14 agosto 2015

Já temos novo camisola 9


Mas, a que custo?



A maioria dos adeptos gosta é deste tipo de contratações: nome sonante, verbas elevadas (mas sem se saber ao certo),... O internacional mexicano, é de facto um belíssimo avançado e com a idade certa para poder evoluir, render desportivamente e posteriormente render financeiramente. É isto que os dirigentes encarnados deverão estar à espera com esta contratação. Pessoalmente, sou-vos sincero: não sou lá muito adepto desta contratação. E, são vários os factores que me levam a torcer o nariz.

Em primeiro lugar, prende-se com o perfil do jogador. Com a contratação/empréstimo de Mitroglou já tínhamos um homem de área, um finalizador. É verdade que o Jiménez possui alguma mobilidade para ser um pouco mais do que um homem de área, mas também é bem verdade que no Atlético de Madrid "não foi carne, nem peixe". Ou seja, não foi o ponta-de-lança finalizador, nem o elemento de ligação ideal, sempre que tinha hipóteses de jogar. Preferia um perfil de um avançado mais completo que pudesse ajudar o Jonas de outra forma.

Em segundo lugar, porque se com a contratação de Mitroglou pensei que o grego iria dar a tal janela de oportunidade para o Nelson Oliveira poder crescer no grupo e assim ir tendo as suas oportunidades, até porque o internacional Português reúne as características futebolísticas para ser o parceiro ideal de Jonas. Agora, com a entrada do mexicano, e com uma pré-época com "nenhumas" oportunidades de jogar (aquelas que teve acho que nem deveria contar para o totobola tal os escassos minutos que teve em campo) tenho plena certeza que o futuro do Oliveira será fora do Benfica. Já agora, em comparação com o uruguaio Jonathan Rodriguez, penso que este também terá escassas oportunidades de jogar, pelo que deverá ser emprestado ou transferível ainda neste defeso de Verão.

Em terceiro lugar, a questão financeira. Sem ainda saber ao certo dos contornos do negócio, mas sabendo dos intervenientes (triângulo Benfica, Atlético de Madrid e Jorge Mendes), posso ter certeza de várias coisas: a primeira, um avançado internacional com menos de 25 anos nunca é barato; e a segunda, fico com a sensação de que somos obrigados a comprar jogadores agenciados pelo Jorge Mendes. É este sentimento de desconfiança de alguma promiscuidade entre estes vários agentes que me incomoda bastante. Para Jorge Mendes este tipo de negócio é um espectáculo sobretudo, quando ele ganha por comissão. Ou seja, para ele o que interessa é haver transferências. Com esta, ele automaticamente ganha duas: a vinda de Jiménez para o Benfica e a ida de Nelson Oliveira para outro clube.

E agora? Será que o suplente do suplente do Atlético de Madrid vai render mais do que o suplente do suplente do Benfica? Desportivamente, qual será a mais valia de contratar um jogador que ainda tem tudo para provar na Europa, ainda por cima no clube que vive uma revolução interna após a saída do técnico que esteve à frente da equipa nos últimos 6 anos? No curto espaço de tempo, penso que com as contratações de Mitroglou e Jiménez o Benfica irá continuar a apostar em duplas de avançados (4-4-2). O brasileiro Jonas deverá manter a titularidade. Agora quem será o seu companheiro de ataque, dependerá de muitos factores, incluindo o reforço que tiver mais peso no investimento, o que para mim está errado, pois basta ver o exemplo do Ola John em termos de investimento/rendimento. A quarta vaga para a dupla atacante penso que deverá ser partilhada entre o baiano Talisca e o jovem da cantera encarnada Gonçalo Guedes, uma vez que tanto Nelson Oliveira como Jonathan Rodriguez devem sair do plantel.

Já agora, alguns parêntesis sobre este assunto:

  • Já repararam que com estas duas saídas o Benfica de Rui Vitória manda para o lixo este último mês de trabalho no que se refere a movimentação ofensiva com Jonathan Rodriguez e Nelson Oliveira?
  • Jogadores como Mitroglou e Jiménez precisam de jogadores que saibam criar oportunidades de golo para estes finalizarem. Será que já temos o necessário para alimentar estes dois matadores?
  • Eu penso que não... falta-nos um lateral esquerdo de raiz e de qualidade, por exemplo. Haverá ainda dinheiro para esse tipo de jogadores ou será como as últimas épocas?

Apesar de todo este meu cepticismo, desejo-lhe as maiores felicidades com águia ao peito. Que seja realmente o número 9 que nos tem faltado à já alguns anos, daqueles para serem inequivocamente os melhores goleadores do campeonato. Ah! E se não for pedir muito, que marques muitas "chilenas" na Luz se faz favor!

Será o mexicano o jogador que nos fará passar a fase de grupos da Liga dos Campeões?

4 comentários:

  1. Defendi o Nelson Oliveira durante muito tempo, mas agora percebo que ficou preso na mentalidade do futebol de formação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que faz dizer isso? É que se ao menos tivesse tido jogos e demonstrado isso, até se percebia...

      Eliminar
    2. Mais jogos? Mas isso é cisma? O homem não joga a ponta de um corno e ponto final. Mais oportunidades? Por onde passou não passou de suplente e, ainda por cima, já não é jovem sabem? Já tem 24 anos! 24! Passou ao lado de uma boa carreira como tantos outros. Paciência. Só quem não quer ver é que pode achar o contrário.

      Eliminar
  2. Boa noite,
    estou a começar o meu blogue, nos mesmos moldes que a maioria da Blogosfera Benfiquista!
    Gostaria de ganhar alguma visibilidade ao ser colocado no seu blogroll, para que os seus seguidores pudessem também seguir as minhas publicações!
    Farei o mesmo com o seu, com todo o gosto!
    Cumprimentos,
    Nota Artística! (blogue : http://jogarabenfica.blogspot.pt)

    ResponderEliminar