21 julho 2018

Algumas notas desta...


... que se deseja de reconquista.


Já entendi há muito que as pré-épocas encarnadas são constituídas por várias fases, devido ao modelo desportivo/financeiro do clube. Com o crescimento das ligas inglesas, espanhola, italiana, alemã e francesa, são cada vez mais as equipas com orçamentos que facilmente igualam as maiores deste rectângulo à beira-mar plantado. Depois, com o modelo das competições europeias, que beneficiam os melhores campeonatos e os seus clubes, ainda maior é a diferença entre esses clubes e, infelizmente, o Benfica, pelo menos ao nível financeiro. Torna-se, portanto, cada vez mais difícil de atrair os grandes talentos para o nosso futebol.

Mas, como o Glorioso não é de se deixar a ir abaixo, tentou inovar nesta área. Apoiando-se numa base sólida, formado por vários campeões que conferem a passagem da tal mística, o Benfica tem apostado em todos os cenários que pode apostar para garantir ao máximo o acesso ao grande talento antes que esse nos fuja. Por isso é para contratar talento consagrado, actualmente, só o fazemos de duas maneiras: jogadores livres e jogadores de equipas em que tenhamos relações privilegiadas. Como a nossa aposta é na formação, não faz sentido em procurar pelos jogadores por empréstimo. Aliás, essa é uma das formas que temos para colocar os nossos jogadores excedentes e para fazer dinheiro. Contudo, o talento em tenra idades é uma operação de enorme risco, risco esse que apenas se diminui se aposta for em vários jovens jogadores. É por isso que hoje em dia ouvimos quase mensalmente nomes de miúdos a serem negociados para o Benfica. É por isso que quando vemos um Chiquinho ou um João Amaral queremos logo ficar com eles. Na pior das hipóteses o baixo custo de investimento é recuperado em anos de empréstimo ou numa venda para outro mercado no qual temos boas relações. A ideia não é má, longe disso, até é a que mais senso faz para um clube como o Benfica que quer continuar a crescer de forma sustentável.

Reparem que um jogador emprestado de um tubarão poderia ser interessante, porque o Benfica até joga na Liga dos Campeões, mas hoje em dia são vários os campeonatos que têm equipas bem mais pujantes financeiramente que o Benfica. Esses jogadores são assim mais seduzidos para jogar nessas equipas. Por outro lado, vamos apostar num jogador que nem sequer é nosso? Ainda para mais, quando precisamos das receitas de vendas de jogadores para suprir o custo que é competir ao mais alto nível. Percebem porque não faz grande sentido recebermos emprestados? Só se for em condições privilegiadas, como aconteceu com Pizzi e Raúl Jiménez... mas, esses negócios não acontecem todos os dias.

Findo esta introdução, penso que compreendem o porquê destas pré-épocas encarnadas serem sempre numerosas (30 jogadores que vão na comitiva) e em várias fases: tem haver exactamente com este modelo de negócio/desportivo. Na primeira fase da pré-época, serve para ver os miúdos e os jovens da equipa B que caíram no goto da equipa técnica na última temporada. Aproveitando a ausência dos internacionais que a equipa possui, que normalmente por essa altura ainda estão a gozar o seu período de férias por causa dos torneios com as suas respectivas selecções, os jovens jogadores e as recentes contratações jovens têm que aproveitar o momento. Todos os anos vejo jovens a cometerem os mesmos erros: não se apresentarem neste início em boas condições físicas. Um jogador que chegue aqui já com duas semanas de treino feitas em férias, vai chegar sempre mais rápido e mais forte que o colega e isso vai-se notar aos olhos dos técnicos encarnados. Mal não seja porque ficam com a clara ideia de que o miúdo sabe o que quer, tem ambição e trabalha para isso. É por isso que o Gedson ganhou a titularidade nos últimos encontros e já vai na 2ª e prepara-se para ir para a 3ª fase. A 2ª fase, é quando chegam os internacionais depois das férias, onde aumenta um pouco a competitividade e onde o plantel é de facto muito extenso, onde se misturam jovens, internacionais e jogadores que estão à espera de saírem. Quanto à 3ª fase, é a de emagrecimento, onde o Rui Vitória faz as decisões finais sobre quem realmente fica e quem realmente sai. No meio disto tudo tentará implementar o seu modelo de jogo, o que a meu ver é muito difícil tendo em conta a dinâmica de entradas e saídas.

É claro que depois há incongruências. Uma delas é o que se passou com o Chris Willock e o Heriberto. A meu ver ambos deveriam ter ido para Inglaterra em detrimento do Ola John, por exemplo. Percebo que o Rui Vitória iria receber o Salvio e o Zivkovic, assim como o Seferovic, em Inglaterra e, como tal, não poderia ter 30 jogadores, mas bolas, então porque razão o Keaton Parks ficou no plantel se o Samaris também juntou à equipa?! É novamente a questão do nosso modelo financeiro: precisamos de salvaguardar os activos que estão na montra. Neste caso, o mais certo é o Benfica ter na montra, jogadores como o Ola John, o Salvio, o Seferovic e o Samaris. Mas, assim também perder o momento para miúdos que poderiam ser integrados e poder realmente fazer a diferença, tais como o Willock e o Heriberto. Por exemplo, num possível 4-3-3 europeu, falta-nos maior objectividade se jogarmos com dois extremos puros, pelo que seria interessante esconder um segundo avançado como falso extremo (aqui seria o ideal para o Heri e até mesmo o Willock).

Já agora, a propósito do 4-3-3, faz algum sentido termos 4 avançados-centro e estarmos a testar o modelo com apenas um avançado?! Não é que seja contra ou favor do 4-3-3. A questão aqui tem a ver com o de maximizar o tempo de pré-época para todos os jogadores se identificarem com o modelo de jogo, para evitar um dos erros das épocas anteriores, onde a verdadeira pré-época começava quando a competição começava. Não é à toa que desde há várias temporadas que o período mais conturbado em termos de resultados desportivos são o primeiro trimestre da competição. Numa época que temos de entrar com a corda toda para aceder aos milhões da Liga dos Campeões, penso que continuar com a mesma forma de planeamento é de todo inconcebível.

Outra crítica que faço a esta pré-época prende-se exactamente com as potenciais saídas: Salvio e Samaris. Sou contra pelo simples facto de ambos já estarem bastante bem identificados com o clube e porque actualmente, nenhum tubarão irá dar uma fortuna pelos jogadores. Dessa forma, com o passar dos anos de Luisão e também do Jardel, via-os a pegarem no testemunho desses dois no curto e médio prazo. Nem que para isso tivéssemos que inventar novas posições para estes jogadores jogarem. Por exemplo, penso que uma das coisas boas que o Sampaoli fez na selecção albiceleste na Rússia, neste verão, foi a adaptação feliz do Toto Salvio a lateral direito. Tendo em conta a tedência do Grimaldo preferir incursões pelo interior no lado esquerdo, um lateral bem aberto na ala direita, poderia beneficiar a nossa defesa, uma vez que tenderia a chegar-se mais para este lado direito. A cobertura defensiva seria feita pela linha intermédia que estaria mais à esquerda, com o Cervi colado à linha como extremo esquerdo puro. Por outro lado, o grego Samaris daria um excelente central pelo lado esquerdo. Ele e o Rúben Dias poderiam formar uma excelente dupla que permitiria a equipa ficar mais subida e compacta, evitando que o Jonas e os restantes companheiros se desgastassem com vai-e-vens. E, com bola nos pés, acredito que a nossa saída de bola seria a melhor a nível nacional (e uma das melhores a nível europeu).

Isto leva-me a outra questão: porque raio fomos comprar tantos centrais? É por causa da envergadura? E, ainda por cima fomos buscar estes centrais a um campeonato cuja pré-época começa com treino físico puro e duro e sem bola (isso já não se faz cá em Portugal desde os anos 90...), conforme disse o Conti. Com um Samaris que poderia ganhar nova vida, mas também com um Alfa Semedo que também pode jogar naquela posição e até mesmo um Ponck (que a meu ver é mais uma vítima de pensarem que há "gato" com a sua idade), não havia essa necessidade toda. Penso que é aqui nesta visão de como deve funcionar a nossa defesa que eu e o Rui Vitória colidimos um pouco mais. Ah! Só para afinar agulhas, eu no lugar do Vitória apenas tentaria ir buscar um central canhoto e faria isso só mesmo para tentar dar outra vida ao Luisão com uma defesa a 3... Só mais uma coisa: levámos 6 centrais para Inglaterra e só podem jogar 2, enquanto Willock e Heriberto não foram e não puderam lutar mais pelo seu lugar.

Sobre o capitão Luisão, acredito que em Dezembro saia em definitivo e vá terminar a carreira no seu Cruzeiro. Não ouvi nada, mas esta é a minha fezada. Acredito que entremos na temporada com 5 centrais, sendo um deles o camisola 4. Atendendo que o Rúben Dias e o Jardel ficam de pé e cal, que o Conti está a dar excelentes indicações e que o Vitória abra a pestana para o reposicionamento do Samaris, sobra-nos o Lema e o Lisandro que quanto a mim deverão sair por empréstimo e/ou definitivo. Mais sobre o centro da defesa, vou gostar de verificar como evolui o Rúben Dias, que a meu ver deverá derivar para o lado esquerdo do centro da defesa, lado esse onde até agora tem sentido maiores dificuldades... vai ser um excelente desafio para o jovem defesa encarnado.

Nas laterais, ainda estou para entender como o nigeriano Ebuehi evolui. Fisica e tecnicamente possui tudo para singrar. No entanto, o contexto é difícil, dada a exigência do Benfica. Pessoalmente, eu teria apostado no Salvio para concorrer com o André Almeida na lateral direita. No flanco oposto, duvido que o Grimaldo saia tão cedo. Falta-lhe algo para ser suficientemente apelativo para os tubarões e permitir ao Benfica um encaixe assombroso. Quem tenho estado a gostar imenso é do Yuri Ribeiro. Tem tido poucos minutos, mas tem sabido aproveitá-los todos. A meu ver, falta-lhe não ter o Cervi à sua frente, pois com o argentino pouca gente consegue jogar bem tal as más decisões que toma, mas já lá vamos...

No centro do meio-campo, mais do que o Gedson, quem me tem impressionado pela positiva é o Alfa Semedo. Neste momento, gostava de vê-lo jogar de início com o Pizzi. Acho o Alfa com o potencial para ser uma autêntica casa das máquinas no meio-campo no curto e médio prazo. Acredito que com ele, facilmente poderíamos jogar apenas com dois médios no meio-campo. Ele é esguio, forte fisicamente, mas não ao ponto de perder agilidade e aceleração, como acontece com muitos jogadores de elevada envergadura, como o N'Zonzi, por exemplo. Com os pés não é nada tosco. Tem sido usado mais como "6", mas vejo-o perfeitamente a fazer de "8" e até a posição do Gedson. Por causa disso, gostava de vê-lo a titular nos próximos dois jogos: um como Gédson com o Fejsa a "6" e o Pizzi ao lado e outro com o Gedson e o Pizzi, fazendo de "6". De qualquer maneira, penso que falta-nos mais um esquerdino no meio-campo, com capacidade para fazer de "8", como o tal Gabriel Pires que se tem falado (ou um Lucas Evangelista e, já agora, porque não sonhar, ou um Lucas Paquetá). Não esquecer que o Zivkovic poderá fazer de Pizzi, enquanto o Krovinovic recupera. O Samaris é que vê o seu espaço reduzido, mas como (e vou bater nesta tecla) o vejo como central, não conta para as contas do meio-campo. Quanto ao Keaton Parks, o melhor será mesmo emprestar. E, se com a chegada de mais um jogador para o meio-campo acontecer de verdade (eu penso que nos faz falta um jogador esquerdino com outra estampa física que não o Zivko), acredito que o Gedson poderá cair fora para ganhar minutos de jogo que bem precisa nesta fase da sua carreira.

Nas alas, em 4-4-2, acredito que um dos interiores do 4-3-3 se transforme num médio-ala. Foi assim que o Rui Vitória foi campeão pela primeira vez com o Benfica, quando apostou no Pizzi como ala direito. Nesse sentido, o extremo puro será do lado esquerdo e é o Cervi. Para mim, este é um dos pontos fracos da nossa equipa. Muitas das nossas jogadas acabam nos pés dele, o que é péssimo tendo em conta que em 4-4-2, teremos mais dois jogadores à frente dele que precisam das suas bolas para criar perigo ao adversário. Não sei se repararam, mas na época passada tivemos que abandonar o 4-4-2 por causa deste menino que não soube interpretar bem as suas funções (e para agravar jogávamos com outro extremo puro do lado contrário: Salvio). Esta assimetria do 4-4-2, também pode ser conseguida à esquerda, com a inclusão de Zivkovic a fazer de Pizzi sobre o lado esquerdo e um Rafa bem aberto na direita, como na época passada em muitos jogos (e, porque meti o Salvio a lateral direito).

Reparem agora neste pequeno parêntesis, com o meio-campo de 4-4-2 com Pizzi e Cervi, poderia optar por um quarteto com Salvio e Grimaldo perfeitamente, pois na prática estaríamos a jogar com duas linhas assimétricas, mas complementares que criariam uma espécie de malha defensiva e ofensiva com uma percepção de 5 homens em cada um dos corredores (percepção do adversário de um bloco 5+5), ao invés de um tradicional bloco 4+4 do 4-4-2. Reparem que o Cervi ao atacar e ao defender ocupará o flanco, o Grimaldo tenderá para o corredor central. Do lado contrário, o Pizzi procura a conexão central com o Jonas e o ponta-de-lança, deixando o flanco para o Toto. Por seu turno, no 4-4-2 com Zivko e Rafa no meio-campo, teríamos o quarteto defensivo com Yuri Ribeiro e André Almeida, mantendo-se uma complementaridade idêntica, mas inversa.

E em 4-3-3? Quais seriam os nossos extremos? Aí penso que seriam o Salvio, o Rafa, o Zivkovic e o Pizzi como opções para o lado direito, e o Cervi, o Zivkovic, o Rafa e o Pizzi para o lado esquerdo. As opções de Salvio e Cervi são puramente de extremos puros. Já as opções de Rafa e de Zivkovic são polivalentes, podendo jogar quer como extremos puros, quer como falsos extremos. Penso que nos falta uma opção de avançado interior, como é o caso do Heriberto, mas com tantos avançados-centro e, muito provavelmente, pelo facto do Rui Vitória não ver interesse num modelo desses... acho um erro! Num Benfica que vai apostar alguma coisa na Liga dos Campeões, não apenas no acesso à fase de grupos, mas nuns oitavos de final e chegar aos quartos, tem de ser uma equipa mais compacta e enérgica sem bola, ao mesmo tempo que não poderá perder objectividade. Isso consegue-se com 4-3-3 assimétricos que se transformem facilmente em 4-4-2 assimétricos, à custa de um avançado camuflado no flanco. Notar, como os grandes avançados actuais provêm dessa função (Cristiano Ronaldo, Edison Cavani, Luís Suárez, Lionel Messi, Gonçalo Higuaín, Salah, Mané, Firmino, Neymar, Griezmann, Mbappè, entre outros).

Pois é, temos neste momento 4 avançados-centro: Jonas, Ferreyra, Castillo e Seferovic. No entanto, nenhum deles conseguiria jogar como falso extremo, ao contrário do Raúl Jiménez que quanto a mim foi muito mal aproveitado pelo Rui Vitória (2º ponto no qual discordo com o técnico encarnado). Na época passada, quando o Rául entrava e marcava, há muito que o Cervi estava a arrastar-se em campo e o mexicano merecia a titularidade naquela posição. Facilmente, com o Zivko como interior esquerdo, poderia transformar o 4-3-3 num 4-4-2 e acredito que isso teria permitido ao Jonas respirar, descansar e marcar mais. Com a saída do mexicano, contratámos o Ferreyra que quanto a mim poderá jogar sozinho lá na frente num 4-3-3 com a mesma qualidade que o Jonas. Aliás, tal como o Carrillo, como tão bem tem demonstrado. Neste momento, o Jonas parte do banco, essa é que é essa. Sobra-nos o Seferovic que dizem estar com as malas feitas.

Vejamos, sem um avançado interior no plantel (o Heriberto era perfeito), não aconselho desfazer-nos de nenhum dos 4 e, como tal, apostava forte no 4-4-2. Contudo, pelo que tenho visto, não é isso que o Rui Vitória está a fazer para uma posição servida por 4 jogadores tão detalhados para ela e que não são tão polivalentes que possam encaixar facilmente como avançados interiores. O Castillo e o Seferovic podem ter alguma predisposição, mas faltam-lhes capacidade ao nível do drible que por exemplo, um Heriberto poderia ser uma mais valia.

Na baliza Bruno Varela, Svilar e Odysseas parece-me bem. Acho que haverá tremenda competição entre eles e isso é muito bom. Têm tudo para fazer nome na Luz.

Por fim, o João Félix está muito menino ainda... É jogador para ir trabalhando, pois claramente necessita de se sentir à vontade com a equipa com que joga. Sem bola, precisa de evoluir enormidades. Isto é algo que espero que se trabalhe mais e melhor nas equipas jovens do Benfica. Já nem falo em reacções à perda, falo sim na inteligência na leitura do posicionamento para ir cortando linhas de passe, quando não se tem a bola. Isto é fundamental num jogador de elite. Que o diga o Modric...





P.S.: Sobre o Modric e sobre o Mundial, tenho tanto e tanto para escrever sobre isso...

38 comentários:

  1. Awkward City22/07/18, 00:18

    Depois de ler um texto tão extenso, ainda pensei responder ponto por ponto.
    Mas logo desisti da ideia. Não vale a pena perder tempo, porque seria o mesmo o caso de um cego a tentar guiar outro cego por caminhos que não domina.

    Sintetizando, deixa uma sugestão, candidate-se a um emprego no Benfica, ou noutro clube qualquer, se acha que tem assim tanta competência para fazer juízos de valor sobre jogadores que vê apenas jogar na TV ou a partir das bancadas.

    Fazer juízos de valor com sugestões sobre jogadores que são observados todos os dias nos treinos e nos jogos por técnicos em várias especialidades, que já trabalham nessas profissões há muitas dezenas de anos, e criticá-los, deixa-me sempre de boa aberta de espanto e sem pinga de sangue!
    Como dizem os ingleses, "How Dare You"?!!
    Good luck!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Diz o roto ao nu porque é que não vestes tu?!» eis o provérbio popular que calha muito bem, pois fazer juízos de valor foi o que acabou de fazer à minha pessoa.

      Quer dizer, que vem aqui atacar-me ou criticar-me dizendo que leu o artigo, mas como é um labrego de um preguiçoso nem sequer ousa responder ponto por ponto?! E, eu ainda tenho de ler a verborreia que escreveu?!

      E que tal argumentos? Ah! Pois é! "Sou muito superior por isso nem sequer me digno a responder ponto por ponto".

      Menos, muito menos jovem.

      Eliminar
    2. Pedro Pereira - o jogador veio em janeiro/2017, terá sido (?) observado todos os dias nos treinos por técnicos em várias especialidades, que já trabalham nessas profissões há muitas dezenas de anos. Seria o substituto natural de Nélson Semedo. No final de agosto, toda essa gente que o observou durante quase 8 meses chegou à conclusão que não servia. Deixou-nos a boca aberta de espanto.
      Ainda se tentou tapar o buraco com um moço da casa, Buta, também tinha sido durante largo período de tempo observado todos os dias nos treinos por técnicos em várias especialidades, que já trabalham nessas profissões há muitas dezenas de anos. Afinal, essas observações também não tinham chegado à conclusão que ainda não estava preparado para ser uma alternativa na equipa principal.
      Veio então um jogador emprestado pelo Barcelona, Douglas, tão em cima do fecho do mercado que nem deve ter dado tempo de ser observado devidamente por técnicos em várias especialidades, que já trabalham nessas profissões há muitas dezenas de anos. Jogou uns joguitos e rápidamente toda essa gente chegou à conclusão que ficava melhor na bancada.
      Quando a época se aproximou do fim teve de ser resgatado à bancada e fez mais uns joguitos. E todos ficámos com a impressão que se tivessem os técnicos em várias especialidades, que já trabalham nessas profissões há muitas dezenas de anos tido mais tempo para melhor observar este jogador, talvez em certos jogos não tivesse visto os jogos da bancada.
      São coisas que nos deixam a boca aberta de espanto.

      Assinatura ilegível

      P.S.: A história do Hermes fica para outro dia.

      Eliminar
    3. É exactamente por isso que a opinião e a observação dos "especialistas" não deve ser vista como única. Nem tão pouco com estes artigos quero impor a minha opinião/observação sobre os jogadores. Faço sempre com a devidas salvaguardas, até porque sei que os contextos muitas vezes fazem a diferença. Um belo exemplo é o Lema e o Félix que estão a sentir dificuldades em impor o seu nível neste pré-época.

      O Hermes foi uma oportunidade de negócio. Veio a custo zero e no final do seu contrato já terá rentabilizado o investimento feito por ele, com toda a certeza. Esperemos!

      ;)

      Eliminar
    4. Segundo o prospecto do último empréstimo obrigacionista, o Hermes veio a um "custo zero" de 2,9 milhões.

      Eliminar
    5. Awkward, how dare you come here? There are are so many North Korean sites that would fit your mentality perfectly. They won't find you awkward at all.

      Eliminar
  2. Olha PP, também não vou responder ponto a ponto, como o simpático lá de cima (eh eh wtf?!), mas deixo algumas opiniões.

    Salvio - Continuo a gostar mais de vê-lo perto da baliza adversária do que da nossa. O seu instinto incontornável para driblar e a qualidade na finalização fazem-me pensar que teríamos mais a perder do que a ganhar baixando-o para lateral.

    Luisão - Acho que faz sentido ficar. Numa época em que entra tanta gente nova a sua influência é muito importante. E só temos duas certezas no centro da defesa, Jardel e Rúben. No Conti acredito muito, no Lema menos, o Lisandro já não conta. O Luisão ainda garante um determinado nível, que não sendo o ideal, em certos contextos é bom.

    Gedson/Alfa - O primeiro já me convenceu. Acho que tem condições para discutir a titularidade. O Alfa, a 6, parece-me um bocado indisciplinado tacticamente, vai-se embora muito facilmente atraído pela bola. Dá ideia que seria melhor num sistema de duplo pivot. Mas tem condições físicas e técnicas acima da média!

    Baliza - Ainda não estou descansado. Não tenho desgostado do Vlachodimos, mas ainda não deu para ver.

    Félix - O primeiro toque e o último passe são as suas especialidades. É jogador de último terço. Para tirarmos o máximo proveito dele é metê-lo a 2º avançado em 4-4-2. Mais tarde, até poderá evoluir para jogar sozinho em 4-3-3. A confirmar-se, como julgo, que vamos jogar em 4-3-3 e em 4-4-2 faz sentido ter um quarto jogador para o centro do ataque. Pode ser o João Félix.

    Zivko e Pizzi - Poderem jogar pelas alas e pelo centro vale muito!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvio poderia ser um segundo avançado, mas para isso precisava de outro tipo de jogador no ataque. Um Jonas, um Castillo ou um Ferreyra que são mais jogadores de corredor central e ainda por cima destros, tenderão a ocupar as zonas do terreno onde o Salvio gosta de atacar. Foi pena não terem trabalhado o Raúl, porque com a sua mobilidade poderia fugir para o corredor libertando o Salvio para atacar o espaço no corredor central. Talvez o Seferovic no meio, com o Rafa na esquerda, poderá permitir que o Salvio ganhe ainda maior importância como 2º avançado. Mas, quando tens Jonas, Ferreyra e Castillo... Uma coisa é certa, em condições, acho que é titular no Benfica, seja a lateral, a extremo ou avançado.

      Luisão vai ficar até desembro, é o meu "feeling".

      Gedson/Alfa, o Gedson faz coisas engraçadas, mas frente a equipas como o Sevilla, não teve a mesma qualidade de movimentos que teve com equipas de menor qualidade. Em 4-3-3 ele tem de subir mais e ajudar o ponta-de-lança, deixando o Pizzi mais para o lançamento nos momentos de futebol directo. Aí ainda falha muito. E, como o Alfa tem estado muito confortável e autoritário no meio-campo (o rapaz preenche literalmente o meio-campo todo!), gostava de testar este na posição do Gedson. Se conseguir fazer o mesmo ou melhor que o miúdo, então preferia emprestar o rapaz porque neste momento ele precisa é de jogar.

      Na baliza falta realmente ver como os guarda-redes se comportam. Sinceramente, preocupo-me mais com a forma como eles se sentem à vontade na primeira fase de construção de jogo, do que propriamente em termos defensivos entre os postes.

      Félix precisa muito mais do que o primeiro toque e o último passe para se afirmar no plantel do Benfica. A meu ver, não é um fora de série como o Ronaldo e o Messi eram com a mesma idade. Falta-lhe aquela fome de agarrar a oportunidade. Dá-me a sensação que mais tarde ou mas cedo ele sabe que terá o seu lugar. Isso é meio caminho andado para lixar a sua carreira. Muito macio para ser o tal game changer que pudesse transformar o 4-3-3 em 4-4-2. Vejo mais futebol no Heriberto neste momento para isso.

      Zivko e Pizzi serão os maiores equilibradores e desequilibradores a meio-campo para o Benfica.

      Eliminar
    2. Vamos ver esse feeling em relação ao Luisão. Está demasiado caro, especialmente porque dificilmente poderá jogar em algo mais competitivo do que um amigável... contra uma equipa amadora. Conti tem-me surpreendido pela positiva.

      Estou também surpreendido pelo Gedson. Krov, Pizzi, Ziv e Gedson está bom não mexe! ;) O Alfa é a coisinha mais parecida com um substituto do Fejsa que tenho visto desde que o JJ treinava o Samaris. Tem melhor bola do que o Sérvio, portanto é outro que deixava estar.

      Discordo que Sálvio "tenha de ser" titular a extremo, mesmo no 433. Ou é suplente de recta final, ou então tem de ser trabalhado para uma de outras duas funções: 2º avançado ou LD.

      Félix não me está a impressionar nada, mas diz quem o segue que também está a ser utilizado em áreas e funções que não as dele. Já vi estes comportamentos no passado para com promessas da formação e só me pergunto se já estará apalavrado um empréstimo com umas cláusulas.

      Não espero grande coisa do Ebuehi e ele não me tem desiludido. É para ver no que dá, mas acho que nos falta alguém que possa claramente roubar o lugar ao André Almeida. É que o Almeidinhos costuma nivelar-se pelo nível da competição...

      Até agora ainda não percebi o que é a alternância táctica. Não sei se RV sabe o que quer se está só a ver no que dá. De todos os anos em que isso se podia fazer, o ano em que daqui a 15 dias temos o primeiro passo para desfazer a burrada (não é gralha!) do ano passado, é que RV anda a brincar ao FM.

      "Assinatura Ilegível" - é tudo isso!

      Awkward responde. Usa argumentos. Explica-te. O PP tem um longo histórico de discordar de pessoas e de entrar em conversas longas em que se trocam argumentos. Até tem um longo histórico de defender o indefensável por parte de treinadores e administração do Benfica.

      Podes não saber, ou estranhar por seres mais Vieirista do que Benfiquista, mas no Benfica a pluralidade de opiniões e tolerância às mesmas é mais antiga do que no país. O PP sempre se norteou por esse princípio e por isso é que há aqui quase que uma lista de comentadores residentes.

      Eliminar
    3. O Luisão precisa de mais jogos para chegar a um nível competitivo minimamente aceitável.

      O Gedson para nível nacional, é q.b. neste momento. Mas, para um nível internacional é ainda curto.

      Eliminar
  3. O Benfica demonstra ter um plano para qualquer jogador. De certeza que não se valoriza os jogadores a serem dispensados na pré época com pompa e circunstância...

    Há jogadores que ainda podem sair. Samaris e Salvio só têm mais um ano de contrato. Ou são vendidos agora ou saem livres ou vão custar ainda mais com renovações. O Salvio é um dos nossos melhores jogadores mas já é o mais bem pago. Há um limite que o Benfica não deve passar. O Samaris nem sequer se assumiu totalmente e por isso não creio que o vá fazer no futuro. Seferovic também devia sair. Lisandro ou Lema também. Keaton devia rodar.

    Para entradas fala-se de um extremo e um médio. Só não sabemos se estão dependentes de saídas. Só compensa se vierem jogadores melhores o que não é fácil. Mesmo os jogadores caros não garantem que serão indiscutíveis ou que terão sucesso.

    Deverá serse mercado a ditar as maiores alterações. No entanto a conferência de fim de jogo do Rui Vitória indica que ele deve estar à espera de alguém. Se for um médio já que se fala do Gabriel se calhar o Zivcovic e/ou Pizzi vão jogar mais na ala. Não sei se será o ideal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que tenham um plano bem definido. Têm uma ideia de plano.

      Por exemplo, sendo um clube vendedor, deveriam ter presentes quais os jogadores que gostariam de valorizar numa determinada temporada e moldar a equipa à volta deles. Eu tentaria trabalhar o Cervi e o Grimaldo esta temporada para que no final saíssem por valores astronómicos. Assim, na época seguinte teria espaço para o Zivkovic aparecer com mais importância,...

      Eliminar
    2. Caramba pá... Começas a concordar tanto comigo que fico preocupado com a tua saúde! :P

      Eliminar
    3. A questão não é de ficar de acordo contigo ou com eles. É tentar perceber o que estão a fazer e perceber onde poderá haver riscos e com certa antecipação apontar saídas para melhorar a ideia.

      😉

      Eliminar
  4. Lá está o que o RB escreveu aqui: ainda há dias estavas a criticar o excesso de jogadores e o facto desta estar a ser usada (no que chamas as duas primeiras fases) como se de treinos de captação se tratasse, agora já fazes toda uma introdução a defender o que criticaste. Quando é que recebeste o briefing da estrutura?! ;)

    Ontem lembrei-me de ti ao ver e ler coisas sobre o Gabriel Pires. Pelas suas características em geral, e por ser esquerdino em particular. Não tenho dúvidas que é craque, como dúvidas não tenho que: 1. é mais um médio ofensivo que faz o lugar de médio centro (como Krovinovic, Zivkovic e Pizzi...); 2. Vai tapar o lugar ao Gedson - de quem tenho melhor impressão que a tua, que já tinha antes do hype destes jogos, como sabes - que vai ser, se ele vier, o João Carvalho de 2018/2019...

    Os centrais - acho que foram buscar dois porque estão a contar vender o Rúben Dias...e porque Luisão e Lisandro também não contam, por razões diferentes. Só espero estar enganado em relação ao Rúben e não estar enganado em relação aos outros dois...

    Guarda-redes: só vi o Odysseias ontem e pareceu-me ser pelo menos melhor que o Varela. Mas como dizes, falta ver o jogo com pés no início da construção e o controle da profundidade fora dos postes, valências indispensáveis para um guarda-redes nosso. Por mim, Varela era dispensado, Osysseias ficava como segundo guarda-redes e Svilar ia por empréstimo sem opção de compra para um clube médio alto do nosso campeonato, com modelo de jogo de equipa grande (Luís Castro, Miguel Cardoso), de posse com linha defensiva alta.

    Concordo com muitas das críticas a Cervi, mas não deixa de ter piada que lhe critiques precisamente aquilo em que Salvio é pior: critério e tomada de decisão. No entanto, o Salvio para ti tem que ser titular, seja em que posição for...les uns et les autres, como o Mister Fezadas ;)

    Para mim, a questão dos extremos é muito simples: jogam Ziv e Rafa, de longe os melhores. Eu prefiro Rafa na esquerda e Ziv na direita, para o futebol combinativo no corredor central, entre linhas, com os corredores assumidos pelos laterais e/ou pelos interiores do respectivo lado (Rafa vem para dentro, Gabriel Pires/Gedson assume o corredor e Grimaldo dá cobertura ofensiva, ou o Grimaldo assume o corredor, ficando o Gabriel Pires na cobertura ofensiva; o mesmo no lado oposto com Ziv, Pizzi/Krovinovic e André Almeida.

    (Continua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao sistema táctico, parece claro que RV quer ter os dois sistemas trabalhados; que o Plano A vai ser o 4x3x3 com Fejsa, Gedson e Pizzi no meio (até Krovinovic estar disponível...); que o 4x4x2 vai ser o Plano B e que, quando for utilizado de início, vai ser como dizes, com o Pizzi a médio ala direito; e que o 4x4x2 'puro' com dois extremos nas alas vai ser só Plano 'carne toda no assador' para segundas partes em que esteja complicado o resultado...

      Eliminar
    2. Eu não estou a defender nem estou a criticar de forma agressiva. Estou sim a apontar as virtudes e as fraquezas deste modelo.

      O caminho é este, mas há muito ainda para melhorar. A meu ver, podemos e devemos observar os miúdos durante uma ou duas semanas, mas é preciso resolver antecipadamente quem realmente sai. Isso condiciona depois os trabalhos de pré-época. Por exemplo, se o Salvio sair, repara que abre-se um fosso no lado direito do ataque. Se o Seferovic sair também ficamos com apenas 3 soluções para o ataque. E, perdemos com isto a oportunidade de ouro para o Heriberto que poderia fazer ambas as posições de se integrar verdadeiramente. Este é só um exemplo.

      Outro, com Samaris, que tempo terá Gedson e Alfa Semedo para jogarem e integrarem mais rapidamente o modelo de jogo encarnado?

      Sobre os extremos, ontem ele testou a solução extremo puro mais falso extremo com as duplas Salvio + Rafa e Cervi + Zivkovic. Espero que teste o 4-3-3 com Rafa e Zivkovic como falsos extremos.

      Eliminar
    3. Se o plano A é o 4-3-3, então porque raio temos 4 avançados e já não tratámos da colocação de um deles?

      Gostava de ver um tridente formado por Fejsa, Alfa e Pizzi no próximo jogo.

      Eliminar
    4. Sim, também reparei nisso ontem - 1 extremo puro e 1 'falso' extremo, em ambas as partes. Cheira-me que ainda não é esta época que vou ver os dois no onze...(suspiro)

      Faltou-me comentar os avançados - a minha mulher tem ciúmes deste blog, entrou a pés juntos e tive que parar de comentar ;-) eu percebo bem o que tu dizes: para o 4x3x3, parece que temos avançados a mais no plantel (assim como centrais). Mas acho que no clube se está a pensar nestes quatro como vindo a ser, na prática, dois e meio. Eu explico: Seferovic não conta para RV - mais um bom jogador desaproveitado pelo Mister das voltas à rotunda...- e vai ser colocado; sobram Ferreyra e Castillo (2,0) e Jonas (0,5). Jonas 0,5 não porque não seja, na verdade, um jogador e meio, mas porque na idade dela cada ano que passa faz muita diferença na questão física e porque terá lesões crónicas na região lombar (fala-se em hérnias discais, não faço ideia se com fundo de verdade ou não) - acho que a estrutura está a antecipar que o Jonas pode estar indisponível em períodos significativos da próxima época.

      Além disso, mesmo que o Plano A seja o 4x3x3, é evidente que o 4x4x2 também está a ser 'trabalhado' e vai ser o Plano B - e portanto temos que ter avançados suficientes também para este sistema.

      Fejsa, Alfa e Pizzi? Estás a pensar em duplo pivot com Fejsa e Alfa? Discordo quase violentamente. O Fejsa é daqueles 6 que joga melhor sozinho à frente da defesa que em duplo pivot; duplo pivot é em geral deprimente, a não ser que seja um duplo pivot com Witsel e Modric ;) ; se já temos gente a mais em zonas baixas no início de construção, faltando depois naturalmente gente dentro do bloco adversário, nas costas da linha média - espaço crucial na passagem da construção para a criação e preparação da finalização, como sabemos - imagine-se com um duplo pivot defensivo; se 80% dos nossos jogos são contra equipas muito mais fracas que jogam quase sempre só em organização defensiva com bloco baixo, para quê ter tanta gente baixa?; etc Se a tua ideia é, por outro lado, Alfa no lugar de segundo médio/médio interior (ou seja, no lugar 'de Gedson'), como acho que é, parece que estás cheio de vontade que o Gedson seja o João Carvalho de 2018/2019! ;) o Gedson ainda agora chegou, está a conquistar o lugar com todo o mérito - olha, como se disse um dia a propósito de outro jogador: deixem jogar o Gedson! rrsss

      Além do arrepio que dá ler "um trio com Fejsa, Alfa e Pizzi" e recordar um trio com Fejsa, Filipe Augusto e Pizzi - ou mesmo um trio com Fejsa, Filipe Augusto e Samaris!...;)

      Para que conste, eu defendo a opção do Mister Fezadas (isn't that ironic?) pelo 4x3x3. Apesar de ficar a salivar com uma dupla Jonas-Ferreyra na frente. Mas tem que ser um 4x3x3 como o da segunda metade da época passada, com dois médios ofensivos a médios interiores (Pizzi-Krovi e Pizzi-Ziv). Um 6 e dois 8/um 8 e um 10, nunca o duplo pivot defensivo que isto não é o Paços de Ferreira! :-D

      Eliminar
    5. Não me intérpretes mal. O essencial para os miúdos como o Gedson ou o João Carvalho é jogarem. Seja onde for, desde que seja num nível competitivo elevado e com uma orientação moderna. Ficarem encostado apenas a treinarem é meio caminho para perderem o comboio de uma belíssima carreira futebolística.

      Com a possível chegada do Gabriel, a ideia é ter-se um médio que possa subir no terreno e ser um 2º avançado, apresentando-se uma solução mais pujante que a da época passada.

      O Gedson teria um papel secundário. Já o Alfa está num estágio mais elevado. Para além disso pode jogar em qualquer lado.

      Acho o Alfa com um potencial brutal.

      Eliminar
    6. Mas a questão é que, pelo menos enquanto o Krovi não voltar, o Gedson pode jogar! E no Benfica! É certo que não temos uma "orientação moderna", mas isso não é culpa dele ;-)

      Potencial brutal vejo eu no Gedson. Não digo que o Alfa não o tenha - ainda não vi o suficiente dele pois perdi os jogos de Setúbal. Mas dando de barato a tua opinião sobre ele, porque é que havemos de adaptar um 6 com potencial brutal a 8, quando temos um 8 com potencial brutal, e ainda por cima nos falta uma alternativa a Fejsa para a posição 6?

      Eliminar
    7. O Alfa não tem jogado assim tanto, mas o que gostei mais foi que o miúdo jogou com a mesma segurança contra o Sevilha do que contra outro qualquer. Isto revela a mentalidade competitiva de jogador à Benfica.

      Não é que o Gedson não tenha, mas é ainda miúdo. Está a aprender a lidar e controlar as emoções.

      O Alfa tem muito futebol e tendo em conta que pode fazer as duas posições, o Gabriel se vier será para ser titular, então mais vale o Gedson jogar noutro lado evitando que seja mais um João Carvalho.

      Eliminar
    8. «um trio com Fejsa, Filipe Augusto e Samaris» Fdx pá, soube-me tão bem o almoço e vens tu escrever uma coisa destas! :P

      A chegada do Gabriel para mim empurra o Ziv para uma ala. Já o Alfa está mais talhado para fazer de Fejsa do que outra solução do plantel que eu conheça. Mesmo o Keaton, o preferido de RV dos escalões de formação, vai ter de sair e rodar se quiser estar ao nível do Alfa.

      A diferença do Alfa para o Gedson é o que o PP dizia sobre os minutos em competição. O ano de diferença que eles têm na idade o Alfa passou-o a jogar e a errar enquanto que o Gedson esteve envolvido num projecto pouco competitivo.

      A ir rodar noutro clube este tem de ser bem escolhido. Luis Castro seria mel, mas acho que o meio campo do Branquinho está super-povoado. O Miguel Cardoso não sei se está à procura, mas é uma realidade distinta e não sei se somaria os minutos que precisa. A nível doméstico penso que o Belenenses, o Moreirense ou o Tondela seriam as opções mais amigas dos minutos e da evolução que ele necessita.

      Penso que, com a equipa sub-23, esta devia ser utilizada para dar competitividade aos júniores (fazê-los saltar um escalão, para "enrijarem") e assim usar-se a equipa B como real incubadora para a equipa principal, onde passa a haver exigência por vitórias e uma coordenação com a equipa principal ao nível de disposição e funções tácticas.

      Eliminar
    9. RB,

      O Gabriel vai é empurrar o Pizzi para a ala, se o Salvio fugir para 2º avançado, o Cervi como extremo esquerdo e Castillo como ponta-de-lança, podes facilmente variar entre o 4-3-3 e o 4-4-2.

      O Gedson é mais novinho um ou dois anos que o Alfa... Não acho que a equipa B tenha sido má para o Gedson. Muito pelo contrário. Deu-lhe estrutura. Ele até tem a fome (algo que não vejo tanto no Félix), mas falta-lhe o calo. De qualquer maneira, acho o Alfa com um talento mais puro. A forma como ele decide em campo é a forma como ele vê o jogo. Não é de formação. É mais puro. É mais bruto. Está ali um diamante. Não podem é ancora-lo à posição do Fejsa.

      A emprestar o Gedson seria ao Ivo Vieira, pois tem competência para fazer um belo trabalho como fez com o Lucas Evangelista. Fica aqui a dica.

      Há muitos meninos dos júniores que precisam de crescer com adversidades, pois só assim activarão a tal fome pelo animal competitivo que parece-lhes faltar (estou mesmo descontente com o João Félix)...

      Eliminar
    10. Pois eu acho que, para o nosso treinador, o Zivkovic neste momento já voltou a ser só um ala. Ele vê aquela passagem por médio interior como uma adaptação que foi necessária na altura, meramente circunstancial, e agora, com mais opções para médio interior, voltou a inclui-lo no grupo dos extremos. Isto mesmo que não venha o Gabriel - se vier então...

      Isto para mim é triste porque se o Salvio não for vendido, lá vamos nós outra vez desperdiçar um talento como o do Zivkovic...

      Eliminar
    11. «O Gabriel vai é empurrar o Pizzi para a ala, se o Salvio fugir para 2º avançado» por mim serve, mas revejo-me mais no que o BP disse ali sobre a visão do treinador.

      Eu também não acho que a equipa B tenha sido má, acho que há um mau trabalho de coordenação devido ao que o objectivo da equipa B era. Algo que a sub-23 pode servir agora para suprir e assim aumentar os níveis de exigência e competitividade da B. Os clubes que mencionei são treinados por Silas, Pepa e Ivo Vieira. De certa forma estamos de acordo também nisso.

      Quanto aos júniores, não sei se os outros clubes vão usar a sub-23 para dar minutos a júniores e júniores de último ano, mas se não for esse o caso seri muito bom para nós usar a sub-23 para isso e a B para meter os que passem por esse filtro a competir com os menos usados da principal, num campeonato onde os pontos são caros e os defesas brutos.

      Eliminar
    12. RB, os sub23 vai ser para os "late bloomers", jogadores que demoram mais tempo a entender o jogo. Será a pool perfeita para jogadores que servirão aquelas equipas do meio da tabela.

      Um craque já se nota aos 17 anos. No seu comportamento dentro e fora do relvado.

      Temos é de ter a atenção de não começarmos a formar menininhos de futebol. Miúdos que acham que seguindo a formação do Benfica toda terão as portas da equipa principal escancarada, sem entenderem que é preciso ter muita fome para jogar...

      Eliminar
    13. A questão do craque é que precisa de tempo e espaço para crescer e, como tu já disseste anteriormente, o Benfica não é, ou não deveria ser, o clube para isso.

      Portanto o clube precisa de arranjar forma de os craques que precisa apareçam e cresçam. O que eu dizia ali não era de forma alguma preconizar o formar menininhos de futebol. Pelo contrário.

      O que preconizo é que o que se faz com a B agora, enquanto espaço para os júniores terem contacto com uma realidade mais dura, seja feito pela sub-23. Se para isso os miúdos têm de se confrontar com gajos mais maduros logo nos treinos, melhor ainda. Agora, o subir à B tem de ser visto e encarado não como um direito, mas como um prémio para o trabalho que se fez/faz na sub-23. Porque a B passará a ter de lutar pelo título e quem treina e joga tem de ter esse querer e essa ambição. Claro que haverá alguma rotação para premiar trabalho, senão o desânimo é total e não é o que se pede, mas sempre com a exigência que o Manto Sagrado acarreta. Para que quando chamados à equipa principal não estranhem que os adeptos os assobiem quando falham um passe, nem a bola os queime quando, como o nosso actual treinador gosta, têm de mostrar em 10 minutos porque é que estão ali.

      Eliminar
    14. RB, os verdadeiros craques não. Estou a falar daqueles candidatos a GOAT...
      😉

      Eliminar
    15. Não só não tens tido muitos desses no Seixal como se os tiveres de certeza que o LFV os despacha por 15 milhões aos 15 anos.

      Eliminar
    16. So far, dos que saíram, apenas 3 tinham a centelha de GOAT: o Bernardo Silva, o Gonçalo Guedes e o Renato Silva. Não vejo jovens com 17 a 20 anos a conseguirem agarrar o lugar no plantel só pela sua qualidade atual. Têm potencial, mas tu precisas é de jogadores jovens que por um lado possibilitem garantir algum sucesso desportivo no curto prazo, tenhas pouco trabalho com eles nos treinos e que possam ser uma mais valia no futuro a médio prazo.

      Eliminar
    17. Não saiu nenhum Renato, nem Silva nem Sanches, do Benfica com esse selo. Mesmo o selo aplicado ao Gonçalo é forçadote.

      «Não vejo jovens com 17 a 20 anos a conseguirem agarrar o lugar no plantel só pela sua qualidade atual. Têm potencial, mas tu precisas é de jogadores jovens que por um lado possibilitem garantir algum sucesso desportivo no curto prazo, tenhas pouco trabalho com eles nos treinos e que possam ser uma mais valia no futuro a médio prazo.» E nestas frases validas tudo o que tenho criticado na gestão do plantel e o que sugiro que seja feito com as outras duas equipas. ;)

      Eliminar
    18. Mas, eu até acho que têm-no feito nas outras equipas. A questão é que só o podes evoluir os miúdos até certo nível nesses contextos. Depois, tem de ser o próprio jogador a assumir a responsabilidade de querer mais e melhor. É a tal questão da "fome" que tenho falado.

      Eliminar
  5. Boas. Não tenho podido ver todos os jogos mas parece-me uma Pré-temporada um pouco melhor e mais bem organizada que as anteriores.

    Discordo que o 4-3-3 irá ser a primeira opção ao longo da época, com pena minha diga-se. Tá mais que visto que o ataque salvo excepções em jogos de maior dificuldade( leia-se jogos em o Benfica vai jogar a medo) vai ser Jonas e Ferreyra com Cervi e Salvio nos flancos.

    Por outro lado concordo que Cervi têm sido decepcionante se é ai que queres chegar. Pelo menos para mim têm sido. Achei quando chegou que estaria aqui um ano e seria despachado por uns valentes milhões mas não tem o Q.I. futebolístico para muito mais, razão por que não acho que atinja o seu potencial técnico.

    Quanto a esquemas penso que com Luisão a ficar e mesmo com a saida de Lisandro , um 3-5-2 ou 3-4-3 conforme adversário e jogadores disponíveis não era mal pensado. Cervi alternaria com Grimaldo à esquerda- protegendo o segundo defensivamente e libertando de tarefas defensivas que o limitam e o primeiro têm a meu ver capacidade táctica e intensidade suficiente para o fazer.
    No lado oposto o mesmo com Salvio e ebuehi. Sendo que A.Almeida era alternativa a Fejsa; Alfa rodava na B e sub 23 mais um ano; Samaris não era de todo mau para um dos três centrais com espaço para progredir vindo de trás.

    Outro sistema que me agrada a jogar com quarteto defensivo é 4-2-3-1. Duplo pivô Fejsa e Gedson com zivko num dos flacos e Rafa como avancado interior como falavas e ou jonas ou Krovi no meio como meia atacante. Félix teria aqui oportunidade para aprecer também.

    Batigol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um quarteto ofensivo formado por Cervi, Ferreyra, Jonas e Salvio penso que desequilibrará imenso a nossa equipa. Na Europa penso mesmo que será um suicídio.

      Num modelo de 3 defesas, o Almeida poderia ser o defesa direito central. Já agora, é a pensar nesse modelo que defendia um central canhoto...

      O Alfa está pronto para entrar na equipa principal. Quanto a mim, mais até do que o Gedson.

      O Félix tem muito, mas mesmo muito que crescer. Acho que se preparou muito mal para esta pré-época. No lugar dele, teria começado a pré-época duas semanas antes de todos os outros, para apresentar-me fisicamente muito superior a eles. Só assim é que o miúdo conseguirá suprimir a diferença de experiência que tem claramente para outros jogadores. Frente ao Sevilha foi bem notório isso.

      Eliminar
  6. Boas caro PP, antes de mais os meus paeapara por um texto rão extenso e que decerto deverá ter demorado um bom bocado a preparar antes de publicar.

    Quanto ao conteúdo do texto, confesso que como é bastante longo apenas li por partes, e ainda me faltam cerca de 10/15% para ler, e depois reler melhor.
    Do que li não concordo com tudo-tudo, mas assumo que sou apenas "treinador de FM" reformado, logo os meus conhecimentos futebolísticos são algo limitados.
    Em todo o caso há vários pontos com os quais concordo pois já os tinha debatido com outros benfiquistas, (também "treinadores do FM" na reserva/reforma), houve também alguns pontos que nunca me passaram pela cabeça e que me parecem bem.
    De mais positivo no texto, considero mesmo esta explicação daquilo que têm sido as nossas pré-épocas e essa forma de dividi-las em blocos, que realmente é algo que me parece 100% correcto.

    Uma vez mais os meus parabéns e saudações benfiquistas.

    P.S.: Calhou-nos na rifa o Fenerbahçe, vamos ver como é que Rui Vitória se sai desta primeira prova de fogo. Porque não tenhamos dúvidas, Rui Vitória joga muito do seu futuro no Benfica no mês de Agosto. Eventualmente LFV poderá até não mandá-lo embora logo, caso o objectivo Champions não seja atingido, mas garantidamente irá fazê-lo em Dezembro ou Maio. Oxalá o cenário de saída de Rui Vitória por despedimento não se concretize e que saia no final da época com uma proposta muito melhor. Seria muito bom sinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rui Vitória joga o seu futuro está temporada. Parece-me óbvio. Já não é um novato acabado de chegar à Luz.

      De qualquer maneira, mesmo ganhando esta temporada, não sei se seria benéfico uma mudança de comando. São já 4 anos e há muitos jogadores a terminarem carreira para o ano no Benfica (Luisão, Jardel, Jonas,...), portanto, seria o momento ideal de trazer sangue e ideias novas.

      😉

      Eliminar