas duas linhas, como a última linha não passa do meio-campo, encontra muito espaço onde é mais perigoso: nas costas dos médios, já de frente para os 4 defesas. Já aconteceu num jogo de pré-época e deu golo. A rever.

    Na segunda parte, foi outro jogo. E é aqui que gostava de saber a opinião do PP: achas que houve uma mudança de estratégia nossa? A mim pareceu-me que sim - que quisemos baixar as linhas e dar a bola ao Guimarães, para matar num contra-ataque...uma opção legítima, até por gestão do desgaste físico nesta fase da época, e depois de uma primeira parte exigente em termos físicos.

    Só descanso com o hexa de 2019.

    Carregaaaaaa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema da linha defensiva é que aqueles que têm estado a jogar são os que estão pior fisicamente, logo com tempos de reacção mais elevados.

      Na segunda parte, o Rui Vitória consciente disso, preferiu adoptar uma estratégia mais conservativa para a equipa. Uma estratégia de baixa energia para a defesa, se bem que exigiu mais energia ao nosso ataque. O problema é que a defesa baixou demasiado a sua energia, porque pura e simplesmente ainda não a conseguem gerir tão bem como daqui a um mês. É o processo de treino até se atingir a plena forma. Mas, é algo que todas as outras equipas também sofrem.

      O próprio Guimarães sofreu muito disso, pois cometeu erros infantis dado o cansaço acumulado de alguns jogadores.

      Eliminar
    2. Pp é tudo que desejo,mas precisamos de reforços não é comprar 25 jogadores á Sporting, Mas colmatar as saídas dos que saíram mais um 8 e um 6. Falo em 5 jogadores, nao conheço nenhum clube que não compre 5/6 jogadores por época , so os que não têm dinheiro.
      Dava te exemplos desde Portugal até aos eua. Se o Benfica com tanta venda nao tem capacidade para se reforçar e ainda assim sobrar dinheiro.

      Temos 4 competições entre viagens, jogos desgastantes ,competitivos , selecções , castigados e lesionados.

      temos que dar folga a pizzi , fejsa e André Almeida e rodar pelo menos um central e só temos 2 Gr - Paulo Lopes só serve para levantar a taça e bem.

      Felipe Augusto não é jogador para o Benfica e se Samaris for vendido então adeus meio campo , fejsa como nunca se lesiona , vamos sacrificar o pizzi outra vez ?

      Eliminar
    3. A proposito ontem os meus comentários pós jogo eram para este post , mas enganei- me e meti no post anterior xd

      Eliminar
    4. O Benfica já se reforçou com 5 jogadores, tu não queres é aceitá-los: Bruno Varela, Pedro Pereira (ou Aurélio Buta), Kalaica (ou Rúben Dias), Filipe Augusto (ou Chrien), Krovinovic e Seferovic, para não falar em Willock, João Carvalho e Diogo Gonçalves.

      O que te faz confusão é que para ser reforço é preciso o Benfica gastar milhões de euros. Pois bem, o Benfica não tem essa disponibilidade se quer realmente aproveitar o que de melhor se faz na formação do Seixal, e acima de tudo, se quer reduzir o passivo.

      O Benfica poderia gastar 30M€ em reforços em vez de os usar para cortar o passivo, ou aumentar o orçamento para vencimentos e manter cá os melhores craques. Ou como achas que o Benfica conseguirá renovar com o Fejsa e outros da mesma estirpe e que já estão quase a ganhar o tecto máximo salarial no clube?

      Depois, partes do pressuposto que o tal jogador contratado por 10 ou 15M€ chega à Luz e começa logo a render, não é? Já viste quanto tempo leva um talento dos campeonatos sul-americanos, daqueles que nós podemos suportar o custo de aquisição, a adaptar-se? É quase o mesmo que um miúdo leva a adaptar-se à mudança de ritmo e de exigência de jogo, depois de uma temporada na equipa B.

      As coisas levam o seu tempo! É preciso paciência e confiança no trabalho que esta equipa técnica e estrutura encarnada têm demonstrado nas últimas temporadas.

      O exemplo do futebol internacional não deve ser utilizado porque dá-te a ideia errada, até porque poucos são os clubes que são eficientes na gestão dos seus recursos financeiros e desportivos. Aliás, é por isso, que a tal marca de "powered by Benfica" tem pernas para andar. A quantidade de clubes ingleses que têm os bolsos cheios e saem todos os defesos feito mulheres malucas em época de saldos, e que como tal tomam péssimas decisões?!

      Eliminar
    5. No horries Bruno! ;)

      Eliminar
    6. Vocês desculpem lá o alter ego, mas estou fora de casa e não confio na rede para entrar com o meu perfil. ;)

      No worries no entanto. O jogo ontem deixou-me mais descansado.

      «Sei que muita gente poderá culpabilizar o Bruno Varela, porque parece que fica a meio-caminho da situação, mas acho demasiado duro (e maldoso) fazer isso, até porque não está correcto.» Concordo. Ainda ontem onde estava a ver o jogo disse isso mesmo a uns fulanos que já estavam a crucificar o Bruno. No entanto... Há trabalho psicológico para ser feito. O Bruno acusa imenso o facto de ter tocado na bola antes dela entrar e demorou uma boa meia hora (sim entrou pela segunda parte adentro) a retomar níveis de confiança condignos do clube. Há que trabalhar as saídas, mas a equipa foi amiga a rodar imenso a bola por ele e deu para ver que se não é nenhum Ederson, também não é o Bossio que o pintam!

      Concordo contigo na questão do Grimaldo v Eliseu. Também preferia ter tido o Elideus a titular e o Grimaldo a entrar depois. Esteve muito bem, mas acusou o desgaste e esperemos que não se tenha desgastado em demasia. Ter de aturar lagartos a fazerem comparações entre este e o Coentrão...

      Já no eixo... Sabes o que penso do Lisandro, eu sei o que tu pensas e ficamos por aí!

      Sálvio muito bem a fuçangar em três ou quatro ocasiões com o jogo em 2-0. Em duas delas na cara do guarda-redes a desperdiçar oportunidades de matar o jogo. Percebe-se porque é um fetiche de RV. #sefossefacil

      Esperemos que a monotonia de o Benfica ganhar se instale e espero que o VAR valide a mesma taxa de eficácia: dois jogos, dois títulos. O que os lagartos ontem mais diziam era "nem com VAR". Espero ouvi-los dizer isso por muitos mais anos!

      Eliminar
    7. Essa monotonia já se instalou, RB! Ganhámos 12 dos últimos 17 títulos disputados em Portugal. Aliás, soube há dias que este nosso ciclo de hegemonia já é mais hegemónico que o ciclo do Fruta Corrupção Pancadaria na segunda metade dos anos 90! 😁 Mas sim, faltam o penta e o hexa...falta a tal Rosenborguização do futebol português!

      Continuo a achar que precisamos de um guarda-redes titular de caras, mas o Varela é suficientemente bom para ser um segundo guarda-redes confiável.

      Eliminar
    8. Obrigado, PP! Também me pareceu estratégico.

      Eliminar
    9. O melhor trabalho psicológico, Erre Bê, é simplesmente jogar, jogar e jogar. A confiança advirá dele sentir-se completamente "em casa" quando joga com os seus colegas de sector. Isso só se cria com jogos. Psicologicamente, o que a equipa técnica e demais especialistas clínicos poderão fazer é apoiar o guarda-redes. Estarem lá nos bons e maus momentos. E, isso é também função de quem apoia a equipa, ou seja, os seus adeptos e sócios.

      Eliminar
    10. O meu medo é precisamente os jogos em casa... Não é qualquer um que joga na Luz. Deve ser ao mesmo tempo onde mais facilmente se joga em casa e mais difícil de jogar em casa, se é que me entendes...

      Eliminar
    11. O tempo faz milagres... é ter paciência e calma. O que o Varela precisa é de sentir um ambiente de balneário desse tipo.

      Para mim, os tempos de avaliações dos jogadores ocorre nos defesos, tanto de inverno como de verão, depois desses períodos é dar tranquilidade, confiança e apoio.

      Eliminar
  3. Pp mas eu concordo contigo, Mas não peço para gastar o dinheiro todo em vendas , mas alternativas válidas.

    Repara neste exemplo ristovski sei que e dos lagartos mas não é bom jogador ? (Nao conheco) mas parece me bom jogador pelo que ouvi. Mas se for E barato e o Benfica precisa de um e anda dormir?.

    Mas olha o gaitan saiu ,veio e muito bem cervi não foi assim tão caro e a qualidade esta la.
    Felipe Augusto salte fora por 10 milh e compre um melhor q ele o que não é difícil.
    Carrilo que salte fora por mais 15 mil e compre um 8
    Benfica ficou sem Matic e comprou Samaris.
    Benfica ficou sem Lima comprou mitroglou.
    Por isso a política do Benfica nao foi apenas de contenção.
    Eu não tenho nada mas mesmo nada contra
    Os jogadores que o benfica ja tenha no Plantel , só acho Felipe Augusto fraco e o rafa vendia porque ia dar dinheiro e não.vejo ser peça fundamental do Benfica assim como Carrilo (mas esquecendo rafa)
    Só temos 2 gr já conto com Varela.
    Já conto com André Almeida onde está a solução para ele ? Pelo menos isto , já contando que krovinovic de conta do recado e kalaica e dias demonstrem ser opção válida a Jardel e Luisão.
    A manta é ou não é curta ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repara bem no parágrafo que acabaste de escrever sobre o Ristovski. Tu queres que o Benfica apenas compre um jogador para poder apresentar. Nem sequer sabes ao certo quem é o jogador que o Sporting comprou. E, não és o único a pensar dessa forma. Lamento, mas estás errado nessa forma de pensar. É como o Douglas. Toda a gente (a maioria!) já o queria na Luz na passada 2ª feira. Mas, poucos tentaram perceber quem era o jogador. Se tinha qualidade ou não. Quantos jogos tinha feito pelo Barcelona. Apenas viram Douglas - lateral-direito - Barcelona - interesse - Benfica e pumba, pito aos saltos!

      Sobre o resto, não podes ter um plantel com 25 nomes consagrados num Benfica. Não é sustentável! Repara que por sector tens sempre uma combinação de veterania, com jogadores no seu apogeu e outros a começar. É essa mistura em dose certa que leva à receita do sucesso. Não é fácil equilibrares um grupo de trabalho. Isso é algo que a maioria não entende, mas é talvez o maior trabalho que uma equipa técnica tem de ter.

      É preciso ter paciência. Falaste no Samaris depois da saída do Matic, mas o grego andou uns belos meses a ouvir das boas do Jesus até conseguir assentar o seu jogo. Já antes, o Fejsa também começou intermitente. E, antes deste já o Matic andava-se a preparar durante 6 meses na sombra do Javi Garcia. Ou seja, houve preparação e paciência no processo de trabalho. Por isso, acredito que Pedro Pereira e Aurélio Buta irão mais tarde ou mais cedo dar conta do recado e ser solução para o Almeida na direita.

      Ah! E, não penses que o Krovinovic vai entrar e jogar logo muito bem. Também vai andar um belo período a encontrar o seu espaço dentro da equipa e esta a definir um espaço para ele.

      Eliminar
    2. PP se calhar expliquei-me mal , eu nao quero o Ristovski eu so digo é imagina que ele é bom jogador e eu até afirmei que nem o conheço , se for bom jogador , por 2 milhões é caro para ser uma alternativa válida? e como esse ha muitos outros só dei um exemplo.

      Quanto ao 8 , tens algum 8 sem ser a incógnita Krivonovic , ok ja sei vão falar em Chrien , mas pronto. até aqui eu dou o braço a torcer , porque nao sou daqueles que acha que tem razão em tudo , vamso esperar para ver o que vale e rezar para que sejam alternativa Krivonovic e Chrien.

      mas agora DD , o Buta foi para a B desapareceu , o Pedro Pereira tambem já está na b, se Andre Almeida nao joga ou lesiona ficamos com quem? Salvio? Diogo Gonçalves? Rafa? o ano passado Nelson Semedo Lesionava-se e tinhamos Andre Almeida.

      o 6 , Se samaris é vendido , minha nossa ,e como fejsa nao vai jogar todos os jogos , acham mesmo que Felipe Augusto é o 6 que o Benfica precisa? Bynia tambem jogou no Benfica ou o Beto no entanto qualidade é pouca , generosidade é muita mas nao passam daquilo assim como foi o que vi de Danilo o ano passado.

      Depois GR . Varela e Julio Cesar (mas dado ao nr d lesoes de Julio Cesar vamos andar a vida a rezar para que Varela nao se lesione , ainda vou ver o Paulo Lopes a jogar contra o Sporting ou Fc Porto em jogos decisivos ou na Champions?

      Eu pergunto PP para ti então o Benfica nao precisa de reforços ? porque estes dao garantias para 4 competiçoes entre castigados e lesionados?

      Por ultimo dizes 'até samaris andou aos papeis , foi um dos varios exemplos que dei !!

      Mas Lima saiu Mitroglou entrou logo como alternativa , porque nao se pensou da mesma forma , que agora dizes?

      Ou então porque nao se apostou num puto da B quando Gaitan saiu e foi se gastar dinheiro em Cervi?

      O Benfica nao precisou de adptaçao para estes dois , assim como não pensou em contenção para gastar dinheiro no Raul Jimenez (jogador que gosto muito) quando ja tinha 2 avançados de classe mundial , Jonas ,Mitroglou , podia ter apostado num puto da B!!
      E o Rafa e o Carrillo e inda Zivkovic , porque tanto dinheiro no Rafa , podia ter apostado num puto , quando ainda por cima so tinha saido Gaitan dos extremos ? mas eu concordo e assim deve ser , o Benfica perde , vai buscar uma mais valia para colmatar , qualquer clube do mundo faz isso e provavelmente arranjou boas oportunidades para o futuro de ter rendimento a nivel financeiro , mas como disse eu concordo com isso , e sempre o fez , so este ano é que nao , por isso essa teoria cai por terra com todo o respeito que tenho por ti.

      Eliminar
    3. Se for bom... repara no que escreveste "se". Ou seja, não tens a certeza e mesmo assim preferes gastar 2M€ num jogador? Qual é a diferença de apostar no "se" de um jovem jogador da cantera?

      Eliminar
  4. Bruno, continuo sem perceber porque achas que precisamos de um 8. Com os que já temos, ainda vamos ter que emprestar o Horta, imagina se contratássemos mais um. Já não contando com F Augusto e Samaris (embora ache qualquer um deles mais 8 que 6), temos Pizzi, Krovinovic, Chrien e Horta, para um lugar no onze! É muita quantidade de qualidade! Nesta posição, nas alas do meio-campo e nos avançados, estamos muitíssimo bem servidos. Talvez central, talvez lateral direito, eventualmente um 6 que não tenha tanta diferença de qualidade para o Fejsa como as alternativas actuais, seguramente um guarda-redes. Mas 8 não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não vamos contratar nenhum Matuidi, ou Verratti, ou Modric, ou Kroos, ou Busquets, ou Piqué, ou Ramos, ou Bonnucci, ou Buffon, ou Neuer, ou Oblak,... então não precisamos de mais ninguém. Precisamos isso sim de trabalhar. Precisamos de potenciar e fazer evoluir o talento que temos. E, para tudo isso precisamos de ser mais pacientes e tolerantes com os nossos.

      Eliminar
    2. António Madeira06/08/17, 15:05

      "Precisamos isso sim de trabalhar. Precisamos de potenciar e fazer evoluir o talento que temos. E, para tudo isso precisamos de ser mais pacientes e tolerantes com os nossos."

      De tudo o que se tem dito sobre o jogo de ontem e do momento atual do Benfica, isto é o que mais se tem de sublinhar. É o mais importante de tudo e o que muitos benfiquistas ainda não perceberam. O Benfica deixou de ser gerido (há muito!) de fora para dentro. O Benfica trabalha de forma tão, mas tão diferente dos outros, que nem os próprios benfiquistas (ou muitos deles) perceberam o que mudou com a saída do mestre das chiclas.
      Continuam a bater no Rui, no Luisão, no Eliseu, no Pizzi (!), e ainda não perceberam que foram eles que nos deram o tetra, ainda não perceberam que se em vez de assobiarem e criticarem, se passarem a apoiar, a incentivar e a ser tolerantes, os resultados aparecem, porque temos a melhor estrutura, as melhores bases para levar o porta-aviões a bom porto.
      O jogo de ontem para mim foi normalíssimo. Como não leio pasquins não vejo circo na TV, estava perfeitamente tranquilo, porque tenho uma confiança enorme nesta equipa técnica e nestes jogadores. Isso não me impede de ser exigente, como é óbvio, mas uma coisa é emprenhar pelos ouvidos, outra coisa é saber interpretar toda a conjuntura do futebol benfiquista e todo o universo do Clube, algo que tão bem tens vindo a explicar neste tópico e noutros anteriores.

      Já agora, aproveito para discordar um pouco de ti, PP. :)
      Não concordo que o Lisandro fosse melhor para este jogo, pelo simples motivo que acho que ele não é melhor para nenhum jogo. Para mim, se o Jardel estiver em condições físicas, é titular indiscutível e tem de ganhar ritmo, confiança e reentrosar-se com o nosso capitão. E isso, meu caro, só se ganha jogando jogos destes e ganhando-os.

      Grande abraço!

      Eliminar
    3. Tu acabas por dar a resposta António quando escreves «se o Jardel estiver em condições físicas». O problema é exactamente esse. Neste momento, o Lisandro está melhor do ponto de vista físico. Aliás, o mesmo argumento utilizo para o Eliseu por oposição ao Grimaldo.

      ;)

      Eliminar
    4. António Madeira06/08/17, 17:21

      Quando digo "se estiver", parto do princípio que estava. Por isso é que jogou, e bem.
      Se na questão Eliseu/Grimaldo posso concordar contigo, pois o Grimaldo veio de lesão recente e a qualidade (quanto a mim) está garantida em ambos os casos, o mesmo já não acontece em relação ao Jardel e ao Lisando. Sou daqueles que gostava muito que o Lisandro desse certo e que se tornasse numa alternativa séria e regular para a defesa. Infelizmente, comete erros que já não deveria cometer e não foi por falta de oportunidades. Prefiro sempre o Jardel a qualquer Lisandro, embora, repita, tomara que eu estivesse enganado e que ele pegasse de estaca. A época será longa e terá certamente as suas oportunidades, mas prefiro a segurança e a experiência, aos rodriguinhos e ao seu excesso de Beckenbauerismo (esta fui eu que inventei, haha!)

      Eliminar
    5. Jogou bem enquanto houve pulmão, porque depois dos 60 minutos, arrastou-se em campo, claramente.

      O Lisandro precisa de uma série de jogos a titular. Nada mais. No entanto, na defesa o tempo de clube é um posto. Por isso, e porque Luisão e Jardel já têm a química de uma temporada a jogarem juntos, é normal que o argentino seja sempre a terceira opção. Neste momento, o Jardel está para o Lisandro como o Garay já esteve para o Jardel.

      Eliminar
    6. No entanto tu mesmo já defendeste que jogadores sem ritmo têm de jogar para o ganhar. Parece que só é válido quando o jogador sem ritmo tem nome de ponta de lança do Porto. Oh, wait... Ponta de lança argentino! ;)

      Eliminar
    7. E têm de jogar. Agora, entre entrar na segunda parte e jogar de início, vai uma grande diferença. Aí é que reside o segredo da gestão de recursos...

      ;)

      Eliminar
    8. Pois vai... Mas alguns defesas centrais são a mesma borrada desde o minuto 1 como só jogando 1 minuto.

      Eliminar
  5. Boas,

    1. Pois isto está a começar bem, eheh!

    2. Enorme Luisão! É obra!

    3. Ainda é tempo e justifica-se falarmos de reforços. Concordo contigo, PP, e acho que sou paciente, tolerante e até optimista. Mas tenho de ver grande qualidade para o imediato e/ou potencial de alto nível para o futuro próximo, nos novos jogadores do Benfica. Vejo isso no Rúben, no Kalaica, no Diogo e no João (falando só dos da B), mas não no Varela, no P.Pereira ou no Buta. Acho que estes 3 ainda não estão no patamar mínimo para serem verdadeiras alternativas esta época. E é disso que precisamos; dois jogadores muito bons por posição. É isso que nos tem ajudado a ganhar tanto - 12 nos últimos 16 títulos disputados em Portugal! - como temos ganho.

    Como tal, mantenho a opinião de que precisamos de um excelente GR para entrar e pegar de estaca, pelo menos tão bom como o JC. Não podemos aumentar o nº de golos sofridos/pontos perdidos à espera da eventual evolução do Bruno Varela.

    Se não estivesse tão desiludido com a permissividade defensiva do Buta, até lhe podia dar o estatuto de suplente do Almeida. Mas assim, sou da opinião de contratarmos outro LD. Equilibrado a defender e diferenciado a atacar. Para discutir o lugar.

    Quanto a DC, enfim... Tenho dúvidas, essencialmente por causa da irregularidade do Lisandro. Mas neste caso, só mesmo uma extraordinária oportunidade de mercado justifica uma contratação.

    De resto... é um abuso! Até me babo de imaginar aquilo tudo a carburar!

    Juntos! Rumo ao Penta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a 3 meses veremos se a tua opinião mantém-se a mesma para essas duas posições.

      ;)

      Eliminar
    2. Caso eles mostrem que estou enganado, cá estarei para o reconhecer com todo o gosto!

      Mas espero que nem se coloque a questão. Espero que se confirmem as notícias de que procuramos um GR e um DD. Até dia 27 ou 28 de Agosto, aguardo serenamente...

      ;)

      Eliminar
    3. Espero bem que não. Isso seria sabotar toda a política desportiva que temos seguido, para além de estar a passar um atestado de incompetência aos jogadores.

      O máximo que era capaz de fazer seria procura outro tipo de soluções dentro dos jogadores que temos contrato. Nada mais.

      Eliminar
    4. Não seria sabotar toda a política desportiva, de modo algum. O próprio modelo, dando preferência à Formação, reconhece a necessidade de ir ao mercado quando necessário.

      O Benfica está certamente à procura de GR. Não acredito que sejam falsas todas as notícias acerca disso. Para DD, a aposta foi Pedro Pereira que mostrou não estar preparado. Então, temos de arranjar outro. O Buta pode ser um recurso provisório, continuando na B.

      Eliminar
    5. Sinceramente, não acredito que venha um novo guarda-redes. Só se fosse uma oportunidade do mercado ou algo assim.

      Para DD, é dar tempo ao tempo. Acredito muito no potencial do Pedro Pereira e não é por jogos menos conseguidos frente a equipas de nível superior que vou fazer um juízo de valor tão negativo quanto ao rapaz.

      Eliminar
    6. «Para DD, é dar tempo ao tempo.» - Se estás a falar do PP concordo. Não vi nada que não pudesse ser melhorado com treino e jogo.

      Eliminar
  6. Depois de tudo o que se pode ler neste post; concordando ou não com algumas das coisas que foram ditas e por fim não achando que seja necessário redundar a discussão àquilo que já foi até mencionado em outros posts só vou lançar dois nomes que para mim fecharia este plantel. Rui Fonte e Siqueira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quê? O Rui Fonte, aposto que lembraste dele porque veio no jornal hoje uma entrevista com o jogador... vá confessa lá!

      ;P

      Eliminar
    2. Por acaso saiu que o Fulham ofereceu uns milhões por ele e o Braga recusou... alegadamente. Mas acredita que não estou a mandar nomes pró ar só porque sim.

      O Fonte é o jogador ideal para alternar e dar descanso a Jonas. Jogador com características idênticas, ainda relativamente jovem e português que passou pela equipa B e que serviria perfeitamente para suplente sem exigir minutos ou mesmo a titularidade.

      Eliminar
    3. Eu sei que saiu... por isso a dica! ;P

      Sabes quem era o jogador ideal para rodar com o Jonas? O Talisca! O problema é que o miúdo não tem paciência e quer o lugar já. Foi por isso que quis ir para o Besiktas... e claro, pelo dinheiro.

      Eliminar
    4. Quando o talisca chegou à Luz a primeira comparação que fiz na altura foi com um dos meus jogadores favoritos, Rivaldo. No entanto Talisca não sabe jogar de costas e não têm até ver a disposição para jogar entre linhas.

      Eliminar
    5. Olha que esta temporada, penso que ele evoluiu muito nesse aspecto...

      Eliminar
    6. «Olha que esta temporada, penso que ele evoluiu muito nesse aspecto...» - Segues o campeonato turco com regularidade e viste coisas que os resumos pontuais não mostram? É que dos resumos que vi, mesmo aqueles de engodo de cliques com golos monumentais, os defeitos estão lá todinhos, se alguma coisa mais apurados.

      Eliminar
    7. Ele está muito mais móvel e sem bola pressiona muito mais o portador da bola, na saída de jogo do adversário. Tem ainda muito a evoluir, como por exemplo, no que toca a estar mais dentro do jogo em muitos momentos, mas isso é trabalho táctico que poderá ser feito.

      Um 4-4-2 com Jonas, é claramente mais ofensivo que com o Talisca, mas com este podes facilmente utilizar um Filipe Augusto e um Chrien (ou um Samaris) no meio-campo e ter o Talisca à frente deles, num modelo híbrido entre um 4-2-3-1 e um 4-4-2 e vice-versa.

      Eliminar
    8. Eu só gostava de saber é donde tiras essas conclusões, porque como eu disse, não sigo o campeonato turco, acrescento que tirando os jogos do Besiktas connosco não vi mais nenhum (talvez os resumos dos jogos com o Napoli) e é como digo: está lá tudo o que é defeito.

      Jiménez, #Esferovite, Rafa ou na maluquice Pizzi ou Cervi (viste os movimentos interiores na Supertaça?) são de longe melhores alternativas para Jonas, já cá estão e têm muito para dar ao colectivo.

      Eliminar
    9. Esqueci-me de Sálvio na lista de tipos que jogavam melhor que Talisca naquela posição. Ali no ordenamento pode ficar entre Rafa e Pizzi.

      Aproveita que eu elogiar o Sálvio é como as boas jogadas colectivas dele: um evento raro. ;)

      Eliminar
  7. BP é so p's lol.
    O Benfica com pizzi é uma coisa , sem pizzi é outra tens fé no Joao Carvalho , chrien e Krivonovic , eu tambem quero que eles tenham sucesso , mas o Benfica vai ter muitos jogos e o ano passado como se viu Pizzi jogou sempre e isso desgasta um dos melhores jogadores que temos e já nem conto com lesões ou castigos. Mas quero acreditar que Krivonovic é o que precisamos e Chrien tambem o será.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que tu pretendes é ter dois jogadores do mesmo nível. Mas, isso é impraticável. Não apenas em termos financeiros, como também desportivos. Não podes ir rodando os jogadores tipo hoje, fazes um jogo, amanhã faz o outro. Isso não resulta porque os jogadores acabam por se desleixar tal a segurança com que estão na equipa. Precisas manter uma competitividade interna num bom nível. Com dois jogadores do mesmo nível, o mais certo seria em pouco tempo um não querer ficar na sombra do outro. Para além de vermos que um jogador por muito bom que seja, se não joga, perde ritmo de jogo e depois quando é necessário não produz. Por isso, entre os prós e contras, é preferível ter miúdos como o Krovinovic e o Chrien que já têm experiência de ligas profissionais de 1ª divisão.

      Eliminar
    2. Não e isso.que eu pretendo , mas olha tens Sálvio e zivkovic, tens Samaris e fejsa, tens Jimenez, mitroglou e Jonase agora ainda mais seferovic . Tens cervi e rafa. Qual o problema de ter uma boa alternativa a pizzi , fejsa, André Almeida e a Varela e Júlio César? mais um bom central ?
      Não peço uma revolução!

      Eliminar
    3. E lugares para os mais jovens entrarem na equipa? Não há?

      Eliminar
  8. ou então descobre se a verdadeira posição para Rafa :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do Rafa não digo, porque ele é muito mais que um lateral direito, mas de um Victor Andrade, ou até de um Salvio, quem sabe...

      ;)

      Eliminar
    2. Se o Salvio se orientar a dobrar os centrais, a fazer contenção, a respeitar a linha do fora-de-jogo, etc, etc, pode ser uma excelente solução para DD.

      Eliminar
    3. Olha que já o vi mais longe dessa posição... e penso mesmo que teria as portas abertas no onze da selecção argentina. É ele olhar para o caso do Moses do Chelsea.

      Eliminar
    4. Eu já o disse anteriormente, o Rafa pode ser uma alternativa válida ao Pizzi no centro, com ganhos importantes para o clube.

      Também fui dos primeiros aqui nos comentários a apontar o Sálvio a suplente do Semedo. Tem falhas (comentei-as no post do #Taliscaraabt) mas não é das ideias mais esquisitas que já vi.

      As portas da selecção argentina estariam abertas mais porque a Alviceleste tem estudado muito a possibilidade de jogar com 3 centrais com dois extremos. Uma cena entre o 352 e o 325.

      Eliminar
    5. Não pode não. Acho que perderia muito e as más exibições dariam cabo da confiança do Rafa. Neste momento, é não inventar e colocá-lo a jogar na posição que ele mais conhece e que mais deu nas vistas, i.e., a falso extremo esquerdo. O problema agora prende-se com o Cervi. O argentino está muito bem fisicamente. Depois o Rui Vitória prefere um modelo com extremos puros, pelos motivos que já abordei aqui no blogue. Isso confere logo de si vantagem ao argentino. Para além disso, o Cervi e o Grimaldo entendem-se às mil maravilhas... resta ao Rafa trabalhar para ganhar oportunidade e quando a tiver dar o litro para conquistar o seu lugar.

      Eliminar
    6. Nesta fase da época obviamente que não estou a falar de Rafa a 8 como titular e subscrevo o que dizes sobre a necessidade de minutos. Até sobre a questão Cervi. Um treinador que tem de escolher entre Rafa e Cervi é uma dádiva para as vendas de aspirinas!

      Agora, sabes perfeitamente porque acho que Rafa a 8 tinha tudo para a andar: tem capacidade de condução, tem leitura para saber quando soltar e, o principal motivo para eu dizer isso, soltava-o da imposição psicológica de ter de justificar com golos a contratação. Infelizmente nem todos os adeptos conseguem ver que o Rafa is the real deal se ele não marcar 3213243 golos.

      Por outro lado... Rafa à direita para mim está pontos acima do Red Pass Relvado que lá mora. E resulta!

      Eliminar
    7. O que eu já me ri com as tuas tiradas RB... «Red Pass Relvado» =D

      Sobre o Rafa... e porque não Rafa e Cervi no mesmo onze?

      Eu acho que o RV, pode e deve saber gerir bem os jogadores que tem no ataque e na ala. O Salvio a meu ver poderá em certos jogos substituir o Jonas, nem que seja nas segundas partes. Isso permitira a entrada de Rafa para a esquerda e a mudança de Cervi para extremo direito. A ideia é o Rafa assistir e não tanto marcar golos.

      Outras duas soluções que gostaria de ver testada era o Salvio e o Cervi como laterais.

      Eliminar
    8. Red Pass Relvado é do BP, eu simplesmente achei tão bom que uso livremente.

      Dado o mérito a quem o tem, devo dizer que faz tempo que não subscrevia um post teu como este. Nomeadamente que «A ideia é o Rafa assistir e não tanto marcar golos.» Eu sei. Eu concordo. Vai dizer isso aos grunhos da bancada...

      Eliminar
  9. Mass pp quando falei do rafa era para dd ou ser 8 :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Defesa direito?! Com aquela qualidade de drible?! Um jogador que literalmente cola a bola ao pé quando corre?! Não! O Rafa dá para duas ou três posições: falso extremo esquerdo, avançado móvel e avançado 9.5 (como o Messi e o Mertens). Agora, precisa é de evoluir muito mais o seu jogo sem bola, sobretudo para triunfar nestas duas últimas posições.

      Eliminar