16 maio 2015

Liga dos Campeões: Podíamos ser nós


A passagem à final da Juventus frente ao actual campeão europeu, o Real Madrid, teve o condão de distrair o pensamento #rumoao34, e ficar a pensar em como poderíamos ser nós a alcançar a final da mais importante prova de clubes mundial: a Liga dos Campeões.


Gestão desportiva versus Gestão financeira
A grande diferença entre o que está a acontecer à Juventus e a nossa saída precoce da Liga dos Campeões (e diria mesmo, das competições europeias), é que enquanto os italianos mantiveram praticamente o mesmo grupo de trabalho e até reforçaram-se, o Benfica desfez boa parte do seu onze titular e teve o trabalho de montar novamente a estrutura. Ou seja, quando é que conseguiremos preservar os nossos melhores elementos e deixar de efectuar estes ciclos de investimento-formação-exportação?

Com esta questão, não estou a dizer que devemos deixar de vender jogadores, até porque a nossa posição no mercado requer que todas as temporadas sejam feitas mais valias através de transferências. No entanto, o modelo de negócio do clube pode e deve ser melhorado. É preciso vender-se cada vez menos e por maior valor. Por outro lado, os custos de investimentos têm de ser mais restringidos. Numa outra perspectiva, também é preciso ponderação nas vendas.

Por exemplo, o Benfica a temporada passada em menos de 6 meses vendeu o titular da posição "6", o sérvio Matic, e o seu substituto natural, o português André Gomes. Provavelmente, teríamos chegado mais longe na Europa, se o tivéssemos mantido no clube, pois pura e simplesmente, não teríamos perdido o tempo que demorou formar o Samaris para a mesma posição. E, sendo assim, a diferença de 5M€ de mais valia pela venda de André Gomes, menos o custo de Samaris, poderia muito bem ser absorvida por uma boa campanha europeia...

Percebo a intenção deste acto de gestão. Teoricamente, era muito bem feito. Na prática, desprezaram um pouco factores como adaptação ao sistema de Jesus por parte do grego, e também a mais valia de que um jovem português representa para os adeptos, como era o André Gomes. Notar que também tivemos o azar das lesões prolongadas de Fejsa, Rúben Amorim e Sulejmani, que não ajudou em nada no período de adaptação dos novos jogadores adquiridos.
O mais engraçado, é ficar com a convicção que estamos na mesma posição  de qualidade a nível de equipa que o ano passado. No entanto, é triste verificar que andámos um passo atrás esta temporada, pois não soubemos dar continuidade e progressão ao trabalho da época passada.

Experiência versus Juventude
O meu maior receio é que olhando para a equipa, esta necessitará de sangue novo nas próximas duas temporadas. Ou seja, passámos de uma equipa com potencial e margem de progressão, para uma equipa experiente. Vejamos, trocámos:
  • O Oblak pelo experiente Júlio César. Em termos de receita de vendas foi uma bela jogada de gestão. Em termos de vencimentos e prémios tenho as minhas dúvidas. E, desportivamente falando, se bem que actualmente não temos problemas, penso que com o Oblak teríamos guarda-redes para a próxima década...
  • O Siqueira pelo Eliseu. Financeiramente e desportivamente foi um sucesso. O Eliseu é um pouco o patinho feio da equipa para os adeptos encarnados, mas a verdade é que tem números tão bons ou melhores que o brasileiro. No entanto, se este tivesse ficado teria sido melhor. O problema era os valores que ele pretendia... De qualquer modo, também será por aqui que teremos de pensar em preparar substituto.
  • O Rodrigo pelo Jonas. Na minha opinião, foi uma mudança para melhor. O "pistoleiro" liga melhor o jogo entre-linhas que o hispano-brasileiro alguma vez fez no Benfica. No entanto, deverá ter mais umas duas a três temporadas a um nível elevado na Luz, enquanto o Rodrigo era dos que tinha maior potencial... se desse para ter os dois é que era...
Se juntarmos a estas posições o facto de tanto o Maxi, como o Luisão e o Lima serem trintões, percebemos o porquê de considerar a nossa equipa experiente. A minha preocupação não é com a idade - sou defensor de que se têm qualidade então o BI não serve para nada - mas é sim com o facto de termos jogadores que sejam apetecíveis para o mercado e que possam representar vendas avultadas todas as temporadas, devido ao nosso modelo de negócio. Por isso mesmo, é que penso que iremos assistir a nova revolução no plantel, e consequente passo atrás na evolução da equipa.
Quando conseguiremos deixar estes ciclos? Ou pelo menos, prolongá-los a nosso favor desportivo?

Este poderia ser o nosso plantel, actualmente.
Digam lá se este não seria um plantel de sonho?
Dava ou não dava para lutar pela Liga dos Campeões?
Notar que houve muitos outros grandes
jogadores que ficaram de fora...

2 comentários:

  1. Obviamente que podiamos !

    E arrisco-me a dizer que esse plantel seria, de longe, o melhor do planeta ! Teriamos 2 jogadores de topo mundial a cada posição, e para isso bastaria apenas que o clube pense mais em titulos do que em rentablização financeira através das transferências dos nossos melhores elementos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste plantel, penso que só faltava ali um jogador capaz de ganhar a bola de ouro para ser um plantel top, top, top!

      ;)


      P.S.: Quiçá um Bernardo Silva... ;D

      Eliminar