24 novembro 2018

Joga-se muito e bem...


... dos sub23 em Portugal!


Antevejo um futuro muito risonho no futebol português, pois a formação é cada vez mais de maior qualidade. Hoje em dia, não são apenas o Benfica, o Sporting e o Porto a terem boas academias. Muitas outras equipas estão a trabalhar bem, nomeadamente, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Belenenses, Marítimo, entre outros. Verdade que mais se poderia fazer, sobretudo, a nível local se a Federação Portuguesa de Futebol seguisse o mesmo projecto que a sua congénere alemã e belga realizaram no início da década de 2000, onde incentivou a contratação de jovens técnicos qualificados para os clubes, fazendo com que os jovens desde cedo tivesse acesso a um treino muito melhor, protegendo assim o talento e evitando que desde cedo se cortassem as pernas a muito jovem talentoso, que desistiam da modalidade federada por culpa de não terem tamanho, peso,... 


Feito esta pequena introdução, queria partilhar convosco o belíssimo jogo que assisti nesta manhã de inverno entre dois conjuntos que discutiam a liderança da liga revelação. O Guimarães jogando em casa, dominou a posse de bola na primeira parte. Sempre procurando jogar de forma apoiada, com princípios de jogo bem desenvolvidos, foi um regalo para qualquer adepto de futebol. O Benfica, que sobre as ordens de Luís Tralhão, soube-se portar à altura. Soube sofrer quando foi necessário e jogando numa estratégia não usual esta temporada, i.e., em contra-ataque, soube colocar o Vitória de Guimarães em sentido. Dois bons conjuntos com excelentes modelos de jogo que souberam entreter quem assistiu a este encontro.


Destaco 5 jogadores do Benfica que me ficaram no goto. Em primeiro lugar, o Rodrigo Conceição, não apenas por ser filho de quem é mas, sobretudo, por ter bisado neste encontro. Foi muito bonito o gesto que teve ao comemorar o golo, indicando para o emblema do Glorioso. Foi ainda mais bonito, ver toda a sua entourage familiar a vibrar com ele o seu sucesso. Futebol é também isto. Aliás, é muito isto! Em segundo, o gigante Vukotic, que com aquela envergadura, aquela visão de jogo, aquela tomada de decisão e aqueles pézinhos, onde destaco o seu pé esquerdo... ui! Ui! Ainda por cima quando eu acho que uma das lacunas do nosso plantel é faltar mais um esquerdino no meio-campo... O terceiro jogador que esteve muito bem foi o jovem guarda-redes Biai, tendo sido fundamental na defesa da grande penalidade que daria o empate ao Guimarães, numa altura que já estávamos reduzidos a 10 unidades, depois da expulsão do Daniel dos Anjos (que estava a fazer uma excelente partida até aquele momento). O quarto elemento de destaque é o pequeno Guga. Parecia hoje um pequeno Verrati naquele meio-campo. Impressionante a intensidade com que joga e só lhe desejo que consiga apanhar novamente o comboio que o talento dele deixa antever, depois de uns dois anos de grande calvário devido à grave lesão que teve. E, por fim, o 5º jogador referenciado é o jovem central madeirense Miguel Nóbrega. Reparem que no lance do 3º golo, ele vem bem lá de trás para chegar a zona de finalização e mesmo depois de um sprint fenomenal, tem ainda o discernimento para fazer aquela finalização deliciosa. Muita qualidade!


A jogar assim o futuro será risonho. O dele e o nosso! Só um por"maior": este menino
é como todos sabem filho de Sérgio Conceição, treinador do Porto, mas mesmo assim,
o Rui Vitória quis contar com ele durante a última semana para trabalhar com o plantel
principal do Benfica.

2 comentários:

  1. Um central Loureiro não jogou? Também é bom.
    O Nóbrega é um central mt esguio, rápido, com bons pés. Veremos se ficar mais forte fisicamente, mas tem qualidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Forte fisicamente já ele é. É uma parede. Agora, quero é ver como progride em termos de construção de jogo detrás.

      Eliminar