03 novembro 2015

«A defesa do Benfica não é assim tão boa»


Infelizmente tenho de concordar com o treinador Hamza Hamzaoglou do Galatasaray. E, isto após fazer uma análise ao encontro em que goleámos o Tondela por 4 a 0.


Em vésperas de um importantíssimo encontro para a Liga dos Campeões, o treinador turco põe o dedo na ferida no que toca à nossa equipa. Olhando para o jogo da passada 6ª feira, frente ao Tondela em Aveiro, apesar da goleada, a opinião pública quanto ao nosso jogo não foi a melhor. Para vos ser franco, há claramente um exagero por parte da comunicação social. De qualquer das formas, há também um fundo de verdade.

Após a análise ao jogo, resolvi trazer ao debate um lance que traduz o maior dos problemas da equipa encarnada: o seu processo defensivo. O lance ocorre ainda antes dos 10 minutos de jogo. Assim sendo, questões como cansaço físico ou fadiga mental, não podem servir de desculpas. Na Animação abaixo, poderão ver o lance na sua globalidade. Inicialmente, houve uma disputa a meio-campo no qual o médio do Tondela fica com a bola e passa ao seu lateral esquerdo (ala direita do Benfica). O que acontece a seguir não é saber defender bem, com inteligência de jogo. Inicialmente a nossa linha defensiva estava bem colocada, colocando o ponta-de-lança adversário em fora de jogo. Contudo, este recuou e atraiu a marcação de Luisão. Ora, o capitão encarnado, com toda a sua experiência jamais deveria ter ido na cantiga, mas foi! Ainda para mais vendo que o Clésio saindo na pressão sobre o extremo esquerdo do Tondela, que se movimentava para dar uma linha de passe ao seu lateral esquerdo, não soube dar-lhe a cobertura defensiva necessária, caso o extremo conseguisse rodar sobre o jovem lateral encarnado.

Resultado, Luisão alargou o campo jogável quando, como líder da defesa, deveria tê-lo reduzido, subindo para tal a linha defensiva encarnada. Assim, o lateral esquerdo do Tondela pôde colocar a bola longa para o seu ponta-de-lança. O lance acaba com um corte em antecipação sobre o ponta-de-lança do Luisão pela linha lateral. Mas, e se fosse um Benzema no lugar de ponta-de-lança? Ou até mesmo um Slimani? Teria as mesmas facilidades? Valeu a pena este comportamento, Luisão? É que se tivesse cobrido o miúdo e subido a linha de defesa, muito provavelmente teríamos ficado com a posse de bola e com a equipa posicionada no meio-campo adversário, em vez de ter que se desgastar em recuos constantes por erros similares. Notar que isto trás consequências à fluidez de jogo do Benfica, pois está constantemente a entrar em momentos de transições que não beneficiam o nosso jogo posicional ofensivo.

Pessoalmente, questiono se as características futebolísticas do capitão encarnado são aquelas que precisamos para equilibrar o nível exibicional da nossa equipa. É que com o Luisão em campo, a equipa tem dificuldade em ganhar os tais 60 metros entre a linha defensiva e o guarda-redes, que necessita para estar sempre em pressão constante sobre os nossos adversários e que tanto beneficia o jogo entre-linhas de Jonas. Se jogássemos com bloco mais recuado e em contra-ataques rápidos, com um meio-campo mais povoado, ainda poderia perceber a sua inclusão... Depois, em termos ofensivos, na primeira fase de construção de jogo, acho que o camisola 4 encarnados não sobressai quando muitas vezes tem possibilidades para tal.

Fico a aguardar uma oportunidade do Lisandro na sua posição. Aliás, a exibição do argentino na Supertaça com o Jardel, deixou boas indicações... Outra hipótese seria, adaptação de um médio-defensivo a essa posição...

14 comentários:

  1. É isto, nada a dizer!
    Saudações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos há quem não perceba... nem quer perceber. Vai lá saber porquê!

      ;)

      Eliminar
  2. Caro PP,
    Não percebes nada de tática de futebol, certo? É que o Luisão foi o único q agiu corretamente...
    A sério, quando não sabes de um assunto, não fales porque senão passas por burro. Ah, e quanto ao Lisandro também te aconselharia o silêncio...o homem cada vez que joga só faz asneira.
    (se quiseres aprender procura conceito de bola coberta/descoberta)
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bruno Pereira,

      Aconselho-o vivamente a procurar perceber os conceitos futebolísticos, nomeadamente o conceito de bola coberta/descoberta que referiu e os casos em que tal faz sentido.

      Um erro muito comum é o pessoal seguir-se por receitas, quando um pouco de uso da massa cinzenta perceberia que a crítica que faz não tem pés nem cabeça.

      O único facto correcto do seu comentário foi "que o Luisão foi o único". Verdade! Foi o único a não entender a pressão que a sua equipa estava a fazer e não reagiu em concordância.

      Por fim, não vou admitir no meu blogue faltas de respeito comigo ou com qualquer outra pessoa que comente por aqui.

      Considere-se avisado.

      Eliminar
  3. PP sabes o que significa controlo da profundidade? O Luisão sabe! E de que maneira! Os outros pardalitos da nossa defesa é que nao sabes! Porque o treinador nao o sabe ensinar!

    Vai ao google e escre "bola coberta bola descoberta" e vais ver que percebes o pk de o Luisão ter baixado naquele momento e nao em outro qualquer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Rui Dias... lamento mas estás equivocado e acredita que não percebes o conceito que tanto pedes para procurar no google.

      E já agora, o controlo de profundidade é também feito recorrendo à lei do fora-de-jogo...

      Pensem um bocadinho... tentem perceber o que diz o conceito de bola coberta/bola descoberta... Segundo a definição de Jesus, através de entrevista do guarda-redes Quim ao jornal expresso:
      «a história da bola coberta bola descoberta: se o adversário que tem a bola está com alguém por perto, a equipa não se mexe, se o adversário que tem a bola está sem ninguém por perto, a equipa tem de recuar.»

      Ou seja, vamos reformular a afirmação para o caso em estudo neste artigo:
      Se o lateral esquerdo do Tondela, que tem a bola, está com um jogador do Benfica por perto (vê o Gaitán ou o Guedes a ir à pressão sobre o lateral esquerdo do Tondela), então a linha defensiva não se mexe. Se o lateral esquerdo do Tondela, que tem a bola, não está com um jogador do Benfica por perto (se o Guedes ou o Gaitán não fossem pressionar o lateral esquerdo do Tondela), a equipa tem de recuar, i.e., o Luisão fazia bem em recuar.

      Já agora para ser mais preciso este conceito é mais aplicável em situações que tens uma linha ofensiva de frente para uma linha defensiva, por exemplo um contra-ataque de 3x4. Se o portador da bola está a ser coberto por um colega de equipa impedindo um passe ou uma progressão para uma zona de perigo, a defesa mantém a estrutura e a forma. Caso contrário, é preciso haver contenção do espaço.

      Tal como escrevi ao Bruno, é preciso que vocês que gostam também destes assuntos não se agarrem a mantras e que pensem pela vossa cabeça o que se pretende. Porque senão acabam por jogar como o Luisão, pensando que as situações são todas idênticas e que só existe uma forma de jogar.

      Eliminar
    2. "E já agora, o controlo de profundidade é também feito recorrendo à lei do fora-de-jogo..." Errado! O controlo da profundidade é feito para encurtar o numero de opções que a equipa adversária vai ter para colocar a bola! A lei do fora de é que, a par do controlo da profundidade, tambem ajuda á mesma permissa! Reduzir as hipoteses á equipa adversária!

      "Se o lateral esquerdo do Tondela, que tem a bola, está com um jogador do Benfica por perto (vê o Gaitán ou o Guedes a ir à pressão sobre o lateral esquerdo do Tondela), então a linha defensiva não se mexe." Errado! Se assim for a linha defensiva deve subir!

      "Se o lateral esquerdo do Tondela, que tem a bola, não está com um jogador do Benfica por perto (se o Guedes ou o Gaitán não fossem pressionar o lateral esquerdo do Tondela), a equipa tem de recuar, i.e., o Luisão fazia bem em recuar." - Correcto


      "Já agora para ser mais preciso este conceito é mais aplicável em situações que tens uma linha ofensiva de frente para uma linha defensiva, por exemplo um contra-ataque de 3x4." Errado - este conceito é aplicado sempre que a equipa adversária ter a bola!

      "Se o portador da bola está a ser coberto por um colega de equipa impedindo um passe ou uma progressão para uma zona de perigo, a defesa mantém a estrutura e a forma." Errado - a linha defensiva deve subir e encurtar o espaço entre linhas.

      "Caso contrário, é preciso haver contenção do espaço" - não sei o que isso é. Diria que se o "caso contrário" é o o portador nao estar a ser cober então mais uma vez a defesa deve descer!

      "Tal como escrevi ao Bruno, é preciso que vocês que gostam também destes assuntos não se agarrem a mantras e que pensem pela vossa cabeça o que se pretende. Porque senão acabam por jogar como o Luisão, pensando que as situações são todas idênticas e que só existe uma forma de jogar." - não me merece comentário.

      Deixo-te alguma info para leres e veres se assim entenderes:

      http://possedebolla.blogspot.co.uk/2014/02/controlo-da-profundidade.html

      http://dominiotactico.blogspot.co.uk/2015/04/controlo-da-profundidade.html

      http://lateral-esquerdo.blogspot.co.uk/2014/06/controlo-da-profundidade.html

      Abraço e viva ao Benfica

      Eliminar
    3. =D

      Agora percebi a tua finalidade Rui Silva... se era para fazeres publicidade a outros blogues tinhas dito logo, pá! Não há problema nenhum!

      Conheço perfeitamente os blogues que mencionaste e embora abordem temas muito interessantes, têm o defeito de apenas regrarem-se por mantras futebolísticos que os impedem de ver mais além sobre o futebol.

      Por isso é que o teu tipo de argumentação estava a parecer-me familiar, pois é o mesmo tipo de discurso que leio nesses blogues.

      Pela tua resposta, depreendo que estou totalmente errado. Mas, o mais engraçado é que se reparares bem o que defendes como "subir a linha defensiva", enquadra-se na análise feita neste artigo e na animação.

      =D

      Vamos concordar que este debate não vai a lado nenhum, uma vez que apenas queres impor a tua ideia e diminuir a minha.

      Concordemos igualmente no apoio ao Glorioso.

      Um abraço e permite-me o desafio...

      .... Larga os mantras!

      ;D

      Eliminar
    4. Hehe é isso camarada! Desculpa lá ter utilizado o teu espaço para fazer publicidade a outros blogs! Foi mesmo isso que fiz :)

      Não tentei diminuir nada! Estava apenas a defender o Capitão que teve uma movimentação correcta naquele lance! Apenas e só isso! É que já enjoa a lenga lenga de que o Luisão está velho e já nao está lá grande espingarda! É só isso que me leva a vir aqui dar a minha opinião!

      Obviamente podes e dever ter a tua ideia!

      Forte abraço

      Eliminar
    5. Infelizmente para ti o capitão teve uma movimentação incorrecta naquele lance.

      E nada do que escrevi é sobre a velhice ou juventude do Luisão. É sobre o comportamento defensivo que ele tem e aquele que ele poderia ter tido.

      Estamos a falar de um passe longo de um lateral para um ponta-de-lança que estava em fora-de-jogo. Podíamos ter saído desse lance com a posse de bola e com o nosso meio-campo e ataque no meio-campo do adversário, evitando desgastes inúteis.

      ;)

      Eliminar
    6. podiamos ter saido desse lançe com uma bola metida nas costas da defesa e 1X1 com o Julio Cesar ;)

      o Luisão fez o movimento que fez porque respeitou a regra.

      Ainda assim como te disse tens a tua opinião e ainda bem :)

      Eliminar
    7. Discordo, porque se voltares a olhar para a Animação, segundo o meu posicionamento, os jogadores do ataque do Tondela estariam fora-de-jogo, neste caso o ponta-de-lança e o extremo direito deles.

      A situação que estás a referir-te seria se o ponta-de-lança estivesse a movimentar-se de trás para a frente, ou seja, viesse do meio-campo do Tondela para o ataque. Como podes verificar, ele faz exactamente o contrário, pois vem de uma posição inicial de fora-de-jogo e é o Luisão que recuando o coloca em jogo.

      Depois há a questão: imagina que a bola é endereçada ao extremo esquerdo do Tondela e ele consegue fugir à marcação do Clésio... quem dava cobertura ao lateral direito encarnado?

      Eliminar
  4. Concordo totalmente com o Rui Dias. tentar colocar os jogadores do Tondela em fora de jogo perto da linha de meio campo era um risco desnecessário ainda mais nesta fase do jogo (Benfica a ganhar) , o jogador que não cumpre o que devia é o que esta no circulo central e não acompanha o jogador do Tondela, mantendo assim a superioridade numérica. alias o Benfica em situações onde esta a ganhar devia recuar mais e jogar com mais inteligência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Ferreira, tens mais de metade da equipa a ir com o Guedes e fazer pressão alta e depois tens o Luisão a meter o avançado do Tondela em jogo quando inicialmente o mesmo até estava fora-de-jogo.

      Lamento, mas a vossa leitura está errada. Dessa forma como vocês defendem, jamais o Benfica conseguirá ser uma equipa pressionante no meio-campo adversário.

      Eliminar