25 junho 2013

Olhando para o mundial de sub-20...

... da Selecção Portuguesa, acho que o melhor onze para o técnico Edgar Borges colocar em campo é o seguinte:




Olhos em bico
Penso que quem viu hoje o segundo jogo da fase de grupos do mundial de sub-20 na Turquia, entre Portugal e a República da Coreia, não pode ter ficado indiferente à qualidade que os coreanos apresentaram em posse de bola. Enquanto os asiáticos trocavam a bola e via-se que vinham com a lição estudada, Portugal insistia no futebol de bola longa, ao estilo dos primórdios ingleses do "kick & rush", para que Aladje ganhasse uma bola e Bruma conseguisse uma segunda bola nas costas da defesa coreana.

A estratégia até tinha a sua lógica, pois os coreanos têm um grave deficit no jogo aéreo (veja-se por exemplo nos pontapés-de-canto). Contudo, a Coreia jogava num 4-4-2/4-2-3-1, com 2 alas e dois avançados, um deles a jogar entre-linhas. Ou seja, teoricamente, o 4-3-3 luso teria vantagem nas manobras do meio-campo, pelo que os 3 médios portugueses para 2 coreanos não me fariam supor adoptar jogo directo como estratégia principal. Nem tão pouco é esse o "ADN" da maioria dos nossos jogadores. Estava à espera de um futebol bem mais apoiado e mais dominador.

Não podia estar mais enganado. Os coreanos podem não ser tão bons tecnicamente como os portugueses, teoricamente falando, mas na prática deram de goleada aos jogadores lusos esta noite. O segundo golo dos asiáticos demonstra bem isso. Demonstra também a competitividade que os jogadores nacionais não tiveram em várias fases do jogo. Demonstra também em quanto é importante ser inteligente em campo. Demonstra também o espírito do futebol, que é um jogo colectivo e não de individualidades.




"Eu" Português
O "eu" nacional deveria significar para além de qualidade, capacidade de sacrifício em prol de um objectivo comum, inteligência, garra,... em vez disso, vejo apenas egos a correr em campo e a fazerem as coisas à maneira deles.

Duvido também da qualidade do trabalho feito nos treinos, pois o nível de jogo que apresentamos tem sido paupérrimo. A defesa tem erros de posicionamento graves, o meio-campo não consegue ligar sequer três passes consecutivos e o ataque é cada um por si! Ainda quem se tem safado é mesmo o guardião José Sá! Tudo isto é da competência do seleccionador.


Onze Nacional
O onze que coloquei acima visa potenciar o que de melhor temos neste momento na equipa, adequando as características dos jogadores às posições e funções que têm de ter em campo, mas também seguindo uma lógica de fazer um onze mais homogéneo.

Para tal, comecei por identificar os jogadores que têm estado em pior forma na equipa:
  • Tomás Dabó esteve irreconhecível. Se o Cancelo no jogo anterior não fez um jogo fabuloso, frente à Coreia, Dabó foi dos piores em campo por Portugal.
  • Edgar Iê tem falta de cultura táctica e de abordagem defensiva. É um jogador rápido, e até pode ser jogador do Barcelona, mas mesmo assim não foi capaz de acompanhar as movimentações dos avançados coreanos e até mesmo prever as suas movimentações.
  • Agostinho Cá mesmo não sendo tão mal, não oferece valor acrescentado ao meio-campo. Penso que o Ricardo Alves acaba por ser mais completo, não só fisicamente, como em termos tácticos e técnicos.
  • Tozé hoje não teve bola, mas também não foi procurá-la e nem sequer conseguiu agarrar o jogo e ser um "10" naquele meio-campo.
  • André Gomes com a intensidade com que tem jogado vai ter imensos amargos de boca num futuro próximo. Jogando ao lado de João Mário então, acho que lhe atrapalha ainda mais, pois para mim ocupam os dois a mesma posição/função neste 4-3-3 nacional.
  • Ricardo Esgaio até começou muito bem no jogo frente à Nigéria, pois foi com a sua entrada que Portugal teve outro impulso ofensivo. Contudo, hoje esteve mal em campo. Algo muito perdido e vê-se claramente que não se adapta tão bem a um estilo futebolístico que não seja em posse.
  • Ricardo Pereira é até agora a maior desilusão da equipa nacional de sub-20. É-o porque é o jogador desta selecção com mais minutos de primeira liga e que terminou a temporada em melhor forma. Na Turquia, não se cansa de tentar fazer tudo sozinho e nenhuma das suas fintas têm saído bem. Claramente em baixo de forma e como tal... banco!
Os que têm estado a um nível satisfatório são: João Cancelo, Tiago Ilori, Tiago Ferreira, Mica, Ricardo Alves e João Mário. Bruma, Aladje e José Sá têm sido os expoentes máximos desta selecção nacional de sub-20.

No onze que coloquei na figura de cabeçalho do artigo, utilizo dois jogadores que pouco ou nada têm jogado, mas que sei que poderão ser os elementos que faltam para melhorar o nosso meio-campo e ataque: Tiago Silva e Ivan Cavaleiro. O médio do Belenenses é uma espécie de João Moutinho, um médio mais rotativo, que permitirá a um meio-campo ter alguém que assegure melhor as transições libertando mais o pensar do jogo para João Mário. Por outro lado, Ivan Cavaleiro, poderia oferecer algo idêntico ao que o Bruma oferece, permitindo termos dois jogadores nas alas, capazes de transportar a bola nos pés, mas também que se sintam confortáveis em atacar os espaços vazios nas costas e no centro do terreno, através de diagonais. Se Tiago Silva e Ivan Cavaleiro permitiriam estabilizar a equipa a meio-campo e ataque, respectivamente, também Tiago Ilori numa dupla com Tiago Ferreira penso que se complementariam e estabilizariam a nossa defesa. Daí a sua inclusão no onze.

Uma última nota: tenho curiosidade em ver jogar o defesa esquerdo sadino, Kiko. Dos jogadores de campo é o único que falta jogar, para além dos outros dois guarda-redes, Varela e Veloso. Estes dois deverão ter reduzidas hipóteses de jogar nesta fase final do mundial, dada a grande forma de José Sá, mas também a instabilidade exibicional portuguesa.

2 comentários:

  1. Gostei e concordo com o que li! Só umas questões! Achas que temos qualidade pra jogar em posse? Tendo em conta o onze que escolheste, o que pedirias à equipa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que temos qualidade para jogar em posse. Agora que é preciso muito trabalho da equipa técnica disso não tenho dúvidas.

      Os jogadores que coloquei para além de se enquadrarem bem, muitos têm dinâmicas já de clubes. Por exemplo, Tiago Ilori e Mica têm rotinas da defesa do Sporting. O Ricardo Alves e o Tiago Silva do Belenenses, campeão da 2ª liga, melhoraria as nossas transições, libertando João Mário para combinar mais com Bruma (ambos também do Sporting). Por outro lado, Cancelo e Cavaleiro, têm rotinas do Benfica e quando no mesmo flanco poderiam dar outro tipo de dinâmicas.

      Com este onze, tínhamos equipa para enfrentar qualquer estilo. Criaríamos uma base, sobre a qual depois poderíamos ir colocando outros jovens, como por exemplo o André Gomes, o Esgaio, entre outros.

      Eliminar