03 maio 2015

Notas: Gil Vicente - Benfica

6 comentários:

  1. Não concordo numa coisa, é que o Gaitan nunca na vida joga como um extremo-esquerdo puro ! Ele jogou como joga sempre : claramente sem posicionamento fixo e com a liberdade de deambular onde quiser.

    Acho que o Gaitan no Benfica joga da mesma forma que o Ronaldo no Real Madrid : extremo-esquerdo apenas no papel, não é raro ver o Gaitan (tal como o Ronaldo) deambular a toda a largura do campo e dar linhas de passe pelo corredor central e também na ala direita.

    Ambos são os craques da equipa e têm de jogar com liberdade total, a diferença entre Gaitan e Ronaldo é no estilo de jogo dos 2 : o Gaitan procura mais assistência do que o golo, e o Ronaldo é o contràrio (apesar de ter uma grande quantidade de assistências esta época) e por isso o Ronaldo aparece mais vezes na àrea para marcar, mas de resto acho que os 2 jogam de maneira muito parecida !

    E obviamente espero que o Gaitan recupere ràpido para ajudar a equipa na conquista do titulo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste encontro jogou como extremo esquerdo, dando largura e profundidade à ala esquerda. O segundo golo do Benfica é um bom exemplo disso, com o seu cruzamento para o Jonas.

      É verdade que o Nico dos extremos é aquele que mais liberdade tem para fugir da sua posição e desequilibrar em terrenos mais centrais. Mas, em Barcelos, acho que essa função foi dada ao Sulejmani. Pelo menos, na fase inicial do encontro.

      Confesso que acho o Nico um pouco vítima da utilização do Salvio, pois penso que o camisola 10 seria muito mais perigoso na ala direita, a flectir para dentro. Com a sua velocidade, drible curto, técnica apurada e visão de jogo, estou certo que teríamos uma espécie de "Messi" na Luz.

      Espero que o Gaitán recupere rapidamente, mas depois do que vi o Sulejmani fazer frente ao Gil Vicente, estou tranquilo.

      ;)

      Eliminar
    2. Concordo que o Gaitan na direita poderia ser brutal ! Faria mais vezes aqueles remates ao ângulo que so ele sabe !

      Para além do Gaitan, também acho que o Salvio poderia render ainda mais no flanco esquerdo a fletir para dentro : muito bom para aparecer dentro da àrea (a quantidade de golos fala por ele), tem um remate POTENTISSIMO e acima de tudo na esquerda, sendo destro, usaria a sua espetacular capacidade no 1x1 (o melhor do plantel a par de Gaitan nesse aspecto) para criar um perigo mais direto com remates à baliza em vez de jogadas de linha de fundo que resultam poucas vezes em golo. So de ver a quantidade de golos que o Salvio marca numa época jogando na direita a procurar mais vezes a linha de fundo do que a baliza então na esquerda a procurar o remate na maior parte das vezes nem imagino...

      De facto, Gaitan na direita e Salvio na esquerda é uma configuração que eu adoraria ver mais vezes, pena que o Jesus o tenha tentado tão poucas vezes.

      Eliminar
    3. Ora nem mais, Anónimo!

      Quando penso no Nico na direita, estou a pensar nele a desmarcar o extremo do lado oposto que entra em diagonal para a grande área...

      E bem que poderia ser o Salvio! Confesso que questiono o porquê do Jesus não operar essa alteração no posicionamento do Toto mais vezes... será por pensar que assim é muita gente a fluir para o corredor central?

      ;)

      Eliminar
    4. Talvez por jogarmos em 4-4-2, neste sistema jà temos 2 avançados e com os 2 extremos a fletir sempre para dentro teriamos uma grande quantidade de jogadores à entrada da àrea... Num 4-3-3 com um trio ofensivo Gaitan-Jonas-Salvio teriamos mais hipoteses de jogar com os extremos trocados.

      Talvez seja por isso que o Jesus não opta mais vezes por Gaitan na direita e Salvio na esquerda (terà sido por isso que o Jesus nunca gostou do Nolito ?!).

      Mas olhando bem para as caracteristicas dos nossos jogadores não acho que ficariamos a perder em largura a jogar com os extremos trocados, mesmo mantendo o 4-4-2 :

      - Tanto Maxi na direita como Eliseu na esquerda são muito ofensivos e ocupariam o flanco enquanto o Gaitan e o Salvio atacariam o corredor central.
      - Lima e Jonas são 2 avançados extremamente moveis e podemos facilmente imaginà-los a derivar para as alas enquanto o Gaitan e o Salvio fletem para dentro

      E sim concordo que o Nico na direita seria mais uma espécie de extremo organizador (tipo James, Iniesta quando jogam na ala) enquanto o Salvio na esquerda seria um extremo finalizador (como Ronaldo, Neymar), um avançado interior como dizem no FM :p E é portanto fàcil imaginar o Gaitan a pegar a bola na ala direita, fletir para dentro e fazer o passe a rasgar para a desmarcação em diagonal de Salvio no lado oposto !

      Sinceramente, depois de escrever isto ainda compreendo menos porque é que o Jesus não experimentou isto mais vezes ! ^^

      Eliminar
    5. metendo-me na conversa todos concordamos que gaitan na direita poderia ser brutal tanto mais que permitia ao maxi fazer o corredor esquerdo.
      só discordo de uma coisa pp é ele ser vitima do salvio.
      por vários factores na epoca que salvio não esteve ele só utilizava salvio na direita com nolito alias quando jogava com bruno cesar esta ficava na direita e gaitan á esquerda quando bruno até jogava melhor na esquerda.
      o ano passado sem salvio ele preferiu sempre markovic na direita mesmo este sendo um esquerdino e era por esse flanco que ele jogava no seu anterior clube.
      por ultimo quando jogam ola e gaitan é sempre o ola que vem para a direita mesmo sendo opinião generalizada que ele joga muito mas mesmo muito melhor na esquerda.

      gaitan joga na esquerda porque o treinador assim quer.

      Eliminar