30 julho 2017

Nesta competição deu para perceber que...


... os maiores adversários do Benfica foram: o ritmo de jogo elevado, a contrapressão e a concentração competitiva.


Mais do que jogador A, B ou C, o problema do Benfica nesta competição foram estes três grandes adversários. Mas, tudo isso não significa que não tenhamos qualidade. Significa sim, que para conseguirmos superar essas três adversidades vamos ter que trabalhar muito mais e acima de tudo crescer/evoluir (isto para aqueles jovens jogadores que temos em mãos). A primeira coisa que todo o grupo deve reflectir é no foco com que todos estão no jogo. É difícil porque estamos em pré-época, há muita competição interna porque há lugares para decidir, mas a concentração é fundamental. Em ambos os encontros deste fim-de-semana, verificou-se essa lacuna no nosso jogo. Frente ao Arsenal, aconteceu menos, mas aconteceu. Se é importante manter-se o foco quando se tem a bola, para sermos objectivos e conseguirmos cumprir com o plano de jogo, sem bola torna-se crucial. É esse foco, aliado a uma boa capacidade física que permite que quando a bola entra na 2ª fase de construção, a linha defensiva não fica cá atrás parada a ver os companheiros jogar, mas avança igualmente para na eventualidade de uma perda de bola, possa fazer pressão ao adversário. Boa parte do perigo do Arsenal teria sido evitado se tal acontecesse, em particular os primeiros dois golos dos londrinos. O mesmo para o primeiro golo dos alemães do Leipzig.




Em ambos os jogos o ritmo de jogo foi elevado. Muito mais elevado que o que se pratica por norma em Portugal. Isso significa que os jogadores têm de dar respostas mais rápidas, mantendo-se a precisão e qualidade das mesmas. Ora, com jovens jogadores (Chrien, por exemplo), outros a procurarem o seu espaço na equipa (exemplo do Filipe Augusto) e outros acabados de chegar de férias (como foi o caso do Pizzi), é normal que a resposta encarnada foi aquém do espectável. É também verdade que as outras equipas também padecem dos mesmos problemas. Mas, não é bem assim quando estamos a falar de um Arsenal que consegue ter o Özil, o Lacazette e o Ramsey no banco, mais o Sanchez em casa a curar de uma gripe, e tem em campo um Walcott, um Xhaka e um Giroud. Como podemos compreender a diferença de valores individuais dos dois planteis é compatível com a diferença de orçamentos que ambas as equipas possuem. Mesmo assim, no futebol só jogam onze. E é nesse contexto que num futuro, com todos os nossos melhores jogadores em boa forma podemos ombrear frente a estas equipas. Por exemplo, durante 45 minutos, com todos os problemas que tivemos conseguimos lutar taco a taco com o Arsenal. Ou seja, conseguimos dar resposta ao ritmo elevado. Mas, agora falta trabalhar para durar os 90 minutos e que os jogadores mais jovens também estejam confortáveis nesses ritmos elevados.

O outro grande adversário do Benfica foi a contrapressão. Não tanto frente ao Arsenal, mas muitíssimo frente ao Leipzig no jogo deste domingo. A forma como o portador da bola do Benfica ficava rapidamente rodeado de 3 ou 4 adversários é imagem de marca das equipas germânicas nos últimos anos. É imagem de marca da escola do Dortmund de Jürgen Klopp, o chamado gegenpressing ou contrapressão. O Benfica a época passada já teve um primeiro encontro com essa forma de jogar, quando apanhou o Dortmund nos oitavos-de-final da Champions. Hoje claramente se percebeu que tanto Chrien, como o André Horta ou outro jovem jogador não está ainda preparado para jogar contra estes estilos de jogo. Em Portugal, não há nenhuma equipa que jogue dessa maneira, pois não faz parte do modelo de jogo da maioria das equipas nacionais, que prefere uma defesa em bloco e no seu meio-campo, em vez de pressionar rapidamente quando há perda de posse de bola, sufocando o portador com 3 ou 4 jogadores à sua volta retirando-lhes as linhas de passe. Este estilo acaba por ser o Némesis do modelo de meio-campo e ataque encarnado, com um médio defensivo, um outro médio centro que é o transportador de bola da equipa, dois extremos muito verticais e um avançado móvel que deambula entre-linhas muitas vezes de costas para a baliza. Face a este modelo, o jogador encarnado tem a tendência para agarrar mais a bola e devido aos posicionamentos e formas como recebe a bola acaba por estar sempre mais lento com ela nos pés. É aqui que entra a minha crítica ao Rui Vitória, que deverá optimizar esta situação. Por exemplo, não há necessidade de ter um médio "8" transportador, mas sim de circulação. Os extremos deverão ser falsos deixando a verticalidade para os laterais e protegendo sempre a bola do adversário com o pé de apoio, enquanto o pé dominante fica protegendo e controlando o esférico em segurança, sempre com o corpo voltado para o corredor central onde há maior número de opções de passe. E, avançados rápidos a procurar os espaços entre os defesas e laterais, mas também as costas da linha defensiva, para estarem constantemente a puxar a linha defensiva desses adversários para trás, criando assim maiores espaços entre essa linha defensiva e a sua linha do meio-campo.



Como podemos ver, o que falta mesmo é arregaçar as mangas e trabalhar! Acredito muito no potencial dos nossos atletas. Acredito que o Luisão e o Júlio César têm ainda muito para dar. Acredito que o Filipe Augusto e o Lisandro podem-se afirmar no onze titular. Acredito também que Chrien e outros jovens poderão evoluir e daqui a 3 meses apresentarem outro nível de performance. E, acredito muito sinceramente que este fim-de-semana foi muito prolífero, não pelas derrotas como é óbvio, pois ninguém gosta de perder (nem a feijões!), mas porque levou-nos a questionar sobre o que temos de melhorar. Mais vale isso, do que estar a ganhar a clubes pequenos e a esconder-se debilidades do processo de jogo.

45 comentários:

  1. nem ao hull nem ao young boys ganhamos! e ai era o quê? grandes colossos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contra o Hull foi um pouco de azar e demos 75 minutos de avanço com uma equipa muito pouco entrosada e com ritmo de jogo. Por exemplo, o Mitroglou e o Carvalho só queriam bola no pé.

      Frente ao Young Boys que tinha mais duas semanas de trabalho é normal a diferença de ritmos que não permitiu acompanhar o adversário. Mesmo quando na segunda parte procurou-se reforçar o meio-campo. Nessa altura faltou entrosamentos.

      Eliminar
    2. Os YB marcaram 4 golos nos últimos 20 minutos, quando as pernas já não acompanhavam, tinha mais 2 semanas de treino e foram ganhar 2-0 ao Basileia no 1º jogo da sua liga.
      Basel que tinha ganho aos lagartos quando estes têm mais 2 semanas de treino que o Benfica.

      Eliminar
    3. Bem observado anónimo.

      E,já agora, não esquecer que esse encontro foi numa segunda fase da pré-época onde pontou pela utilização e avaliação de vários jogadores jovens...

      😉

      Eliminar
  2. Belo post, sim senhor!

    Subscrevo particularmente a crítica que fazes ao RV e o modelo que defendes, com extremos 'falsos'. Aliás, um dos sinais que mais me preocupou nesta pré-época foi, precisamente, perceber que aparentemente RV quer jogar com extremos 'puros' - destros na direita (Salvio, Rafa, Carrillo) e esquerdinos na esquerda (Cervi, Willock, Diogo Gonçalves)...bem sei que há trocas frequentes durante o jogo, mas as opções iniciais, em regra, têm sido estas - infelizmente.

    Quanto a expectativas individuais, aí já divergimos muito, como sabes. Não vou repisar esse assunto - já sabes que para mim, Salvio e Lisandro não têm QI futebolístico suficiente para o Benfica (no caso de Salvio, com a agravante de estar a impossibilitar a afirmação de Zivkovic); e que Júlio César não tem as características de que o nosso futebol precisa para a baliza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do QI futebolístico é que me mata. Sabes o que é o QI?
      Não deves saber, porque tu, aparentemente, não possuis e ninguém devia falar nisso quando se fala de jogadores do Benfica. Nojento! Vai ofender quem te alimenta!

      Eliminar
    2. Este pessoal é incrivel , acham Salvio mau , mas rafa é a 8ª maravilha , o Sálvio lembram-se quem era? Um dos melhores extremos do Benfica a par de Gaitan, infelizmente teve lesões gravissimas, mas a qualidade está lá e se este ano não tiver lesões , sálvio e o unico jogador do plantel do benfica a fazer o vai e vem na direita e a fazer diagonais para finalizar e viu-se o golo que marcou ao Arsenal e estava a ser dos melhores enquanto teve pernas e pulmões , nada mau para 1º jogo depois de uma pequena lesão.

      Rafa esconde-se do jogo , nao sabe procurar jogo , temporizar e cada bola que chega ao rafa 90% das vezes perde-se uma jogada de perigo. Rafa nao sabe pressionar adversários , vejam a diferença para Salvio , Jimenez , Cervi , que sabem correr atrás do adversário , até Zivkovic sabe fazer isso bem melhor.

      Continuem....

      Eliminar
    3. Anónimo, sei o que é o QI, o QE e o QS...mas fico-me por aqui, por uma questão de higiene.

      Eliminar
    4. BP:

      A questão da utilização dos extremos puros é por causa do Jonas e do Pizzi, pois assim permite que estes dois tenham mais espaço para atacar as entre-linhas.

      Por outro lado, tendo em conta que os laterais neste momento são pouco afoitos no ataque, isso permite uma divisão de tarefas entre jogadores com maior liberdade atacante e outros que tendem a ficar atrás para manter equilíbrios.

      Contudo, na minha opinião, com jogadores certos que jogando como falsos extremos, não só irão procurar os espaços interiores, como também irão à linha cruzar como extremo puro. Mas, nem todos os jogadores são assim tão polivalentes. A maioria deles são os melhores extremos do mundo... e isso é outra questão, pois o Benfica anda a formá-los.

      Eliminar
    5. BP:

      Não concordo com essa crítica que fazes ao Lisandro sobre QI. Tu sabes como podemos ver pela forma como respondeste ao Anónimo que há vários tipos de inteligência. Acho que contudo desprezas imenso alguma dessa inteligência que o Lisandro pode oferecer à equipa. Por outro lado, continuo a não ver as falhas que apontas ao Lisandro. Ele é apenas o elo mais fraco do conjunto de centrais que temos. Se não vejamos... atacar o capitão Luisão, depois do que ele fez na época passada, seria simplesmente parvo. Falar mal do guerreiro Jardel, depois de anos a fio ser o patinho feio e ter conseguido a pulso e em campo responder às críticas, também seria no mínimo incoerente. Depois, falar mal sobre os dois putos Rúben Dias e Kalaica era pura e simplesmente maldoso. Sobra quem... tu já sabes.

      O mais engraçado é que se fores a ver bem, todos os centrais que estiveram nesta pré-época erraram. Mas, o que leva com o carimbo é o Lisandro.

      Eliminar
    6. Bruno:

      Também não compreendo a onda de críticas para com o Salvio. Por um lado querem que os melhores jogadores do Benfica não saem, mas para muitos querem que o Salvio saia... enfim!

      Pessoalmente, acredito que o Salvio tem qualidade para fazer ainda mais três posições para além de extremo puro: falso extremo, 2º avançado e lateral direito (sobretudo em jogos mais complicados em que estejamos em desvantagem e precisamos de massacrar o adversário).

      Não concordo com a tua opinião sobre o Rafa.

      Eliminar
    7. PP, está giro esse teu argumento dos outros 4 centrais, mas não se aplica a mim: o que digo do Lisandro nesta pré-época já o digo há um par de anos.

      Eliminar
    8. Bom essa que o Diogo Gonçalves e o Willock são esquerdinos tá muito boa, nota-se mesmo que é de quem conhece os jogadores... ou não...

      Manuel José

      Eliminar
    9. Por acaso o tal Q.I futebolístico faz sentido. Em Basket e em particular na NBA frequentemente se refere o Basketbal I.Q. como um dos mais importantes atributos e mais desejáveis; Entre outros termos que não se usam na gíria do futebol mas fariam sentido.

      Eliminar
    10. Manuel José,

      Em primeiro lugar, espero que não seja o Mister, seria demasiado embaraçoso para mim.

      É bem possível que me tenha enganado, sim, e eles sejam destros. Conheço-os muito mal ainda.

      Eliminar
    11. Batigol, obrigado. Não fazia ideia que já havia esse conceito no basquetebol da NBA. Mas que faz todo o sentido, faz ;)

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar quero dar os parabéns
    por me parecer ser este o único espaço na blogosfera Benfiquista onde se discute e percebe realmente futebol!

    Quanto ao que escreves sobre o jogos no Emirates, concordo globalmente e acho que o modelo que descreves se ajusta de certa forma também aquilo que o Porto do Conceição vem fazendo nesta pré-época. Uma espécie de 4-4-2 losango hibrido onde os elementos executam trocas e ajustamentos posicionados de acordo com cada fase do jogo, seja transição ofensiva/defensiva ou organizações. Posso expandir relativamente à minha visão pessoal de como poderia funcionar para nós mas penso que faz mais sentido discutir aquilo que me parece gravoso. Nomeadamente o fraco trabalho táctico e preparação demonstrada em praticamente todos os jogos da pré-época.

    Dou grande mérito a Rui Vitória quanto á aposta e em jovens valores e ao desenvolvimento individual de vários jogadores durante a sua estada no Benfica e sobretudo á sua Gestão do plantel. A evolução táctica da equipa ainda que claro seja dificultada pelas constantes saídas de atletas no entanto é baixa para não dizer nula. Não existem micro-zonas de pressão ou como queiram chamar que facilitem o trabalho de defesas e médios. Equipa defende em linhas facilmente ultrapassaveis e desconjuntadas. Pior que isso existe muita responsabilidade individual na recuperação de bola ao invés de o fazer como grupo.
    Temo que seja aqui a limitação deste treinador e que o crescimento continuado do clube nos próximos anos possa ficar condicionado por isto.

    Em relação aos jogadores também podemos discutir isso mas para já penso que para início de conversa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Batigol:

      Não te esqueças que o Rui Vitória fez da defesa do Benfica uma das que melhor jogavam segundo o Guardiola, e nessa pré-época muita gente falava mal porque o Benfica sofria derrota após derrota.

      Chama-se a isto tudo um processo. Os nossos defesas não aguentam 90 minutos de jogo àquela intensidade que Arsenal e Leipzig jogaram. Tão simples quanto isso. Nem eles, nem o nosso meio-campo e ataque. E, quando assim é, a partir dos 30 ou 40 minutos de jogo já vez uns a subirem e outros a descerem, mas tudo ao seu ritmo. É difícil querermos logo tudo do início. Basta vermos os exemplos dos grandes tubarões europeus na International Champions Cup. Aconteceu o mesmo.

      A (falta de) evolução táctica que podes estar a tentar ligar com o exemplo do sistema de jogo do Porto, está muito mais ligada ao tipo de jogadores que temos na frente: Jonas e Mitroglou. A ascensão do Raúl no grupo e a excelente entrada de Seferovic esta temporada, poderá mudar um pouco esse panorama se o Vitória quiser. O Jonas e o Mitroglou são jogadores menos energéticos que o Aboubakar e o Soares do Porto. Por isso, é que o Conceição usa extremos falsos, para com o Óliver (que em breve irá ser engolido pela maior parte dos meio-campos nacionais, até porque o Brahimi e o Corona não apresentam índices elevados de regularidade), conseguir dar ao jogo ofensivo, aquilo que os seus avançados não conseguem dar: técnica e criatividade. Mas, com o Seferovic e o Raúl, o Vitória pode manter um pouco do modelo mais técnico e elegante, com um toque mais moderno, pois estes dois pela sua energia e mobilidade permitem que jogadores como Zivkovic e Rafa possam explanar o seu jogo como falsos extremos. Algo que com Mitroglou não resulta tão bem, pois o gigante grego é muito fixo no corredor central, não desviando a atenção dos centrais para outras zonas, ajudando a criar espaços para a penetração dos falsos extremos.

      Eliminar
    2. «Não te esqueças que o Rui Vitória fez da defesa do Benfica uma das que melhor jogavam segundo o Guardiola, e nessa pré-época muita gente falava mal porque o Benfica sofria derrota após derrota.»

      Sim fez, mas a defesa que o Pep elogia não tem nada a ver com a defesa do Benfica da pré-época e do início do campeonato. Duvido até que esteja relacionado com o "processo". O RV é que percebe que o que pretendia não dava e tem a humildade de mudar e fazer diferente. Noutros tempos era para cavalgarmos heroicamente de derrota em derrota até à "vitória" final. ;)

      Eliminar
    3. Em relação ao que o Pep disse,bem, parece-me mais um elogio caridoso do que outra coisa.

      Já para a organização defensiva desta equipa como disse o RB sofreu alterações nomeadamente os elementos que a compõe e isso pode fazer toda a diferença.

      E nem desde o primeiro minuto que a equipa estava preparada para a forma como O Leipzig jogou quanto mais depois de meia hora.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Ontem alguém disse:
    Digam lá alguns jogadores que o Benfica podia ir buscar
    aqui vai várias possibilidades:

    Com dinheiro de Ederson (30 Milhoes) e ainda sobrava (GR Makaridze , Rulli , Pyatov , Kasper Schmeichel , Sommer , Dubravka , Skorupski , Baumann)
    DC Francesco Acerbi , Doria , com 30 milhoes de Lindelof ainda sobrava.

    Com a venda de Semedo 30 milhoes e ainda sobrava (DD José Luis Gómez ,Santiago Arias , Malcuit , Widmer , Bereszynski , Mehdi Zeffane , Elabdellaoui , Calabria , Widmer)

    Com a venda de Samaris e Felipe Augusto e Hermes uns outros (25 a 30 milhoes )para a posiçao 6 para ir rodando com Fejsa - Jean Michaël Seri , Mokotjo ,Luiz Gustavo , Xhaka , Thiago Mendes , Guido Rodríguez , Ascacíbar , Ofori.

    Com o dinheiro de Carrilo (16 18 Milhoes) para ajudar Pizzi na posição 8 Shatov , Leroy Fer , Maksimovic , Demirbay , Sebastian Maier , Fofana

    MAE com a Venda de Rafa (17,18 milhoes?) e para alternar com Rafa Arda Turan (Emprestimo) , Konoplyanka , Yarmolenko , Taison , Gonzalo Martínez.

    Nem mexi no valor do Guedes 30 milhões !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim isto de ir buscar mais jogadores só porque sim não faz muito sentido.. mas já agora um que me impressionou bastante foi Yacizi do Trabzonspor!

      Eliminar
    2. 'Com a venda de Rafa (...) e para alternar com Rafa' lololol

      É o Rafa de Schrodinger: ora está no clube para onde tinha sido vendido, ora está no Benfica a alternar rsss

      Esta ainda foi melhor que aquela do Carcela, em termos de comédia involuntária!

      Eliminar
    3. enganei-me , queria dizer para alternar com Cervi.

      Eliminar
    4. Eu é que me riu com vocês , que veem futebol mas nao percebem nada , e o vosso riso só demonstra ignorancia. Tu es aquele que nao critica o Rafa mas critica o Sálvio , e que acha Rafa melhor que Carcela , quando aprenderes a ver futebol e olha que não é só quando o jogador tem a bola no pé , mas principalmente quando não a tem. depois vem falar comigo.
      Por ultimo O carcela Marroquino que nao estava no futebol portugues , vai ver os minutos que fez no benfica e compara com o Rafa e ve as estatisticas de golos e de assistencias , e quando parares de rir , depois tem a coragem de aparecer aqui e dizer-me.

      Eliminar
    5. É cada vez mais cristalino que percebes tanto de futebol como da língua portuguesa...sobre isso das estatísticas e tal, dou-me ao trabalho de deixar um link (com outro link dentro e tudo, vê lá como eu não quero que te falte nada!):
      http://www.lateralesquerdo.com/pt_PT/2017/07/30/a-estatistica-que-tenta-explicar-o-jogo-lisandro/

      Aprende que ele não dura sempre.

      Eliminar
    6. Bruno:

      Dos jogadores que colocaste, os que poderiam ter lugar no Benfica e acrescentar algo, não temos dinheiro para os contratar e oferecer um vencimento como os que têm agora. Tão simples como isto.

      O dinheiro das vendas não é apenas para voltar a investir. Se assim fosse não reduziríamos o passivo.

      Eliminar
    7. BP:

      Por acaso tirando a crítica que o Bouças faz aos sistemas de pontuação dos sites tipo goalpoint, que concordo... não concordo com ele na leitura que faz ao lance do corte do Lisandro e sobre o seu posicionamento.

      Se reparares, há um atraso na recuperação dos dois médios encarnados face ao portador da bola do Leipzig. Estes jamais nunca iriam chegar a tempo se este passasse a bola para o espaço entre a linha defensiva (se o Lisandro tivesse subido para fazer a linha com o Rúben Dias) e o guarda-redes, para que o jogador que desmarcava-se atrás do Lisandro ficasse de cara para o golo.

      Ao invés disso, o Lisandro percebeu desse perigo e recuou. O Rúben deveria ter feito o mesmo, deixando o trabalho de pressão sobre o adversário para os médios.

      Isso anularia as opções de passe do portador da bola, cuja solução seria preparar o remate. Essa preparação era o tempo suficiente para os dois médios Chrien e Fejsa conseguirem aproximarem-se dele.

      Já agora, o Rúben Dias está muito por fora, deixando o adversário por dentro... isso não se deve fazer, porque o corredor central é sagrado.

      Eliminar
    8. BP só me dás razao , analisa os jogos do Rafa e vê as vezes que ele nao sabe soltar a bola na altura certa , ve as vezes que ele quer passar o adversário e não consegue , tenta ver quanto tempo tem a bola no pé segurar o jogo e saber sair dessas situaçoes , vê as vezes que o Rafa nao procura jogo e esconde se do jogo ,E depois vê nos momentos defensivos o trabalho de Rafa a conseguir Roubar bolas ou fazer pressão de forma que o o jogador da outra equipa nao tenha nem terreno para progredir nem para passar a bola.

      Vê e depois diz-me. o que faz a equipa nao ter linhas de passe , dai dizer que joga-se com menos um , porque será que até na BTV dizem que Cervi pode nao estar a jogar muito , mas está sempre em jogo , porque nao se esconde sabe fugir d de situaçoes de aperto ,sabe soltar a bola na altura certa e para o sitio certo a maioria das vezes ,e porque procura defender e depois ai e antes que digas mas também falha , claro todos falham mas a maioria das vezes resolve bem ou pensa bem.

      No Benfica quando nao joga Jonas nem Pizzi o meio campo desaparece e nao ha ligaçao e isso é por demais evidente. porque o Rafa joga a espera da desmarcaçao e para velocidade aparecer a frente do GR , mas o problema é que mesmo nisso ele raramente consegue passar ou decidir bem e depois o Benfica é uma equipa Grande e está sempre a jogar contra os adversários atrás da linha da bola.

      Se o Rafa é tão bom porque é que nem um minuto fez pela selecçao no Euro e foi desconvocado agora??

      Carcela não é o melhor extremo do mundo mas entre Carcela , Rafa e Carrilo , prefiro Carcela , porque ele sabe pressionar e sabe segurar jogo e é um jogador que sabe dar o ultimo passe e procura o jogo , é o chamado jogador inteligente assim como é pizzi , Mitroglou , Jonas, e parece me Seferovic , Cervi , Salvio (quando está em forma) e Zivkovic , sao jogadores que mesmo rodeados tem que saber pensar rapido e executar ainda mais rapido , há anos atrás tinhas um só que devia ser dos poucos naquela altura , que aparece ai na foto do blog de nome Joao Vieira Pinto.

      Eu só disse para ver as estatisticas porque mesmo elas nao mentem . como nao mentem as do C Ronaldo nem as do Messi , até porque eu lembro -me bem da qualidade do carcela e a qualidade a meter a bola nos avançados , Não tenho memória curta.

      Eliminar
    9. Só mais uma coisa o melhor jogador de futebol , como eu costumo dizer com quem jogo , não é o das fintas , mas o que descomplica , o que sabe meter bola mais simples , ou seja o mais inteligente.

      Vou dar um exemplo : E reparem muitas vezes isso acontece e vai voltar acontecer o Porto e o Sporting , principalmente o sporting se apanhar uma equipa inteligente a jogar a bola, sofre contra ataques que é um disparate , e o ano passado lembro me por exemplo varias vezes em situaçoes que bastava um passe para o sitio certo e o sporting ficava completamente desmontado , mas o futebol português é fraco e a qualidade também então preferiam fintar ou ficar com a bola a demorar uma eternidade para decidir.

      Porque é que admiro jogadores como Mitroglou , Jonas , Pizzi , porque leiem o jogo como ninguém , simplificam as coisas , não quer dizer que nao usem a tecnica ou que nao queiram fintar mas a maioria é um dois toques e sai passe bem decidido.

      Esses jogadores são os melhores , porque criam mais oportunidades de golo.

      jogadores como Rafa , Carrilo , só fazem que tudo que estava a ser construido , pare naquele momento.
      Dando tempo para a outra equipa nao só poder contra atacar como também respirar.
      Ok?
      Um abraço

      Eliminar
    10. PP, o Rúben estava demasiado fora, sim, mas dois metros à frente do avançado. Se o Lisandro não tivesse desfeito a linha por causa da referência individual, recuando, o avançado ficava na cara do golo, sim, mas em fora-de-jogo descarado!...e acho que é melhor não chegar a haver perigo porque o lance acaba por fora de jogo do que arriscar um corte in extremis na área - que neste caso saíu bem, mas podia perfeitamente ter chegado atrasado, podia ter feito penalti, podia ter sido tirado do lance com uma finta para dentro,...

      Este é um excelente exemplo do que falo do Lisandro, há anos...ele não tem inteligência de jogo para uma defesa à zona com linha alta porque move-se demasiado em função de referências individuais...era bom para o futebol antigo, de defesa homem a homem, carrinhos a torto e a direito e bola para o pinhal...

      E o lance no início do jogo? Queria que o Varela saísse àquela bola?!?!..,

      Eliminar
    11. Boas pessoal.

      Também não acho que o Lisandro seja tão vilão como o Bouças o pinta, mas não está tão inocente como o PP o faz.

      O Bouças apresenta duas soluções: a primeira o Lisandro realinhar pelo Ruben, a segunda o Lisandro fechar e ocupar o espaço do Ruben.

      Se virmos o lance sem a pausa para ler o texto percebemos que, como nestas coisas de alta-competição, não é só o metro quadrado que está caro, o tempo de reacção e raciocínio também. O que me parece é que Lisandro fica a matutar nas opções que tem e o decorrer da partida acaba por o obrigar a tomar uma decisão.

      Sempre que vi o vídeo, e antes de o BP o ter partilhado devo ter visto umas 5 ou 6 vezes, sempre tive a mesma dúvida do PP: então e os dois tipos nas costas do Lisandro?

      Vamos então ver o movimento colectivo.

      No início do lance, com a bola no meio e o portador orientado para a esquerda do Benfica, Carrillo está a recuar, a acompanhar o "extremo" do RBL (00:00). Quando a bola sai para o lado contrário, Carrillo (neste momento o homem mais recuado) pára e deixa o tipo do RBL ir por ali fora (fica agora em fdj) (00:01).

      Quando a bola chega ao corredor direito do Benfica (00:03) já Carrillo "ultrapassou" Grimaldo e Lisandro ainda é o mais recuado, tendo ficado para trás no movimento de subida de toda a linha defensiva (não consigo perceber se o tipo entre Lisandro e Grimaldo é o Fejsa ou o Chrien).

      Nesta fase o PP vai "com tudo" ao extremo do RBL que com toca simples para dentro onde aparece um tipo a jogar à vontade. Aqui nota-se a falta de alguém para fazer a cobertura e é na resposta a este toquezinho que tudo vai para o galheiro. - Momento 1

      Eliminar
    12. Agora antes do momento em que o Bouças pausa o vídeo (00:05):

      Dois tipos do Benfica bem juntinhos à frente do Lisandro, a quererem limitar a acção dos tipos que o RBL tinha entre-linha; Rúben meio perdido a acompanhar o movimento da bola com os olhos fica a meio caminho entre ir ter com o PP e tapar o buraco que abriu nas suas costas; Grimaldo segue o avançado que se desmarca à sua frente; Carrillo começa a descer novamente para acompanhar o movimento do Grimaldo; Cervi mais à frente flecte para o meio a passo. - Momento 2

      Entretanto o lance desenrola-se.

      O que me parece é que Lisandro não percebeu o que se estava a passar. Tirando aquele instante do Carrillo, Lisandro é sempre o jogador mais recuado do Benfica, é um tipo que vive alheado do que a equipa em seu redor faz. Nos instantes que antecedem o Momento 1 Lisandro não se apercebe da cratera que o movimento do Ruben abriu entre eles. Está parado a olhar e acaba por ser "Fejsa" quem se desloca para tentar tapar esse caminho.

      O Momento 1 acontece.
      Lisandro ainda está parado no mesmo sítio a tentar ler o jogo; o médio que devia ter saído ao portador (Chrien) ficou parado à entrada da área e Fejsa interrompe o seu movimento e ficam os dois médios juntinhos; Rúben Dias pára por a bola ter regressado a terrenos mais interiores; Grimaldo apercebe-se do posicionamento de Lisandro e desloca-se para estorvar o avançado à sua frente.

      No Momento 2, aquele que antecede o passe a rasgar há ligeiras nuances em relação ao Momento 1. Como consequência de Rúben e Fejsa terem parado, Lisandro nem se ter mexido e Grimaldo estar agora preocupado com o tipo à sua frente, Carrillo está a encurtar distância para o espanhol e dessa forma poder responder se a bola for colocada num dos dois jogadores do RBL à sua frente, Fejsa ultrapassou Chrien e já está quase a chegar ao portador, Lisandro está a colocar o jogador que vai receber a bola em jogo.

      Para a situação de perigo que se desenvolve há então vários comportamentos que estão errados. PP vai com muita ânsia ao jogador do RBL, promovendo a deslocação do Rúben; Rúben vai à doida encurtar distâncias para o PP esquecendo o espaço que deixa nas costas; vendo o espaço entre ele e RD, Lisandro deveria ter tomado um dos comportamentos que o Bouças disse; dessa forma Fejsa ficaria solto para "fazer outra coisa" que não ter de tapar um de dois buracos; Chrien deveria ter saído daquele lugar antes dando a cobertura avançada que a equipa precisava e no Momento 2 não deveria ter acompanhado Fejsa, antes deveria ter ficado para trás.

      Eliminar
    13. Há várias conclusões que se tiram daqui. Para mim a principal é que há muito trabalho para se fazer no campo de treinos e muito vídeo para se ver.

      No que toca ao Lisandro o que sobressai é que tem a maturidade, capacidade de ler o jogo e velocidade de pensamento de putos de 19/20 anos que chegaram agora à equipa principal (PP, Rúben, Chrien...).

      Se Lisandro, vendo o jogador à sua frente (que é o que se lhe pede) subir, subisse também ele, o destinatário da bola ficaria em fora de jogo. A responsabilidade de colocar o das suas costas é algo que recaía em Grimaldo. Ora, o espanhol reage ao facto de o LL ter ficado estático. Se o espanhol não reagisse, LL estaria a colocar dois avançados em jogo!

      Se LL vendo a cratera fechasse esse espaço, Fejsa bem próximo em vez de tentar ir fechar a cratera tomaria as vezes de Lisandro controlando aquela área. Já nesta opção Chrien não necessitaria de ir fechar o espaço a ninguém porque os caminhos para a baliza estariam tapados.

      Lisandro não é o culpado único pelo lance, mas que as suas acções e decisões não se coadunam com o estatuto que tem no plantel, não. Que demonstra uma lentidão de raciocínio e uma incapacidade de ler o jogo gritante, demonstra. Até o Rúben se apercebe a dada altura da borrada que fez e de como tentar minorar isso. O Lisandro naqueles 5 segundos comporta-se como uma estátua, está sempre a jogar um jogo muito dele e pouco colectivo.

      Eliminar
    14. RB, são lamentáveis análises tão superficiais, sem qualquer atenção ao detalhe! A quantidade de nanossegundos de jogo que ignoraste na tua análise é confrangedoramente elevada! ;)

      Eliminar
    15. RB:

      Não concordo com a tua leitura crítica do Lisandro neste lance.

      Já agora, convinha apontares para a vantagem numérica de jogadores do RBL na zona do Lisandro e do Grimaldo. O recuo do Lisandro é uma forma de combater essa ameaça.

      O que me parece claro é que essa dupla entre Lisandro e o Rúben precisam de jogar mais vezes para entrosarem-se melhor. Por vezes nem sempre a solução melhor é subir, porque estas equipas alemãs são bem trabalhadas para fugir a isso.

      Neste lance também se vê a imaturidade táctica do Chrien.

      Estas derrotas do Benfica são o real investimento do clube na formação e potenciação destes miúdos.


      BP e Bruno:

      Tenham atenção ao tom e respeitem-se. As opiniões divergentes são benéficas porque representam perspectivas distintas e complemwntares.

      Eliminar
    16. PP,

      Eu relatei essencialmente aquilo que vi. Quanto ao LL nem sequer disse que ele devia ter feito "isto" ou "aquilo". (A minha opção "preferida" teria até sido ele fechar o espaço, para então o Fejsa se posicionar como "3º central" e o Chrien cobrir a entrada da área, ou seja, em vez de ter de fazer um sprint para trás, bastaria ter feito uma ligeira corrida para o lado, limitando assim as opções de passe e do portador.)

      A minha leitura crítica do Lisandro neste lance não difere muito da minha leitura crítica do Lisandro noutros lances, porque o jogador também não: ele simplesmente não percebeu o que se passou!

      Vai rever o vídeo e vês que o Lisandro só começa a esboçar uma qualquer percepção do que se passa aos 00:05. Entretanto já se passou tanta coisa ao nível de movimento da equipa e dos adversários (já foi o mais recuado, deixou de ser, voltou a ser; esteve no meio de um cacho de 3 dos RBL, teve um adversário directo para marcar e ficou sozinho no meio de dois do RBL).

      Quando digo que o Lisandro «tem a maturidade, capacidade de ler o jogo e velocidade de pensamento de putos de 19/20 anos que chegaram agora à equipa principal (PP, Rúben, Chrien...)» não estou a culpar LL pelo lance, estou a responsabilizá-los a todos.

      No meu entendimento neste lance há um jogador que sai imaculado (Carrillo), dois que estiveram bem de acordo com o pedido, mas que deveriam ter feito as coisas de forma diferente face às circunstâncas (Fejsa e Grimaldo) e todos os outros envolvidos (PP, Rúben, Chrien e Lisandro) mal.

      Mas do lote destes quatro, Lisandro não chegou ao clube este ano, como o Chrien; não chegou à equipa principal este ano, como o Rúben; e Lisandro tem mais jogos a titular pelo Benfica do que o PP tem como profissional pelo Benfica!

      O nível a que chegámos com o Lisandro é de o comparar com putos imaturos e sem experiência de alta-competição! Houve um desses putos que o atirou para terceira ou quarta escolha. Já subiu da B à Principal e agora foi para outras paragens. Será que Lisandro será novamente ultrapassado por um puto da B? E se o for, não dirá isso muito da qualidade que ele tem? Se ele é bom para correr e fazer carrinhos resta esperar que o Mendes tenha lá 15 mendilhões no Wolverhampton, que em Inglaterra é que vibram muito com essas manobras...

      E já agora «Para mim a principal [conclusão deste lance] é que há muito trabalho para se fazer no campo de treinos e muito vídeo para se ver.». ;)

      Eliminar
  6. BP , tu precisas ser rude , quando as pessoas dizem o que pensam , podes nao gostar e ter a tua opinião sem ter que criticar a pessoa, mas nao precisas atacar. eu acredito que somos todos benfiquistas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, um simplesmente uso muito o sarcasmo e a ironia na forma como comunico. Nunca foi minha intenção ser rude contigo, muito menos ofender-te. Se assim o sentiste, peço-te desculpa.

      Eliminar
  7. Nem me referia a mim , Mas sim a isto:
    RB, são lamentáveis análises tão superficiais, sem qualquer atenção ao detalhe! A quantidade de nanossegundos de jogo que ignoraste na tua análise é confrangedoramente elevada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendi como um comentário positivo, bem disposto, com alguma ironia. Só que nem toda a ironia serve para mandar abaixo. Neste caso dá para nos rirmos todos. ;)

      Eliminar
    2. Ah Bruno, ok. Pois esse comentário à análise do RB foi mesmo como ele o entendeu - descaradamente irónico! Como podia não ser, depois de ele fazer uma análise tão detalhada, segundo a segundo, dos movimentos de todos os jogadores envolvidos?!

      RB, fico contente por te ter feito rir! Reconheço também nos teus textos uma ironia espirituosa e um sentido de humor que aumentam a efectividade da mensagem que queres passar e o prazer de quem te lê! ;)

      Tenho um compromisso filosófico com a importância do humor na vida e, embora tenha pena que tanta gente não o compreenda e/ou se leve tão a sério, este compromisso não é negociável...

      Eliminar
  8. Muito bem , ainda bem que assim é , então que continuemos a dar os nossos palpites com alguma picardias á mistura mas de forma respeitosa. ;)

    ResponderEliminar