08 julho 2018

Portugal pode não ter conquistado este mundial, mas...


... fazem-me sonhar quanto ao futuro!


Têm hoje 14, 15 e 16 anos. Daqui a 4 anos, terão 18, 19 e 20 anos e, daqui a 8, terão 22, 23 e 24 anos. Mas, a jogarem da forma como jogam, não tenho dúvidas que o Benfica está aqui a criar a geração de platina do futebol nacional (isto porque a geração de ouro já foi criada pelo Queiróz e não quero que ele se chateie mais connosco, ou que os belgas venham cá pegar comigo por causa de direitos de autor com a sua actual selecção). Não é apenas o melhor talento futebolístico daquela geração o que o Benfica conseguiu reunir. Foi também a melhor proposta futebolística ao nível da formação. O Glorioso está a formar não apenas futebolistas, mas sim futebolistas de elite, ao nível técnico, táctico, físico e mental. Por isso mesmo, quando ganharmos o mundial Renato Paiva, esse título também será teu. Têm dúvidas? Então vejam o que estes meninos fizeram frente ao Vitória de Guimarães e comparem com as equipas de juvenis das melhores escolas de futebol do mundo. Os princípios de jogo estão lá todos!


Seria tão fácil para estes miúdos quererem apenas pegar na bola e transportá-la em drible, fintar um ou outro, fazer uma tabelinha e um remate em arco, como a maioria das equipas top daquele escalão. Seria tão mais fácil para o treinador armar a equipa para deixar o "craque" em condições privilegiadas para fazer a diferença, como vemos em muitas equipas destes escalões. Mas, não. O fundamental é dotar destes miúdos dos princípios básicos do futebol, princípios como os das coberturas defensivas e ofensivas, o da reacção rápida à perda de bola, o de transportar a bola quando à espaço para o fazer, atrair o adversário, fixá-lo e aí sim passar ao colega (o princípio da penetração), e por aí fora. Só assim é que teremos teremos jogadores mais inteligentes e confiantes de impor um modelo de jogo muito mais dominante que aquele que CR7, Quaresma e companhia demonstraram ao longo desta última geração do futebol nacional. Decerto que jogadores como o Rúben Dias, o Bernardo Silva e o Gonçalo Guedes irão agradecer a chegada desta nova leva, tal como tenho a certeza que o CR7 só será reconhecido como GOAT com eles em campo.

54 comentários:

  1. A mim fazem-me sonhar é com a Champions. Assim os consigamos manter o que não irá ser fácil!
    Subir as cláusulas de 2 ou 3 (João Félix para 120M)!
    Agora que o Renato Paiva subiu aos juniores, o meu convencimento este ano é ganharmos a Youth League em Juniores. Penso que o iremos fazer se o João Felix descer aos juniores.
    Assim como no próximo ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estou a pensar muito mais à frente amigo. ;)

      Champions com estes meninos será um passeio e será um regresso de uma geração tipo a do Ajax de 1996/1997.

      Eliminar
  2. Renato Paiva é alguém que gostaria de ver na equipa principal. Que ideia de jogo, que capacidade para reconhecer talento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os desafios são diferentes do que nos escaloes mais jovens. Atenção.

      Eliminar
    2. É verdade. No entanto a base para o sucesso está lá...

      Eliminar
  3. Águia Preocupada08/07/18, 21:10

    Daqui a 3 ou 4 anos? Já foram todos de vela ao preço de 15 MILHÕES!
    Eu já me recuso a ter esperança... Depois de Bernardo Silva, Cancelo, Renato Sanches, Hugo Costa, Gonçalo Guedes, etc., etc., etc.
    Enquanto o negociador implacável ou sanguessuga das comissões, se mantiver no clube, não podemos criar expectativas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, daqui por 3 ou 4 anos já foram todos despachados no pacote de 15 milhões.

      Carlos Gomes

      Eliminar
    2. Duvido muito que sejam logo vendidos. Só se estivermos com a corda ao pescoço.

      Eliminar
  4. Pode também acontecer que daqui a 4-8 anos seja o próprio Renato Paiva o treinador principal do Benfica.
    Mas acho que temos de ir passando essa mensagem de preservação dessa geração sub-17 no clube, para que não sejam vendidos antes dos 23-24 anos. E cuidado hem! A equipa de iniciados perdeu o título na última jornada mas eles também praticaram um futebol muito parecido com esse dos juvenis. Portanto, esse futebol maravilhoso dos nossos sub-17 começa a ser uma marca registada da academia do Seixal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma mudança de paradigma do futebol nacional que tem muita influência da escola espanhola, com os óptimos resultados que todos sabemos.
      😉

      Eliminar
  5. gosto do optimismo, mas a geraçao do renato sanches, guedes e joao carvalho tb era top e ja estao todos vendidos sem que tenham dado muito ao clube... o diogo e o joao entao a mim estao travessados pk honestamente nem tiveram muitas oportunidades para evoluir. alem disso e preciso alguem com ideias que potencializem esse tipo de jogo e o rui vitoria esta me a dar indicaçoes que nao e bem isso que ele ve. (saidas de jovic, sefrovic, joao carvalho, digo gonçalves, entrada do alfa semedo,o jose boto tb saiu...) vamos confiar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que cada jogador tem o seu momento de explosão que tanto pode ser aos 19 ou aos 21-22 anos. Quando vemos o que fazem o Diogo Gonçalves e o João Carvalho nos Sub-21 é difícil não imaginar uma carreira de sucesso destes dois jogadores. O problema é que no Benfica temos todos muita pressa. No caso do João, aquele jogo com o Belenenses foi a sua grande oportunidade mas também um grande azar. A equipa não jogou bem, ele também não, e ainda por cima perdemos quando precisávamos desesperadamente de pontos. Depois a solução Zivkovic (um ano mais velho) deu resultado e pronto. No futebol a sorte conta muito também.

      Eliminar
    2. podemos ter esse raciocinio num man utd, city , chelsea e assim. mas o benfica vive de capturar e desenvolver talento, logo devemos de dar tempo ao tempo para que eles se desenvolvam... neste momento vendemos 2 miudos de 15 milhoes e com grandes probabilidades de se valorizarem ainda mais. aqui acho errado o que fizemos

      Eliminar
    3. Grandes probabilidades de se desenvolverem mais... Onde?

      No Benfica não é de certeza, já ficaram uma época sem jogar, se ficassem seria outra igual.

      Ser emprestados quando há propostas de 15 milhões ou superiores, sem nenhumas garantias que os jogadores valham o mesmo daqui a um ano? Podem não jogar, podem lesionar-se. Isso parece-me má gestão.

      Quando um dia o Benfica se vir live da dívida bancária podemos dar-nos ao luxo de arriscar em fezadas dessas... Neste momento, todos os excedentários devem ser encarados como hipótese de mais-valias financeiras para um dia então podemos manter os melhores por mais tempo.

      Neste caso específico o Diogo Gonçalves até foi só emprestado e com uma cláusula ao que consta superior a 20 milhões. O João Carvalho não é jogador para o Benfica na minha opinião.

      Eliminar
    4. alexanderson,

      Tiveram oportunidades, mas o comboio do Benfica é de alta velocidade. Não há tempo para trabalhares com eles e não há espaço para meteram eles em campo para aprenderem com os erros. A época passada fizeste a temporada toda de trás para a frente, não tinhas folgas de 5 ou 10 pontos para deixares o Joãozinho crescer...

      Ele terá que crescer lá fora. E repara que o Karanka já tratou de lhe mandar um recado pelos media.

      Eliminar
    5. Monte_SLB,

      O Diogo é o Joãozinho partem tudo nos sub21, mas perante defesas mais organizadas e com outro andamento, chamam-lhes de filhotes. Precisam de jogarem de outra forma, mais colaborativa. Mas, para isso é preciso ver o jogo com outros olhos. Esse será o próximo desafio de ambos.

      Eliminar
    6. alexanderson,

      E os outros jovens jogadores que andas a formar? Como ficam? Não conseguimos colocá-los no congelador... Eu aqui sou muito pragmático: deixar os miúdos seguirem as suas carreiras, protegendo sempre os nossos interesses e os dos miúdos.

      Às vezes a própria mudança de ares é benéfica para o crescimento deles, por mais gostassemos que ficassem por cá.

      Eliminar
    7. Pedro_Cerqueira,

      É mesmo esse o raciocínio. 😉

      Eliminar
    8. pp, nem na nba isso acontece... ha excepçoes como e obvio,mas entao emprestavam uma epoca inteira em portugal ou assim para jogar e evoluir. isto de emprestar e deitar fora no nosso caso e so estupido porque somos um clube formador que quer exactamente jovens talentos porque mesmo no nosso contexto temos mais tempo para os deixar crescer que os verdadeiros tubaroes. (dessa forma vamos desperdiçar muito do talento que temos ca dentro porque simplesmente nao pegam a primeira e os que pegam sao vendidos...)

      Eliminar
    9. E o Carvalho já não tinha sido emprestado ao Setúbal? Depois não lhe deram oportunidades na equipa principal na época passada? Não lhe deram jogos a titulares?

      O Rui Vitória tem em primeiro lugar que se preocupar com a estabilidade da equipa. Só depois é que vem a preocupação com os jovens jogadores. É o preço de estarmos em altíssima competição.

      Porque razão é que achas que os tubarões tendem em não apostar tanto em jovens como nós? (Podem apostar em jovens, mas são sempre jovens que já não oferecem qualquer dúvidas com 20 ou 21 anos!) É exactamente, pelo motivo de que estão a competir sem grandes margens para erro.

      O talento será sempre desperdiçado, porque o esforço de aproveitamento, não está apenas do lado do formador, mas também da consciência do estado de evolução do formando.

      O que penso que o Benfica deve ter sempre é esta conversa sincera e aberta com os jogadores. Eles poderão ficar aziados no início, mas depois percebem. Basta veres o que aconteceu com o Jovic.

      Eliminar
    10. O Jovic dá-me azia é a mim... Esse sim um desperdício monumental, mas enfim, não posso apoiar esta política só quando me apetece.

      Mas que me vai custar quando o Eintracht bater a cláusula, lá isso vai ^^

      Eliminar
    11. No início da época querias lá saber do Jovic... Confessa lá. Tu é a maioria dos adeptos. 😉

      É normal, porque ele não rendia e não era melhor que os outros naquele momento.

      Repara que o Jovic nem sequer jogou no campeão alemão. Jogou está temporada numa equipa que deu nas vistas. Vai lá ver a diferença de pontos entre o Bayern e o Frankfurt? Bayern 89 pontos, Eintracht 49 pontos. São 40 pontos de diferença!!! O Jovic já vimos que tem potencial para jogar ao nível que pretendemos, mas jogar todos os jogos a esse nível, ainda não apresentou. Num clube como o Benfica precisas de jogadores que sejam mais certezas que possibilidades. Quando já tens imensos que actuam na equipa principal é que ainda têm muito a provar, para além de que as certezas estão a deteriorar-se rapidamente (Luisão, Jardel, Jonas), isto coloca o equilíbrio da equipa e deste projeto em causa.

      Eliminar
    12. Na verdade sempre depositei grandes esperanças nele até porque já conhecia um pouco antes até de chegar ao Benfica, através de vídeos da net e etc. É verdade que chegou com apenas 18 anos e a cobrança é logo brutal, mas na minha cabeça foi sempre um talento enorme que mais ano menos ano ia rebentar.

      Agora o que vale para o Diogo e o João também vale para ele. Só acho que 10 milhões foi uma cláusula muito simpática para o Eintracht, um avançado que desponte na Bundesliga vale muito mais que isso.

      Eliminar
    13. o joao carvalho esteve 6 meses emprestado ao setubal porque rejeitaram emprestar 1 ano. fez o equivalente a 4 jogos de 90 min numa epoca e esperas que ele mostre o valor dele? e assim que damos oportunidades a jovens? concordo contigo que o barça united e assim nao o façam muito porque realmente fica dificil, mas nos esse e o nosso lema e modo de trabalho logo nao podemos dar ao luxo de atirar jovens assim ao fim de 2 3 jogos ou somente 1 epoca... o do jovic e outro caso (alias repara que ao fazermos estamos a atirar jogadores de 15 milhoes com potencial de valorizaçao e nos nem jogadores de 15 milhoes compramos todos os dias para podermos estar a ver livre deles assim)

      Eliminar
    14. Cerqueira, foi uma questão de oportunidade. O potencial do Jovic vale mais que os tais 10 M€, mas depois de dois anos entre equipa B e principal sem se mostrar, foi um bom negócio a meu ver. Imagina que não dava em nada?

      Esse foi o valor que o Eintracht aceitou para arriscar no miúdo. Podemos também ver isto desta forma: os 10M€ seriam o custo que teríamos naquela temporada para o miúdo poder evoluir. Seria o dinheiro que perderíamos numa eliminatória da Champions com os erros de crescimento do jovem jogador. É o custo de valorização que temos ao apostar num modelo desportivo e financeiro como este. Por isso, por vezes mais vale deixarmos eles seguirem.

      Agora, devemos sempre precavermos da melhor maneira. 😉

      Eliminar
    15. Dar oportunidades não é dar-lhes taxativamente minutos. Se ele não evolui nos treinos como o treinador quer, porque é que o menino tem de entrar ou ter oportunidades?

      O Jovic até é um bom exemplo que precisou de partir a cara para encarrilar. Repara que ele ia ter titularidade num jogo e não teve porque saiu à noite no dia anterior ao jogo. Aí aplaudo de pé o Rui Vitória por ser fiel aos seus princípios. E aplaudo também o Rui Costa por se ter mantido atrás do técnico quando provavelmente, seria mais fácil sermos condescendentes com o "investimento".

      Eliminar
    16. «O Rui Vitória tem em primeiro lugar que se preocupar com a estabilidade da equipa. Só depois é que vem a preocupação com os jovens jogadores. É o preço de estarmos em altíssima competição.»

      Se isto é verdade, então não faz sentido o discurso oficial do Benfica made in Seixal, ou o investimento massivo que é feito em relvados e infra-estruturas para aquelas bandas.

      E não faz sentido sequer dizeres que nós apostamos em jovens à séria. Ainda há dois posts atrás dizes que RV não podia forçar mais a corda com JC e DG porque era obrigado a ganhar!

      Tu por vezes, na senda de tentar justificar opções que não são tuas e de ver o copo meio cheio acabas a roçar perigosamente o defender tudo e o seu contrário!

      Eliminar
    17. obvio que tem que fazer por merecer os minutos, nisso tens razao. o jovic errou ali, mas tb nao ves o erro do benfica ao trazer um jogador de uma primeira divisao para vir jogar para a nossa segunda liga, apostar em jovens tb temos que ter em conta como isso afecta e trabalhar nesse sentido. quanto a parte dos treinos, estamos em pe de igualdade pk nao sabemos como eles sao ali. No entanto posso criticar por exemplo a construçao do plantel quando tens o samris, pizzi e felipe augusto para a mesma posiçao que o joao carvalho e de repente o miudo ve 3 seniores para o lugar dele, quando como 3 opçao ja nao teria muito tempo de jogo (basta ver o que jogou o samaris) eu continuo a dizer, nos temos talento a vontade, mas estou em duvidas se iremos aproveita-lo como deve ser

      Eliminar
    18. RB, faz sim. É a estratégia. É esse o objectivo. Agora, não significa que colocamos todos os miúdos a jogar. Isso era o que se fazia e mal antigamente. Daí que o projecto do Sporting não triunfou. Não foi por ser uma máquina ideia, mas foi na sua operacionalização.

      As equipas são organismos vivos que são formados e forjados com tempo. Quanto maior a qualidade da equipa técnica menor é o tempo de concretização e maior o rendimento desportivo retirado.

      😉

      Eliminar
    19. alexanderson, o João Carvalho não teve assim tanto concorrência quanto isso. O Samaris foi sempre o suplente do Fejsa para o Vitória (e quanto a mim mal, pois poderia é deveria ter sido usado para a posição 8 numa vertente mais combativa, ou para o centro da defesa). O Filipe Augusto era um 8 para se conseguir jogar com apenas dois médios no sistema de 4-4-2. O Pizzi era o titular. Havia ainda o Krovinovic que até estava lesionado. O 4-4-2 não deu resultado. Vê quem ele tentou logo no 4-3-3? O Pizzi e o Krovinovic. No jogo em Setúbal para a taça da Liga quem jogou foi o Augusto é o Joãozinho. Quando o Krovinovic se lesiona ele aposta primeiro no JC, só depois testa o Zivko.

      O JC é que não deu corda aos sapatos...

      Eliminar
    20. Não faz sentido no caso do Benfica, porque a estratégia não é formar ninguém é dar visibilidade para vender.

      Vamos lá buscar o caso do JC outra vez... (Confesso que começo a ficar cansado.)

      «Vê quem ele tentou logo no 4-3-3? O Pizzi e o Krovinovic.» Errado. Os primeiros esboços do 433, nos jogos com o Man Utd tiveram Filipe Augusto (em casa) e Samaris (fora) como os alter-Krovinovic. Entre esses dois jogos andaste com a dupla criativa extraordinária de Fejsa-Filipe Augusto.

      E quando o Krovinovic se lesiona RV aposta uns valentes 45 minutos em JC antes de optar pelo Ziv. 45 minutos. Foram 45 minutos. O que quer dizer que, com o jogo de Setúbal (onde foi opção técnica), JC teve uns estonteantes 135 minutos de futebol para dar corda aos sapatos!

      Acontece que o mesmo Lisandro e o mesmo Samaris também lá estiveram a titulares. E estão neste momento a estagiar com a equipa em Inglaterra, num assomo de coerência Vitoriana. (continua)

      Eliminar
    21. Continuando...

      O que é que o caso de JC nos diz, sendo seguro que não estamos a falar de um sub-aproveitamento de um Bernardo? O caso JC é apenas sintomático. Nos três anos que RV leva à frente do Benfica, sobram-te dedos numa mão para contar os putos que se afirmaram sem que houvesse uma onda de lesões e castigos.

      Porque isto de trabalhar putos não é, como dizes, atirá-los lá para dentro. É preciso criar condições para que joguem. Só que para isso precisas primeiro de um modelo mais elaborado do que aquela coisa do Elifoot de escolher 433 ou 442. RV falou em Abril/Maio de 2017 numas alterações tácticas que estavam a ser pensadas. E como é que se atacou o mercado e se preparou a equipa para isso? E, havendo uma comunicação entre a equipa do Benfica e a B, como é que se prepararam o ataque ao mercado e as tais mudanças?

      Quando tu dizes que é mais importante ganhar, não me estás a dar novidade nenhuma, afinal eu quero a Rosenborguização do Benfica. Agora, não podes desenvolver jogadores quando entre dois jogos com o Manchester numa disposição de 433, jogas dois jogos com os portentos Aves e Feirense em que introduzes um 442 com 2 pivots defensivos, porque é isso que o FAgusto era.

      Porque falar de JC é falar do que Filipe Augusto andou por ali a fazer. Penso que nenhum adepto falaria hoje do JC se em vez de Filipe Augusto tivessem jogado o Krovi ou o Ziv. Arrisco, apesar dos parcos minutos, que mesmo que tivesse jogado o Parks não haveria tanta discussão. E digo-o com um certo pesar por achar que Filipe Augusto foi mais uma vítima de RV não saber o que fazer. Como tu acho que o Samaris não é o substituto natural do Fejsa. Pelo que se viu nos jogos em que actuou, Filipe Augusto está mais próximo do Sérvio do que o Grego. E isso muda logo as coisa. Qualquer jogo em que alinha Fejsa-Filipe Augusto está inquinado à partida, porque nos afasta da coisa (falar de modelo é exagero) que mais nos aproximou do sucesso o ano passado.

      Deixemos pois de falar de JC. O que é que Diogo Gonçalves tinha para dar que Cervi ou Ziv não dessem? Ou na maluquice, Jiménez, Rafa ou Gabicoiso? Ou, como é que alguém vê a nossa pré-temporada e ainda acha que Lisandro López pode fazer 89 minutos frente ao CSKA? Vamos direitos à vaca fria, porque é que Lisandro, Augusto, Sálvio podem fazer jogos a fio em que não rendem e um puto de 20 anos tem de virar o jogo a cada toque na bola?

      E qual é mesmo o modelo que tinhamos? É que quando vamos a Atético, Barça, Bayern, City ou United, o que se encontra é o seguinte: uma ideia de jogo, com funções definidas para os jogadores, que as trabalham e têm nuances consoante as características dos jogadores. No Benfica não vemos isso. Vemos jogadores com características que entram em campo e fazem umas coisas. Ou seja, ou os jovens são portentos ou predestinados, ou RV não é capaz de fazer nada deles. Nem alguns não jovens ele é capaz de gerir!

      Só que isso até pode estar bem, compra-se uma equipa de craques à nossa dimensão e RV mete-os a jogar. O que não se pode andar a dizer é que o Benfica é um clube formador e que os reforços vêm do Seixal e que "para o ano vão estar Y jogadores da formação na equipa principal".

      Eliminar
  6. É mesmo uma geração fantástica! Eu espero é que eles façam parte do Benfica novamente Campeão Europeu! A Federação que se entretenha com os aurélios e os filhos do Ronaldo.

    Temos de criar as condições para, quando chegar a vez deles, podermos segurá-los três anos a jogarem juntos na primeira equipa. Esse deverá ser um objectivo estratégico do Benfica no médio prazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quero ver se o LFV mantém ou não a palavra... 😉

      Eliminar
    2. Não sabes a resposta a essa questão ainda antes de a formulares?

      Eliminar
    3. Estarei cá para ver, mas até agora tenho entendido as opções tomadas.

      Eliminar
    4. O que está em questão no "manter a palavra" não tem a ver com entender as opções, tem a ver com as opções não corresponderem às palavras.

      Como tenho referido mil e uma vezes, só se pede que sejam honestos, em particular na comunicação com sócios e adeptos. O que não dá é estar num avião a caminho da Alemanha com uma jovem promessa dias depois de sair uma entrevista a dizer que as nossas melhores pérolas ficam pelo menos 2 anos na equipa principal.

      Se é para vender digam textualmente "o Benfica é um clube que vende as suas melhores jóias e por isso o Presidente passa a vida a somar milhar para ir levar as jóias onde for preciso".

      Eliminar
  7. No link abaixo a entrevista ao Renato Paiva na Btv
    https://www.youtube.com/watch?time_continue=3364&v=a0N62CyvPok

    ResponderEliminar
  8. Com a ampliação da academia do Seixal, cada vez mais vão aparecer bons jogadores, muito bons jogadores, craques, cracalhões... Olhem, vai ser difícil gerir tanta qualidade! E vejam que dificilmente os clubes aceitam receber jogadores emprestados sem fixar o preço de uma possível compra. Até os pequenos estão a ficar espertalhões. O Moreirense, por exemplo, acaba de ganhar um bom dinheirinho com o Alfa Semedo e já tinha ganho o ano passado com o Rebocho. Mas acho bem. Eles permitiram que estes jogadores crescessem a um nível competitivo elevado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, ainda bem que isso acontece. Repara como o Benfica acaba por dinamizar o mercado. Estamos a abrir o mercado para esta grande indústria chamada futebol.

      Em breve, vamos conseguir recrutar além fronteiras com mais acerto, para reunirmos os melhores das gerações mais jovens num ambiente que permitirá não apenas para os jovens chegarem ao futebol profissional, como se for o caso a outras saídas profissionais. Esse será o projecto do Seixal e de Oeiras. Aliás, será um verdadeiro projecto desportivo ecléctico.

      Eliminar
    2. Sim, o Benfica está a contribuir para o desenvolvimento do desporto no país, inclusive numa perspectiva olímpica, mas a clubite em Portugal é uma coisa tão maligna que até parece ser um crime o que se faz no Seixal e far-se-á em Oeiras. Com o projeto de Oeiras, quem sabe um dia quando Portugal começar a bater os recordes do nº de medalhas em olimpíadas é que acabarão por valorizar o que se está a fazer.

      Eliminar
    3. Primeiro estranha-se, depois entranha-se.

      Há anos, era a questão do cartão de sócio com descontos, depois os outros fizeram o mesmo. Depois, foi a televisão... Enfim, os outros terão que fazer o mesmo se quiserem sobreviver neste ecossistemas, caso contrário, outro clube ocupará o lugar deles (o Braga se calhar já luta pelo 3º lugar esta temporada).

      Eliminar
    4. Lá está! É a tal questão dos "dez anos à frente" que faz confusão a muita gente...

      Eliminar
    5. Sim. Quando o LFV falou em 10 anos à frente era sobretudo nestas questões da organização e da estrutura que ele se referia. Mas muitos ficaram escandalizados e só pensaram no jogo jogado dentro do campo.

      Eliminar
    6. Infelizmente olho para o fenómeno desportivo muito para lá do futebol, o que quer dizer que não vejo esse país olímpico de que se fala. Quando se compara o que é desporto em Portugal com a Holanda (para ficarmos em países com uma dimensão semelhante) é anedótico que se fale sequer num país olímpico.

      O Benfica tem um projecto de apoio a atletas, sim, interessante, sim, mas que no contexto global não é nada de especial. Mesmo no contexto português o Benfica não está a ajudar ninguém a aparecer, está sim a ajudar a que aqueles que já se notabilizaram não desapareçam, havendo razões para se perguntar o que foi a actuação do clube no caso do Célio Dias (apesar de eu achar que terá sido positiva, acho que há partes da história ou mal contadas ou que as partes não quiseram contar).

      Sobre a questão da televisão... Só foi pena o Benfica não ter insistido um pouco mais na televisão e ter optado por entregar não só ouro ao bandido, mas como obrigar os adeptos a pagarem o transporte do dito ouro. 10 anos à frente indeed!

      Sobre os dinheirinhos que Rio Ave e Moreirense possam ter feito à custa das parcerias, estamos para ver de que forma isso se traduz na prática. Há razões de sobra para achar que os clubes, tal como o Benfica, não nos iludamos, têm um papel mais de lavandaria do que de beneficiários. Se assim for não haverá nunca problemas em gerir "tanta" qualidade. Os exepcionais ficam e os menos exepcionais são vendidos com umas cláusulas a estes clubes, que crescem e qualquer dia estão aí firmes a lutar pela subida de Portugal no ranking da UEFA. A julgar por estas parcerias e pela qualidade ao nosso dispôr não será de admirar se dentro de 5 anos Portugal voltar a meter duas equipas directas na fase de grupos da Champs, certo?

      Eliminar
    7. A resposta à tua pergunta depende muito da estratégia dos clubes nacionais.

      Se seguirem o exemplo de um Sporting de Braga é provavel que cresçam rapidamente, agora se seguirem o exemplo do Sporting estão tramados.

      Eliminar
    8. Essa é a segunda premissa. A primeira é se o dinheiro entra de facto na contabilidade dos clubes, ou se os clubes têm de pagar "prestações de serviços" a "tercendes". No fundo é como dizer que o Benfica recebeu 40 milhões pelo Ederson, mas depois vais a ver e no clube ficaram menos de 20.

      Eliminar
  9. E não se arranja um workshop para o Renato Paiva ensinar o Mister Fezadas a trabalhar um modelo de posse e critério? Nem que seja enquanto dá voltas à rotunda de Alverca. O clube dava as garrafas de água...;)

    Quanto ao Benfica Made in Benfica, enquanto os Joões Felixes, os Gedsons e os Rúben Dias não ficarem na equipa principal, a jogar no onze, até aos 23/24 anos, vindo de quem vem é tão credível como uma conferência do Trump sobre multiculturalismo, precedida de uma do Scott Pruit sobre o combate aos combustíveis fósseis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um modelo de posse tem muito a ver com a formação dos jogadores. Quando falamos de jogadores inteligentes, falamos de jogadores que entendem o jogo e os seus princípios, para além de driblarem os jogadores. Isto começa-se nos escalões de base, para evitarem virem com vícios. Por exemplo, repara no Messi e no Ronaldo. Onde são realmente diferentes, não é no talento ou na capacidade de trabalho. Têm a ver com a forma como jogam e pensam o jogo dentro de campo.

      Ou seja, o Vitória e qualquer outro está sempre limitado com o que tem em mãos. Por isso o Guardiola teve que contratar muitos jogadores na época passada, que entendessem o que ele quer fazer de forma mais rápida e sem vícios de modelos de jogo básicos.

      Eliminar
    2. Em primeiro lugar, não posso deixar de reparar que não comentaste o meu segundo parágrafo, sobre o mito eternamente adiado do Benfica Made in Benfica ;)

      Quanto ao teu primeiro parágrafo, não podia estar mais de acordo, como imagino que já calcules! :)

      Quanto ao teu último parágrafo, percebo o que dizes e concordo genericamente. Mas o RV não podia estar mais longe dessa marca Guardiola de treinadores...as suas equipas sempre tiveram, precisamente, 'vícios de modelos de jogo básicos'!...Ederson, Lindelof, Grimaldo, Pizzi, Zivkovic, Krovinovic, Rafa, Jonas, talvez Rúben Dias, talvez Carrillo. Grosso modo, acho que estes foram os jogadores de RV que mais correspondem ao que ambos consideramos 'jogadores inteligentes', como os descreves no teu primeiro parágrafo. Agora, quantos destes foram primeira opção para RV?!? Eu respondo: Pizzi e Jonas, ponto final parágrafo...dois em dez!! Isto diz muitíssimo do que tu não queres ver (ou vês mas não queres assumir aqui, ou vês mas não podes assumir aqui porque trabalhas na estrutura do clube...) sobre o perfil de treinador de RV. Um treinador básico, limitadíssimo, que sempre teve modelos de jogo básicos e limitadíssimos, e sempre fez de jogadores básicos e limitadíssimos as suas primeiras opções. Um dos piores treinadores que já vi no nosso Benfica. Tão mau neste século só mesmo o Camacho da segunda passagem.

      Eliminar
    3. O teu segundo parágrafo já tinha comentado noutros momentos. Eu penso desta forma: antes entendo que se tenha vendido muito do talento proveniente da nossa formação, por uma necessidade e mudança estratégica financeira. Com essas vendas, acabámos por estar no caminho da independência financeira. Agora, com esse desafogo financeiro, temos condições para aumentarmos o orçamento na equipa principal e com isso manter os melhores jogadores (sejam eles da formação ou não) por muito mais tempo. Caso isso não se concretize, terão de ouvir das boas. Isso é mais que certo! ;)

      BP, porque não referes-te ao Luisão? E, ao Jardel? E, ao próprio Jonas? E, ao Cervi? E, ao Salvio? Repara que não é em todo o lado que se treina com aquela filosofia de jogo que te falei. Há aqui um efeito geracional que demora o seu tempo a desfazer-se. O Pizzi e o Jonas são uma dupla brutal com a bola nos pés, mas sem a mesma? Onde estão os princípios de jogo? O Jonas, não sabe se posicionar muito bem para cortar as linhas de passe aos defesas e quando o tenta fazer, gasta mais energia do que seria necessário (corre em demasia para rectificar posicionamentos). O Cervi, tirando a energia que coloca no jogo, não é inteligente no seu posicionamento defensivo. O Luisão, não tem os princípios básicos com a bola nos pés, como por exemplo, quando tem a bola e tem espaço para transportar, fazê-lo, para criar o desequilíbrio. Muitos dos nossos médios também não têm a noção de cobertura ofensiva e defensiva, como por exemplo, quando o Luisão sobe, saber entender que se cria um espaço vazio onde ele estava, como tal será necessário haver uma compensação caso ele perca a bola, para evitar a transição do adversário.

      Mas, mesmo assim, o Rui Vitória conseguiu melhorar muito a qualidade de jogo da equipa. Por exemplo, este 4-3-3 do Vitória envolveu muito os jogadores e aumentou a qualidade de jogo, sobretudo ao nível do ataque posicional, sem descuidar a transição, onde já éramos fortes. A diferença é que não conseguimos troféus. Mas, quando olho para os dados não vejo essa banalidade que tentam mostrar.

      Se não tivéssemos fio de jogo, houvesse muita confusão táctica, aí sim, poderia culpabilizá-lo, mas do que vi não. Dito isto, esta temporada ditará muito do seu futuro na Luz. Isso parece-me óbvio.

      ;)

      Eliminar
    4. «Agora, com esse desafogo financeiro, temos condições para aumentarmos o orçamento na equipa principal e com isso manter os melhores jogadores (sejam eles da formação ou não) por muito mais tempo.»

      Aconselho mesmo muito cuidado nestas coisas porque te habilitas a ter de dar uns malabarismos valentes. Quem te avisa...

      «Por exemplo, este 4-3-3 do Vitória envolveu muito os jogadores e aumentou a qualidade de jogo, sobretudo ao nível do ataque posicional, sem descuidar a transição, onde já éramos fortes.»

      E no entanto quando os jogadores sem os tais princípios saíram do 11, a equipa ressentiu-se, o 433 ressentiu-se e o título foi-se. Ainda bem que os princípios andavam a ser trabalhados desde o ano passado, imagina que tinha sido uma coisa do momento!

      Acho que é um pouco espúrio falar-se das limitações dos jogadores, que as têm, quando o modelo, a existir, é tão fraco que se ressente da saída de uma peça. Pior, com tempo de trabalho, ao invés de o substituto ficar mais integrado parece cada vez mais estranho à coisa. E se quisermos ser ainda mais objectivos, um treinador que treina um modelo sem ter em consideração as características dos jogadores? Não tivemos já um assim não há muito tempo que obrigava os jogadores a adoptarem-se e não o contrário? Onde está então a mudança de paradigma? Não me digam que andaram a mentir aos adeptos!

      Ou seja, neste momento nem interessa se temos um modelo de posse ou de transições. Posso não gostar do modelo do Simeone, talvez o melhor treinador do momento para transições, mas há um modelo, que não se ressente dramaticamente com a mudança de uma peça ou outra, aliás até o próprio treinador faz mudanças pontuais para se adaptar ao adversário. RV é incapaz de o fazer. De pouco importa portanto o que o Renato tivesse para ensinar ao professor. O Renato é deixar estar sossegadinho a trabalhar putos. É uma arte e nem todos os catedráticos são capazes de o fazer e se for preciso paguem-lhe o que pagam a um treinador principal. Comprem menos 10 refugos por ano se precisarem do dinheiro!

      Quanto ao Luisão, espero ainda pelo amigável Benfica vs Amigos do Luisão. Qualquer minuto a mais que ele tenha, com Jardel, Rúben (???), Conti, Lema, Ferro (vai ser emprestado?) e Kalaica no plantel é insultuoso até para a sua memória.

      Eliminar
    5. Caríssimos consócios, antes de mais, só estou de volta no Domingo. Ontem por acaso deu para publicar, mas não se admirem se não conseguir manter o nosso habitual ritmo de transições ofensivas à Simeone ;) isto aqui nunca se sabe.

      PP, já discutimos aqui esse aparente mérito do RV na grande melhoria do nosso modelo e futebol entre Janeiro e Março...o essencial é o que o RB diz ali acima, mas vou voltar a sistematizar, muito resumidamente, as minhas objecções a essa atribuição do mérito a RV (que eu próprio subscrevi, a determinada altura, o que se veio a revelar errado, na minha opinião):

      1. Janeiro a Março são três meses, de uma época de dez meses. Nos restantes sete meses (se não me engano, correspondem a 70% dos 10 meses da época...), tivemos futebol 'básico e limitadíssimo', com resultados a condizer, não só no campeonato do potencial penta, como na mais humilhante campanha europeia da história do clube!!!

      2. O primeiro 4x3x3 de RV - o que reflecte as suas primeiras opções, tanto em termos de modelo como de jogadores - não foi, de todo, aquele modelo de posse/ataque posicional que vimos de Janeiro a Março, com KroviModric, primeiro, e Zivkovic, depois: foi o habitual 'modelo' de repelões e correrias absurdas, jogo desligado, corredor central e espaço entre-linhas mais deserto que o Saara e fé no lado aleatório do jogo e nos rasgos individuais, com Filipe Augusto e/ou Samaris.

      3. Perante a miséria exibicional e de resultados do 'seu' 4x3x3, descrito no ponto acima, RV lá teve que recorrer, finalmente e como sempre já sem outras alternativas, a jogadores inteligentes com os tais princípios - e aí sim, jogámos futebol à Benfica pela primeira vez desde Julho de 2015!!!

      4. Bastou faltar um desses jogadores inteligentes, conhecedor dos princípios de jogo, e voltou a pobreza franciscana do futebol, bem como a festa do Fruta Corrupção Pancadaria nos Aliados!!

      Eliminar