08 julho 2016

Pepe e William...


... ou em equipa que ganha não se mexe?

Estas são as duas maiores dúvidas relativas ao onze da selecção das quinas para a final de domingo. Relativamente ao central luso-brasileiro, ele tem sido fundamental no controlo do espaço nas costas da defesa. Ele, é talvez o melhor jogador para segurar a velocidade do luso-descendente francês Griezman, talvez a maior ameaça ofensiva gaulesa neste Europeu. Ora, isso fará com que desfaça-se a dupla que tão boa conta deu de si nas meias-finais: José Fonte e Bruno Alves. À partida deste Euro 2016, esta seria a dupla de reserva, mas ao longo da competição, pelo menos o camisola 4, mereceu ganhar o lugar no onze, mesmo sem jogar no lado do centro da defesa onde tem dado nas vistas por terras de sua majestade. Depois há Bruno Alves que apesar de alguns pormenores, fez um enorme jogo frente ao País de Gales. Ah! E, não esquecer que o veteraníssimo Ricardo Carvalho já deve estar em condições para este encontro. Ou seja, quem jogará ao lado do Pepe? Na minha opinião, jogaria com o José Fonte, até pelo conhecimento que ele tem de defrontar o Giroud, na Liga Inglesa.

E, no meio-campo? William Carvalho ou Danilo Pereira? É verdade que o William já tem um entrosamento elevado com o Adrien e o João Mário, mas também não é menos verdade que o Danilo frente ao País de Gales esteve muito bem, ao contrário do William frente à Polónia (basta recordar na lentidão com que abordou o lance do golo do Lewandowski). Depois, em termos tácticos, o Danilo permite uma maior amplitude de movimentos que o William parece não dar neste momento. Isto é importante, porque liberta ainda mais o Adrien, o João Mário e o Renato Sanches em termos ofensivos. O portista é um jogador mais rápido que o leonino e tem um melhor jogo de cabeça, apesar de frente à Islândia tal não ficar bem demonstrado, muito devido à articulação com a linha defensiva. Sendo assim, neste caso, manteria o Danilo Pereira no onze.

William Carvalho ou Danilo Pereira frente à França? O que não acho aconselhável é ambos
jogarem de início na final. Seria enviar a mensagem errada para a equipa.

16 comentários:

  1. Jogar o WC e as suas 3 velocidades, devagar, devagarinho e parado, que pressionado me lembra o Michael Thomas, é meio caminho andado, para perder o jogo sobre o qual não tenho grandes expectativas !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu penso que o William perdeu muito do seu fôlego inicial. Quem o viu no ano passado no europeu de sub21 e o vê agora, depois da desgastante temporada, percebe-se que ele não está no seu melhor. Por oposição o Danilo está bem fisicamente. Por isso mesmo, apostaria neste em vez do William. Uma coisa é certa, os dois de início é que não.

      ;)

      Eliminar
    2. Ahhh Michael Thomas,que boas (not) memorias ele me traz.Sem duvida que Pepe tem de jogar com Jose Fonte e Danilo esta bem melhor que o WC.

      Eliminar
    3. Por falar do Michael "Big Balls" Thomas, sabiam que ele já deu um título ao Arsenal com um golo no último minuto de jogo frente ao Liverpool em 1989?

      https://www.youtube.com/watch?v=aAZK5PpOZOQ

      ;)

      Eliminar
  2. Na minha opinião o onze para a final deve ser este : http://this11.com/play/abLv5MnamK.png

    Prefiro o Danilo a 6, é mais jogador que o William.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Relativamente a esse onze, continuaria a apostar no Adrien a titular em vez do André Gomes. Gostei muito da exibição dele frente ao País de Gales.

      Eliminar
  3. Danilo não tem pés. E defensivamente, deixa muito a desejar, no jogo aéreo. Vale mais um William em esforço que um Danilo em condição máxima.
    Carvalho bem, é dos melhores médios defensivos do mundo, na construção de jogo. Tem enorme qualidade de passe, e não, não falo em lateralizações.
    Depois, apenas secou Rakitic e Alaba... Danilo teve pela frente um King que não tem metade do talento do Ramsey. Aqui não há discussão. Igual ao Pepe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Danilo tem tanto pés como o William, não vás por aí. A crítica que fazes ao jogo aéreo defensivo do Danilo é devido à exibição frente ao jogo contra a Islândia. É um erro comum colocar a responsabilidade sobre o Danilo em vez de olhar também para o posicionamento da linha defensiva, que quando a equipa perdia a bola recuavam rapidamente, deixando um enorme fosso entre o Danilo e essa linha defensiva (isto porque o médio-defensivo saia para conter o contra-ataque adversário). Ora esse foi o maior problema. Por isso é que o Danilo, o Pepe e o Ricardo Carvalho perderam todos os duelos contra o Sigthórsson. Não foi apenas o Danilo, foram também o Pepe e o Ricardo Carvalho e estes são exímios no jogo de cabeça. Já agora, o próprio Jesus falou que o William tinha essa lacuna no seu jogo de cabeça...

      Se a ideia era ter o melhor médio-defensivo construtor de jogo, então mais vale adaptar o André Gomes, tal como o Jesus fez com ele no tempo que jogou no Benfica, pois é o nosso melhor médio para esse perfil.

      Quanto a essa do secar o Rakitic e o Alaba, enfim, não vi esse jogo de pares como tu viste. Apenas, destaco as lentas reacções à perda. Basta ver o lance do golo do Lewandowski, que apesar do erro do Cédric, a reacção de cobertura do nosso médio-defensivo no eixo central da defesa é para lá de medonho.

      Verdade que o Danilo não teve o Ramsey, mas teve o King que é referência do Leicester. De qualquer maneira, isso só lhe permitiu ter mais liberdade para chegar à frente, tal como fez. Aqui, confesso que deveria ter passado ao Nani ou ao Ronaldo, no lance em que ele remata à figura do guarda-redes já dentro da pequena área.

      Como podes ver, ao contrário do que pensas, é sempre discutível estas opções, pois a realidade é que nem um nem outro tem sido um indiscutível. Agora, o Danilo tem estado em melhor forma que o William, que parece um jogador que entra já com uns 10km feitos antes da partida começar.

      Eliminar
  4. Até digo mais. Danilo é uma mentira de jogador. E o Porto com ele a titular, apenas está a atrasar o desenvolvimento do seu Xabi Neves. Por 20 milhões, vendia-o de olhos fechados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20M€ por um "6"?! Por aqui percebe-se o valor que dás ao Danilo Pereira. Se não fosse realmente bom não valeria isso.

      O problema do Porto não está no Danilo. Está sim nos outros médios-interiores que compõem o meio-campo. Mas, isso é assunto para outras núpcias.

      ;)

      Eliminar
  5. Só lateraliza jogo, lento com a bola nos pés, mau na abordagem à bola no jogo aéreo... não é jogador para uma seleção finalista. É um bom suplente, no máximo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira frase descreveste bem o William neste momento. Se há médio-defensivo que faz algum transporte de bola é o Danilo. E muitas vezes por arriscar isso, tentando romper linhas, como acontece no Porto é criticado.

      Eu gosto do Danilo e do William. Até acho que teoricamente, o William com Adrien e o João Mário são mais fortes. Mas, para o ser-lo é preciso o William estar em boa forma, o que não está! Por isso, neste momento prefiro jogar com o Danilo.

      E, já agora, só para que conste, na minha opinião, o melhor meio-campo das quinas é formado por André Gomes, João Mário e Renato Sanches. Ou seja, estou a ser o mais objectivo possível com esta defesa pelo Danilo em detrimento do William e até mesmo do André Gomes.

      Eliminar
    2. Danilo com o tempo vai demonstrar o flop que é. Já vi N de vezes a falhar o salto na interceção de bola, colocando os centrais em apuros.
      Jesus disse que Carvalho é mau no heading em relação à baliza; Não nas bolas a meio-campo, onde tem ganho quase tudo.
      O único problema dele é recuperação de posição. É lento. Danilo é mais forte aí.

      Eliminar
    3. jorgen80, não é bem assim. O William e o próprio Danilo estão melhores desde que o José Fonte entrou para o eixo defensivo. Para mim, o verdadeiro problema dos lances aéreos defensivos está no posicionamento da linha defensiva relativamente ao médio-defensivo.

      Eliminar
  6. Bom, estamos a discutir o nosso onze para a Final do Europeu. Neste momento apenas duas Nações futebolísticas têm este problema...
    Quanto a Danilo e William, penso que são, hoje por hoje, dois jogadores de nível global semelhante e têm estado ambos em registo 6 numa escala de 10.
    Encontro vantagem para William na construção; quer pelo critério, quer pela capacidade de passe médio/longo. E dou vantagem a Danilo na velocidade de reacção, desarme e área de influência.
    Para amanhã, apostaria em Danilo pela combatividade e maior poder destrutivo das iniciativas de Griezmann, Payet e de quem possa aparecer por ali. Atribuiríamos assim mais tarefas de início de construção a Adrien, a quem dou 8 em 10 nos jogos efectuados. E depois, ora Renato (8/10), ora João Mário (7/10) vão pegando no jogo. Parece-me que um plano próximo do que tivemos com o País de Gales será o mais indicado.

    Saudações Lusitanas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a tua leitura Miguel Costa, embora não vejo essa diferença qualitativa a nível de passe que o William aparenta ter. Não acho assim tão mal o Danilo nesse capítulo. Acho é que ambos ainda não se soltaram completamente neste torneio.

      ;)

      Eliminar