04 dezembro 2013

A minha #TeamOfTheYear

E a vossa?


Este é um tema sempre muito sujectivo. Mas, têm de concordar que este onze apresenta soluções para todos as situações e feitios, para além de ir ao encontro dos melhores de 2013, não obstante de escolher jogadores de várias equipas. Assim sendo, estão aqui representadas 8 equipas (considero o Bale como estando ainda no Tottenham). No entanto, há pois um núcleo duro de 4 jogadores que pertencem ao actual campeão europeu, o Bayern de Munique. Ainda pensei em colocar um jogador do Chelsea, mas seria demasiado para um Benfiquista, depois da final da Liga Europa da época passada... ainda para mais quando o único jogador dos "blues" na lista da UEFA era o Ivanovic... Pronto, também havia o Cech, mas...

De qualquer modo, seja num estilo de futebol total com o 3-4-3 (táctica que arquitectei este onze), seja em 3-5-2 ou em 4-3-3, passando pelo famoso 4-4-2, estes rapazes desafiam qualquer equipa que possam colocar. Se não, vejamos:

#1 - Manuel Neuer: Haverá actualmente melhor guarda-redes que tanto esteja confortável entre os postes, como a jogar como líbero no centro da defesa, ou a ser o primeiro homem a lançar contra-ataques? Eu penso que não! Estão a perceber porque é que não escolhi o Cech?!

#2 - Phillip Lahm: Haverá melhor lateral/defesa/médio (esta é uma nova competência mais experimentada com Guardiola) direito/esquerdo/centro por aí?  E ainda para mais, com competências de liderança? Eu penso que não! Já agora, o Ivanovic estava a pensar para esta posição... estão a ver que se calhar até fui justo e correcto com a opção que tomei?!

#3 - Mats Hummels: Mais um alemão na minha equipa, mas desta feita do clube vencido da final de Wembley da Liga dos Campeões da época passada. Penso que não há neste momento um central que alie a sua capacidade física com uma técnica e cultura táctica como a deste alemão. Talvez um dos maiores erros da formação do actual campeão europeu, que o mandou embora após a formação. Em Dortmund, na equipa de Klopp é um pilar fundamental, não só em termos defensivos, como também ofensivos, pois muitas vezes parece um Beckenbauer.

#4 - Giorgio Chiellini: Defesa sem italianos, não é defesa! Estou a brincar, mas de facto penso que para praticar o futebol total que procuro, precisava de ter um defesa com as características do italiano. Depois, se em termos europeus a sua Juve não foi muito mais longe, não foi por ele. Aliás, foi muito graças a este verdadeiro "leão" da defesa, que a "Vecchia Signora" revalidou o "Calcio" na "Serie A" e com excelente performance defensiva. Por fim, se vou jogar com apenas três defesa, preciso de alguém com rotinas desse sistema. Conseguiam arranjar melhor? Eu acho que não!

#5 - Nemanja Matic: Para mim, que sou suspeito, é o melhor médio do mundo. Capacidade física, cultura táctica, técnica refinada,... é só pedirem que o tipo dá. O sérvio ao serviço do Benfica, que impressionou mais de metade da europa na final da Liga Europa, tem lugar em qualquer equipa que vocês façam e que seja minimamente coerente com as necessidades de equilíbrio defensivo/ofensivo. De uma coisa é certa: Matic não é apenas um médio defensivo. É um médio super completo. É o melhor jogador da 1ª Liga nacional. O seu trabalho no Benfica comprova isso, não é verdade? Claro que sim!

#6 - Bastian Schweinsteiger: Para as tarefas que tenho planeadas nesta equipa, poderia haver aqui muito debate, pois o que não falta na lista sao opções para esta posição. Desde Ilkay Gündogan ao Yaya Touré, por exemplo. Mas, o alemão do Bayern Munique para além de ter ganho a final de Wembley, teve uma época esplêndida. Ele foi o motor da equipa de Jupp Heynckes. É outro jogador polivalente do meio-campo, pois pode jogar tanto no corredor central como nas alas e mais à frente ou atrás. Sendo assim, duvido muito que coneseguiria melhor. E, duvido muito que houvesse médio que merecesse mais esta eleição.

#7 - Cristiano Ronaldo: Palavras para quê?! É o melhor jogador do mundo e como tal o lugar dele é na melhor equipa do mundo: a minha! Por tudo isso e mais alguma coisa até lhe dou o seu número favorito... Ah! E para onde vai ele? Para o meu tridente atacante!

#8 - Franck Ribéry: Este francês, mais o Bastian carregaram durante muitos jogos o Bayern às costas. O médio alemão, mais em termos de equilíbrios da equipa, conforme já referi, enquanto o francês, foi mais em desiquilíbrios nas defesas adversárias. Jogando nas faixas direita/esquerda, mas também jogando em zonas mais interiores, o gaulês foi um dos melhores jogadores do ano de 2013. Seria impensável não o colocar nesta equipa? Claro que sim!

#9 - Zlatan Ibrahimovic: O PSG pode não ter chegado à final da Liga dos Campeões, mas foi campeão francês após um jejum de vários anos e este sueco foi um dos grandes responsáveis por isso, com os seus golos. Foi o melhor jogador da "Ligue 1". Um verdadeiro animal de área! E, não só! Também tem sido fundamental na manobra da equipa parisiense quando recua em campo, para entre-linhas e constrói jogo para os seus colegas. Depois, aqueles golos com pontapé-escorpião... Como é possível negar a entrada deste autêntico campeão?! Impossível!

#10 - Lionel Messi: A "pulga" argentina do Barcelona pode não ter tido uma época excelente a nível europeu, muito por culpa da eliminatória perdida por 7-0 (no conjunto dos dois encontros), frente ao Bayern de Munique. Contudo, em termos pessoais, foi o "Pichichi" da "La Liga", tendo inclusive, sido fundamental na conquista do campeonato espanhol pelo Barcelona. É óbvio que um jogador deste nível tem lugar em qualquer equipa do mundo, não acham? Claro! E assim, já temos um dez na equipa!

#11 - Gareth Bale: O poderoso extremo/médio/lateral/defesa esquerdo/direito (vejam só a polivalência deste jogador e já agora dos restantes jogadores da equipa... espectáculo!) galês, carregou literalmente os "Spurs" de Villas Boas durante praticamente toda a temporada. Foi o melhor jogador da "Premier League". Facto que valeu-lhe a transferência mais cara de sempre neste defeso de verão. Será que o Bale vale mesmo os 100 M€? Nesta equipa aposto que valeria! Aliás, esse talvez seria o preço base de cada jogador...

E, para o banco? Alguma sugestão?


P.S.: Não se esqueçam é de votar no nosso Matic!

6 comentários:

  1. Uma equipa sem o "melhor playmaker do mundo"*,fdx!!.. (Shame on you^^)

    Diego Lopez

    Lahm-Hummels-Thiago Silva-Alaba

    Pirlo-Gündogan

    ÖZIL*

    Messi-Zlatan-CR7

    PS:SorRy,béry... (vai talvez ser Bola de Ouro,mas no "meu" onze não entra^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bernard öZilva,

      O menino Özil está de castigo. O ano de 2013 não foi nem de perto, nem de longe o seu melhor ano. Contudo, num hipotético banco de suplentes, ele está. ;)

      Já agora, o Pirlo não está na lista, nem o Diego Lopez.

      Eliminar
    2. ..Que se foda as listas! ;)

      Mesut is the best,ponto.

      Eliminar
    3. Hahahahah!

      Estou a ver que és um grande fan do alemão... ;)

      Eliminar
    4. Zidane
      Özil
      E Bernardo... A Santíssima Trindade! ;)

      Eliminar
    5. ROFL!!! "A Santíssima Trindade"... o que é que tu foste lembrar... muito bom!

      Olha, e para o banco? Quais seriam os teus 7?

      Eu estou um pouco indeciso... dos 7 quero colocar 1 guarda-redes, 2 defesas (1 central + 1 lateral), 2 médios e 2 avançados (1 extremo + 1 avançado centro):

      1 Guarda-redes: Cech ou Courtois.
      Gosto dos dois e ambos têm prós e contras... talvez opte pelo belga, não só por ser conterrâneo do mítico Preud'Homme, mas porque apresenta umas "stats" de golos sofrido mais baixa de todos os que estavam nesta lista da UEFA.

      2 Defesas:
      - 1 central: Thiago Silva ou Ivanovic.
      Gosto muito do brasileiro, mas teve muito tempo lesionado na época passada, muito embora foi fundamental na conquista do título francês por parte do PSG e na campanha europeia, por exemplo no jogo da primeira mão frente ao Barcelona foi imperial, apesar do empate. Por outro lado, penso que a época passada foi a melhor de Ivanovic, quer tenha jogado como defesa direito, quer como central e sempre com golos importantes. Será o suficiente para o preferir em vez do brasileiro? Talvez não! Pois penso que o Thiago é capaz de fazer o mesmo que o Ivanovic faz, mas sempre com um toque açucarado nos pés... Para ser sincero, ainda não perdoei o Ivanovic pelo dissabor de Maio! :P
      - 1 lateral: Filipe Luís ou Alaba.
      O Alaba teve uma temporada espectacular! Conquistou tudo o que havia para conquistar e esteve em grandíssima forma, anulando praticamente todos os adversários que apareceram à sua frente. Quanto ao brasileiro Filipe Luís, eu sou fan do seu futebol. É um jogador muito alto, tem um toque de bola típico brasileiro, é rápido, e sabe jogar pelo seu flanco. Não obstante, acho que vou optar pelo Alaba, até por uma questão de justiça.

      2 Médios:
      - 1 defensivo/centro/interior: Gündogan ou Touré.
      Gosto muito do Yaya Touré. Na época passada, foi ele quem muitas vezes carregou o City às costas, sobretudo quando houve muitos jogadores lesionados. Contudo, a temporada e as exibições de Gündogan na Liga dos Campeões, não podem ser passadas em claro, pois foi sem dúvida um dos melhores médios do ano de 2013. Sendo assim, opto pelo alemão de origem turca.
      - 1 ofensivo/centro/interior: Özil.
      Por falar em alemães de origem turca, quem também estaria no meu banco de suplentes da equipa de 2013 é o Mesut Özil. Embora muitas vezes arreado do jogo, o facto é que o alemão é um dos maiores assistentes. A qualidade de passe, o transporte de bola,... é uma classe que qualquer equipa pretende. E, o que dizer das recentes exibições no seu novo clube, o Arsenal? ;)

      2 Avançados:
      - 1 extremo/Avançado interior: Robben.
      O "homem de vidro", teve um ano de 2013 para recordar, isto depois de um ano de 2012 para esquecer, com finais perdidas, muitas pelo seu próprio pé. Mas, este ano, o seu fabuloso pé esquerdo fez das suas e apareceu sempre nos momentos em que a sua equipa mais precisava. Ter um jogador destes no banco é um "must have".
      - 1 avançado completo: Lewandowski ou van Persie.
      Confesso que a escolha aqui também não foi muito fácil, pois sou um fan da forma de jogar do Robin, mas também sou do Robert. Ter os dois seria o ideal, mas só posso ter um. Sendo assim, a minha escolha vai para o Lewandowski, pois o ano também foi dele! Quem é que não se lembra do "poker" frente ao Real Madrid?

      Que equipa!

      Eliminar