01 agosto 2017

A importância do ponta-de-lança ser...


... por Haris Seferovic.


Nem tudo correu mal no último fim-de-semana, na participação encarnada na Emirates Cup. Um dos aspectos mais positivos que destaco da participação encarnada na Emirates Cup, aconteceu durante a partida frente ao poderoso Arsenal. Estava a equipa de Arsene Wenger a tentar sair a jogar a partir da sua defesa, quando o Benfica fez uma pressão exemplar, que com a participação decisiva de Seferovic, que a par de Raúl, é um avançado muito mais energético que o Mitroglou e sabe fazer uso dessa energia para pressionar e morder os calcanhares dos defesas adversários, conseguiu recuperar a posse de bola no lance que deu origem ao segundo golo do Benfica nesse encontro (ver vídeo em baixo).

Acredito que a performance atacante do Benfica, sobretudo, nos confrontos europeus, pois são muito mais intensos, irá melhorar. Outrora, basicamente defendíamos com 9 (mais o guarda-redes), agora defendemos com 10 (mais o guardião). Para tal, a equipa de Rui Vitória terá que aderir por completo à filosofia da contrapressão (sobre isto deverei escrever um artigo nos próximos tempos, portanto, estejam atentos 😉). Isso fará com que o rendimento de jogadores como o Seferovic e o Raúl em termos defensivos sejam ainda mais notórios, mas também permitirá a que jogadores menos energéticos como o Mitroglou e o Jonas possam também beneficiar desse modelo defensivo. É certo que o técnico encarnado vai ter muito trabalho, sobretudo com a miudagem mais nova, mas acredito que valerá a pena e que com Salvio, Pizzi, Fejsa e Cervi como linha de meio-campo, mais uma defesa veterana, onde o entrosamento é elevado se torna tudo mais fácil.

Por fim, apenas referir que gostaria de ver uma dupla atacante formada por Seferovic e Raúl. À partida, parece que perderíamos em termos de criatividade e alguma classe na forma de jogar. Contudo, penso que ganharíamos muito mais energia e potência para derrubar as defesas. Depois, imaginem-se como defesas contra uma equipa com estes dois lá na frente?! Quem é que iria querer começar a construir jogo vindo de trás? A pressão seria tanta, que o mais certo seria tentarem o jogo directo para o ponta-de-lança, momento em que o Benfica se sentiria mais confortável. A rever, portanto.



46 comentários:

  1. o problema de o benfica jogar com uma defesa subida este ano vai ser por causa dos nossos gk que não tem a mesma capacidade que o ederson a sair e controlar o espaço, logo essa da contrapressão não será fácil pois não? depois e o seguinte a defesa do arsenal não e exemplo XD sempre tiveram uma defesa algo medíocre, o mertzacker não faz sentido naquela equipa no estilo de jogo dela e notou se pelo golo tb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção alexanderson, porque contrapresão não é o mesmo que pressão alta. Podes fazer contrapressão com as linhas bem subidas, mas há clubes que fazem sem estarem tão à frente. Tudo depende dos jogadores que tiveres à disposição.

      A defesa do Arsenal não é medíocre. Esse Mertzacker é simplesmente um campeão do mundo.

      Eliminar
    2. mas nao se adapta ao estilo de jogo do arsenal, ele e mau com a bola nos pés, e lento enquanto o arsenal faz um jogo de posse. eu tinha o pressentimento que contrapressão e o que o dortmund nos fez (foi o que li em sites de futebol) e pensava que automaticamente precisavas de subir a linha defensiva.. tenho que esperar o próximo texto XD

      Eliminar
    3. alexanderson, o melhor exemplo de que a contrapressão não tem apenas a ver com uma pressão alta, é a forma como o Atlético de Madrid a exerce. E, olha que a equipa de Simeone e fundamentalmente de transições rápidas, ou seja, contra-ataques.

      Eliminar
    4. Penso que a melhor explicação para contrapressao é pressionar o contra ataque. Ou seja assim que se perde a bola pressionar imediatamente o adversário no primeiro momento.
      Isto leva essencialmente a que esta forma de pressão é sobretudo feita pelos atacantes já no meio Campo adversário. De certa forma a linha alta é necessária para permitir a equipa continuar compacta verticalmente e não abrir espaços que permitam uma saída rápida e consequente contra-ataque.

      Eliminar
  2. Estavas a ir tão bem, até sugerires a saída de Mestre Jonas! ;) isto é uma heresia. O Benfica actual é Jonas e mais 10. Perdão, Jonas, Pizzi e mais 9. Aliás, Jonas, Pizzi, Seferovic e mais 8. Ou melhor, Jonas, Pizzi, Seferovic, Fejsa e mais 7. E podia continuar, com o Grimaldo, o Luisão, o Ziv e o Rafa...

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por muito que goste do Jonas e do futebol espectáculo que Ele representa, é um regalo vê-lo jogar, penso que contra equipas grandes em que repartiremos a posse de bola não deveremos jogar com Jonas.
      1. não é tão eficaz como Raul e Seferovic na pressão, e nesses jogos teremos de defender mt tempo;
      2.É um desperdício Ele desgastar-se a pressionar os adversários qdo pode ser mais útil noutros jogos cá do burgo.
      3.jogar com jonas implica, em jogos grandes, perder quase sempre o meio campo

      Eliminar
    2. Seferovic e Jimenez é uma ideia boa porque o Jonas não dura para sempre e o Esferovite tem dado boas impressões. É daquelas experiências que tinha gostado de ver... Mas parece que com o Benfica Road-Show na estrada, é melhor não nos aconchegarmos muito à ideia de ver esta dupla. Se tudo correr "bem" em Maio já foram os dois despachados...

      Ziv e Rafa, AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH Eh pá temos o Sálvio que faz o lugar dos dois, para que é que precisamos desses? ;)

      (Se eu fosse um provocador eu até dizia que precisávamos era de recuperar o Carcela.)

      Eliminar
    3. Carlos Lopes, antes de mais parabéns pela medalha de ouro de 1984! ;)

      Percebo o que dizes...aliás, há muito tempo que defendo mais um médio centro nesses jogos. Mas não acho que isso implique, necessariamente, o Jonas sair do onze: pode ser o único avançado de um 4x3x3 ou 4x2x3x1 ou - o que defendo, jogarmos em 4x3x2x1, com dois médios interiores à frente de Fejsa e, nas costas do ponta-de-lança (neste caso, Seferovic ou Jimenez, pela importância da primeira 'linha' de pressão sem bola), os dois génios Jonas e Ziv, partindo dos meio espaços esquerdo e direito, respectivamente, para estilhaçar o adversário dentro do seu bloco, entre a linha defensiva e a média.

      Tirar Jonas do onze é que não (se estiver em condições físicas)! Diz que dá direito a auto de fé no Rossio e tudo! ;)

      Eliminar
    4. RB lololol eu se fosse tão ou mais provocador que tu, diria que quem precisamos mesmo de recuperar é o Sabry! ;)

      Eliminar
    5. Mas digam me la o carcela é mau jogador ? Ou o carrilo é melhor?

      Eliminar
    6. Não é melhor que o Rafa, ou o ponto de partida não foi esse?

      Eliminar
    7. O rafa a mim não me seduz , só vejo correria , como eu disse noutro post , vejam se ele temporiza , quantas vezes passa pelo adversário. Quantas vezes decide bem, e se ele sabe pressionar o adversário cortando linha de passes ,ou não deixando progredir no terreno. Se ele melhorar sou o primeiro a vir reconhecer que estava errado.

      Quanto ao Jardel eu fui um que sempre o achou superior ao garay em raça e velocidade , gozaram me , depois deram me razão, já estou habituado :p .

      Jardel 3m forma é de longe o melhor central que temos. O problema foi ele vir do olhanense e não de um clube estrangeiro , ficou o patinho feio.
      O Jardel infelizmente teve um ano parado e foi por lesão e isso é o mais complicado para saber se poderá voltar a ter tempo para ganhar a sua melhor forma e claro se não volta a lesionar-Se. Se assim for não tenho a mínima dúvida que Jardel será titularissimo.

      Ruben dias nem sei se vai ser o 4° Central ou se será o kalaica .

      Eliminar
    8. Desculpa lá, Bruno, mas quem é que te deu razão nessa avaliação do Jardel vs Garay? Eu não fui de certeza. Jardel é um bom central sem bola, fez uma grande época no ano do tri com o Lindelof, mas melhor que o Garay??? Não concordo mesmo nada.

      Na hierarquia de centrais, para mim o mais importante é que o Lisandro seja o quinto - ou o sexto, depois da adaptação de Samaris ;)

      Eliminar
    9. Jardel não fez So uma boa época no tri . Lembra te do Jardel do bi , ainda com o Jesus. Era ele e Luisão depois de garay sair.

      O Lisandro não e o melhor central do Benfica , mas para mim a razão é simples : ele quer apagar os fogos todos e depois também é bastante intempestivo e perde se nisso. Mas Lisandro era com Jardel uma excelente dupla , até se lesionar e linfelof ir para o seu lugar e também ja tinha provado no Granada.

      Eliminar
    10. BP:

      Acho que é consensual que o Jonas é o nosso As de copas. Mas, também acho consensual que ele é humano, que haverá dias em que as coisas não correrão tão bem como ele gostaria, haverá lesões porque ninguém é de ferro,... e haverá adversários que serão eficazes em anulá-lo. Por isso, é sempre bom ver outras soluções. Não faz mal nenhum.

      Eliminar
    11. Carlos Lopes:

      É por aí... mas, não concordo com o teu terceiro ponto.

      Verdade que o Jonas tem as limitações que referiste no ponto 2, mas é aí que o Rui Vitória tem de saber adaptar o resto da equipa. Alguém, ou melhor, alguns, terão que emprestar a tal energia que o Jonas não conseguirá oferecer à equipa. Isso consegue-se com a definição de um modelo e com os jogadores com as características certas. Por exemplo, uma dupla de centrais mais veloz e capaz de saber jogar na pressão sobre o adversário, empurrará a equipa para a frente e obrigará ela a jogar em 30 metros. Isso beneficiará o Jonas e até os restantes colegas quando fizerem a pressão. Por outro lado, se jogarmos mais contidos na defesa, o Jonas poderá funcionar mais como um terceiro médio no corredor central, levando um dos extremos e os outros médios a fazerem pressão sobre o adversário. Tudo isto trabalha-se.

      E, vou mais longe. Pegando nas grandes equipas actuais, elas têm sempre um jogador mais decisivo cujos treinadores deixam mais libertos das tarefas defensivas, para os poupar. No Barcelona é o Messi, no Real Madrid é o Ronaldo, na Juventus é o Dybala, no Chelsea é o Hazard, no United era o Ibrahimovic, no Bayern é o Robben, no Dortmund é o Dembelé, no City é o Agüero,...

      Eliminar
    12. Sim é um facto o que dizes. Os jogos em que defendo jogar sem Jonas sao aqueles em que a posse de bola será repartida ou em que teremos pouca posse.Essas equipas podem dar-se ao luxo de construir equipas em função de um craque porque regra geral terão a mesma posse ou suprior e o nível dos titulares e suplentes e tão bom que lhes permite manter a qualidade de jogo.
      Penso q no Benfica atual a equipa terá de ser construída em função das caracteristicas dos seus jogadores e não em função do seu melhor jogador, porque Jonas é um jogador q define o sistema de jogo o principal motivo pelo qual nunca se impôs na Europa antes do Benfica é porque precisa de um parceiro no ataque.

      Por outro lado este ano claramente perdemos velocidade na defesa (se jogarmos com Luisão ainda será pior), ao contrário do que dizes penso q a defesa poderá ser obrigada a recuar. Num sistema com 2 avançados honestamente não vejo médio capazes de pressionar alto e deixar um jogar mais liberto de tarefas defensivas, basta olhar para os pesos plumas q temos nas alas e no meio Campo sem passada larga

      Eliminar
  3. A minha equipa sem reforços.
    Júlio César
    André Almeida , Luisão, Jardel, Grimaldo
    Fejsa
    Pizzi
    Zivkovic Jonas e cervi
    Seferovic
    Concordo em parte que entre Jimenez e saia por exemplo o Jonas quando as defesas já estão desgastadas. Mas Jonas liga com pizzi e seferovic como ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for para a Supertaça se calhar deixo estar. Para o Campeonato entrava Ruben e saía Jardel.

      Eliminar
    2. Para a Supertaça, este também é o meu onze. Com uma excepção: Carcela, perdão Rafa, no lugar de Cervi. ;)

      Eliminar
    3. Tu falas de mim do carcela mas preferir o rafa ao cervi ? Porque?

      Eliminar
    4. Bruno o Rafa é o jogador com maior potencial para explodir que o Benfica tem.
      Mas até agora tem sido como os foguetes, é só fogo de artifício.

      Eliminar
    5. Bruno, atenção que eu adoro o Cervi.

      Mas Rafa para mim está incluído num quinteto de luxo, com Grimaldo, Pizzi, Jonas e Zivkovic, que não tem paralelo no plantel. E de luxo porquê? Porque todos eles, sendo obviamente jogadores diferentes entre si, são extraordinariamente bons no que conta mais: conhecimento do jogo e inteligência na sua leitura, critério, qualidade e velocidade da tomada de decisão, técnica e criatividade.

      E uma das mágoas que ainda tenho - sobreviveu ao tetra! - é ainda não ter visto este quinteto de luxo jogar junto, consistentemente, no onze titular, durante uns bons meses seguidos. Custa-me que o Rafa e o Ziv não tenham explodido ainda - na época passada, se nos deram 10-20% da qualidade que podem dar, foi muito! E acho que ainda não explodiram 'só' porque não foram titulares indiscutíveis nas suas posições, como extremos 'falsos' (Ziv à direita e Rafa à esquerda) consistentemente, um par de meses seguidos. E é isso que queria mesmo muito ver este ano...mas já estou a suspeitar que não vou ver porque parece que o Red Pass Relvado de Dom Salvio foi mesmo renovado...

      O Cervi, gosto muito, mesmo! E até reconheço que, se calhar, já deu mais ao Benfica que o Rafa - lá está, não tendo sido titular indiscutível a época toda, foi o que mais se aproximou desse estatuto, à esquerda. Mas como jogador, em termos de capacidades e de potencial, acho o Rafa ainda superior - mais preciso, com mais critério na decisão, mais elegante, mais genial...

      Agora, eu saber que vai jogar o Cervi em vez do Rafa é tranquilo, ao passo que eu saber que vai jogar Dom Salvio em vez do Zivkovic é uma enxurrada de cara***das e a respiração alterada durante uns bons 5 minutos, bem contadinhos! ;)

      PS Cheira-me que em breve o Seferovic me vai obrigar a transformar o meu 'quinteto de luxo' em 'sexteto de luxo'...

      Eliminar
    6. O Zivkovic e o Rafa num modelo de extremos falsos e com Jonas e Pizzi no corredor central, acho que seria redundância a mais.

      Um dos motivos para o Salvio e o Cervi jogarem como extremos puro no Benfica é para abrirem a frente de ataque. Eles estão lá para esticar a tal linha defensiva do adversário que varia entre 4 a 6 jogadores consoante o "cagaço" que se apresentam perante o Glorioso. Ao fazerem isso, estão a dar espaço para que Jonas e Pizzi possam trabalhar e decidir.

      Ao colocarmos jogadores que tendem a derivar para dentro, em vez de esticar a largura da equipa adversária, estamos a compactá-los. Ora isso torna a tal linha de 4 a 6 adversários, numa autêntica muralha.

      A solução será depois a mobilidade da nossa dupla atacante para atacar o espaço nas costas da defesa adversária. Isso implica não fazer uso do que de melhor o Jonas sabe fazer (para além de golos), que é jogar entre-linhas.

      Achei importante dar-vos este "insight", porque ao ler os vossos comentários, pareceu-me que a diferença está na qualidade individual ou melhor forma do atleta. Não digo que isso não seja importante, mas ao nível do Benfica, é muito mais importante o modelo de jogo.

      Há, no entanto, variantes que muitas vezes são usadas para explorar certos adversários. É o caso de quando se usa um Rafa ou um Carrillo na esquerda em vez do Cervi, por exemplo.

      Eliminar
    7. É pá, quantos PPs há em ti, PP? ;) tu defendes o modelo de extremos falsos proactiva e espontaneamente, em posts teus muito recentes, e em resposta a outros comentadores aqui, já está semana. Eu defendo também o modelo de extremos falsos, já não vale - vens defender o modelo de extremos puros?!

      Quanto ao argumento que sustenta a tua súbita defesa do modelo de extremos puros, o de que seria 'redundância a mais' ter Ziv e Rafa como falsos extremos, com Pizzi e Jonas no corredor central. Mas porquê? Tens receio que comecem todos ao mesmo tempo, cada um com a sua bola, o Rafa da esquerda para o meio, o Ziv da direita para o meio, o Jonas a descer e o Pizzi a subir, e batam todos no mesmo ponto??? É que não percebo mesmo. É suposto haver dinâmica inteligente entre estes ou outros quatro médios do Benfica, não vão todos ocupar o mesmo espaço do corredor central só porque são os 4 bons no jogo interior! Lol É suposto também que os laterais assegurem o jogo nos corredores, que os extremos mesmo falsos saibam também combinar nos corredores laterais (e tanto Ziv como Rafa sabem, não é como se só soubessem fazer diagonais para dentro...), é suposto Seferovic (ou Jimenez) atacarem também os corredores e a profundidade...

      Eliminar
    8. 1 - Dei-vos a explicação do porquê o Benfica jogar com extremos puros.

      2 - Eu defendo um modelo de extremos falsos, mas que estes sejam polivalentes o suficiente para tanto procurarem o espaço interior, como a linha de fundo.

      3 - Com Rafa e Zivkovic há redundância a mais, porque tenderão sempre a afunilar o jogo, condensando a atenção adversário no corredor central onde Pizzi e Jonas terão maiores dificuldades de controlar o jogo. Abrir junto à linha os extremos obriga a que a defesa adversária tente ocupar toda a largura do terreno.

      4 - Os extremos poderão ocupar espaços mais interiores ou continuarem abertos quando os laterais sobem, pois estes poderão dar verticalidade pelo corredor ou aumentar o leque de opções no interior.

      5 - Ou seja, defendo variabilidade que neste momento não existe, porque há muito jogador verdinho no que sabe fazer.

      Eliminar
    9. Sálvio abre a frente de ataque e o flanco para o contra-ataque. Então com aquelas perdas de bola extra-ordinárias por fucice extrema... Este ano sem um LD de top estou para ver! É um win-win, só que não...

      Ao contrário de Sálvio, Zivkovic e Cervi têm capacidade de aprender. Até era importante que o argentino não andasse a treinar muito com o compatriota do Red Pass para não se estragar. O que quer dizer que se a ideia é o Benfica poder mudar de forma de jogar em ter de mudar a equipa toda, uma aposta em Ziv e Cervi seria sempre mais acertada. Sálvio, como disse em vários momentos da época passada, é uma opção que se aceita vinda do banco, quando a defesa contrária está já cansada.

      Rafa é mais um interior que um extremo. Não joga tão junto à linha e a zona em que opta por flectir para o corredor central ou partir para a linha de fundo é normalmente mais junto ao vértice da área. Tem uma imprevisibilidade nas acções e um critério mais acertado que o Cervi, mas por outro lado força o lateral a mais correria e não apoia tanto a equipa a defender quando joga à esquerda. Quanto joga no meio (normalmente a fazer de Jonas) desce muito e é um bom apoio, à direita está a meio caminho.

      Para mim os titulares das alas serem alguém do lote Ziv, Cervi e Rafa não me faz soltar os impropérios que solto quando vejo Dom Sálvio a titular. E Willock deu muito boas indicações. Muito boas mesmo. É jogador que precisa de minutos e de errar para poder evoluir. No entanto... Red Pass Relvado!

      Eliminar
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    11. Só gralhas no texto anterior... Desculpem lá isso.

      E vou cometer ume heresia. Prefiro ver Carrillo a titular (na esquerda como opção a Cervi) a ver Sálvio na direita. O que se perde em "garra" ganha-se em sentido colectivo.

      Eliminar
    12. RB, se isso é uma heresia, que sejamos os dois queimados no auto de fé!

      PP, roger that ;)

      Eliminar
    13. PP, não achas que há demasiados jogos em que, mesmo com Pizzi e Jonas, o nosso ataque posicional, nomeadamente o jogo interior pelo corredor central, é pobre e insuficiente? Que, mesmo com 'Jonizzi', podíamos ter um ataque posicional mais ligado por dentro do bloco adversário? É que eu acho, por isso acho que ainda estamos demasiado longe da tal 'redundância a mais' (sic) para que isso seja um risco com Ziv e Rafa falsos extremos.

      Mesmo assim, se fosse com Ziv à direita e Cervi à esquerda, já ficava todo contente! ;)

      Eliminar
  4. Ena afinal.nao sou o único achar o mesmo

    ResponderEliminar
  5. Bp ainda não consegui ver isso tudo no rafa. Vejo tudo isso no Cervi e até se não se estragar começo a ver isso no Willock.

    ResponderEliminar
  6. BP , Quanto ao Sálvio, deixa ele ganhar a forma que o caracterizou , e se nao tiver lesões graves , vais ver novamente o salvio que há uns anos , era um dos jogadores fundamentais do nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és o único não, é a beleza disto. Mas caramba ainda acreditas que o Sálvio vai ganhar a "forma que o caracterizou"? Olha, só vou dizendo que se ele pudesse recuperar isso já tinham havido uns 15 mendilhões turcos ou chineses que o levassem.

      E o facto de nesse(s) ano(s) em que Sálvio era um dos nossos jogadores fundamentais haverem também perto de zero alternativas pode contribuir em muito para a ideia que se tem de ele ter sido um dia um jogador de top. Eu pessoalmente quanto mais vejo dele mais dificuldade tenho em acreditar nisso. Se calhar é um tipo importante para o balneário; na volta é um tipo leal ao clube/presidente porque lhe deram sempre a mão nas horas difíceis e tem a noção que há um barco que já passou (por causa das eternas lesões).

      Eliminar
  7. R.b depois de.muito tempo parado a confiança nao é a mesma , mas o ano passado nos últimos jogos Sálvio já mostrou que ainda tem.velocidade e arranque .
    E este jogo com uma equipa como arsenal e sem pré época e apenas o primeiro jogo , Sálvio mostrou muita coisa boa.

    O maior defeito que aponto ao Sálvio é que ele é um jogador de equipa e ele o sabe e as vezes para querer provar que é um jogador acima da média quer fintar tudo e todos. Mas Sálvio quando mete o egoísmo de parte e joga com os colegas num género de Toma la da Ca, Sálvio é do melhor que temos. Até porque ele aparece com enorme facilidade em zonas de finalização e.combina como ninguém com pizzi e Jonas.



    O que o bp diz é verdade o ano passado também não entendia nem no ano anterior Sálvio jogava jogava e quando havia jogadores em melhor forma , mas Rui Vitória precisava dar confiança ao jogador porque ele é um elemento importantíssimo em forma.

    Rui Vitória sabe o que Sálvio vale e se calhar este ano gracas a todo esse trabalho de recuperação e confiança do jogador, Sálvio.vai voltar a ser fundamental ,Mas desde que alterne entre um Sálvio em forma e o zivkovic e a espaços apareça o puto Diogo Gonçalves nada mais que isto para lado direito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sálvio teve sempre imensa concorrência no 1° que somos campeões ele tinha o markovic ,
      Sulejmani, já teve Guedes Agora tem rafa , Carrilo e zivkovic.

      Eliminar
    2. Seria verdade se esse fosse o primeiro ano dele. O primeiro ano dele fpoi 2010/2011, ainda por empréstimo do Atlético e tinha por função substituir um tal de Ramires.

      Na época 2012/2013, em que regressa para fazer as vezes de um tal de Witsel, a concorrência eram uns fortíssimos Urreta e Ola John, já que Enzo tinha flectido para o meio e Nolito alternava com Gaitán do outro lado.

      «O maior defeito que aponto ao Sálvio é que ele é um jogador de equipa» Não pá, não é! Pode ser um tipo que faz bom balneário, mas as acções dele no campo são o contrário de um jogador de equipa. Sim, quando joga com a equipa faz coisas bem. Infelizmente Sálvio a jogar para a equipa é uma coisa ao nível do cometa de Halley: acontece muito de vez em quando e devemos apreciá-lo porque não sabemos se estamos cá da próxima.

      «[M]as Rui Vitória precisava dar confiança ao jogador» e com isso sacrificar o interesse da equipa. O número de jogos em que penámos por causa das más escolhas e decisões do Sálvio foram incontáveis. Sim aparece em zonas de finalização e com isso o Nélson Semedo andava a fazer horas extra naquele corredor; combina tão bem com Pizzi e Jonas que houve ocasiões em que estes se recusaram a passar-lhe a bola quando Sálvio seria a melhor opção. Nisso de alternância é simples: Sálvio sai quando o vaca tossir ou quando invariavelmente se lesionar. Até lá talvez aconteça que nas taças, contra uma equipa de amadores, RV se lembre de revogar temporariamente o Red Pass Relvado. Tudo o que seja mais do isto, para mim é lucro...

      Eliminar
    3. E nessa época do primeiro do tetra, teve apenas e só duas lesões graves, uma que transitou da época anterior, que lhe lixou a pré-época, outra que o tirou do período final da época.

      Malta que fala do Júlio César e da sua condição física deve pensar que o Sálvio é um enfermeiro ou assim! ;)

      Eliminar
  8. Boas,

    Tópico interessante. Eu gosto do modelo de um extremo verdadeiro e outro falso (pé de dentro). Atrás do extremo aberto, um lateral de movimentos interiores. Atrás do extremo interior, um lateral clássico, de linha. Acho que assim se consegue fazer uma boa ocupação de toda a largura da frente de ataque, criando muita imprevisibilidade à defesa contrária. E pode funcionar com PL do tipo Mitro ou do tipo Raúl/Seferovic.

    Temos extremos para todos os gostos, sendo Cervi e Salvio os mais lineares. Zivko, Rafa e Carrillo (e Willock?) os mais imprevisíveis. Eliseu-clássico e Grimaldo-"moderno". André Almeida-clássico. Falta-nos um lateral direito "gémeo" do Grimaldo. Não me palpita nada esse Douglas...espero que não venha.

    Tetra em busca do Penta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora muito boa ideia. E pode funcionar com os nossos melhores laterais (Almeida e Grimaldo).

      Eliminar
    2. Sim, tb gosto desse modelo misto - desde que o extremo falso seja o do lado direito ;) não só porque o Zivkovic é esquerdino e o Salvio destro, mas também porque o Almeida é 'clássico'. E nesse caso, Cervi com Grimaldo à esquerda é uma boa opção.

      Eliminar
  9. R.b mas o Sálvio na época do markovic lesionou se mesmo no fim.

    ResponderEliminar
  10. «E nessa época do primeiro do tetra, teve apenas e só duas lesões graves, uma que transitou da época anterior, que lhe lixou a pré-época, outra que o tirou do período final da época.»

    Em termos de partidas, Sálvio participa em 22 contra 26 de Sulejmani, 49 de Markovic e 19 de Ivan Cavaleiro. Não participa em nenhum jogo da Champions, ao contrário dos outros 3.

    ResponderEliminar
  11. Off topic. Já viram o gnomo que anda chamar gnomos aos outros . Vejam a parcialidade do record passa do gnomo Pedro guerra Para André Ventura, Mas esquece de falar no gnomo Octávio Machado, teem medo de agitar as águas é?
    Entretanto no mundo encantado da TV e da ERC os paneleiros da Sporting TV (Mas esses não tem cartilhas) continuam a insultar e a incentivar ódios, Mas agora não vejo a liga a lançar comunicados como quando foi , com a senhora Carneiro ou quando o PSD quis mandar embora da liga Estes senhores subservientes.
    Continua tudo silencioso á espera que Luís Filipe Vieira ou alguém do Benfica fale para depois pedirem calma, é aplicarem mais um castigo.

    Quero também falar do caso Geraldes, e perguntam vocês, quais deles?
    Eu respondo:
    - pelo menos dois, um que levou 19 dias por tentativa de agressão. Quando o director comunicação do Benfica leva 22 por ter ofendido o bom nome e a reputação da liga.
    O outro e g ao quadrado onde a liga arranjou uma forma manhosa para livrar o Sporting de não descer de divisão criando uma adenda que permitia qualquer coisa, que nem eu percebi muito bem.
    Por último cmvm ja comunicaram o valor do Rúben Neves? E mais uma vez todo mundo acredita que Nuno deu 17 milhões por um jogador que nem titular era com ele?
    É as macacadas do nosso país , macacadas e macacos que vao directamente para as headlines dos jornais quando roubam microfones ou fazem tweets a gozar com o Benfica, mas quando há um tweet de macacos a confirmar que o moreirense foi comprado , ninguém mete nada, curioso.

    Está no cinema o filme planeta dos macacos , parece que vao invadir qualquer coisa , mas de certeza que eu vou descobrir quem e o que vao invadir mais rápido que a invasão da macacada á maia e as suas consequências.

    A única consequencia que eu me recordo foi renovar contrato num clube que sobe de divisão por os outros clubes terem medo , mais uma vez nada ,ninguém se preocupa. É mesmo o país dos macacos.

    ResponderEliminar