31 julho 2016

Muita confusão...


E, como seria de esperar, tantas entradas e escolhas só dificultam o trabalho de preparação.

O Lyon é uma equipa de Liga dos Campeões, mas não é nenhum bicho papão. É preciso referir isso, para podermos reflectir sobre a derrota por 3-2 frente aos franceses no último jogo da pré-época encarnada de 2016-2017. Fisicamente, a equipa francesa está a um nível físico invejável, mas o Benfica também não está assim tão mau quanto parece. O que realmente ressalta de negativo nesta fase da pré-época é a confusão que vai naquele meio-campo encarnado.

O modelo de jogo encarnado está assente num sistema que utiliza dois médios-centro. Um de características mais defensivas e outro de características mais ofensivas. Regra geral essas funções estão bem definidas para os jogadores que vão jogar. Frente a adversários mais fortes, poderão ter uma colaboração mais próxima e cuidada, do que é normal, por parte de um dos médios-ala/extremos da equipa. É desta forma que a equipa encarnada consegue equilibrar em números e em talento as funções de controlo das operações a meio-campo. E, nos últimos anos, o Benfica tem tido enorme sucesso, primeiro com Javi Garcia e Aimar, depois com Matic e Enzo, e mais recentemente com Samaris e Enzo, e na última temporada, com Fejsa e Renato Sanches. O denominador comum de todas estas duplas é que não nasceram da noite para o dia. Ou seja, requereram tempo e muito trabalho e treino.

Os 3 T's (tempo, trabalho e treino) são exactamente o que têm faltado aos jogadores do meio-campo encarnado. Para mim, é um pouco estranho, porque estamos a falar de pré-época que já começou no dia 1 de Junho (fará amanhã dois meses). Já é algum tempo em conjunto. Verdade que os jogadores do meio-campo não começaram a treinar todos ao mesmo tempo, desde o dia 1. Mas, mesmo assim, o Rui Vitória já pôde contar com a maioria deles antes de Julho começar. Se eu for a ver bem, até ao início de Julho, o Benfica tinha apenas como opção recente para o meio-campo encarnado o André Horta. Tanto Fejsa, como Samaris e o Talisca já transitavam do ano passado. Com o encaixe perfeito do André no grupo, Rui Vitória poderia ter aqui uma base de trabalho para preparar a próxima temporada perfeita, com 4 jogadores para duas posições, tendo ainda André Almeida e Pizzi para uma eventualidade. É certo que o se pretende vender o Talisca, mas até por causa disso, deveriam-no ter trabalhado e jogado com ele na pré-época. 

As contratações de Celis e de Danilo ainda estão longe de crítica porque ninguém faz uma avaliação correcta e honesta em tão pouco tempo. Acabaram de chegar ao grupo. Contudo, o que o Benfica está a fazer é perigoso. Estamos a mudar cerca de 50% do nosso meio-campo, numa altura um tanto ou quanto problemática, após a saída do Renato Sanches e o seu substituto ser um miúdo - André Horta. Pior, as recentes contratações são do mesmo tipo, i.e., mais miúdos (Celis com 23 anos e Danilo com 20). Logo aqui vai haver uma dose elevada de paciência, cuidado e tempo para eles se habituarem e começarem a render. E, pior ainda, são dois jogadores que têm um perfil futebolístico ainda muito pouco estabelecido. Têm potencial para serem médios completos, mas o trabalho que ainda têm de desenvolver, as horas de treino que os levam a atingir esse ponto é preocupante para quem a partir de 7 de Agosto começa a época a competir.

A questão é que tudo isto era desnecessário. O baiano não teve hipóteses de demonstrar o seu valor e até mesmo o João Teixeira que Rui Vitória levou para pré-época, só lá esteve para substituir até à chegada dessas contratações. Nunca contaram verdadeiramente para o "totobola". Depois, também errámos no perfil de contratações. Tendo já um miúdo de elevado potencial como o André Horta para potencial naquele sector, e querendo fazer dinheiro com o Talisca, o alvo do Benfica deveria ser um jogador já com a escola toda da posição. Daí ter insistido tanto no brasileiro Hernanes. Notar que eu digo que errámos no perfil, não porque eles não poderão vir a ser grandes jogadores, mas sim porque no curto e médio prazo tenho as minhas mais sinceras dúvidas. O jogo do hoje foi um bom exemplo.

Há aqui uma crítica que tenho de fazer ao departamento de futebol e equipa técnica. Como se pode dispensar dos trabalhos jogadores talentosos como o João Teixeira e o Talisca, por acharem que não se enquadram no modelo de jogo encarnado, e depois contratarem Celis e Danilo, para depois irem testando em que posição eles parecem se enquadrar melhor? Que raio de critério de selecção é esse? O de experimentação pura e dura? Então para que serve o departamento de prospecção e análise de jogadores? Eu até posso aceitar que o João Teixeira e o Talisca não pudessem ser jogadores para aquilo que pretendiam, mas este critério de experimentar, e inclusive as declarações que já ouvi, dá um ar leviano e de amadorismo brutal na forma como se escolhem os jogadores. Espero bem que tudo isto não sejam desculpas esfarrapadas para colar decisões a interesses financeiros pouco claros se são do clube ou não.






P.S.: Entretanto, oportunidades para os menos utilizados, nem vê-las. O destino de Marçal e de Rui Fonte já está mais que visto. Sobre este último que ainda entrou para fazer 15 minutos, mas não resistiu por lesão, lamento a situação, mas fica a sensação que é um jogador demasiado frágil do ponto de vista físico para estas andanças. Resta saber se é por razões genéticas, ou simplesmente por falta de cuidados. Se o Rui Fonte ainda ambiciona fazer uma carreira bonita, tem de lutar muito mais. Talento ele tem a rodos e por isso mesmo é uma pena.

50 comentários:

  1. Não é só confusão; é mediocridade total!
    Estou muito céptico em relação a esta época, pelo que tem sido dado ver ao longo destes dois meses. Além disso, uma equipa tem de ter uma estrutura base, que RV ainda não conseguiu definir. Por incapacidade? Por opção?
    Só sei é que o Benfica é uma autêntica feira de vaidades e um entreposto de jogadores, alugado e gerido por empresários e outras "entidades externas". Continuam a comprar-se jogadores às paletes, sem se saber se ficam, se saem, se se vendem ou se se emprestam.
    E, depois, há muita gente que nunca devia, sequer, vestir a camisola do Benfica, porque sempre que o fazem estão a enxovalhar a história, o passado e, mesmo, muitos monstros que serviram, magistralmente, o Benfica.
    Jogadores como Rui Fonte e João Teixeira, ou ainda Samaris, Luisão, Paulo Lopes, Nélson Semedo, Gimenez, Mitroglu ou Pizzi, não estão ao nível que se exige a um jogador do Benfica!
    Para mim, uns sairão do clube, naturalmente; outros, devem fazer uma passagem, quiçá prolongada, pelo banco de suplentes, para ver se se deixam de merdas...
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás chateado com o resultado. Compreendo. Mas, não é motivo para pormos todos em xeque.

      😉

      Eliminar
    2. eu fiquei contente com esta pre epoca, pelo menos plo jogo vi que tacticamente as coisas estao bem afinadas ao contrario da epoca passada. quanto as contrataçoes so nao percebo a do benitez (a btv bem que tenta vende lo como excelennte contrataçao mas ainda nao consegui comprar XD ) o talisca e o joao teixeira compreendo a saida deles talento tem mas estao a demorar a prova lo e o benfica com os adeptos que tem nao se pode dar a esse luxo o melhor ate para eles e sairem e irem jogar com regularidade. quanto ao danilo ja tinha te dito que concordava e mais facil rodar 2 medios promissores que 1 titularissimo e outro promissor que precise de jogos. quanto ao que dizem os comentadores e melhor nem ligar, os da btv sao dos melhorzinhos ainda assim sao pessimos nas suas analises dai talvez teres tido a impressao que contrataram para exprimentar a ver onde davam

      Eliminar
    3. O Talisca e o Teixeira é inacreditável como não os aproveitam. A esta hora já seriam uma solução credível para o meio-campo, mais que os ainda projectos Celis e Danilo.

      Estas opiniões são minhas e não dos comentadores. Aqui não faço juízos de valor dos jogadores. Faço sim do processo e porque valorizo imenso que a qualidade leva o seu tempo, daí a minha crítica.

      Eliminar
    4. tinhas uma parte que dizias spbre as declaraçoes que tinhas ouvido e por isso a minha sina dos comentadores. eu percebo o teu ponto e concordo, ate por exemplo o carcela tb penso que deviam de continuar com ele e dar mais oportunidades mas pronto sao opçoes so espero que estejam certos e que o celis e danilo ajudem a ganhar o titulo

      Eliminar
    5. Ahahah, Luisão não está ao nível que se exige para jogador do Benfica. Que pérola! Já nem vale a pena ler o resto...

      Em relação ao jogo de ontem o que me fez mais confusão foi a sarrafada que os gajos do Lyon deram e o árbitro a assobiar para o lado.

      Eliminar
    6. alexanderson, as declarações que falava era do Rui Vitória que reproduzi aqui noutro artigo durante a semana.

      😉

      Eliminar
    7. Pablito, o Luisão está em crescendo de forma e isso é fundamental. Agora ele não se livra é do puxão de orelhas que mandei noutro dia... mas, muito longe de o dispensar assim de repente.

      Quanto à sarrafada dos franceses é verdade. Mas, nós temos de saber jogar com isso. Gostei da nossa resposta. Mas, fiquei chateado por não termos dado mais continuidade no jogo.

      A entrada de Rui Fonte era para isso mesmo, embora eu naquele momento só tinha tirado o Pizzi e o Samaris para entrarem o Júnior e o Danilo respectivamente.

      Para se jogar com dois avançados é preciso ter um meio-campo dominante com 2 jogadores o que não temos neste momento.

      Eliminar
  2. Não compreendo tanta preocupação...

    Ontem o Vitória aproveitou para fazer mais um teste ao Meio-Campo sem a Dupla que seguramente vai começar a Época Desportiva (Fejsa e Horta), para tirar ilações principalmente sobre o Celis, ver em que ponto se encontra em relação às rotinas da equipa.

    Mostrou que ainda está verde e tem que trabalhar mais!!!

    Quanto ao Danilo, pessoalmente acho que vai dar muito pulmão ao Meio-Campo mas tb vai precisar de tempo...

    Agora que ninguém tenha dúvida que a dupla a iniciar vai ser Fejsa e Horta!!!

    Eu para Domingo apostava neste 11:

    JC
    Semedo, Luisão, Lindelof, Grimaldo
    Pizzi, Fejsa, Horta, Cervi,
    Jonas, Mitroglou

    no meu 11 apenas mudava na defesa a dupla de centrais:

    Lisandro e Lindelof

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jardel se recuperar tem de jogar ao lado do Lisandro.

      Sobre o meio-campo, o sacrificado acaba por ser o Samaris, porque é o que fica mal visto.

      Eliminar
    2. Jardel ao lado de Lisandro? O Lindelöf lesionou-se ontem? De tudo o que vi do Lisandro é o quarto central do plantel, ficando atrás até do vovô Capitão. Se Jardel recuperar só o estatuto empurra o Luisão para a titularidade, porque a dupla seria Lindelöf-Jardel.

      BF

      Eliminar
    3. Lisandro é o quê?!

      O Lindelöf tem uma ou duas semanas de treino. Não aguenta sequer 60 minutos...

      Neste momento da época conta e muito os índices físicos. Se vamos colocar os jogadores em campo pelos nomes estamos bem lixados.

      Eliminar
    4. Jardel não recupera, mas se recuperar acredito que seja Luisão e Jardel...

      No entanto para mim é Lisandro e Jardel.

      Lindelof 3º Central e lUisão o 4º...

      Eliminar
    5. Exactamente como eu penso Benfica Sempre.

      Eliminar
    6. Só podemos andar a ver jogos diferentes... Se o Lisandro corresse menos talvez estivesse em condições de disputar o lugar, pelo menos pelo que se tem visto em campo (não pelo nome). Se calhar ao Lisandro até lhe faz falta "piores" indíces físicos, talvez assim tivesse de aprender melhores posicionamentos para evitar grandes correrias.

      Como nota de rodapé: há clubes que parece que podem discutir quem são os dois centrais, de quatro, que jogam, sem que a equipa se ressinta da escolha. Outros...

      BF

      Eliminar
    7. BF,

      Todos eles erram. Se vais falar assim, então o que dizer das perdas de bola do Lindelöf frente ao Torino.

      Eu não defendo titularidades por decreto. Para mim, quem está melhor joga. E, neste momento o Lisandro está melhor que eles todos, logo tem de jogar.

      Sobre a nota de rodapé... outros têm Rúbens Semedos... vou-te ser sincero, adoraria que esta temporada nas primeiras três jornadas jogássemos frente ao Sporting. Aquele lado esquerdo leonino vai ser um fartote...

      ;)

      Eliminar
  3. Que descrença!
    A época vai ser longa e se queremos um benfica a lutar ate ao fim em todas as competições e com "OXIGENIO" no final, temos de ter um plantel onde não exista 11 titulares. É o que está a ser feito. Esta época EXISTE duas opções validas para cada posição e para cada sistema que o RV queira usar.
    Não sejam pessimistas. A época passada antes de começar já crucificavam RV e ele demonstrou que tinha mãozinhas para o Ferrari.
    Vamos confiar, RUMO AO 36

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que é que eu escrevi vai contra essa ideia de ter mais do que 11 jogadores? Aliás, o que eu estou a ver é que com isto tens isso sim apenas 11 titulares, pelo menos ao nível da dupla de meio-campo. Só terás competitividade no meio-campo lá para Novembro ou Dezembro e mesmo assim...

      Eliminar
    2. O que o Rui Vitória fez o ano passado foi meter a viola no saco, reconhecer que as coisas como ele queria não estavam a correr bem e mudar a forma de jogar da equipa.

      Esse acto de humildade e inteligência, mais a motivação que os vizinhos do Campo Grande deram, é que lhe deram o título. Este ano é afinar métodos e ensinar putos.

      BF

      Eliminar
    3. O ano passado tínhamos um plantel fraco e RV fez muito...

      Este ano tem muitas soluções, vamos ver o que vai acontecer, mas tenho bastante esperança.

      Eliminar
    4. BF,

      E, achas que João Teixeira e o Talisca são o quê? Jogadores já consagrados? E, agora adiciona o André Horta. A grande diferença é que os dois primeiros já levavam um a dois anos de processos com a equipa encarnada. Os que chegam levam "0". É uma grande diferença.

      Aqui a crítica não é sobre a qualidade ou a falta dela. Para mim, em termos de potencial a equipa está na mesma. O factor competitivo que poderia desequilibrar era o do tempo de trabalho com a equipa.

      Duvido muito mesmo que nesta pré-época o Talisca não tivesse oferecido muito mais do que ofereceram estas recentes contratações.

      Na minha opinião, há uma sobreposição dos valores financeiros sobre os desportivos (leia-se interesse em vender e comprar jogadores). Penso é que o "timing" que isto é feito está errado, até porque nessa perspectiva, o Talisca e o João Teixeira acabam por sair desvalorizados.

      Eliminar
    5. BF,

      Eu digo uma coisa, não consigo ver qualidade no talisca, ó pá posso tar errado mas para mim nunca foi jogador para o Benfica, mas nem para mim, nem para o Jesus e muito menos para o RV...

      o único que tem de bom é o pontapé, de resto não vejo mais nada!!!!

      Horta em 1 Mês já faz mais que ele em 2 anos.

      Eliminar
    6. O Horta em um mês faz mais que o Talisca em 2 anos?! Epa, não achas que estás a exagerar um bocado?

      É preciso entender uma coisa muito importante e que faz toda a diferença. O Horta andou uma época inteira a jogar naquela posição "8". O Talisca sempre foi uma espécie de segunda ou terceira solução para várias posições: segundo avançado, avançado centro, extremo direito, extremo esquerdo e médio centro. É uma diferença abismal até ao nível do treino.

      Eu acredito que o lugar do baiano será no meio-campo. Pelas suas qualidades técnicas e físicas. A questão táctica vem com o trabalho. Houve excelentes jogos que o Talisca fez a meio-campo. Só que depois não teve continuidade. E, quando jogou mal (o próprio André Horta já jogou mal esta pré-época na posição "8") foi logo encostado. Assim, não dá para ele evoluir.

      Para mim, o Talisca só precisava de ser aposta verdadeiramente. Um pouco à imagem do que fizeram com o Ola John. Se ao fim de 10 jogos ele ainda tivesse o mesmo nível exibicional, então sim, realmente dava o braço a torcer e deixava-o ir à sua vida.

      Eliminar
    7. Já se esqueceram no ano passado que havia 4 centrais mais o André Almeida que fazia uma perninha. Conclusão fomos jogar a Zenit com 1 central (Lindelof) e Samaris.
      Quanto ao Talisca nos jogos mais "Quentes" nunca o vi a ganhar uma bola de cabeça nem dividida, e quando o faz é em falta.
      Talisca para mim pode ser dispensado.
      Quanto ao meio campo, concordo que tem que haver mais de 1 solução a Fejsa, vejamos, infelizmente é dado a lesões e estando lesionado quem o substitui nessa posição leva muitos cartões amarelos, è por isso que tem de haver mais de uma alternativa nos substitutos.

      Eliminar
    8. Sendo assim, deveríamos ter 5 centrais é isso? Assim sendo, cada sector teria mais um jogador que o tradicional. Ou seja, mais um lateral polivalente, mais um central polivalente, mais um médio-centro polivalente, mais um ala polivalente e mais um avançado polivalente. Logo, para além do 3º guarda-redes, juntando todos estes aos 22 jogadores de um plantel básico, teríamos 28 a 30 jogadores. É muito.

      Estás a esquecer-te de duas coisas bem importantes: ritmo de jogo e treino. Como consegues dar ritmo de jogo a 28/30 jogadores? E, mesmo assim ires conseguindo incutir a miudagem na equipa? E, como consegues ter um treino em qualidade com planteis tão grandes?

      Já agora, falaste do jogo frente ao Zenit que foi um dos melhores que o Benfica fez a nível defensivo, na época passada.

      Sobre o Talisca, recordo da entrada positiva do baiano frente ao Bayern de Munique e não apenas pelo golo de livre.

      Se o Benfica defender em bloco e não com a mentalidade de "o Tractor que resolva", podes ter a certeza que o Fejsa dura a época toda e mais alguma e nem sequer tem um terço dos cartões amarelos que amealha, que já agora, deve ser dos jogadores que menos amarelos recebe de todos os "6" a jogar em Portugal.

      Eliminar
  4. Júlio César/Ederson/Paulo Lopes

    Semedo/A.Almeida
    Lindelöf/Jardel/Lisandro/Luisão
    Grimaldo/Eliseu

    Fejsa/Samaris
    A.Horta/Danilo/(Hernanes)

    Pizzi/Salvio/Zivkovic
    Cervi/Carcela/Carrillo

    Jonas/Guedes
    Mitroglou/Jimenez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inclui ai o Celis, porque o Fejsa é muito dado a lesões e convém ter 2 para o poder substituir...

      6 extremos é demasiado e ainda tens o Guedes que faz essa posição, uma vez que depois alguém fica de fora sem competir o que não é bom. Nesse sentido eu vendia o Carcela e o Sálvio ficando Pizzi/Zivkovic/Cervi/Carrillo.

      De restou estou de acordo!!!

      Eliminar
    2. Mas o Guedes tem andado, e com algum sucesso, afastado dos extremos. Não sei se aqueles puxões de orelhas (e que orelhas!) do Jonas não serviram para ir formando a descendência.

      BF

      Eliminar
    3. Não sei a que puxões de orelhas te referes mas o Jonas vai ser titular mais uma vez este ano...

      Quanto ao Guedes volta a não ter lugar na equipa, e a solução que arranjaram foi colocá-lo a 2º avançado. Começo a ter um pouco de pena do rapaz porque anda perdido naquele plantel à 3 anos, e tb não vai ser este ano que vai vingar.

      Temo que seja vendido sem ter mostrado o que vale por uns 15M€ quais queres!!!

      Eliminar
    4. Gosto desse plantel Kamikaze, embora acho que poderia ser reduzido um pouco mais. Por exemplo, para mim Salvio ou o Carrillo, um deles pode sair ainda neste defeso de verão.

      Gostei muito da possível inclusão que colocas do Hernanes. Seria decerto um excelente reforço para o meio-campo. Mas, caso não venha, gostava que mantivessem o Talisca e apostassem forte nele, em concorrência directa com o André Horta.

      Gostei ainda mais teres mantido o Carcela no plantel. Tenho ouvido muita gente a desprezar o marroquino (até que ponto as pessoas vêem o efeito Taarabt nele?) injustamente. Se sair, e olhando para a imaturidade e a incógnita do Zivkovic, é fundamental ter mais um esquerdino no plantel.

      ;)

      Eliminar
    5. Benfica Sempre,

      Já tens lá o Samaris para a posição "6". A malta esquece-se é que o Samaris já provou mais que o suficiente de que é um "6" de alta qualidade, ou já se esqueceram da temporada em que ele e o Enzo dominavam o meio-campo?

      O Celis lá por ser uma recente contratação ainda tem muito que provar. Aliás, pelo que tenho visto, precisa ainda de se identificar com as funções e posicionamentos correctos em cada momento de jogo neste modelo de jogo encarnado.

      Eliminar
    6. BF,

      Não entendo porque achas que o Jonas mereça um puxão de orelhas? Ele ainda não terminou a sua segunda semana de pré-época... dá tempo ao craque.

      ;)

      Eliminar
    7. Benfica Sempre,

      Porque carga de água dizes que o Guedes não tem lugar no plantel encarnado?

      É talvez o nosso único avançado (a par do Raúl) capaz e jogar no espaço. Todos os outros preferem bola no pé. E já estou a incluir aqui jogadores como Rui Fonte e Jovic. Vejo o Gonçalo Guedes um Antoine Griezmann em potência.

      Eliminar
    8. A questão do celis e Samaris, é pelo que mencionei, Devido ao Fejsa ser muito dado a lesões, convém ter 2 para o substituir, porque imagina que tem uma lesão grave que o impede de jogar 1 ou 2 meses... Vai o Samaris segurar os 2 meses sozinho?

      Claro que o celis é uma contratação recente, mas também por termos Fejsa e Samaris, o objectivo penso será de o trabalhar ao longo da Época para uma eventual saída, por ex do Samaris num futuro próximo...

      Eliminar
    9. Porque o Guedes era Extremo e agora é 2º avançado e segundo ouvi um comentador, o Benitez a posição dele é de 2º avançado.

      Resumindo demasiada gente e o miúdo tal como aconteceu o ano passado vai ficar para traz...

      Eliminar
    10. Para além do Samaris tens o André Almeida. Que estará sempre com ritmo de jogo se for fazendo as vezes de lateral direito e de médio defensivo.

      Eliminar
    11. O Júnior é jogador claramente para entrar no carrossel. O Guedes fez a formação como extremo que na realidade é na actualidade aquilo que chamamos de um avançado interior.

      Eliminar
    12. o André Almeida tens que contar com ele para Lateral que é a posição que está, até porque me parece que vai ser o titular se o Semedo não melhorar, quanto ao Guedes jogava na corredor direito e tem vindo a ser posicionado no meio...

      Eliminar
    13. Neste momento, o titular será o Nélson Semedo, até porque o André Almeida acabou agora mesmo de ser operado ao nariz.

      A aposta no Guedes como avançado é muito boa. E vou mais longe, um dupla fenomenal será Jonas e Guedes.

      ;)

      Eliminar
    14. Uma operação ao nariz são 8 a 15 dias de recuperação, e depois coloca uma protecção para treinar e jogar até estar a 100%. Nem dá tempo de perder ritmo!!!

      Agora Guedes e Jonas, sendo que nenhum é Avançado de Área, isso não consigo visualizar mas posso ser eu que esteja a pensar mal.

      Eliminar
    15. Aliás porquê que o Jonas e Mitroglou funcionam melhor, porque o Jimenez assemelha-se com o Jonas em termos de características...

      Eliminar
    16. Um mês é o bastante para o Nélson Semedo poder ganhar-lhe o lugar e recuperar aquela forma que o notabilizou no início da época passada...

      A questão é que não precisas de um avançado de área propriamente dito, face ao tipo de alas que tens. Se tirares o Salvio da equação, todos os extremos/alas que tens, são jogadores que gostam fundamentalmente de partir da ala para o centro. Ora se tiveres um ponta-de-lança fixo, ele vai ficar no espaço onde esse tipo de extremo vai procurar explorar. Por isso é que acho que o Raúl e o Guedes irão ter muito sucesso esta temporada.

      ;)

      Eliminar
    17. O Raúl para mim é apenas e só o avançado mais completo que temos. Estou desejoso que ele tenha uma série de 10 jogos consecutivos para provar isso mesmo.

      Tem tudo! Tem a capacidade física de Mitroglou a jogar de costas para a baliza, a técnica de Jonas (falta a tomada de decisão), jogo de cabeça, mobilidade, velocidade e intensidade do Guedes. Se ele começa a ganhar a titularidade, começa a marcar golos e no final da época é outro que vai ser transferido por uma verba recorde!

      Eliminar
    18. Precebeste mal: o Jonas é que deu uns valentes puxões ao Guedes. Que Coluna e Eusébio nos garantam um Jonas como o do ano passado!

      Isso do Raul é que estamos para ver. Para mim está na categoria "Martin Pringle com caparro". Dizer que Jimenez tem características de Jonas... Menos, muito menos!

      BF

      Eliminar
    19. E por "precebeste" queria dizer "percebeste". Já não deu para corrigir.

      BF

      Eliminar
    20. BF, essa comparação com o "Martin Pringle" é abusada. Tem fé no Raúl e dá-lhe uns 10 jogos a titular consecutivos e vais ver como ele começa a render.

      ;)

      Eliminar
    21. 5 na Taça da Liga e 5 na Taça de Portugal. Por mim na boa. =P

      BF

      Eliminar
    22. Eu disse 5 jogos consecutivos no tempo, não na mesma competição.

      ;D

      Eliminar
  5. A partir do momento que dizes que a época começou em 1 de Junho percebes ZERO disto, repito ZERO !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até tenho o trabalho de colocar o texto a negrito, mas o pessoal teima em não querer ler bem...

      «... pré-época que já começou no dia 1 de Junho (fará amanhã dois meses)...»

      Sobre futebol estou sempre disponível para falar, mas sobre literacia, aí talvez não seja o blogue mais correcto para te informares.

      Eliminar