03 janeiro 2015

Soluções para a saída do Enzo


Pizzi, Talisca, Samaris e João Teixeira, são as hipóteses mais à mão para substituir o argentino. Mas, há outras opções que podem ser exploradas...
Perdemos (mais) um jogador de classe mundial
É verdade! E está mais do que confirmado! Enzo é transferido do Benfica para o Valência por 25 M€, neste defeso de inverno. Perdemos assim, mais um jogador de classe mundial no sector mais importante da equipa: o meio-campo. Em menos de um ano, perdemos Matic e Enzo, dois jogadores de indiscutível qualidade e que praticamente têm lugar em qualquer plantel de um grande europeu. Talvez, assim podemos perceber a dimensão futebolística que perdemos e que temos de tentar substituir. Mas, substituir como e com quem?



Plano A
Com a saída do Enzo, Pizzi poderá
ter aqui a grande oportunidade para
relançar a sua carreira.
A forma mais racional de substituir o Enzo é apostando na continuidade do trabalho diário. Sendo assim, a aposta terá que recair sobre um dos habituais reservas do argentino. Assim sendo apresentam-se 3 candidatos: Pizzi, Talisca e Samaris. Atendendo às características dos jogadores e à forma de jogar encarnada, a opção mais equilibrada e portanto a que assumirá o "plano A" do modelo encarnado será composta pelo Pizzi.

O internacional A português, é muitas vezes crucificado por não ter os níveis de agressividade desejáveis para a posição. Mas, a verdade é que as pessoas baseiam-se em dois ou três jogos espaçados no tempo do camisola 21. Tecnicamente é um jogador ao nível do argentino, senão for mesmo melhor. Tacticamente, parece-me um jogador inteligente. Fisicamente, apesar de franzino - o Enzo também o era - possui robustez e velocidade mais do que suficientes para a posição e tendo em conta que terá como parceiro de meio-campo o poderoso grego Samaris, poderá formar com este uma dupla semelhante à de Matic + Enzo, em termos dinâmicos. Ora, o que a meu ver está a fazer falta ao Pizzi é apenas e só jogar! Acredito que todos os problemas que ele possa ainda evidenciar só serão rectificados com o acumular dos jogos.


Plano B
Talisca poderá ser visto como um
Rivaldo, mas também poderá vir
a ser um Yaya Touré em potência.
A meu ver, um possível plano B será sempre um plano mais ofensivo, para aqueles jogos onde é necessário arriscar mais ou até frente a adversários de menor nomeada. Para interpretar esse papel, penso que o jovem Talisca é a melhor opção. Olhando para as qualidade técnicas e tácticas do jogador vemos nele um enorme potencial para essa posição. O internacional canarinho pode jogar em todas as posições do meio-campo para a frente, pois tem arte engenho para tal.

Contudo, e apesar de ter potencial físico para o meio-campo e ataque, falta-lhe alguma intensidade no seu jogo. Talisca precisa de desenvolver o seu poder físico, mas também adaptar-se melhor à velocidade de jogo na Europa. Neste capítulo ele precisa de compreender que antes da bola chegar-lhe aos pés, ele já deverá ter processado o que fazer com ela após a recepção. Basta ver como os melhores meio-campistas do futebol mundial jogam. Uma boa referência para ele poder seguir, naquela posição de meio-campo, será a do médio Yaya Touré do Manchester City. Fica aqui a sugestão Talisca!


Plano C
Com a saída do argentino, o grego
Samaris poderá ter aqui uma
oportunidade para mostrar ser
opção para a posição "8".
Numa perspectiva mais defensiva, frente a adversários com nível colectivo semelhante ao do Benfica ou em alguns períodos de jogo, a solução para a posição "8" poderá ser mesmo o grego Samaris. Desta feita, o médio centro mais defensivo poderia ser o italiano Cristante. Esta dupla seria uma dupla mais coesa a nível físico. O italiano, embora em busca do melhor ritmo, tem-se adaptado muito bem nos últimos 6 meses de trabalho, na posição "6".

Tal opção, libertaria o grego para as funções que vinha a desempenhar no Olimpiacos da Grécia. Ou seja, seria um médio de transição. Faltará-lhe alguma velocidade, mas a sua técnica e protecção do controlo do esférico poderiam torná-lo numa opção tipo Witsel. Aliás, a dupla grega-italiana poderia ser uma espécie de revivalismo da dupla Witsel + Javi Garcia. No entanto, neste plano, penso que a criação de jogo ofensivo seria efectuado maioritariamente pelos extremos, que tal como na temporada de 2011/2012 (com o belga e o espanhol no meio-campo), teriam que jogar como falsos extremos, i.e., jogando de fora para dentro, um pouco como fazia Nolito e Bruno César/Nico Gaitán naquela temporada, ou como acontece no Manchester City com Nasri e David Silva, nas alas...


Plano J
O jovem João Teixeira poderá ter
ainda mais hipóteses de jogar...
Um plano mais jovem - daí o "J" - será a utilização de João Teixeira na posição "8". Penso que os jogos da taça da liga, não só permitem que o Jesus aposte no plano B (tal como fez frente ao Nacional, na passada terça-feira), como também permite que aposte e teste um pouco os jovens com maior potencial da equipa B. Neste caso, o João Teixeira é o jogador ideal para aquela função. É natural que falta-lhe alguns pormenores a serem lapidados, mas aquela força de vontade, aquelas ganas de jogar, aquela qualidade técnica e inteligência de jogo, permite-me antever que tenha um excelente futuro naquela posição, se souberem aproveitá-lo bem. Por isso, espero que neste ano de 2015, o Jesus saiba trabalhá-lo de tal forma que não se perca...


Plano R
Com a saída de Enzo, o internacional
A português, Rúben Amorim seria
o seu substituto natural.
Este plano é o plano de recuperação para Fejsa e Rúben Amorim. Atendendo à qualidade e experiência destes dois jogadores, estou certo que seriam os dois titulares absolutos neste momento. Fejsa como o médio mais defensivo e o Amorim com as funções de Enzo. Por isso mesmo é que antes do Natal, o Jesus apenas pedia como prendas as recuperações dos seus lesionados, nomeadamente destes dois belíssimos médios. Contudo, atendendo ao longo período de lesão de ambos, mas também à incerteza de quando estes dois estarão disponíveis para jogarem e também às opções acima mencionadas, se calhar não seria mal pensado ir ao mercado de inverno, não é verdade? Aliás, imaginemos que um dos referidos acima se lesiona? Quem é que depois temos no banco para ir rodando?


Plano M
Este plano visa exactamente ir ao mercado adquirir um ou outro jogador para o meio-campo. Aqui existem várias soluções. Mas, atendendo ao que o Benfica necessita, penso que deveremos procurar não um jovem jogador (já temos o João Teixeira, Cristante e Talisca para desenvolvermos...), mas talvez um veterano ou um jogador com experiência suficiente de primeira liga e com algum potencial para ser desenvolvido. Ou seja, precisamos de jogadores que possam rapidamente entrar no onze e render futebolisticamente.

Nessa perspectiva, penso que o jovem alemão Hany Mukhtar (que até nem sequer joga na posição do Enzo) não é a melhor solução. Não obstante o que referi sobre jovens jogadores, penso que o Benfica deveria pelo menos ficar de olho bem aberto para um jogador que considero que poderá ter potencial para ser um grande jogador para o nosso meio-campo. Falo do jovem uruguaio chamado Gastón Pereiro. Actualmente, este jovem de 19 anos joga no Nacional de Montevidéu. É um médio-ofensivo/avançado canhoto com uma excelente estampa física, veloz e tecnicamente evoluído. Penso que caso o brasileiro Talisca seja vendido no final da temporada, não seria nada mal pensado arriscar neste "pibe" uruguaio, até porque penso que o sucesso dele passará pelo meio-campo... fica aqui a sugestão para futuras observações.

«... os grandes reforços do Benfica são os jogadores que já estão cá...»
por Jorge Jesus

Mas, quais as reais opções no mercado? Eu vejo pelo menos 3 opções e todas elas portuguesas. A primeira que sugeria seria a do veterano Simão Sabrosa. O ex-internacional A e capitão encarnado, não só traria ao clube experiência e liderança para os momentos mais delicados, mas também para traria qualidade para várias posições do meio-campo para a frente. Por exemplo, com a lesão de Salvio e menor rendimento de Ola John, o Simão poderia ser solução para os corredores. Por outro lado, e tendo em conta o que Fernando Santos estava a testar antes do ex-camisola 20 ser transferido para o Atlético de Madrid, o Simão poderia jogar no centro do terreno, ocupando a posição de Enzo no onze.

As outras duas opções nacionais, para mim são do mercado nacional: David Simão e Miguel Rosa. A meu ver até haveria espaço para estes dois no actual Benfica... David Simão é um jogador da mesma linha do Cristante e do Samaris. Tem um perfil físico, técnico e táctico óptimo para a posição "6". Já o Miguel Rosa, poderia talvez com alguma facilidade ser o sucessor de Enzo, pois possui a intensidade e agressividade do argentino. Ambos os jogadores, possuem já experiência do futebol profissional e têm ainda potencial para desenvolverem-se ainda mais. A meu ver, foram um pouco vítimas do mundo dos negócios do futebol nacional e das políticas desportivas do Benfica. Poderiam até não serem opções para a titularidade, mas decerto que seriam melhores opções vindas do banco do que muitos dos miúdos como Cristante, Talisca e João Teixeira que embora de enorme potencial precisam de serem devidamente enquadrados para poderem escalar de forma natural.

Quanto a jogadores de renome internacionais, vejo um nome bem conhecido que passou pelo campeonato português: o brasileiro Anderson, actualmente ao serviço do Manchester United. Neste caso, as minhas únicas dúvidas são em que condições físicas e mentais está o brasileiro para aceitar o desafio que terá pela frente no Glorioso. Por outro lado, temos de verificar o preço do mesmo, não só na aquisição, como também nos vencimentos... Uma coisa é certa, seria uma "facadinha" bem dada aos azuis-e-brancos, caso viesse e pegasse de estaca. 

Simão Sabrosa, Anderson, David Simão, Miguel Rosa e Gastón Pereiro poderão ser os
principais alvos no mercado de inverno, para reforçar o meio-campo.

11 comentários:

  1. O Gastón Pereiro não conheço, a vinda do Simão com a lesão do Sálvio neste momento fazia todo o sentido e como dizes e bem, poderia ajudar muito a equipa em muitas posições do terreno e mesmo no balneário, concordo em absoluto, no entanto discordo por completo com a possível contratação do Anderson e com os regressos do Davis Simão e do Miguel Rosa... mas gostei mesmo da boa sugestão do Simão Sabrosa.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Gastón Pereiro é um jogador que teria sempre debaixo de olho. O rapaz tem 19 anos, e tem estampa física atlética para ser um jogador de topo. Falta saber se terá cabeça para outros voos... Se tiveres oportunidade tenta ver alguns jogos dele. Normalmente actua como 2º avançado/número "10", mas penso que o futuro dele será no meio-campo.

      Simão, conforme escrevi daria muito jeito, pela sua polivalência, liderança e experiência. Cheguei a pensar no César Peixoto, que até poderia ser o mais indicado para a posição "8", uma vez que nas últimas épocas tem jogado ali. Contudo, penso que falta algo ao ex-Gil Vicente para poder ser opção, ao contrário do ex-capitão encarnado.

      Quanto ao Anderson, vejo nele talento, uma oportunidade de dar um alfinetada aos azuis-e-brancos. Mas, não estou seguro dos custos que teríamos, nem tão pouco da condição física e mental do jogador. Se ele viesse para relançar a carreira muito bem. Acho que com o que aprendeu com Alex Fergunson sobre como ser um meio-campista, com aquilo que poderia aprender com o Jesus, seria excelente. Porque discordas?

      Quanto ao David Simão e Miguel Rosa, são duas opções ou para entrarem directamente, ou para estarem no banco para o que falta do campeonato nacional. Porque não?

      Notar mais um aspecto: eu apenas sou a favor da contratação de um (preferido) ou no máximo dois jogadores para o meio-campo encanado, de preferência um jogador experiente que saiba não só ser logo titular, como também saiba ser suplente da equipa.

      Eliminar
  2. Mais uma vez uma muita boa análise.
    Para mim a melhor opção será Rúben Amorim. O problema é tempo que irá demorar até estar disponível.
    Simão Sabrosa seria uma excelente opção pela sua qualidade e pela sua experiência. Seria também um prémio merecido poder acabar a carreira no Benfica.
    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi dizer que o Rúben só lá para Março... ora isso a meu ver já é muito tarde. Os jogadores que temos à disposição chegam, mas se há mais alguma lesão, aí é que a porca torce o rabo! Daí que considero que devam ir ao mercado de inverno arranjar alguém que possa ser um reforço.

      Simão parece-me bem pensado... temos de ver quais as contrapartidas...

      ;)

      Eliminar
  3. Bela análise. Subscrevo quase tudo. Para a posição 8 voto em Pizzi. Para jogos na Luz, contra autocarros, Talisca a 8. Mas, em muitos jogos, como em Penafiel, apesar de se prever um autocarro, votava em Pizzi. Penafiel é campo apertado e, por isso, mais vale ter Talisca mais próxima da área e a sair de trás, mas mais perto da baliza. A contratar alguém para a posição 8 votaria em Pedro Tiba. Craque. Enzo Perez português. Simão era bem-vindo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro Tiba é outra opção no mercado interno, embora sou-te sincero: não morro de amores por ele...

      ;)

      Eliminar
  4. pizzi- o problema é que neste momento pode dar ou pode não dar e até se saber, quer para um lado quer para o outro, quantos pontos é que nos vai custar, uma eliminação da taça já nos custou, é que podemos ter em mãos um novo melgarejo pode-nos sair caro desportivamente e no fim não dar para titular.

    talisca- na posição 8 neste momento, porque ainda não tem intensidade nem agressividade e tacticamente ainda não percebeu a posição, não serve mesmo em casa com os autocarros ele só funciona na ultima meia hora quando eles já não saem para o contra ataque até esse momento ele passa ao lado do jogo e é permissivo defensivamente, como se tem visto, alem de que ele vem em perda, penso que por não ter tido ferias, e se existe posição que exige muito fisicamente é esta na tactica que utilizamos.

    samaris- para mim a melhor opção agora com cristante e com a recuperação de eliseu e silvio para mim até era com andre almeida a 6, mas duvido que o treinador aposte nisto a não ser quando quiser controlar os jogos, como se viu no ultimo.

    joão teixeira- só se não tiver mais ninguém.

    simão- para a posição de extremo tem o problema do salário, se pelos vistos nos queremos livrar do sulejmani por causa do salário não estou a ver mandar um embora para ir buscar outro que ganhe tanto ou mais, simão no centro não faz sentido é verdade o que dizes do tempo do fernando santos mas esquecestes que atrás dele ele tinha um 6 mais dois box to box o que é totalmente diferente.
    até poderia fazer qualquer coisa como fez o aimar na primeira época deste treinador, ainda que eu não saiba a disponibilidade física do actual simão, mas precisavas de um fejsa, que não tens e do samaris fazer de ramirez o que é muito duvidoso.

    não te podes esquecer que o grande problema da posição 8 nesta tactica não é a capacidade técnica para a fazer, porque essa sem duvida tem talisca e pizzi, o problema é a capacidade tactica e defensiva porque os dois do meio campo tem de jogar por três e para isso pelo que vi só ruben e samaris nos dão essa capacidade, o problema é que o ruben, segundo o treinador, só para abril e como ele se lesiona com frequência só podemos contar com ele para o ano.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João Carlos!

      Sobre o Pizzi, não individualizava a eliminação na taça por causa dele. Houve erros colectivos gritantes. Por exemplo, no lance do segundo golo, ele claramente não teve capacidade física para recuperar, mas o Cristante também não a teve e a linha defensiva também foi muito permissiva... Esse lance começa não apenas na perda de bola, mas sobretudo na péssima colocação da linha defensiva que deveria estar bem subida para compactar as distâncias entre-linhas. Se assim fosse, o jogador do Braga teria muitas mais dificuldades em correr com a bola controlada.

      Sobre o Talisca, eu iria dando-lhe os últimos 30 minutos de jogo nos jogos em casa para ele ir-se habituando. O mesmo faria com o Samaris nos jogos fora de portas.

      Sobre o Simão, até concordo em parte com o que escreveste. No entanto, nem o Simão é o mesmo Simão que deixou-nos, nem o Benfica sem Salvio é o mesmo Benfica. Falei em Salvio, porque sendo o extremo mais puro implica que o comportamento do meio-campo seja como tu referes, ou seja, é preciso haver entreajuda e uma espécie de terceiro elemento. Isso acontece com o Nico, que muitas vezes foge para o centro, mas também com jogadores mais fixos como o Enzo. Agora, o Simão pode ganhar nova vida na posição "8", sobretudo se o comportamento dos extremos for diferente, como penso que vai ser com a lesão do Salvio. Eu adoptaria a utilização de extremos falsos - com Ola John na esquerda e Nico na direita, tendo o Sulejmani como opção ou mesmo titularidade com o argentino. Estes tendo tendência para fugir da ala para o centro, acabariam por criar uma espécie de tridente no meio-campo, qualquer que fosse o momento de jogo, evitando que no centro ficasse apenas 2.

      Quanto à necessidade de haver um Fejsa ou não, tudo isso é muito relativo. O Real Madrid joga com um Kroos na posição "6". Jogador esse que o mais próximo que temos, talvez até seja mesmo o Samaris. Na posição "8" eles têm o Modric, e para essas funções penso que o Simão poderia - e aqui concordo contigo, é preciso verificar a disponibilidade física do português! - ser alternativa. Nem digo para ser titularíssimo, mas daria outra segurança se as coisas tivessem a correr mal e olharmos para o banco e vermos ele lá. Por outro lado, a polivalência do Simão é tal que poderia ser opção para a sua posição de origem - falso extremo esquerdo. Por exemplo, já viste como o Isco no Real Madrid consegue fazer essas duas posições e com a mesma eficácia? Porque não pensar que o Simão com toda a sua experiência não poderá fazer o mesmo num campeonato como o português?

      Quanto aos problemas que referes no último parágrafo, os da capacidade táctica e defensiva, isso é algo que o treinador deve e tem de estar atento. Nenhum jogador é igual e essas diferenças fazem com que os modelos e sistemas de jogo tenham de ser alterados em consonância.

      E quanto ao Anderson? Que achas da ideia?

      ;)

      Eliminar
    2. eu não quis dizer que a culpa foi exclusivamente dele que não foi mas ele foi o principal culpado já que veio sempre a acompanhar o jogador sempre sem o pressionar, depois se o gajo que tinha entrado à 15 minutos não tem capacidade física para recuperar então algo vai muito mal.

      a tactica utilizada e a forma como a equipa defende, ou melhor a maneira como ataca, é que precisa de um fejsa o exemplo que das, e poderiam ser muitos mais, é de uma tactica parecida mas que tem nuances muito diferente porque tem jogadores de características, e qualidades, muito diferentes das que temos.
      quanto a isco simão não queiras comparar a disponibilidade fisica dum gajo de vinte e poucos e dum de trinta e tal anos, uma coisa e jogar bem nessa idade outra é querer que o jogador tenha uma disponibilidade do pico da carreira.

      sobre o simão tenho duvidas sobre a disponibilidade física dele para uma posição que nesta tactica é muito exigente, os dois do meio tem de valer por três, depois aquilo que eu disse no fim mas que não me expliquei bem é que esta tactica exige que o 8 defenda muito, e simão defendendo bem, para extremo, fazia valer-se sobretudo da sua velocidade coisa que já não tem muito, ou já não tem a que tinha.

      O grande problema deste treinador é que tem uma tactica e um modelo de jogo que não altera nunca mesmo quando não tem jogadores para a implementar ou quando as características dos mesmo aconselhavam a pequenos ajustamentos.

      quanto ao anderson foi jogador que nunca gostei, ultimamente não o tenho acompanhado mas pelo que fui sabendo esta numa fase menos boa, agora uma coisa é certa tem muitos anti copos no clube e a vir ou explode de imediato ou acaba por ser uma fonte de problemas.

      Eliminar
  5. A minha solução favorita é a que indicas no Plano C : Cristante + Samaris. Vamos entrar no Inverno , campos pesados , bolas pelo ar e a aí a estatura dos dois será uma mais-valia. Cristante , apesar de alguma lentidão, tem uma excelente visão de jogo e passa bem; Samaris é também um construtor de jogo na linha de Witsel mas menos talentoso.
    O Pizzi é um bom jogador a minha dúvida é se ele que tem 25 anos e nunca jogou a este nível conseguirá aguentar a pressão mas isso também só se vê se ele jogar.
    Em forma física o Anderson seria uma solução muito interessante. O problema será a cabeça porque tecnicamente é um super jogador e no United fazia esta posição

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JV,

      Atenção que o Pizzi já foi titular no Atlético de Madrid e depois no Espanyol, duas equipas da La Liga, competição muito superior às nacionais.

      Os meus "ses" quanto ao Anderson são exactamente esses. Para te ser sincero gostava de ver um canhoto no meio-campo, acho que as variações do centro de jogo seriam mais fáceis, e um talento como o Anderson seduz-me um pouco, até porque tem aquele pormenor de ter sido jogador do Porto e com isso mandar-lhes à cara... mas, o tipo também já fez juras de amor para aqueles lados... não sei. São muitos "ses"...

      Eliminar