16 maio 2015

«Ninguém joga aberto com o Benfica...»


Foram estas as palavras que Jesus analisou na conferência de imprensa o
jogo do título.

Por isso mesmo, faz todo o sentido falar de construção de jogo ofensivo. Nomeadamente na primeira fase de construção, onde há ainda muitas arestas a limar...


4 comentários:

  1. Neste momento o Talisca fora da posição em que iniciou a época é um jogador a 'menos' ... !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho é que o Talisca não pode fazer três ou quatro posições no mesmo jogo como tem feito.

      É preciso trabalhá-lo durante a semana e dar-lhe objectivos concretos para ele executar quando entra em campo.

      Nós temos a percepção (errada) de que ele só vai render na posição do Jonas, ou seja, entre-linhas. Temos essa percepção porque foi aí que ele marcou vários golos e fez as suas melhores exibições. Contudo, recordo duas coisas:
      1 - Nessa posição e apesar dos golos que foi marcando, ele nunca chegou a convencer verdadeiramente.
      2 - Na Liga dos Campeões foi notória o que lhe faltava naquela posição. Por exemplo, o jogo em Leverkusen, o Talisca passou claramente ao lado do encontro...

      Escrito isto, penso que ele recuando um pouco no terreno vai ganhar capacidades para futuramente poder subir novamente. Principalmente, irá ganhar velocidade de execução/pensamento/leitura de jogo. Depois irá ter necessidade de trabalhar mais a forma como pode utilizar o seu enorme potencial físico. O Talisca tem uma envergadura física de impor respeito, e a sua constituição longuilinea confere-lhe muita flexibilidade para um jogador de quase 1,90m de altura. Depois a nível técnico, tem uns pés de veludo, sobretudo o esquerdo. No entanto, ele também não está preparado para o jogar no corredor central, conforme já verificámos em vários encontros.

      Sendo assim, e porque ele tem muito potencial, a melhor forma de trabalhá-lo ao mesmo tempo que não desestabiliza a equipa é colocá-lo numa ala. Aqui irá aprender a utilizar o seu corpo, ganhar lances aéreos e a ter que decidir rápido e simples, embora não tão rápido como no corredor central. Para além disso, poderá continuar a fazer duas/três coisas que ele gosta: rematar à baliza adversária, fazer passes/cruzamentos de morte para desmarcar companheiros de equipa.

      ;)

      Eliminar
  2. PP

    Repara que eu digo 'neste momento'. O Talisca, sem o querer menorizar, é o típico jogador brasileiro 'bom de bola'. Não teve de início e não tem ainda qualquer cultura táctica bem definida. Pode ser que me engane, mas pelo excesso (e qualidade) de Nºs 6, vai acabar a jogar a 8 e a disputar o lugar com o 'puto' da B - João Carvalho, não é?
    Glorioso Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá artnis!

      Já estou em contagem decrescente... ;)

      Sobre o Talisca, eis a estratégia que teria para ele: primeiro fixá-lo como médio-interior/ala/falso extremo, depois 2º avançado, de seguida pode chegar a falso 9, mais tarde desce para 8 e no final da carreira poderá ser 6 ou até mesmo um central.

      O Talisca tem uma fisionomia espectacular e ímpar no futebol, algo que as equipas de topo procuram. Só depende da sua mentalidade e de querer aprender para chegar ao sucesso.

      Abraço!

      #rumoao34

      Eliminar