13 julho 2016

O subaproveitado


Como é possível o Benfica desaproveitar um jogador como o potencial do Bebé?


Para a maioria dos adeptos, a resposta é fácil. Ora o jogador não soube aproveitar as oportunidades, ora o jogador não era inteligente, ora o jogador tinha problemas técnicos. Se são apenas estes os argumentos, posso desde já contra-argumentar com o seguinte:
  1. Quantas oportunidades sérias teve o Tiago Bebé, para além de ir fazendo um ou outro jogo espaçado no tempo, pelo Benfica? A verdade é que se formos a ver bem, ele teve muito poucas oportunidades e todas elas em contextos distintos e espaçados no tempo.
  2. Se não era tão inteligente dentro de campo, porque razão não puxaram mais por ele nos treinos? É fácil criticar um jogador que só joga uma vez por mês e quando comete um erro defensivo, é logo colocado no queimador. Agora, porque não se faz o mesmo com jogadores que jogam constantemente e apresentam as mesmas lacunas?
  3. E, quanto ao nível técnico, como é possível afirmar isso, se esse sempre um dos seus pontos fortes? Basta, perceber a sua ascensão no futebol nacional, um pouco idêntica à de Nani... aliás, até mais rápida que este.
Ah! E não me venham com a questão de que se fosse muito bom aproveitaria os empréstimos nos clubes por onde tem passado. Mas, vocês acham que é assim mesmo? Acham que o contexto futebolístico que o Bebé ou outro emprestado é sempre o mais favorável para ele evoluir segundo os padrões de jogo do Benfica? Ou será que o empréstimo é muitas vezes concedido à equipa que possui condições para pagar os vencimentos por inteiro, mais prémios ao jogador e clube que o empresta?

Depois, não entendo a política de contratações do Benfica, ou como eles facilmente desistem das apostas de certos jogadores, num curto espaço de tempo. É que se ele foi uma importante contratação para o Benfica numa determinada época, porque é que se abandona a sua aposta na época seguinte, gastando-se dinheiro noutro jogador de mesmo nível para a mesma posição e mandando-o para empréstimo? Não deveria haver uma continuidade no trabalho desenvolvido no ano anterior, até para corrigir possíveis lacunas? Acredito piamente que se fosse real aposta, jogaria regularmente e veríamos uma enorme evolução no seu jogo. Tem tudo para dar certo.

Considera que, provavelmente, também chegou ao Benfica cedo demais?
Não, não concordo que tenha chegado ao Benfica cedo demais. Apenas penso que não tive oportunidades. As pessoas dizem 'Tens que te afirmar no Benfica, tens que dar mais' mas tenho que dar mais se tiver oportunidades. Não é colocarem-me em campo 10 minutos. Eu em 10 minutos não posso resolver um jogo, não posso mostrar aquilo que eu sei. Aqui sim, estou a ter oportunidade de me mostrar. O mister mete-me a jogar. Não tenho na cabeça que o mister me vai tirar no próximo jogo ou que me vai dar apenas 10 minutos ou 15 minutos. Por isso tenho confiança para mostrar aquilo que eu sei.

Esteve poucos meses no Benfica, depois foi logo emprestado. Falou com o treinador da altura, Jorge Jesus, sobre os poucos minutos que tinha de utilização?
É óbvio. Aprendi muito com o mister Jorge Jesus, como defender..., mas na minha opinião devia ter-me dado mais oportunidades. Acho que o Benfica tem bons jogadores na minha posição, mas penso que merecia mais oportunidades. Se me quiseram contratar foi porque acharam que eu tinha algum potencial.
Mas agora já não está lá Jorge Jesus, está Rui Vitória. Quando olha para a sua carreira futura a curto prazo, pensa que com Rui Vitória poderá ter as oportunidades que não teve com Jorge Jesus?
Não sei, sinceramente não sei. Se calhar, podia-me ter dado essa oportunidade agora e não teria vindo para aqui. Se não o fez... Mas estou vivo, estou a jogar aqui, num bom campeonato, agora tenho que marcar golos e ajudar o Rayo a alcançar os objectivos.
Está magoado com a falta de oportunidades que o Benfica lhe deu?
Sim, posso dizer que sim porque acho que merecia mais. É fácil as pessoas dizerem 'tens que trabalhar mais', mas as pessoas não sabem o que vai na cabeça do mister e se ele não dá oportunidades, não posso mostrar o meu valor.
Então quer dizer que não perde um segundo da sua vida a pensar no Benfica e num regresso?
Não, não, eu penso em voltar ao Benfica. A minha cabeça está aqui. Vou tentar marcar o máximo de golos possível, tentar fazer um bom campeonato para, para o ano, ter várias equipas interessadas e depois, se o Benfica não me quiser, ter várias possibilidades de escolha. Mas o meu objectivo é ficar no Benfica, fazer uma carreira bonita no clube, porque gosto do Benfica, porque é uma equipa grande.
por Bebé em entrevista (Outubro de 2015)

Por isso é que não consigo entender como o Benfica não consegue aproveitar o potencial futebolístico e atlético que este jogador tem. Convido o leitor a enumerar quantos craques do futebol mundial conseguem aliar potência física, a velocidade, a resistência, a técnica, num corpo de mais de 1,90m de altura? Poucos, muito poucos jogadores têm este perfil técnico-físico. Assim de repente, recordo-me do Sissoko. Esse mesmo que no passado domingo criou alguns problemas à nossa defesa campeã da Europa. E, isto só por si deveria ser motivo para tentar não deixar cair um jogador como o Bebé. Ainda para mais, quando sabemos que veio de um contexto de dificuldades (onde impossibilitou ter uma formação equilibrada) e de uma família embora unida (como ele diz) é pouco estruturada e com lacunas que não o permitem ajudá-lo a elevar ainda mais o seu nível.

Não deixa de ser paradoxal como o Benfica na mesma semana que vende o Bebé ao Eibar, contrata o argentino Óscar Benítez ao Lanús, para a mesma posição do Bebé. E tudo isto num cenário, em que para essa posição o Benfica tem na actualidade: Pizzi, Salvio, Carrillo e Gonçalo Guedes. Isto para não falar em Victor Andrade, Jhon Murillo, Fariñas e Taarabt, que são tudo jogadores que podem jogar nessa posição. Não teria sido melhor aproveitar o que temos? E, dentro do que temos aproveitar este Bebé que já possui uma enorme experiência competitiva em vários importantes campeonatos europeus? É que aposto que, nem que seja pela experiência o Bebé é muito mais jogador neste momento que todos os outros. Depois, com a fome que ele deverá ter em mostrar e agarrar a oportunidade, com os seus 25 anos, estaria no momento certo para a sua curva de valor atingir o apogeu. E, com isso um soberbo rendimento desportivo (tetra à vista) e uma mais que possível venda gorda no final da temporada, pois duvido que depois de uma grande temporada ao serviço do Benfica o Bebé ficasse muito tempo por cá, até pelo perfil de jogador que é.

Eu entendo perfeitamente o negócio do futebol. Entendo também o nosso modelo de negócio, apoiado na aquisição de talento em tenra idade e a baixo custo, e se possível num contexto de co-investimento com uma terceira entidade, de forma a evitar o recurso à banca. No entanto, é preciso ver que os investimentos não podem ser semestrais ou anuais, mas sim no mínimo a 2 ou 3 anos (e nalguns até mesmo a 4 anos). Falta este controlo à estrutura encarnada, para evitar tanto desperdiço de talento e de oportunidades. O Bebé é um desses subaproveitamentos. Bastaria uns 6 meses de aposta no jogador para ele voltar à ribalta e valorizar-se. Enfim...

Não faz isso Be... Be... Benfica! Boa sorte Bebé e põe os olhos no exemplo do Éder!

14 comentários:

  1. Também estou de acordo que o Bebe devia ter jogado em vez do Mitroglou. Hoje estaria ao nível do Ronaldo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "também estou de acordo" pressupõe que eu esteja de acordo, e não estou.

      Eliminar
  2. Para falar em potenciais não aproveitados pelo Benfica preferiria falar antes do Nolito (hoje titular na selecção espanhola) e no Jara... Agora infelizmente não sei onde é que ele anda e acho que não deu em nada mas aquela época que ele fez no Benfica jogando quase sempre como suplente utilizado e marcando muitos golos decisivos foi muito boa. Além dos golos era um avançado muito forte tecnicamente e com muita garra, não percebi porque é que foi emprestado depois daquela boa época de estreia em 2010-2011.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses são outros bons exemplos, que já não estão no Benfica. Agora, o Bebé, pelo perfil futebolístico e físico que apresenta, para além da experiência e polivalência que tem, era ainda nosso e deveria ter sido aproveitado.

      Os jogadores são contratados e se não rendem em 6 meses são logo postos de parte. Isso para mim não tem lógica porque muitos deles custaram uma pipa de massa (casos de Djuricic, Taarabt, Cristante,...)

      O Jara anda pelo México, num dos clubes principais, o Pachuca.

      ;)

      Eliminar
  3. E o Nélson Oliveira também, que por acaso sempre tinha pensado que ia dar um grande jogador...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Nélson é outro que vai pelo mesmo caminho e estupidamente, diga-se. Não tem lógica nenhuma este jogador estar emprestado pelo Benfica e depois não ter oportunidades de jogar e mostrar-se. Mas, oportunidades reais.

      Esta pré-época até poderia ser interessante, pois neste momento, com as férias de Jonas e de Jiménez, o plantel encontra em Mitroglou o único ponta de lança declarado. O Benfica poderia aproveitar este defeso para ver o Nélson e verificar a sua evolução. Isto até poderia funcionar bem, pois deixando o Raúl ir aos Jogos Olímpicos como deseja, e pensando nessa competição como uma grande montra, quiçá não se faria negócio com o mexicano no final de Agosto? Nesse caso, já se tinha assegurado a continuidade de alguém para desempenhar as suas funções. Alguém com experiência e qualidade para o fazer, como o Nélson Oliveira.

      Já agora, vejo com imensa preocupação a posição do Gonçalo Guedes no plantel encarnado. O Gonçalo já deu muito à equipa e ao clube e acho que deveriam protegê-lo no sentido de ser uma real aposta do clube. Agora, contratando cada vez mais jogadores para a sua posição, todos eles com cláusulas para jogarem na equipa principal, como é que vão gerir isto tudo?

      Eliminar
  4. Caro PP,

    Na minha opinião, o erro do Benfica foi ter contratado o Bebé,e não tê-lo dispensado (li que foi por 1,5M - não confirmado). Felizmente habituámo-nos nos últimos anos a um padrão de elevada qualidade nos nossos avançados: Cardozo, Saviola, Lima, Rodrigo, Jonas, Mitroglou e Raúl. Cada um no seu estilo, são todos jogadores de categoria. Bebé não se aproxima deste patamar e dificilmente lá chegará alguma vez. Também pode jogar como extremo, mas aí falta-lhe capacidade defensiva, inteligência táctica e qualidade para fazer algo diferente de um simples "carrileiro".

    Sendo o futebol um negócio de alto risco e alta rentabilidade, temos de estar preparados para falhar algumas contratações. Por vezes também pode fazer sentido contratar jogadores só para emprestar na esperança que se valorizem e resultem em mais-valias financeiras. Terá sido essa a tentativa aqui, sem sucesso. Mas para o nosso plantel - e considerando o elevado nível de qualidade que felizmente já alcançámos - precisamos de jogadores muito fortes em todos os aspectos: técnico, físico, táctico e mental.
    E algo absolutamente indispensável num jogador de alta competição hoje em dia: inteligência competitiva. Receio que nem o Bebé nem o Nelson Oliveira tenham sido abençoados com este dom...

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel Costa!

      A tua opinião recai bem no tipo de opiniões que visei neste artigo. Repara que até mencionaste os mesmos (não) argumentos de «falta-lhe capacidade defensiva, inteligência táctica e qualidade para fazer algo diferente de um simples "carrileiro"». No texto já respondi que essas desculpas são infundaveis, porque se houver interesse da parte de quem treina e contrata que o jogador triunfe, apenas dependerá do jogador. E, olhando para o seu trajecto, ele tem vontade. Assim, todas essas críticas seriam facilmente ultrapassáveis.

      O Benfica contratou o Bebé por algum propósito. Não pode é aceitar contratar pouco depois outros jogadores para a mesma posição. E, isto, não acontece apenas com o Bebé. Acontece com tantos outros. Outros jogadores que custaram muito mais dinheiro.

      Numa altura de enorme crise financeira, não faz qualquer sentido este tipo de desperdiço. Mais, isto acaba por gozar um pouco com a carreira dos jogadores.

      O futebol é um negócio de alto risco para quem chega ao mercado e contrata por nome, foto de perfil ou conselho de alguém. Aí todos os interesses são defendidos, excepto o interesse próprio do clube. Quais as reais necessidades do clube nos serviços de um certo tipo de jogador? Aquele perfil futebolístico encaixa bem na carência da equipa? Nada disto parece ser respondido.

      Depois, desculpa-me a ousadia mas «pode fazer sentido contratar jogadores só para emprestar na esperança que se valorizem e resultem em mais-valias financeiras» onde já viste isso a acontecer? Já agora, em cada 10 empréstimos quantas vezes isso acontece? É importante, começarmos a pensar nestes moldes, a questionarmos com tento sobre as coisas, para podermos evoluir e construir um Benfica muito mais forte.

      E, quanto à «inteligência competitiva», o que é isso para ti? Como se pode ter «inteligência competitiva» quando não tens hipóteses de demonstrá-la dentro de campo? E, quando jogas, jogas numa equipa cujo enquadramento é o seguinte: mandamos a bola para ti e tu resolves!?

      O problema do Bebé, do Nélson Oliveira e daqui a uns tempos do Gonçalo Guedes (temo que venha mesmo a acontecer, por isso miúdo, põe-te a pau!) é o mesmo: falta de oportunidades e algum proteccionismo para que eles possam evoluir.

      O Benfica começa hoje a disputar o Algarve Cup e leva 29 jogadores para jogar dois jogos. 11+11=22, sobra 7 jogadores para serem vistos, isto se o Rui Vitória quiser colocar um onze diferente de jogo para jogo.

      Alguma vez conseguimos fazer evoluir jogadores desta forma? Enquanto as grandes equipas europeias utilizam as pré-épocas para fomentar o seu modelo de jogo, no Benfica utilizamos para avaliar os jogadores.

      Isto reflecte a forma como contratamos. É bom? Tem pinta de craque? É bem parecido? Marca alguns golos? É barato? Então contrata-se! Depois avalia-se nos treinos de 30 jogadores (um absurdo no futebol profissional). O problema é que não se avalia bem os jogadores num período curto de estágio.

      Bem, mas isso é tema para outra altura... Espero que tenhas percebido, que as coisas não são tão preto e branco como referes, Miguel.

      ;)

      Eliminar
  5. Caro PP,

    Na minha opinião, o erro do Benfica foi ter contratado o Bebé,e não tê-lo dispensado (li que foi por 1,5M - não confirmado). Felizmente habituámo-nos nos últimos anos a um padrão de elevada qualidade nos nossos avançados: Cardozo, Saviola, Lima, Rodrigo, Jonas, Mitroglou e Raúl. Cada um no seu estilo, são todos jogadores de categoria. Bebé não se aproxima deste patamar e dificilmente lá chegará alguma vez. Também pode jogar como extremo, mas aí falta-lhe capacidade defensiva, inteligência táctica e qualidade para fazer algo diferente de um simples "carrileiro".

    Sendo o futebol um negócio de alto risco e alta rentabilidade, temos de estar preparados para falhar algumas contratações. Por vezes também pode fazer sentido contratar jogadores só para emprestar na esperança que se valorizem e resultem em mais-valias financeiras. Terá sido essa a tentativa aqui, sem sucesso. Mas para o nosso plantel - e considerando o elevado nível de qualidade que felizmente já alcançámos - precisamos de jogadores muito fortes em todos os aspectos: técnico, físico, táctico e mental.
    E algo absolutamente indispensável num jogador de alta competição hoje em dia: inteligência competitiva. Receio que nem o Bebé nem o Nelson Oliveira tenham sido abençoados com este dom...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Acho que a política geral de contratações do Benfica nos últimos anos deve ser vista numa perspectiva mais global e parece-me que pode haver mais do que uma razão para contratar um jogador, para além da perspectiva de entrar de caras na equipa principal. Nessas contratações, a taxa de acerto tem sido bastante elevada. Num segundo nível de contratações podem existir outras razões estratégicas e aparentemente têm sido cometidos mais erros.

    O meu comentário anterior, e neste reforço a ideia, dirige-se mesmo ao Bebé. Não vislumbro potencial neste jogador para chegar ao nível de Salvios, Markovics, Carcelas, já nem digo Gaitáns. E é com jogadores deste calibre que fomos e havemos de continuar a ser Campeões.
    Por muito trabalhado/treinado que seja um jogador, ele só poderá evoluir até um certo ponto, próximo do seu potencial máximo. A minha convicção é que ao Bebé falta-lhe algo que não se treina: o instinto, a decisão natural, aquele Sentir e Perceber o jogo que nasce ou não com o jogador. Idem, idem para o Nelson Oliveira - jogador que teve o seu auge aos 18 anos, em 2011...

    Já quanto ao Gonçalo Guedes, partilho das tuas preocupações. Neste caso acredito tratar-se de um jogador com esse potencial, com esse "algo mais" que nós precisamos. Caso não tenha espaço na equipa este ano, espero que a ser emprestado seja com critério, para uma equipa que lhe permita desenvolver da melhor forma o seu futebol.
    Mais logo ficaremos com uma primeira ideia do que poderão valer Zivkovic, Cervi e Bénitez - seus concorrentes directos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora é precisamente aí que discordo com a tua opinião Miguel. Na minha óptica o Bebé é um jogador sensorial. É o típico jogador formado na rua. Ele joga é muito com o instinto. É de certa forma anarquico como muitos outros que não tiveram formação o são. Mas, isso trabalha-se. Depois o Bebé tem algo ainda superior a muitos outros artistas de rua: a sua capacidade atlética. E é aqui que condeno o Benfica. É raro um jogador de 1.90m ser extremo e ter aqueles pezinhos. Bastava ele saber defender um pouco, bastando maior rigor posicional para ele ser visto logo com outro olhar. Depois a sua superioridade atlética e técnica iria sobrepor-se naturalmente.

      Não estou a ver muito mais jogadores que joguem a extremo com aquela capacidade atlética.

      ;)

      Eliminar
  7. O Bebé teve sempre contra ele uma imprensa de pseudo-entendidos que afirmavam que seria difícil fazer dele jogador .Mas o que é facto é que o Bebé jogou bem no Rio Ave , no Paços , no Córdoba e no Rayo . Penso que o próprio jogador se deixou afectar pois no Benfica jogou sempre realmente mal . Acho absurdo que no meio de tantos extremos não se d~e uma nova oportunidade a este jogador.

    O Nelson Oliveira é outro . Corre o boato entre os Benfiquistas de que é mau profissional , tem tiques de vedeta , é burro a jogar , etc. Claro que eu não sou dono da verdade nem percebo mais disto do que ninguém mas no Benfica , melhor do que Oliveira , só Jonas . E no entanto ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é possível um jogador jogar bem no Benfica se joga uma vez de quando em vez e sempre em contextos diferentes?

      Por exemplo, o Bebé chegou a entrar frente ao Bayer Leverkusen e depois passado uns meses foi jogar num jogo da taça da Liga ou da taça de Portugal.

      Isto não será uma forma de queimar o jogador?

      Ainda bem que não sou o único a pensar o mesmo sobre o Nélson Oliveira. Ainda ontem viu-se a necessidade de um matador. Dá-se oportunidades a Benitez que nem avançado é, afastando o Rui Fonte da sua posição e não usando o Nélson como ponta-de-lança.

      É isto que estou contra. O dinheiro e os troféus que temos mandado ao lixo com tanto desperdiço.

      Eliminar