20 julho 2016

Puxão...


As razões para que Luisão e Nuno Santos mereçam um valente puxão de orelhas.

As pré-épocas do capitão Luisão já começam a ser um hábito, apresentando-se a um nível muito inferior ao que sabe e consegue fazer. Muitos pensarão que se trata dos sinais do tempo, da longevidade de uma carreira futebolística. No entanto, e porque há um histórico de situações semelhantes, penso que é um erro fazer-se essa interpretação. A verdadeira questão aqui está na mãe de todo o sucesso: a preparação. Nestas alturas da temporada, nota-se claramente quem se preparou e quem não fez convenientemente. E, é aqui que tenho de puxar as orelhas ao nosso capitão. Não se pode querer ser líder de um grupo de trabalho se não faz mais do que os outros, sobretudo o trabalho de casa. Em alta competição não podemos esperar que o talento resolve tudo. Hoje, o Luisão não deve ser responsabilizado pelo resultado do jogo, porque mesmo errando - e acabando por ser o elo mais fraco que o adversário forçou por aproveitar - a equipa encarnada poderia e deveria ter conseguido dar a volta a esses erros. Contudo, o jogo de hoje serve de perfeito exemplo das consequências para não se saber preparar. Como exemplo, de profissionalismo num outro jogo à mesma hora, no Bayern Munique vs Manchester City, vi um Alaba a jogar com uma frescura física surreal para aquilo que via do jogo do Benfica, mais concretamente com o Luisão. Recordo-vos que o austríaco veio muito recentemente de férias após o Euro 2016. Claramente, ele gozou as férias, mas teve o cuidado de se preparar minimamente para o impacto da pré-época a nível físico fosse o mínimo possível. Que este seja um exemplo a seguir para o Luisão e para todos os outros que queiram realmente triunfar no futebol.

Outro jogador que merece um valente puxão de orelhas e que pertence ao Benfica, embora emprestado ao Vitória de Setúbal, é o extremo Nuno Santos. O seleccionador nacional da equipa de futebol olímpica, o Rui Jorge, confessou hoje o motivo do porquê o extremo sair da convocatória para os Jogos Olímpicos em Rio de Janeiro. Foi o próprio jogador que pediu para não ir. Motivos? Porque veio de uma lesão e queria fazer uma pré-temporada com a sua equipa... Até posso simpatizar um pouco com o miúdo, mas bolas!... Estamos a falar em representar a selecção nacional numa grande e importante competição, que não iria prejudicar qualquer trabalho individual de pré-época que estivesse a fazer. Ainda por cima quando o próprio seleccionador mostrou abertura para adequar os trabalhos da selecção com os de pré-época das equipas. O pior disto tudo é que o Nuno acaba por estar a fazer mal a ele próprio, pois este tipo de decisões abala a confiança de um seleccionador que tem de ter garantias de compromisso do jogador com a causa nacional. Do ponto de vista da carreira do jogador, ele perde uma oportunidade de ouro para dar nas vistas perante uma competição cuja concorrência tem o mesmo nível de experiência que ele, logo nivelado onde o talento é ainda mais decisivo. Perante os jogadores da nossa selecção nacional olímpica convocados, não tenho dúvidas nenhumas que o Nuno seria a referência da equipa.


7 comentários:

  1. Concordo totalmente com o comentário. Não é a primeira vez que o Luisão, de quem gosto muito, se apresenta numa forma miserável no inicio de uma época, aliás, acho que é habitual. Só que, com a idade e com o surgimento do Lindelof, acho que desta vez é o seu fim como jogador habitualmente titular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez, com a qualidade do Lindelöf e sobretudo o que este pode representar no modelo de negócio do Benfica (uma receita avultada no final da temporada), o Luisão não vai ter as costas quentes por parte da direcção e vai ter que dar ao pernil.

      De qualquer maneira, mais do que o factor idade, o problema aqui está no nível de exigência em termos físicos que a alta competição exige hoje em dia aos jogadores.

      O Luisão é neste momento um jogador que requer uma série de 5 a 10 jogos de seguida para ganhar ritmo. Tenho a certeza que se cuidasse mais em casa as coisas seriam bem diferentes.

      Fosse o Rui Vitória e teria uma conversa bastante séria com o capitão. Eu acho que ele tem todas as condições para continuar no Benfica e lutar pela titularidade sem problemas nenhuns. Agora, ele tem de se preparar. Já na época passada e nas outras anteriores já tinha visto este filme.

      E, quando ao Nuno Santos? Acabei de ler as palavras que ele deixou e penso que está a ser muito menino...

      Eliminar
  2. Luisão está acabado. São 35 anos em cima. Será um bom 4 central. Não vamos encolher os ombros que a carreira dele não precisa disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sejas preconceituoso jorgen80... A idade não é o problema. O problema é falta de preparação e de certa forma de brio pessoal, o de querer ser o melhor. É essa motivação que fará o levar a treinar forte e duro antes da pré-época, em vez de continuar a fazer churrascos para a família.

      Jogadores como Maldini, Zanetti, entre outros, são bons exemplos de que o saber preparar-se, o saber cuidar-se, faz com que a idade seja o menor dos problemas.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nau, qual o problema de ele ir ao Rio de Janeiro? Até a nível de competitividade, para quem quer regressar à competição após grave lesão é o melhor para o jogador. Repara que a competição é praticamente toda feita com jogadores sub23...

      Assim, só estão a facilitar a vida do Neymar...

      Eliminar
  4. É a picanha! É a cervejinha (com aquele calô...)! É o samba! É as féria, pessoau!
    A carrera tá feita, né? Tem istatuto, é captão...

    Relativamente ao Nuno, o Benfica (e eu concordo) não cedeu os seus olímpicos... Porque teria ele de ir ao Brasil?

    ResponderEliminar