04 agosto 2017

Agarra que é tua Varela!


... que tu tanto lutaste e estavas à espera!


Agarra-a com as duas mãos!
Com segurança. Com personalidade. Com confiança. Com atitude. Cala de uma vez por todas os críticos que te têm criticado sem te verem a jogar e sem sequer darem-te um voto de confiança. Estás no plantel principal encarnado pelo teu trabalho. Tens um potencial tremendo e muito para evoluir. Aproveita a chance que te estão a dar no Benfica, porque em mais lugar algum te darão essa chance. Uma chance de poder aprender e evoluir como guarda-redes de equipa grande num futebol cada vez mais jogado com a cabeça. Num futebol, onde um guarda-redes já não pode ser apenas super competente entre os postes e na pequena-área. Ele tem de ser também um verdadeiro 11º jogador de campo. Tem de ser ele o primeiro construtor de jogo, ou a âncora de todo o processo ofensivo. Tem de ser também o último defesa a varrer as costas da linha defensiva. E, dentro da área, não há abébias para o "líbero" da equipa liderar. A voz de comando é a do guardião. E, pessoalmente, penso que tens todas as qualidades para atingires esse patamar. A meu ver o teu maior desafio Varela, não será contra a linha ofensiva do Vitória de Guimarães. Em condições normais, chegas e sobras para eles. O teu maior desafio será com este ruído quase ensurdecedor que te poderão estar a incomodar. Não ligues. Foca somente em ti, na tua equipa e no jogo. Estou certo que no final da partida, os que te criticavam serão os primeiros a aplaudirem-te. Porque na realidade, é como os americanos dizem «haters gonna hate, cause they ain't us»!



Uma convocatória com surpresas ou talvez não!
Na baliza, o Júlio César está lesionado (tendinopatia perna esquerda), como tal penso que foi correcto o Rui Vitória não o ter levado a Aveiro. Passa logo a mensagem que se o imperador não está em condições, o técnico encarnado não tem problemas nenhuns em apostar no jovem Varela. É demonstração de confiança, que até pode ter outra leitura: o Benfica confia no Varela e vai apostar no jovem português para esta temporada, portanto, esqueçam os rumores sobre contratações de guarda-redes. Na defesa, surpreende-me (ou talvez não!) a ausência ou de Aurélio Buta ou de Pedro Pereira. Eu interpreto esta ausência como um puxão de orelhas a estes dois jovens. Fosse a eles dava a corda aos sapatos e fazia horas extras no Seixal para evoluírem. No meio-campo, Samaris não foi convocado por causa do castigo de 4 jogos. Para mim é a primeira vítima da pressão dos bastidores durante a pré-época no futebol português. Neste capítulo, o Benfica fez bem, até porque o grego foi dos últimos a chegar na pré-época. Pior sorte tiveram os lesionados André Horta (tendinopatia joelho esquerdo), Carrillo (traumatismo joelho direito) e Zivkovic (traumatismo coxa direita), este último apenas com 25 minutos de jogo na pré-época, feitos frente ao Hull City, tem sido dos mais azarados neste período. Azar de uns, sorte de outros, não é Chrien, João Carvalho e Diogo Gonçalves? A meu ver, este trio deverá ficar na bancada em Aveiro... E, no ataque, o grego Mitroglou é o caso clínico deste ano (lesão muscular coxa esquerda), cujo período de recuperação é no mínimo 3 a 4 semanas, dependendo da extensão do "rasgo". Este período vai ser óptimo para o Seferovic desfazer quaisquer dúvidas que ainda possam existir sobre a sua qualidade e para o Raúl entrar na luta. Apesar de gostar muito do camisola 11 encarnado, torço muito por estes dois avançados, porque penso que a maior evolução táctica do Benfica poderá estar na utilização destes dois jogadores. Face a todos estes jogadores, o meu onze para amanhã seria: Bruno Varela; André Almeida, Luisão, Lisandro e Eliseu; Salvio, Fejsa, Pizzi e Cervi; Jonas e Seferovic. As três substituições que faria: Grimaldo, Rafa e Raúl. Outras duas hipóteses possíveis, dependendo do encontro seriam: Filipe Augusto e Willock. Agora fiquem com a antevisão dos nossos artistas.



23 comentários:

  1. Vamos a jogo com estes e só há que apoiar, no entanto faz-me alguma confusão a ausência de pelo menos Ruben Dias dada as indicações que deu na pré-época.

    Pessoalmente é extremamente desapontante o facto de nem Zivko nem Krovi terem tido possibilidade de provar todo o seu valor até agora fruto de problemas físicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rúben não deu boas indicações esta pré-época. A meu ver quis ser +1 e tornou-se num -1 no jogo frente ao Leipzig. Mas, é miúdo. Tem muito para aprender.

      É desapontante sim senhor, mas é a realidade que temos de lidar. Sinceramente, mesmo que tivessem a 100%, só se tivessem feito uma pré-época como o Seferovic é que provavelmente o Rui Vitória apostaria neles para titular nesta supertaça.

      Eliminar
    2. Tenho outra apreciação do Ruben apesar de erros no jogo com o Leipzig. Não diria que seria titular obviamente e acredito que terá hipóteses ao longo da época mas não foi em nada inferior ao Lisandro antes pelo contrário.

      Mesmo que também este seja o patinho feio do momento, no Benfica há sempre um, imerecidamente dado que como já disse antes e reitero a equipa esteve sobretudo apática e incapaz tácticamente e não só individualmente.

      Olhando para está pré-época diz-me um outro jogador além de Seferovic que tenha impressionado realmente e assegurado que é reforço para está época e não duas ou três.

      Eliminar
    3. Para mim foi inferior. Aliás, dos 5 centrais que foram usados na pré-época, o meu ranking neste momento é: #1 Luisão, #2 Lisandro, #3 Jardel, #4 Kalaica, #5 Rúben Dias.

      O problema do Lisandro é o mesmo que o Jardel sofreu nem há 3 épocas.

      Quanto à questão que colocas, para mim será o Filipe Augusto (neste momento parece estar a passar uma fase como aquela que o Casemiro passou no Real Madrid), o Rafa e o Raúl (só precisam de jogar continuamente) e, talvez a surpresa venha a ser o miúdo Willock.

      Eliminar
    4. Caro PP, desculpa intrometer-me, mas considerares o Jardel depois do Lisandro....vou ali e já venho... Creio até que se fizessem um teste ao QI o Lisandro estaria a Kilometros do Jardel

      Cumpes.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    5. Jardel não está em forma. Eu não avalio o jogador pelo que ele já fez, mas sim pelo seu estado actual.

      Eliminar
    6. Eu nem comento o Lisandro. Lisandrettes will lisandrate... ;)

      O estado do Lisandro é o do costume: morte cerebral.

      Eliminar
    7. Haters gonna hate...
      😅

      Eliminar
    8. Haters gonna hate...
      😅

      Eliminar
  2. continuo achar que precisamos de um GR de um DD de um Central e de um trinco no minimo dos minimos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a uns 3 meses já não pensarás dessa forma. É preciso ter um pouco de paciência e confiança no trabalho da equipa técnica.

      ;)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Temos que ser realistas!!

      Mesmo Varela ainda sendo uma incógnita , admitindo que pega de estaca, mas se lesiona?
      Julio César anda sempre com problemas fisicos acham que estas paragens constantes ajudam a ter ritmo competitivo e estar em forma fisicamente num GR com 36 anos para jogar? quando já se denota uma falta de velocidade e de rins gritante? mas se lesionar Julio César e Varela o que pode muito bem acontecer e basta ver esta convocatória, é com Paulo Lopes à baliza que vamos defender o Penta e a Liga dos Campeões no minimo?

      Buta , que foi o dono da ala direita em maioria dos jogos da pré-epoca , principalmente os ultimos , e nem convocado é , quando Pedro Pereira que andou a treinar meia época com a equipa sénior , como alternativa principal a Nélson Semedo , e nem se quer treina já com equipa A , 6 meses depois , eu pergunto :
      só André Almeida chega para tanta competição?

      Jardel é o melhor central , quando está em forma , mas vem de uma paragem quase de um ano , Luisão é o nosso capitão mas não é eterno e temos como 3º central alguém intempestuoso e nervoso como é o caso neste momento de Lisandro Lopez que fica a frente nas opções a Dias e Kalaica que nem convocados são , eu questiono não precisamos pelo menos de um central para no minimo 2 competições fundamentais?

      Quando à frente de uma defesa que já por si , está debilitada , e temos um tapa buracos chamado Fejsa que ate é raro lesionar-se , eu pergunto é Felipe Augusto que vai ser o dono do meio campo defensivo durante uma boa parte da época? (Que medo!!).

      É com estes jogadores que o Benfica vai defender o Penta e jogar de 4 em 4 dias , com jogos altamente competitivos e viagens desgastantes pelo meio devido a Liga dos Campeões Europeus e Selecções?

      Conhecem algum clube no mundo que faça valores astronómicos em transferencias de jogadores denominados de classe mundial , como foi o caso de Guedes , Lindelof , Ederson e Nelson Semedo e que não reforce os mesmos sectores no minimo , quando existe 4 competições e ainda haverá jogadores a representarem as suas equipas nacionais?

      Temos todos memória curta , que o ano passado com 3 jogadores de classe mundial o Benfica levou 4 do Nápoles , 3 do Besiktas e só passou graças ao feito do Dinamo Kiev , mesmo quando passou levou 4 do Dortmund e podia ter levado mais em casa como fora?
      É preciso dizer que no nosso campeonato com esses 3 craques , o Benfica em confronto directo com os outros dois grandes só ganhou 1 jogo ainda com o Guedes (curiosamente) e empatou os outros 3 e gánhamos o campeonato aflitos e graças à incompetencia do Porto e do seu treinador?

      Querem me convencer a mim que estamos iguais ou mais fortes? quando os outros dois clubes estão melhores que o ano passado?
      Isso é a definiçao de insanidade.

      Eliminar
    4. A questão de precisarmos de um central só se coloca se Ruben e Kalaica não servirem. Jardel não é o nosso melhor central nem que tivesse quinze pontos no sobrolho, mas é mais útil que o Lisandro. Aliás só por comparação com o argentino é que ele parece top.

      Eliminar
    5. Bruno, acho que ainda não percebeste uma coisa sobre a política desportiva e financeira do Benfica. Para competires todos os anos minimamente na Champions precisas de vender jogadores para reforçar o orçamento para o futebol. Substituis os jogadores com jovens jogadores com potencial e potencias durante a temporada. É esse o ciclo. Pelo menos até a próxima gase de desenvolvimento.

      Eliminar
  3. "mesmo que tivessem a 100%"? Verbos ser e estar são coisas diferentes, escreve estivessem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão. Foi para poupar caracteres quando escreves pelo telemóvel. 😉

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Lisandro 2o central? Nem no Media Markt!

    Eliseu senta Grimaldo no banco? Só se for de vespa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento é o que está em melhor forma física. O Grimaldo não aguenta 90 minutos neste momento.

      Eliminar