18 julho 2016

O onze ideal do Euro 2016


Terá sido mesmo este o melhor onze do Europeu em França?


Apoiado num sistema de 4-2-3-1, a UEFA elegeu o seguinte onze como o ideal do torneio. Na baliza, o nosso bem conhecido Rui Patrício. Na lateral direita, o jovem lateral adaptado alemão Kimmich. No centro da defesa, uma dupla luso-germânica formada por Pepe e Boateng, respectivamente. Na lateral esquerda, o luso-francês Raphäel Guerreiro. Como duplo pivot foi escolhido a dupla galesa-germânica, com Allen e Kroos, respectivamente. O galês Ramsey é o número 10 da equipa e tem como alas os franceses Payet e Griezmann. O avançado goleador da equipa é o Cristiano Ronaldo. 

Onze ideal do torneio escolhido por um painel de
13 reputados observadorestécnicos da UEFA.

Parece-vos sensato estas escolhas? Para mim, nem por isso. A começar com a escolha defensiva germânica. O Kimmich foi um lateral adaptado pela selecção germânica que até começou o campeonato com o central Höwedes a lateral direito. Depois, de referir que no jogo da meia-final que opôs os alemães aos franceses, o jovem teve um erro comprometedor que levou ao segundo golo de Griezmann na partida. Quanto ao Boateng, o central embora tenha muita qualidade teve imensos problemas físicos neste torneio e a nível exibicional teve outros centrais em melhor nível, inclusive, na própria selecção alemã, como por exemplo, com o Hummels. Por mim, as escolhas deveriam ter sido o Srna como lateral direito e o Chiellini como central ao lado do Pepe. Sendo assim, dos 3 alemães no onze, apenas consentia a presença do Kroos. E mesmo aí, olhando para o perfil dos médios em jogo, acho que o Ramsey fazia bem a posição dele. Ora, e por falar em galeses, como é possível colocarem o Allen neste onze, e nem sequer colocarem o Bale? Mais, tendo sido o Renato Sanches um dos motores de jogo do futebol português e o jovem revelação do Euro, como é possível ele não estar neste onze e nesta posição do Allen? Pois é... deveria estar. Da mesma forma, que o Bale deveria estar no lugar do carniceiro Payet. Como podem reparar, mantendo o Griezmann no onze, porque de facto merece lá estar, falta-nos um jogador para completar o onze. E quem acham que deveria lá estar? O herói do Euro, como é óbvio! Ou seja, o Éder!

O meu onze ideal do Euro 2016.

4 comentários:

  1. O Éder jogou apenas um prolongamento, ou quase. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, mas foi o herói da partida... ;)

      Eliminar
  2. Águia Preocupada19/07/16, 20:15

    Não vi um Ronaldo a merecer estar na equipa ideal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não? Porque se continua a resistir em dar crédito ao Ronaldo quando ele de facto o merece?

      3 golos mais 3 assistências directas para o golo, tendo estado ligado em quase todos os golos da selecção nacional no Euro, excepto no golo do Renato e do Éder...

      Porque não mesmo?!

      Eliminar