11 julho 2016

O golo que...


... e, muito provavelmente, o mais importante da história do futebol nacional.






P.S.: Já votou no melhor golo do Euro 2016? Não? Então vote aqui como eu fiz!

Clique aqui para poder votar no melhor golo do Euro 2016.
Que o seu voto seja como o meu, pois é bem merecido.

4 comentários:

  1. Enorme Eder ! Fantástico ! Fabuloso ! Grandioso ! Enfim, nem tenho palavras... Mas isto foi a vitória de toda uma equipa e de um grande treinador : o mister Fernando Santos ! Prometeu que só voltava a Portugal dia 11 de Julho e que ia ser recebido em festa, cumpriu !

    E o Ronaldo... Que foi extremamente decisivo nesta conquista com influência directa em 6 golos. Que emoções que ele viveu durante aquela noite... E acho que a equipa ainda ficou mais forte depois disso, não podiam deixar escapar o título, tinham de ir buscá-lo para o nosso grande Capitão !

    Enfim, deixo aqui este vídeo que para mim resume tudo --> https://youtu.be/O91cO4KtaWo

    E já agora, na minha opinião, naquela noite o Ronaldo tornou-se no melhor jogador de sempre. E para quem não concorda, pode pelos menos haver discussão. Porque falou-se muito no Messi como o melhor jogador de sempre... Mas agora com esta conquista pela Selecção onde teve um papel decisivo o Ronaldo está indiscutivelmente num patamar acima do seu rival argentino, por isso para mim há a legitimidade de falar no Cristiano como o melhor jogador de sempre.

    Menção especial também ao Patrício (melhor guarda-redes do torneio, foi enorme) pelas defesas decisivas que fez, ao Pepe pela ENORME competição que fez, ao Guerreiro pela revelação que foi, ao Sanches (melhor jovem do torneio) pelo que joga, ao Nani pelos golos que marcou e ao Quaresma por ter sido decisivo frente à Croácia.

    Não menciono todos os nomes, apenas os mais evidentes, mas de qualquer forma a equipa toda está de parabéns por esta grande conquista.

    E noutro assunto, fica aqui uma pergunta que também me parece legítima : será que o Eder não ganhou o mérito de jogar alguns jogos a titular ? Porque na final, além do golo, fez praticamente tudo bem, não perdia uma bola no ar e acertava todos os passes. Com ele a titular poderíamos voltar àquele 4-3-3 clássico com Nani e Ronaldo em zonas mais abertas, onde jogam com mais naturalidade. Obviamente que a função do Eder não seria a de ser o goleador principal da equipa, essa é a do Ronaldo, mas poderia ser muito interessante para jogar como uma espécie de pivô no último terço, que aspira os defesas ganhando a bola de costas para a baliza e abre assim espaços para Ronaldo e Nani aproveitarem. Ou seja uma função parecida à do Giroud na equipa de França com Griezmann e Payet.

    E cheira-me que isto ainda é só o princípio... Poderá vir ainda mais, muito mais, nos 2 próximos anos na Rússia com a Taça das Confederações em 2017 e obviamente o Mundial em 2018...

    De qualquer forma, VIVA PORTUGAL !!! E VIVA A NOSSA GRANDE EQUIPA !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Spirited, não te esqueças do "jogo dos campeões":
      http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2016/artigo/2016/06/30/uefa-aceita-proposta-para-jogo-de-campeoes

      Sobre o Eder, certamente que em Setembro ele irá ser convocado e o mais provável é ser titular nos jogos a contar para a qualificação do mundial. Em 4-3-3, naquela fase de jogo, entrou muito bem e era o elemento que precisávamos. Agora, jogando de titular, é preciso que os nossos extremos não sejam bem extremos. Aliás, em 4-3-3, é preciso que os extremos sejam mais que extremos. Sejam também avançados que possam ajudar o Eder, mas também criadores de jogadas. É por isso que o Messi e o Neymar são dos melhores que há no mundo.

      Se o Ronaldo estiver recuperado, podemos inclusive fazer algo como o modelo de jogo francês, nomeadamente no ataque (Eder fazia de Giroud e Ronaldo de Griezmann).

      Agora, é importante comemorar, descansar e recuperar. Com esta dinâmica, mais Bernardo Silva, Fábio Coentrão e outros que ainda vão aparecer nos próximos anos, temos muito por onde escolher.

      Fiquei muito feliz pelo Eder, o qual tenciono escrever mais sobre ele, nos próximos tempos.

      ;)

      Eliminar
    2. Perfeitamente de acordo! O que esta vitória mostrou foi, sobretudo, que é realmente possível ganhar!
      Até agora, mesmo nunca perdendo a fé, acho que sempre faltou a noção que a vitória, mais que um sonho e um desejo, podia mesmo chegar. Acho que foi isso que faltou em 2004, e acabou também por acontecer noutros outros anos. Agora já não é sonho, é uma realidade.

      Agora sabemos que podemos ganhar, porque já ganhámos!

      Venha o mundial 2018!

      Eliminar
    3. E o jogo dos campeões contra o Chile? Quando é esse jogo?

      Eliminar